Webinsider

Mídia interativa - Negócios

O modelo Google é contra a comunicação integrada?

17 de junho de 2009, 21:19

Para as grandes agências web o esforço de convencer o cliente a fazer AdWords muitas vezes não vale a pena. O fato é que isso não promove a comunicação integrada.

Por Rodolpho Ramirez

Uma publicitária daquelas bem convencidas uma vez perguntou em uma palestra do Google:– Quando vocês vão passar a dar BV para as agências?

E o executivo do Google respondeu:

– A gente é contra BV.

Não vou defender o BV aqui, mas vamos analisar do ponto de vista da agência de propaganda brasileira a viabilidade de gastar uma boa parte da verba destinada à mídia online no Google:

  • 1. Para fazer AdWords de maneira bem feita é necessário ter um profissional altamente especializado;
  • 2. É necessária manutenção constante de desempenho e correções de estratégia durante o andamento da campanha;
  • 3. Isso dá muito trabalho e precisa ser remunerado.

Vamos supor que uma agência tenha 300 mil reais de verba do cliente para gastar com mídia online. Se quiser gastar 100 mil com AdWords (que é uma montanha de dinheiro para esta mídia) terá de fazer uma campanha muito bem estruturada definindo as melhores palavras-chave — que nesta verba não serão poucas.

Precisará também de um redator para escrever vários anúncios e precisará de um funcionário acompanhando diariamente a campanha. Se o cliente vender online também será necessário implementar uma ferramenta de tracking para analisar a conversão dos anúncios, o que também é bastante trabalhoso.

Em uma grande agência 360o, que faz desde branding até promoção, incluindo internet — será que compensa ter tanto trabalho para faturar R$ 100 mil (dentro de uma verba de propaganda muito maior, digamos 3 milhões de reais) — e destes 100 mil ter de explicar para o cliente que o custo do Google propriamente dito é 70 mil e que o restante irá para a própria agência para remunerar o trabalho de redação, mídia, implementação de tracking e gestão da campanha?

Será que não compensa mais programar banner no UOL porque é mais fácil de gerir e dá mais dinheiro para a agência? Se o mídia tiver de gerenciar uma campanha de AdWords muito grande ele simplesmente não trabalha mais…

Ou seja: não compensa para as grandes agências anunciar no Google, que por sua vez fica longe dos Big Bucks.

(Isso no Brasil. Provavelmente nos EUA a história é diferente — não conheço muito o funcionamento do mercado no exterior, mas lá existem os bureaus de mídia. Será que isso funciona com o Google AdWords?)

Os anunciantes são obrigados a recorrer a empresas especializadas, em geral startups com jovens talentos que deixaram o mercado formal de trabalho nas agências procurando um lugar ao sol.

Mesmo para as grandes agências web o esforço de convencer o cliente a fazer AdWords muitas vezes não vale a pena. Os diretores e gerentes de marketing das empresas acabam recorrendo então a empresas especializadas em mecanismos de busca que se sujeitam a ganhar menos e ter participação nos resultados da campanha.

O fato é que isso não promove a comunicação integrada.

Na maioria das vezes a agência de publicidade vê a empresa especializada em AdWords como concorrente, alguém que está tirando parte da verba que sempre foi dela.

A recíproca é verdadeira; para a empresa especializada em AdWords a agência de propaganda é quem tenta diminuir a verba da campanha em mecanismos de busca.

A relação entre estas duas empresas é, na maioria dos casos, a mais formal possível. Este cenário realmente não propicia a comunicação integrada — com uma estratégia definida de maneira unificada por uma única agência; com profissionais qualificados e especializados em comunicação, branding,  marketing, etc…

No final das contas, o gerente de marketing (ou de produtos) da empresa anunciante fica responsável por integrar a estratégia de marketing e comunicação junto aos vários fornecedores. Ele se vê obrigado a dominar vários assuntos, como propaganda, promoção (eventos, ações em ponto-de-venda, etc…); mídia online tradicional (uau, já temos mais de um tipo de mídia online! - leia-se: banners) e mídia online alternativa (neste caso AdWords ou marketing online de guerrilha em comunidades sociais e blogs, por exemplo, como é caso da agência Espalhe).

O Google não está ajudando as grandes agências.

Esta semana assisti a uma palestra do Google ministrada pela Paula Abramovicz. Tentei fazer uma pergunta no final (mas não houve tempo suficiente) questionando se o Google possui algum programa de remuneração para grandes anunciantes e suas agências - ou se a estratégia do Google para atingir os grandes anunciantes não inclui suas agências de propaganda.

Talvez o Google esteja revolucionando o mercado da propaganda fazendo as agências repensarem seus modelos de negócio. Ou talvez o Google esteja perdendo a oportunidade de se aliar a fornecedores que têm alto poder de influência junto aos anunciantes.

De certa maneira o mesmo raciocínio vale para pequenas agências interativas (como a Pixel) que muitas vezes possuem recursos escassos e não podem se dar ao luxo de gerenciar uma campanha de AdWords sendo pouco (ou mal) remuneradas. Isso iria tomar um tempo precioso de seus recursos escassos e em geral não tem seu real valor percebido pelo cliente final, o anunciante.

O Google precisa criar um programa de recompensa e remuneração para os profissionais e agências que se  especializarem em AdWords.

E você o que acha? Você representa algum tipo de empresa envolvida nesta cadeia? Deixe seu comentário. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Rodolpho Ramirez (rodolpho arroba pixel . com . br) é diretor da Pixel Comunicação Digital e mantém o blog Techomunicabilidade.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ banners ] [ google ] [ Links patrocinados ] [ publicidade ]

Comentários

5 pessoas comentaram o artigo "O modelo Google é contra a comunicação integrada?"

Daniel Data: 17/06/2009 às 10:43 pm

Atividade:

Cidade: BH

Não sou nenhum chiita do Google e sou proprietário de uma pequena agência.

No ponto de vista de investimentos em recursos humanos, eu concordo com seus argumentos, pois gerenciar uma conta no adwords não é tão simples.

Agora , quanto ao modelo, discordo do ponto vista.
O que houve até os dias de hoje sempre foi monopólio das agências e dos anunciantes, que por ele o mercado de massa estaria aí até hoje. Acredito que o Google trouxe um novo modelo que possibilitou uma nova forma de pequenos players apresentar seus produtos.
Acredito que independente do anúncio, o novo marketing visa o quão o produto é bom para ser absorvido e não o quanto você materla na cabeça do consumidor que ele é bom. Se as agências preferem gastar a verba nos banners pq isso dá mais lucro, pode ser mais lucro para agência, mas com certeza não para o cliente. O certo seria a agência abrir uma nova linha de discussão que nos dias de hoje, vale muito mais apenas investir 60% a 80% e produzir algo que seja útil e faça parte da vida do consumidor, do que gastar 20% da verba em produção e 80% falando para o mercado o tanto que você é bom.O papel das agências não é convencer o consumidor, e sim dialogar com ele! Será que as agências estão preparadas para isso?

Fábio I. El Khoury Data: 17/06/2009 às 10:58 pm

Atividade: Empresa de Eventos Musicais / Mkt Digital

Cidade: Amparo - SP

Pois é!

O Google, por não fornecer uma base em BV para as Agências (e, ou profissional liberal), acaba fazendo com que se crie novas estratégias. Uma outra opção é o banner do Uol, um dos maiores (se não o maior) portal da internet. Mas vale levar em conta que, ao utilizar a ferramenta AdWords, você não está direcionado (servindo)uma empresa como deveria, me refiro pelo investimento. Você utilizando o AdWords, você está aparecendo no resultado de busca, com o concorrente, que muitas vezes esse pode estar investindo até 75% menos que você. Eu penso que, em alguns casos, vale a pena criar novas estratégias, pois usando o Adwords, você pode estar sendo o seu próprio concorrente e pagando para alguém clicar no seu anúncio, qual de qualquer forma, pela palavra-chave a pessoa iria chegar da mesma maneira na empresa,ou seja, no site dela.
Outra coisa: Ou o Google faz parceria com as Agências (e profissional liberal) e dá um BV na hora do investimento, (ao invés de ser por click), ou ela vai abrir espaço para uma juventude “criar asas” e inovar os sistemas de “robots” para alavancar melhor o sistema de resultados e mkt virtual, seja por mkt de guerrilha ou uma inovação que poderá mexer com o maior sistema de busca da internet.
E ai, quem será o sortudo?
Abs.

Felipe Sobreira Data: 18/06/2009 às 10:59 am

Atividade:

Cidade:

Na minha opinião, o que é o Google está fazendo é forçando o mercado publicitário a rever seu modelo de negócios.

O que acontece na comunicação online é que a verba de mídia raramente supera a verba de desenvolvimento, então o que interessa para as agências web é o planejamento e desenvolvimento de projetos (incluindo aí gerenciamento de campanhas) e não o BV sobre a verba de mídia.

Como nas agências tradicionais o que ocorre é o contrário, o choque acaba acontecendo entre as duas partes.

O mercado precisa mostrar pro cliente que o que se cobra é o valor de planejamento e não o valor sobre a verba de mídia.

Se isso não acontecer, as agências vão sempre priorizar veículos que gerem mais BV, em detrimento de outros que geram mais retorno.

Marcelo Data: 18/06/2009 às 7:34 pm

Atividade:

Cidade:

Gostei do artigo, mas vale lembrar que hoje vc pode fazer uma campanha de banners (incluindo portais) através do Adwords usando a rede de conteúdo. E ainda pode fazer o plano de mídia usando o AdPlanner para selecionar os veículos. Para criar seu banner basta usar o AdBuilder e o WebSite Optimizer para saber se a página do seu site está realmente vendedora. E, claro, vc pode incluir as tags do Analytics para acompanhar passo a passo os visitantes. Tudo isso de graça. Será que precisa pagar BV mesmo?
Agora, se vc tem um site e quer comercializar publicidade, tem o AdSense e também o AdManager, que ajuda vc a gerenciar seu inventário. Também de graça, claro.

Giuliano Data: 12/08/2009 às 7:06 pm

Atividade: Marketing

Cidade:

Assim como alguns que comentaram tenho uma pequena agencia que trabalha com SEM. Acho que o Google está certo em não pagar BV e forçar o mercado a se reinventar. O modelo de agência de SEM que cobram um % em cima do qe é gasto pelo cliente em AdWords já é uma quebra de paradigma. Quanto aos valores de planejamento e criação estes também devem ser cobrados a parte. Talvez esse seja um dos motivos que permite aos pequenos anunciantes brigar de igual para igual com os grandes no Google.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Para redigir campanhas de links patrocinadosLinks patrocinados trazem público ao seu site e geram vendas. Anunciantes que investem mais contam com agências especializadas para fazer render as verbas. Mas se você é pequeno e curioso, veja como começar.
Por Anna Bassetti

Google quer ser o destino das verbas onlineSe o Google colocar no ar um sistema operacional gratuito, como um dia fará, não haverá mais restrição à migração das verbas para a internet. Será um novo mundo para os planejamentos de criação e, sobretudo, de mídia. Por Zeca Martins

Cezar Calligaris

Agências tradicionais abrindo áreas digitais: vai dar certo?Sim, se tiverem paciência e souberem aceitar as mudanças culturais. Por Cezar Calligaris

O futuro da comunicação? Google quer que seja deleEm um futuro não muito distante, os profissionais de propaganda poderão ter no Google a opção predominante para criar campanhas de sucesso, não importa se em jornais, TV ou até outdoors. Você concorda? Por Felipe Morais

Onde os grandes da propaganda podem crescer?Omnicom, WPP, Interpublic e Publicis, os quatro gigantes do mercado de comunicação, ficam com a maior parte do orçamento. Menos no digital, onde só conseguiram 35%. Por Ricardo Cavallini

A bonificação por volume e o lucro das agênciasUm único cliente que obrigue a agência a dividir melhor os ovos de sua verba pode mudar a lucratividade de todos os outros clientes. E a agência será obrigada a buscar lucratividade de outras maneiras. Por Ricardo Cavallini

Webinsider