Webinsider

Carreira - Pequenas empresas

É o desesperedorismo, não o empreendedorismo

06 de julho de 2009, 19:26

Temos algumas iniciativas isoladas, mas não uma política estratégica. O ambiente nos empurra para os grandes monopólios e para o poder do Estado, enquanto a juventude quer um emprego público

Por Carlos Nepomuceno

O futuro não acontece simplesmente. Ele é construído. Ele é aberto e não fechado. É divergente e não convergente.

Eunice Soriano de Alencar, da minha coleção de frases.

Dizem que o Brasil tem o espírito empreendedor. Já acreditei nisso, não mais.

Acho que inventamos  o desesperedorismo – um tipo de atividade que os humanos fazem – de forma desesperada – para conseguir sobreviver, contra tudo e contra todos.

O tema me vem de pronto, pois encontro uma amiga no Museu da República que me fala de uma ideia maravilhosa na web. Eu, que já tive mil sonhos e ideias, suspiro.

Já rodei meu plano de negócios (vários deles) em investidores e sei hoje que o Brasil decididamente não quer (ainda) novos negócios.

Algumas iniciativas isoladas, mas nada como política estratégica. O ambiente nos empurra para os grandes monopólios e para o poder do Estado.

A juventude hoje quer um emprego público. Quem fatura são as empresas de concurso, novos monopólios de ensino.

Um ambiente empreendedor exige:

  • Dinheiro barato;
  • Investidores criativos;
  • Incentivo do Estado;
  • Incentivo à inovação;
  • Educação criativa e não tolhedora.

Olhem para os lados e notem se há algo assim no horizonte.

Vejam o quadro:

  • Temos os juros mais caros do mundo;
  • Investidores que exigem retorno semana que vem;
  • Um Estado que quer ser o pai e não um parceiro, que quer dar esmola e não ensinar a pescar, que só cresce e não fortalece o social empreendedor;
  • Por fim, quem inova é considerado maluco;
  • E os poucos que vão e ficam na escola, são doutrinados para serem tapados.

Outra tese: quem passa em concursos públicos é o pessoal da inteligência acumulativa, de dados; não aqueles que têm a inteligência da ruptura, geradores de novos cenários.

Isso é grave!

O Brasil inova mais uma vez: criou o desesperedorismo!  Concordas? [Webinsider]

……………………………………………………………..

PS.: sugiro a leitura do livro “Startup”, de Jessica Livingston, que tem como pano de fundo o ambiente propício à inovação americana. Não é para copiar, mas para pensar.

.

Sobre o autor

Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus), coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet. Mais dele no blog CNepomuceno e no Twitter.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ] [ empreender ]

Comentários

30 pessoas comentaram o artigo "É o desesperedorismo, não o empreendedorismo"

Keyne Data: 06/07/2009 às 8:36 pm

Atividade: Desenvolvimento para a Internet

Cidade: Belo Horizonte

Quando li gostei do assunto, mas não tenho dados e conhecimento suficiente sobre essas coisas para fazer uma crítica, mas de qualquer forma quando vejo pessoas dando sua energia para assuntos como esse sinto um ar de esperança, pois no dia que o governo virar 2.0, da mesma forma que a web, colocar assuntos como esse em foco fará toda a diferença.

Daniel Data: 06/07/2009 às 9:35 pm

Atividade:

Cidade:

Gostei do texto.. Mas mais ainda do novo termo. Desesperismo reflete bem o que vemos no Brasil.

Bruno Thomasi Data: 07/07/2009 às 12:48 am

Atividade:

Cidade: Guaíba / RS

Realmente num país como o Brasil é difícil ter tempo para criar novos projetos (startups) com intuito de ganhar muito dinheiro, ainda mais na internet, pois as políticas complicam, e todos os fatores que você citou acima.

Até hoje não vi um projeto de internet que saiu do Brasil e tomou proporções mundiais, só vejo tudo sair dos EUA, principalmente Vale do Silício. Me corrijam se eu estiver errado.

Não temos muitos empreendedores com visão de mercado global, todos fixam-se em barreiras imagináveis e fazem com que os seus negócios sejam pequenos, sem nenhuma noção do que deve fazer no mundo real, quem dirá no virtual.

No Brasil, os negócios digitais ainda andam na velocidade de tartaruga, um fator que contribuiria para que pequenos empreendedores digitais brasileiros com visão global possam se dar bem, caso se mexam antes dos gringos.

Leandro Endo Data: 07/07/2009 às 2:33 am

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo / SP

Concordo em grau - gênero e número. Os juros dos bancos brasileiros mutilam o pequeno empreendedor. O governo além de não ajudar, atrapalha e muito. O desespededorismo é uma realidade. Se os bancos pudessem se comunicar de forma menos hipócrita, certamente diriam: Os mais fortes que sobrevivam e o resto que morra. O que importa são os lucros.

Luiz Pryzant Data: 07/07/2009 às 10:52 am

Atividade: Consultor de Branding

Cidade: São Paulo

A Coréia (do Sul, claro) exporta software, games e produtos com muita inteligência agregada pois há 30 anos criou um tripé entre as Universidades, Empresas e Governo, desta forma as Empresas recebem inovação das Universidades e apoio do Governo, e retornam apoio aos projetos das Universidades e o crescimento econômico resultante é benéfico para o Governo, este ciclo virtuoso faz um país crescer pelo reforço da economia doméstica e exportação de bens do conhecimento, o Brasil cobra impostos altos na economia doméstica para sustentar sua máquina administrativa e exporta riquezas naturais insubstituíveis empobrecendo a nação.

Marcos Nobre Data: 07/07/2009 às 11:16 am

Atividade: Search Marketing

Cidade: Rio de Janeiro

Carlos,

Concordo contigo que o cenário CONTINUA triste, mas se olharmos pra 10, 20 anos atrás, vemos que há uma evolução clara, apesar de lenta: os juros nunca foram tão baixos (mesmo que ainda altos) e a cultura do “pra ontem” leva tempo mesmo pra mudar, é coisa de geração, mas já foi “pra anteontem”!

O “desesperadorismo” é um termo bem cunhado para o perfil do empreendedor nacional, que na maior parte das vezes inicia um negócio próprio por falta de opção: emprego ou salário baixo. A “pujança empreendedora nacional” é desmascarada quando se verifica que sua origem é, em grande parte, forjada na informalidade desse “desespero”.

Agora, de fato, tá pra nascer a criatividade brazuca na web, tão pródiga na cópia quanto os outros países periféricos. Hoje em dia, quem tem ideia e vontade não precisa levantar venture capital pra subir um alpha site e testar seu modelo no mercado.

Osvaldo Santana Neto Data: 07/07/2009 às 12:10 pm

Atividade: Empresário

Cidade: Curitiba

Eu adicionaria mais uma característica que vai contra o empreendedorismo no Brasil: povo colonizado.

Já trabalhei em duas empresas que tinham produtos (da área de TI) vendidos no Brasil e fora daqui.

Tínhamos ótimas avaliações desses produtos em jornais e revistas internacionais e aqui no Brasil sempre fomos muito mal avaliados.

O maior mercado desses produtos estava fora do Brasil porque “não é possível que algum brasileiro possa fazer algo bom”.

Tem até o caso de uma empresa chamada Cyclades, criada por brasileiros, que montou um escritório nos EUA e se passava por uma empresa ‘gringa’ só para vender bem aqui no Brasil.

Hugo Data: 07/07/2009 às 12:12 pm

Atividade:

Cidade:

Sinceramente acho que quem desesperou foi o autor do artigo.

Juros mais altos do mundo não é novidade, portanto empreste em vez de pegar emprestado.
O investidor exige o retorno conforme o contrato.
O governo Lula é sem comentários.

No Brasil muitos querem a segurança de um emprego público, os empreendedores são outra categoria, que em vez de se lamentar pelas dificuldades fazem dela uma oportunidade para inovar e vencer.

E no final quem é maluco ao inovar são os que não acreditaram que ela pudesse existir.

Alex Hubner Data: 07/07/2009 às 12:12 pm

Atividade:

Cidade:

Excelente termo. Dá até para fazer uma tabela comparativa.

10° Michel Wilhelm Data: 07/07/2009 às 12:13 pm

Atividade: Programador Web

Cidade: Balneário Camboriú

Bom, pelo o que conheço da nossa política, este é um termo muito bom para definir quem decide trabalhar por conta.

Mas não sei porque não posso ser considerado rico se pago mais de 40% de impostos em qualquer produto que eu compro, e o mesmo trabalho que na Europa poderia cobrar 10mil euros, aqui no Brasil mal e mal consigo mil…

Isso é muito triste. Aqui ainda se valoriza muito os trabalhos braçais e não os trabalhos intelectuais, ou seja, quem inova, tem idéias realmente é taxado como maluco.

O que seria da Google se tivesse nascido no Brasil?
E a Microsoft?

Temos muitas boas empresas, mas nossos empresários “de sucesso” não investem o que poderiam investir em novos talentos.

Triste realidade.

11° Carlos Nepomuceno Data: 07/07/2009 às 12:41 pm

Atividade:

Cidade:

Michel,

temo dizer que já tivemos Googles e Microsofts que surgiram no Brasil e foram trituradas no seu sonho.

O Brasil é um país triturador de sonhos.

Sim, concordo com o Marcos que algumas coisas melhoraram, mas o que sinto falta é uma política global.

Empreender não faz parte do projeto nem do PT nem do PSDB e isso é que é mais triste.

Não importa quem ganhar, de ambos os lados fica a questão do tamanho do estado, mas nenhum dos dois aposta nessa criatividade do brasileiro, perdida nesse país cerol.

Vamos indo, grato a todos os comentários,

Nepô.

12° Carlos Alexandre Data: 07/07/2009 às 12:52 pm

Atividade: Diretor Arte

Cidade: Ribeirão Preto, SP

É o seu primeiro texto que eu leio Carlos, porém, excelentes colocações. Concordo tanto com você como também com o pessoal que fez as suas colocações. Acho que também falta honestidade, da parte de todo mundo, mas principalmente dos nossos governantes, afinal de contas eles são o espelho do país, não dá pra valorizar o produto nacional tendo como governo pessoas como estas que estão.

Acho que também é um caminho.
Abraço!

13° Raphael Vieira Data: 07/07/2009 às 1:01 pm

Atividade: Programador Web

Cidade: Fortaleza, CE

Levantei e aplaudi!

Simplesmente D+ o texto.
Reflete exatamente os meus sentimentos.

Parabéns!

Abraços

Raphael Vieira
Um dos “malucos” que ainda tenta inovar.

14° Marcos Nobre Data: 07/07/2009 às 2:16 pm

Atividade:

Cidade:

Carlos,

Queria conhecer alguns projetos web com ideia original, ou ao menos com forte inovação sobre uma ideia importada. Talvez o migre.me se encaixe nessa última.

Fica aqui o link para o artigo sobre inovação no Brasil que tuitei pra você: http://bit.ly/tvyOQ

Abs,

15° Luis DIniz Data: 07/07/2009 às 2:17 pm

Atividade: Desenvolvimento de software

Cidade:

Concordo 100% com o artigo. O Brasil DEFINITIVAMENTE NÃO É UM PAÍS PARA EMPREENDEDORES. O Ambiente de negócios aqui é EXTREMAMENTE COMPLICADO. A malha BURROCRÁTICA emprerra qualquer iniciativa empreendedorística. O candidato a empresário não tem crédito, não tem incentivo, não encontra pessoal qualificado, o ensino é falho, os impostos sufocam o negócio desde o primeiro dia da abertura não restando outra alternativa para o empreendedor que não seja a sonegação. Já tentei ser um empreendedor e criar um produto inovador neste país e quebrei a cara. Hoje moro no exterior e somente vendo meus produtos no Brasil, um país eterno exportador de commodities e importator de produtos manufaturados. Você jovem que tiver a oportunidade de sair do país e empreender com capital barato nos EUA ou Europa que vá! Não fique perdendo seu tempo e sua vida aqui só porque tem praia, mulatas, carnaval e futebol.

16° Pedro Data: 07/07/2009 às 4:00 pm

Atividade:

Cidade:

100% apoiado, e como exemplo, vejam a empresa na qual vcs trabalham, pelo menos em todas que passei, reina as regras do desesperedorismo.

Agora começo a entender pq é tão difício quebrar os paradigmas e criar algo realmente novo.

17° Fábio Data: 07/07/2009 às 11:48 pm

Atividade:

Cidade:

Vocês devem lembrar que um dos desafios primários do empreendedor é superar desafios. Esqueçam essa ladainha de que o Brasil tem juros altos, o governo não ajuda e blá blá blá. Esse é o ambiente que o empreendedor tem de enfrentar. Aliás ele já entra no campo de batalha sabendo da dificuldade. Então, se acha difícil vá estudar pro seu concurso ou tirar sua certificação de arquiteto sênior plus plus. Além disso existem formas de empreender com pouco ou nenhum dinheiro. É só dar uma pesquisada no google por bootstrapping+startup.

18° Marcelo Data: 08/07/2009 às 12:07 am

Atividade: Diretor de arte

Cidade: Sp

Nao gostei do texto mas sim dos comentarios . Acho q tem muita gente reclamando do emprego e nao fazendo nada p mudar isso. Ganhar todo mundo quer, trabalhar sao poucos

19° Elisa Kondrasovas Data: 08/07/2009 às 9:10 am

Atividade:

Cidade:

O Brasil é um país arcaico e está pelo menos 20 anos atrasado em relação aos mais desenvolvidos.
Esperar que o governo incentive empresários inovadores, é ignorar a história e cultura desse país. Resumindo: é querer demais. Infelizmente.

20° Antonio Data: 08/07/2009 às 10:56 am

Atividade:

Cidade:

Excelente Matéria. Parabéns!

21° Tiago Data: 08/07/2009 às 11:27 am

Atividade:

Cidade:

Olá,

Acho que o artigo tem um fundo de razão, porém ao mesmo tempo, tem que existir a vontade pois vejo quase que diariamente muitas pessoas empreendendo e crescendo.

Ou seja, não basta querer que o país facilite, isso claro ajudaria, pena que não vai acontecer por pelo menos mais uns 10 anos (no minimo), mas têm que haver vontade das pessoas, querer empreender sem ter trabalho não vai funcionar, tem que perder noite de sono, se dedicar mesmo, o resultado demora de três a cinco anos para aparecer, não adianta esperar da noite “pro” dia.

A cultura do Brasil é o comodismo, infelizmente, mas quem se dedica e vai atrás geralmente eu vejo progredir…

Abraços

22° Pedro Gama Data: 08/07/2009 às 11:35 am

Atividade:

Cidade:

ADOREI o termo “desesperedorismo”. Concordo PLENAMENTE que essa história de que o “basileiro é empreendedor” é pura balela (mais uma), inventada para dar um ar “romântico” ao desespero que o povão vive, sem apoio do poder público, sem educação, sem… NADA além da vontade de ser honesto, coisa em falta em brasília.

Uma única coisa que faltou mencionar foi a ABSURDA carga tributária de 35,8% do PIB (tá na capa d’O Globo impresso de hoje) de impostos!

Ou seja, além de não ajudar o GOVERNO ATRAPALHA a população!

E dá lhe concursos públicos!

OBS.: Eu sou empresário.

23° Carlos Nepomuceno Data: 08/07/2009 às 12:54 pm

Atividade:

Cidade:

Pessoal, fazendo um resumo dos últimos comentários, posso dizer que:

1- não é esperar o Governo, mas não deixar de sugerir o tempo todo que empreendedorismo deveria sim ser uma política pública.

2- o que me incomoda é que vejo o PT (estatista) e o PSDB (monopolista), nenhum dos dois aponta um caminho da descentralização do capital, através de micro e pequenos empresários.

É esse o meu “desesperismo” ;)

abraços,

gratos pelos comentários,

ps - como já dissera, o empreendedor brasileiro antes de tudo é um forte (e acredita em milagres.)

Tb sou micro empresário.

Nepô.

24° Pedro Data: 08/07/2009 às 2:18 pm

Atividade:

Cidade:

Acredito que o problema é uma questão de filosofia e comportamento, o empreendedor brasileiro é muito desesperado, não planeja, se deixa levar pelos clientes, tem medo de se arriscar. Varar as madrugadas não é empreender, é correr atras do tempo perdido.

O que falta é realmente ter vontade de mudar, ser firme e seguir seus ideais, planejar, se arriscar, parar e raciocinar …

25° Daniel D'Ameio Data: 08/07/2009 às 2:29 pm

Atividade: Planejamento Web

Cidade: São Paulo

Interessante a sua abordagem, Carlos. Mas confesso que não gostei do termo: desesperedorismo.

26° Badah Data: 08/07/2009 às 2:42 pm

Atividade: Designer

Cidade: São Paulo

Excelente!

27° Ricardo Roveran Data: 11/07/2009 às 10:35 pm

Atividade: Programador

Cidade: São Paulo

Estou de acordo, a meu ver e segundo os fatos que observo, o texto fala a verdade.

Creio que para uma mudança efetiva, uma revolução cultural completa teria de acontecer, todavia parece impossível.

28° Luiz Henrique Quemel Data: 15/07/2009 às 9:37 pm

Atividade: Consultor doméstico de informática

Cidade: Brasília

Caro Nepô,

o fato de vc não ter conseguido “capital” para seu projeto, não quer dizer que ter um emprego público seja legítimo.

Como se ter emprego público fosse um pecado. Rapaz, vc precisa se atualizar, lançar mais livros, ou até passar num concurso.

29° Webmarketing Blog Data: 26/08/2009 às 10:45 pm

Atividade: Empreendedor

Cidade: Sao Paulo

Não concordo com o artigo. Fui executivo de multinacional por 4 anos quando resolvi empreender abrindo minha empresa ( www.vendedoor.com.br ) e não me arrependo. O Brasil é difícil? Sim. Isso atrapalha? Sim. Isso inviabiliza? Com certeza não.

Com raça e muita vontade é possível vencer sim, mesmo se o macroambiente não ajude.

Giuliano

30° Lucas - Mantega Data: 17/09/2009 às 4:16 pm

Atividade: Publicitario

Cidade: Sao Bernardo do Campo

O problema do brasil tem dois nomes:

Educação - inexiste, o que torna o povo, preguiçoso e espertalhão ao mesmo tempo, o famoso jeitinho brasileiro inventado pra dar chapéu até na mãe.

Corrupção - deriva do problema “educação” citado acima, mas pessoas que conseguem uma teta dessas pra mamar abandonam a ética e viram parasitas no poder.

Desses problemas deriva toda a desgraça do Brasil.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider