Webinsider

Usabilidade e AI - Educação e ensino

Renata Zilse
Interface

Montando aulas

28 de maio de 2009, 11:59

É uma experiência muito mais fascinante para o professor quando os alunos são interessados e estão lá por vontade própria.

Por Renata Zilse

Dar aulas era meu objetivo durante o período do mestrado. Sonhava em fazer parte do corpo docente de uma universidade e ser professora de graduação. Tive essa experiência ao mesmo tempo que fui sendo convidada para aulas de pós-graduação. Hoje afirmo: fico com a segunda.

Não sei se pelo sistema brasileiro de ensino, a graduação é hoje simplesmente - para a maioria dos alunos e nas universidades em que trabalhei (particulares apenas) - uma maneira de se conquistar um diploma para entrar no mercado de trabalho.

Isso ocorre por dois motivos, a meu ver: o Brasil não oferece nenhuma oportunidade para pessoas de nível técnico; talvez por conta do primeiro motivo, o título de graduação é obrigatório!

Isso na verdade está levando a um outro desvio: não basta a graduação. Para se diferenciar no mercado tem que ter um Mestrado(!). Ou seja, não aprender muito na graduação é um “fato” e para ter um bom currículo é melhor que se faça logo uma pós, de preferência stricto sensu. Visão fatalista de uma cultura que em vez de buscar e exigir mudanças, cria subterfúgios para “conviver” com os erros do país! Gerando lucros para algumas instituições que, obviamente, querem alunos-reféns…

Mas a verdade é que uma boa pós é cara e o aluno que chega lá está em busca de conhecimento. Porque quer, não porque seus pais (a sociedade) o obrigam. Ele resolveu que quer aprender mais sobre determinado assunto.

É, para o professor, uma experiência muito mais fascinante!

Estou aqui preparando minhas aulas para o próximo curso de pós de Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura da Informação na PUC-Rio. Organizando a teoria e elaborando as práticas, pensando em como acontecerão as dinâmicas durante os dois módulos de 9 aulas no total. Passar minha vivência e experiência em desenvolvimento de sistemas interativos e projetos de arquitetura da informação.

Sei que aluninhos ansiosos por receber informações, de ouvidos e cabeça abertos, estarão lá me esperando. E também exigindo mais das minhas aulas. Isso é que me estimula. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Renata ZilseRenata Zilse (renata@dmpbr.com.br) é designer, dirige a dmp.br design, o site Clickjobs, é mestre em design/USIHC e mantém o blog Interface.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ]

Comentários

8 pessoas comentaram o artigo "Montando aulas"

Bruno Rodrigues Data: 28/05/2009 às 6:34 pm

Atividade: Consultor

Cidade: Rio de Janeiro

Renata, assino embaixo - minhas experiências com graduação foram péssimas. Bem diferente das com pós, que sempre são boas.

Wellington Data: 30/05/2009 às 10:25 pm

Atividade:

Cidade:

Fazer algo por fazer não é a resposta certa, mas por imposição do mercado todos entram nessa mare de faça pós, faça graduação e etc.

Devo fazer faculdade:

http://www.akitaonrails.com/2009/04/17/off-topic-devo-fazer-faculdade

Vamoss Data: 02/06/2009 às 9:44 am

Atividade: Designer

Cidade: Rio de Janeiro

Oi, gostaria de fazer está Pós! Aparece na Cobal hoje para conversamors sobre o assunto :)

Eu não dou aula, mas na perspectiva de aluno sei como é duro ser professor as vezes.

Discordo um pouco:
“o Brasil não oferece nenhuma oportunidade para pessoas de nível técnico”

Acho que o mercado sempre terá espaço para aqueles de conhecimento prático. Mestrado, Pós e até graduação não tem foco prático como um técnico.

Pra mim, a questão central de se estar no mercado, é o quão você o conhece, e o quanto você sabe trabalhar nele. Independente do diploma que carrega.

Abraços.

Renata Zilse Data: 02/06/2009 às 10:59 am

Atividade: Designer

Cidade: Rio de Janeiro

Réplica: talvez seja radical a afirmação de que o Brasil não ofereça oportunidade para pessoas de nível técnico. Vagas existem e muitas vezes faltam especialistas deste nível. Mas culturalmente somos um país que “cobra” formação superior de seus cidadãos.

Ronaldo Data: 02/06/2009 às 11:09 am

Atividade: Designer

Cidade: São Paulo

Também assino embaixo o artigo. Quem faz uma pós realmente quer estudar. A Pós “abre” a mente. Quanto à graduação, muitas vezes ela tem cursos que somos obrigados a fazer porque faz parte do currículo e talvez por isso acabamos por fazer, como você disse, apenas para conquistar um diploma. Ou problema da idade - afinal, estamos falando de um período em que o jovem está saindo da adolescência e muitas vezes não tem certeza do que vai fazer.
Eu fiz graduação em ARTES e pós em DESIGN. Mas atualmente temos várias outras opções de estudo que vai se acordo com os nossos objetivos: MKT, GESTÃO, TECNOLOGIA…

Leo Data: 02/06/2009 às 11:53 am

Atividade:

Cidade:

Pois é.

Mas será que conseguimos um nível de conhecimento bacana nessas universidades hoje em dia, ou, a maioria dos profissionais capacitados para tal função estão em pós-graduações ou especializações distintas ?

geraldo marcelo feitosa Data: 08/06/2009 às 2:13 pm

Atividade: comenta

Cidade: esperança

estou fazendo a pos-graduaçao e com certeza aguça a nossa mentalidade e os recursos ideologicos sao outros. parabens e muito obrigado.

Fabiano Data: 14/07/2009 às 10:56 am

Atividade: Coordenador de Tecnologia

Cidade: São Paulo

Esse discurso é o que menos se precisa em educação no Brasil. Todos passam a culpa para o outro. São os estudantes que não prestam, depois é o governo, depois o professor e ai está o ciclo vicioso em que vivemos.

Se cada um não assumir a sua responsabilidade, vai ficar assim. Pessoas com diploma de mestres e doutores discutindo de quem é a culpa.

É deprimente ver que uma pessoa estuda para escrever algo como este seu texto. Chega ser insano. Para dar aula não é só fazer um mestrado ou doutorado, é preciso como em qualquer outra profissão, ter VOCAÇÃO.

O problema é que muitos mestres e doutores estudam detalhes como o nascimento de pêlo nos ratos da Índia. Não enriquece em nada a sociedade, são estudos para encher lingüiça. E pior ainda, não estão preocupados em estudar as teorias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. E ai, o mestre para proteger-se de suas próprias fraquezas, coloca a culpa em quem? Claro no processo, na faculdade no estudante. Fácil assim.

Não adianta colocar a culpa no governo do Brasil. É a mesma coisa nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha…

O que precisa é que cada um assuma a sua parte e FAÇA!

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Zero com louvor vale mais do que a enganaçãoQuando o aluno cola, na esperança de obter um número maior, ele pode até se sentir bem-sucedido. Melhor tirar um zero com louvor do que tentar atribuir-se um número que, naquele momento, não é o seu. Por Eduardo Zugaib

Aprender em etapas: do querer até o saber fazerA repetição está ao nosso favor quando estabelecemos metas na vida, de preferência com datas para sua realização. É uma receita simples que transforma atos em hábitos.
Por Eduardo Zugaib

O capital quer uma nova escola. A atual já não serveA escola que teve o incentivo dos poderes hegemônicos da sociedade e serviu muito bem a eles durante anos, conforme protestou Paulo Freire, agora dá uma guinada. Os interesses do capital estão mudando. Por Carlos Nepomuceno

Me formei. E agora, como vou trabalhar?O dilema dos mais jovens: continuar estudando ou cair na vida profissional, para trabalhar bastante até ficar bom no que deseja dominar, além de continuar estudando por conta própria. Por Felipe Foitinho

A dura realidade do estudante do período noturnoO ensino superior noturno, com menos de 50 anos no Brasil e 70% das matrículas em São Paulo, é um instrumento de inclusão social. Mas os alunos reclamam de aulas expositivas com baixa interatividade que causam desinteresse, apatia e sono. Por Armando Terribili Filho

O professor está sempre erradoA capacidade de admitir falhas em sala de aula é fundamental para o professor, e ao contrário do que se imagina, pode até melhorar a relação com seus alunos. Um pequeno ensaio sobre a atividade docente e a falibilidade humana. Por Sthefan Berwanger

Empresas são de Marte, escolas são de VênusEmpresas e escolas são instituições de planetas diferentes. Vão se aproximar com professores mais valorizados e alunos mais interessados em aprender conteúdos importantes para o mercado prático de trabalho.
Por Glauter Jannuzzi

Conheça números da educação brasileira. E pressionePesquisas que analisam o sistema educacional brasileiro podem ser vistas online. É importante conferir os censos e usá-los como instrumento de pressão por uma melhor qualidade de ensino. Por Sthefan Berwanger

Por que não usar web 2.0 e redes sociais no ensino?Sempre pensamos em web 2.0 para o comércio ou para o relacionamento pessoal, mas pouco utilizam as vantagens dessas ferramentas e conceitos para a área da educação. Por Humberto Zanetti

Webinsider