Webinsider

Mídia interativa - Criação - Redes sociais

Um pouco de bom senso sempre é bom

18 de maio de 2009, 17:45

Redes sociais são legais, mas os criadores de conteúdo têm que entender que isso não significa que as pessoas se cadastram em qualquer coisa que aparece. E o cliente pedindo um Orkut no site dele.

Por Fernanda Martins

Sei que não sou referência para muita coisa, meus gostos não são comuns. Mas cada vez mais me sinto incomodada com as redes sociais.

Não com o Orkut, Facebook ou Linkedin. O que me irrita é essa moda de redes sociais, de todo site, toda marca, todo mundo querer ter a sua rede social.

Ok, o Brasil é o país das redes sociais. Maior número de usuários no Orkut, invadindo outras redes como Myspace, Facebook, Twitter, Hi5, Sonico… Isso não significa que as pessoas se cadastram em qualquer coisa que aparece, e é isso que os criadores de conteúdo tem que entender.

Todo site de culinária tem uma rede social para troca de receitas. Todo site feminino tem uma rede social para as usuárias trocarem experiências. Sites para mães têm redes sociais para que falem sobre a educação de seus filhos.

Não digo que isso não é útil. Todo mundo gosta de dividir experiências, contar histórias, passar receitas, mostrar conhecimento. Mas precisamos fazer isso sempre da mesma forma, dentro do mesmo formato? E sinceramente, responda: toda vez que você se inscreve em uma rede social dentro de algum site, quantas vezes você volta? Aliás, você se lembra de todos os perfis que você tem? Mantêm todos eles ativos?

A verdade é que se tornou tão bonito falar em “fazer coisas diferentes” e “interagir com o consumidor, participar” que social media virou moda. E como todo mundo associa social media com rede social, e rede social é a mesma coisa que Orkut aqui no Brasil, todos querem um Orkut dentro do seu site.

Ninguém se preocupa em realmente inovar? Em pensar algo diferente de verdade?

Como tudo na vida, as coisas só são grandes ideias quando estão dentro de um contexto, quando fazem sentido ou são necessárias. Fora isso, são só ideias. E as ideias que tenho visto por aí são medíocres.

E aí você está trabalhando, se esforçando para sair do medíocre e pensar algo que funcione, que seja diferente, e ouve alguém que deveria entender tanto de tendências quanto você (talvez até mais) sugerir “poxa, podemos criar uma rede social”. O que você faz?

Que fique claro: social media é uma das coisas mais incríveis da atualidade. É psicologia pura, estudo e entendimento de comportamento humano na forma mais primordial que existe, e isto é fascinante. E, analisando do ponto de vista publicitário, é uma ferramenta sem precedentes - desde que se saiba usar. Não existe nada mais desestimulante do que ver as pessoas encarando isso como fazem com TV, em formatinhos pré-determinados de 5, 15 ou 30 segundos.

Não existe receita para mídias sociais, e nem tiros certos. É algo a ser muito bem pensado, caso a caso. E dói ver a banalização com que as pessoas pensam nisso - seja aquelas que querem encontrar o pixel mágico que faz os vídeos viralizarem (assim, se economiza criando um comercial de TV bem besta, para ser visto no YouTube algumas mil vezes), ou as que são profissionais da publicidade e trabalham em grandes agências, mas que aparentemente enfiam Twitter, Blip e Orkut em qualquer job que entre na pauta. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Fernanda Martins (fer4martins@yahoo.com.br) é publicitária, mantém o blog Pausa no trabalho e no Twitter o fer4.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ comunidades ] [ briefing ] [ Comunicação corporativa ]

Comentários

12 pessoas comentaram o artigo "Um pouco de bom senso sempre é bom"

Pablo Almeida Data: 18/05/2009 às 7:04 pm

Atividade: SEO

Cidade: Rio de Janeiro

Partilhamos exatamente da mesma opinião, Fernanda! Há alguns meses eu coloquei isso no meu Twitter (http://www.twitter.com/pabloalmeida) diante da grande produção de sites que vem se baseando no Ning, se o pessoal (clientes e fornecedores) não tomarem cuidado, estaemos indo rumo a nova bolha…a bolha 2.0!

Ao meu ver, isso se deve a falta de noção/critério do cliente pra entender isso…a flta de convivência no meio digital…

Parabéns pelo artigo! ;)

Diego Remus Data: 18/05/2009 às 7:10 pm

Atividade: Consultor de aplicativos sociais

Cidade: São Paulo

Oi Fernanda! “Seus problemas terminaram”!

Para nossa sorte, as grandes redes sociais - como o Orkut, a praça virtual dos brasileiros - abriram seus códigos, baixaram seus muros. Empresas especializadas vem desenvolvendo funcionalidades novas para proporcionarem experiências participativas aos usuários e novas oportunidades de branding e PP para os anunciantes. Naquelas de “o artista vai onde o povo está”, já que mercados são conevrsações e gerlmente é mais fácil e oportuno tomar parte em conversas existentes (do que “impor/supor/propor” novas).

Seu post ficou muito bom, por duas observações muito importantes para início de qualquer projeto:

- cada caso é um caso, porque cada idéia, cada promoção, cada marca, cada empresa tem seu próprio potencial social;

- nem sempre o usuário sai criando mais um cadastro com login.

Convém, realmente, aproveitar os grafos sociais já formados, estudando suas características e pegando carona no contágio viral das redes.

Bola bem levantada. Abraço!

Rodrigo Almeida Data: 18/05/2009 às 7:33 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Parabéns pelo post!
Ele ilustra um pouco do modismo que é fazer publicidade na web.
Quando o “Second Life” tornou-se famoso na imprensa, acontecia a mesma coisa. Profissionais ligados ao marketing esbanjavam “Second Life” nas discussões de estratégias que, muitas vezes, eram impensáveis. Antigamente, o que gerava PR era “Second Life”.

Com o genérico “mídia social” é a mesma coisa. Pessoas falam em “construir um site 2.0″, “ter meu site como uma referência ao target no assunto X”, como se o site de uma marca fosse virar uma febre e passasse a ser frequentado assiduamente. É mais ou menos a “teoria da bala mágica”.

O segredo é gerar uma “experiência positiva” às pessoas e isso pode acontecer de diversas maneiras, sem requerer um cadastro ou um compromisso maior por parte das pessoas.

Rodrigo Almeida Data: 18/05/2009 às 7:35 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Ah, Parabéns pelo “Artigo” e não “Post” como eu havia escrito!

Geraldo Seabra Data: 19/05/2009 às 8:39 am

Atividade: Professor e jornalista

Cidade: Belo Horizonte

Olá Fernanda,

eu faço coisas diferentes…

acesse:

http://targetnewsweek.blogspot.com/
http://blogdonewsgames.blogspot.com/

Milton Inh Data: 19/05/2009 às 11:26 am

Atividade:

Cidade:

Acertivo quanto ao conteúdo.
Porém pedir “bom censo”, pouco/muito/nenhum é uma forma de dizer nada.
Alias, “bom censo” é uma coisa sempre solicitada e nunca definida, pois cada um tem a sua e, naturalmente, diverge da minha.

Robson Data: 19/05/2009 às 11:32 am

Atividade: Marketing

Cidade: São Paulo

Fernanda,

Extremamente conveniente e pontual seu artigo, parabéns! É mania de brasileiro encontrar uma fenda e sair explorando sem sutentabilidade, alias, estamos na era da sustentabilidade. Não apenas do planeta, meio ambiente e afins, assim como do consumo, das tendências e comportamento. Nada que é usado desenfreadamente sem planejamento ou cuidado será sustentável. Um macro claro exemplo, o nosso planeta. Portanto, o valor da crise na criatividade está se revertendo ao desespero. Conforme comentado acima, é muito mais hábil pegar carona no que está fazendo a diferença, como twitter e encontrar um meio inteligente e não invasivo de aplicar a sua marca, produto, serviço etc.

Rodrigo Data: 19/05/2009 às 7:19 pm

Atividade: Desenvolvedor Web

Cidade: Ribeirão Preto

Apesar da internet ter milhões de pessoas online ela é um ótimo lugar para se trabalhar com os nichos.

Concordo que uma empresa não pode criar uma rede social pelo simples fato de achar que as pessoas irão se cadastrar para depois receberem spam desta empresa :) Neste caso acho melhor criar comunidades nas já existentes.

Recentemente conheci 2 redes sociais que me agradaram muito que é o orangotag.com e o filmow.com

Um o conteúdo são séries de tv e você se organiza e marca os episódios que você já viu e o filmow você marca os filmes que já viu. Totalmente relevante para mim que gosta disso.

Pra mim qualquer empresa que criar uma rede social com conteúdo pode gerar relevância para outras pessoas.

Israel Scussel Degásperi Data: 20/05/2009 às 9:37 am

Atividade: Publicitário

Cidade: Blumenau

Parabéns pelo artigo. Eu concordo com sua opnião… O mais importante é cuidar do conteúdo e não apenas estar presente numa quantidade x de redes sociais E principalmente estar ativo e atuante nos perfis…
Sem deixar de lado a criatividade e procurando inovar realmente.

10° Pedro Gama Data: 20/05/2009 às 9:59 pm

Atividade:

Cidade:

Não gostei do artigo ou post ou seja lá o nome que queiram dar… Mas o fato é que achei tudo muito ” papo de publicitário (a)”.

Ou seja, é a velha polêmica de vcs, publicitários:

Verba milhonária X internet = Invenção “troços” para manter o faturamento de agencias obsoletas.

Exemplo: Vamos criar uma campanha “viral”…

11° Fer Martins Data: 21/05/2009 às 1:22 am

Atividade: Publicitária

Cidade: São Paulo

Pedro,

Não entendi seu comentário.
No fundo, acho que você disse a mesma coisa que eu.

Nâo vale a pena ficar fazendo as coisas por fazer, por estar na moda.
Essa história de “vamos fazer um viral” é péssima, pois é como se houvesse uma fórmula mágica que viralizasse vídeos, e não há - e a busca por ela cria monstros que temos que aturar.

Claro que isso tudo foi escrito com um olhar publicitário, mas grande parte dos comentários é do ponto de vista de usuária! Afinal, que publicitária que trabalha com online iria criticar parte do ganha-pão se quisesse, como você disse, apenas manter o faturamento da agência?

Aliás, acho que isso tudo é uma bela crítica a quem faz Social Media apenas para isso, ou apenas por fazer!

E a questão Verba Milionária x Internet é outra. Fora alguns casos de clientes com essa cultura online, a grande maioria deles não crê ainda na internet como um meio válido - muitas vezes, nem o próprio publicitário. E é por isso que ela ainda sobrevive com os restos da verba.

12° Aline Zambon Data: 28/05/2009 às 2:50 pm

Atividade:

Cidade:

‘E aí você está trabalhando, se esforçando para sair do medíocre e pensar algo que funcione, que seja diferente, e ouve alguém que deveria entender tanto de tendências quanto você (talvez até mais) sugerir “poxa, podemos criar uma rede social”. O que você faz?’

eu? o que eu faço?
bom, é exatamente esta a questão, se o cliente entendesse TUDO de publicidade, e de como promover a sua marca/produto ele NAO PROCURARIA UMA AGENCIA para isso!

É SIMPLES!

a culpa NAO é do cliente que quer fazer coisas iguais sempre, muito menos da ‘moda de redes sociais’, modinhas e ‘caminhos prontos’ sempre existiram e sempre vao existir e é examamente pra isso que nós estamos aqui.
Nós PUBLICITARIOS (ou futuuros;D) é que somos os responsáveis por iluminar a cabeça dos clientes e apresentar soluçoes com argumentos para que ele entenda o melhor caminho a seguir para aquele determinado caso.
é por isso que somos chamados de PROFISSIONAIS nao é?

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Quer divulgar um carro? Alugue um bom blogueiroUma campanha para divulgar um automóvel, só que diferente desta vez. Contrate um blogueiro conhecido para usar o carro, escrever sobre ele e animar tudo com posts no Twitter. (Mas quanto custa, Crisdias?) Por Gilber Machado

A nova fase da publicidade: a ação e a reaçãoDê alguma coisa para o consumidor e ele vai retribuir com a mesma atenção que você dedicou a ele. O futuro da publicidade passa pela lei da ação e reação: o que as empresas e os publicitários derem voltará em vendas. Por Raphael Lacerda

Estratégia online reforça seu produto na prateleiraSeu produto ou serviço está nos pontos de venda e ao alcance do consumidor. Veja como o apoio de um bom site pode fazer a diferença na percepção do público. Por Caroline Fülep

O que ajuda um viral a viralizar de fatoEspalhando ideias pela internet: muitas táticas ajudam a propagar conteúdos. Fora o frescor da criação, normalmente dão mais certo quando são sucintos, têm linguagem simples, usam tags e SEO. Por Charles Cadé

Ruy Carneiro

Métricas em mídias sociaisEstamos começando a medir o impacto de marcas e sites nas redes sociais. Por Ruy Carneiro

O sucesso das marcas nas redes sociaisA marca deve criar um perfil para se comunicar com os usuários? Talvez. Se decidir criar um, pense em promoções e concursos que facilitem uma interação de forma real com sua marca. E ofereça uma vantagem sempre. Por Tahiana D’Egmont

Sabemos fazer sites. Sabemos fazer marketing?Nunca tivemos tantas ferramentas e tecnologias disponíveis para realizar o marketing digital dos nossos clientes. A questão é garantir que sejam eficientes e bem usadas. Por Maira Costa

Webinsider