Webinsider

Design - Branding - Jornalismo

O design pode salvar o jornalismo?

08 de abril de 2009, 12:06

O jornalismo impresso está em crise, ao enfrentar a concorrência de todas as telas de nosso dia-a-dia. O designer polonês Jacek Utko tem uma receita que ajuda a resolver o problema.

Por Charles Cadé

Jacek Utko é um designer polonês que, com suas criações, conseguiu elevar a tiragem de muitos jornais (em alguns casos, em 100%). Para ele, a capa de um jornal funciona como um poster. Como inspiração para seu trabalho, cita o Cirque du Soleil.

O jornal tem de ser gratuito, local, focar em nichos… São muitas ideias levantadas para salvar o jornalismo impresso. Ele argumenta que o design é utilizado apenas como um dos fatores para melhorar as publicações. Entretanto, o design deveriar ser o ponto de partida para esse processo.

Segundo Utko, uma música tem ritmo, altos e baixos. O design tem de seguir pelo mesmo caminho, ser tratado como uma composição. “O design pode mudar tudo, uma empresa por inteiro. Até pode mudar você. E quem é o responsável?

Os designers, dê poder a esses profissionais”, explica, rindo. “Você pode viver num país pobre, trabalhar numa empresa pequena. Pode trabalhar sem verba, equipe necessária, mas ainda assim pode elevar seu trabalho ao nível mais alto. Para isso, você precisa de visão inspirada e determinação. Ser bom no que faz não é o suficiente”, completa.

Assista o vídeo da apresentação que ele fez na TED, em inglês: Talks Jacek Utko: Can design save the newspaper?.

Acho simpática a visão de Utko e concordo com muitos pontos. Todavia, acredito que o design tem um papel importante na concepção de vários produtos, mas não deve ser a maior preocupação.

Na verdade, muitos fatores devem ser observados, tanto externos (design, texto instigante) quanto internos (gestão eficiente de custos, preços competitivos, desenvolvimento de projetos adequados, equipe talentosa etc.).

Um conjunto de ações, geralmente, sempre é o mais apropriado. Do contrário, não estamos pensando o trabalho como um todo, mas sim correndo atrás de certezas que garantam soluções rápidas e definitivas. O que não há. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Charles Cadé (contato@charlescade.com) é jornalista, assessor de comunicação, consultor de projetos online e mantém o site Charles Cadé.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ] [ publicidade ] [ inovação ]

Comentários

16 pessoas comentaram o artigo "O design pode salvar o jornalismo?"

André HP Data: 08/04/2009 às 7:14 pm

Atividade:

Cidade:

Só acho um pouco arcaica essa visão da ’salvação’ dos jornais. Acho que esse barco está afundando sem reversão alguma.

Os estudos midialogicos deveriam focar nas novas - não tão novas - formas de jornalismo.

Você não bateria na tecla da carroça pós-revolução-do-automóvel, bateria?!

Abração!

Maicon Sobczak Data: 08/04/2009 às 10:13 pm

Atividade: webdesigner

Cidade:

Sem dúvida o design é um diferencial cada vez maior, não apenas em jornal. Pois muitos produtos são demasiado similares no conteúdo/notícias, e o design pode ser um fator decisivo na escolha. Ainda mais que esta cada vez mais comum a escolha simplesmente pela aparência.

Charles Cadé Data: 08/04/2009 às 11:10 pm

Atividade:

Cidade:

André e Maicon,

Obrigado pelas participações. Acredito que o maior patrimônio dos jornais é a marca. Transferir essa credibilidade para a internet deve ser o objetivo. O que não é algo novo. Há várias empresas que ampliaram sua atuação. É o caso dos organizações Globo.

Ademais, qualquer que seja o meio (impresso ou online), há demanda para o consumo de informação.

Abraços.

Thiago Data: 09/04/2009 às 12:54 am

Atividade: Webdesigner

Cidade: João Pessoa

Concordo com a visão do autor, pois sempre pensamos na substituição dos meios. Do teatro pelo cinema, do rádio pela televisão da televisão pela internet e por ai vai … na verdade ele precisam ser remodelados e procurar novas funções, renovar.

Ana Priscila Clemente Data: 09/04/2009 às 12:55 am

Atividade: Publicitária e RP

Cidade: João Pessoa - PB

Concordo, de uns tempos pra ca vi que o design é muito mais importante do que a gente pensa. Uma embalagem, por exemplo, tem que ser bonita, útil e facil de usar; pensando nisso vem logo na cabeça palavra usabilidade e acho que o design é o profissional que precisar ter isso como prioridade.

Guilherme Andrade Data: 09/04/2009 às 11:07 am

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

O que salvará os jornais é… o conteúdo qualificado!

Nada substitui um bom texto profundo de um analista competente. Os jornais deveriam focar nisso para obterem um importante diferencial.

No momento os jornais são todos muito parecidos. Todos possuem as mesmas fontes (BBC, AP, Reuters, etc.) o que desestimula o leitor a comprá-lo, pois essa mesma informação estará disponívei de graça em um outro veículo.

Resta aos jornais saberem valorizar o seu conteúdo e passar esse diferencial para seus leitores.

Guilherme Data: 09/04/2009 às 8:00 pm

Atividade: Webdesigner

Cidade: tubarão

Se os os jornais se restringirem a um pedaço de papel estarão assinando seu própio obtuário…

quem quiser sobreviver vai ter que achar um meio de ganhar dineiro com a disponibilização de notícias de forma gratuita. viva a internet… de grátis é mai meió seu moço.

Welton Matos Data: 11/04/2009 às 2:12 pm

Atividade: Design Grafico

Cidade: São Paulo

Li isso em um livro:

“Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço.
Hoje em qualidade. Amanhã será no design.”
Frase do Robert Hayes professor Harvard Business School.

Não acredito que seja a salvação para o Jornalismo, afinal o jornal impresso hoje perde mais espaço pela questão da Internet. Não gosto muito do me-da-de-graça-que-eu-leio isso. tudo tem um valor e todo trabalho deve ser cobrado. Mas se a idéia é salvar o jornalismo, acredito que isso tenha mais haver com a galera mesmo com a qualidade do jornalismo. E a que público esse jornal pretende atingir.

O design é impulsionador, mas não a salvação. Como na música, o baixo não é a salvação do rock, mas contibue.

Renata Cardamoni Data: 14/04/2009 às 9:34 am

Atividade: Designer Gráfica

Cidade: São Paulo

“Você pode viver num país pobre, trabalhar numa empresa pequena. Pode trabalhar sem verba, equipe necessária, mas ainda assim pode elevar seu trabalho ao nível mais alto.”

me identifiquei totalmente! :]

10° Augusto Leao Data: 14/04/2009 às 9:53 am

Atividade: Analista Geral

Cidade: New York

Bom, na minha opniao, emquanto existir empresas publicando anuncios em jornais impressos e pessoas sem acesso a tecnologia, este ainda existirá. Porem, atualmente, o grande problema concreto da impressao desgaste ambiental para a producao de papel.

Basta este para influenciar ao ponto de que nao seja mais viavel produzir jornal impresso.

Nao acredito que o design venha como salvador do JORNAL. O design serve como ferramenta de marketing, mas nao como um ponto decisivo para manter a logividade de vida de uma publicacao jornalistica. O desdign faz parte de um sistema qe compoes um jornal. E como todo sitema nunhum componente funciona sozinho.

E oq garante q a receita deste polonês Jacek Utko, sera adatada a internet?

Caro Charles Cadé, boa tentativa no artigo mas nao colou!

11° samuel arendt Data: 15/04/2009 às 8:55 am

Atividade:

Cidade:

Notícias locais e distribuição gratuíta.

Sim, isso cola, ler no papel ‘ainda’ é muuuiiittoo melhor que ler na tela. Assuntos locais encotra muitos consumidores.

Ler sentado no sofá, ler no banco da praça, ler no degrau da escada…

…dobrar o jornal, encaixar debaixo do braço e ir tomar um café. A meus amigos, isso é dinâmica!

Se o Webinsider fosse um jornal impresso, fácil de encontrar na banca da esquina, gratuíto (como é pela internet)com certeza iria preferir impresso. Você não?

12° Rogerio Ruiz Data: 22/04/2009 às 1:33 am

Atividade: Designer

Cidade:

Concordo com a opinião do autor, ate porque, sendo companheiro de profissão de Utko não poderia ser diferente, penso sim, que o design pode ser o diferencial de grande valor na sobrevivência da mídia impressa, mas minha mais profunda convicção é de que o veículo que conseguir juntar opiniões e reflexões de impacto em vez da simples exposição dos fatos, a esse sim, ficam guardados os louros da glória. Quanto as mídias regionais, aquelas que buscarem soluções e virtudes no bairro onde atua em vez de ser um mero quadro de anúncios, esses acredito que tambem tem seu espaço. Falta profissionalismo, ética e sensibilidade para buscar as soluções necessárias. A preguiça é o mal do século, e a avalanche de informações inúteis a praga das mentes. Só o design salva? Não só o ctrl + s.
Parabens pela reflexão e continue com o bom trabalho!

13° Sylvio Data: 29/04/2009 às 6:02 pm

Atividade: Analista

Cidade:

Concordo que design é relevante, mas concordo mais ainda com o fato de que ela não deve ser o foco principal. O problema do jornal impresso está muito mais no seu ultrapassado modelo de negócios do que em um design inovador ou simplesmente mais funcional.

14° volmer de recife Data: 30/04/2009 às 4:09 pm

Atividade: dir. redação

Cidade: sampa

Postei uma sinopse de tese de mestrado no meu blog - www.anrran.blogspot.com - intitulada a falência do jornalismo impresso - feita na década de 90 e já apontava outras causas para tanto, mesmo cuidando do aspecto estético impresso, ou de formas alternativas de apresentar a informação eletronicamente, virtualmente ou telepaticam,ente (sic) - as razões para tal descenso são bem outras e mais ‘ideológicas’ se preferirem. Mas, claro é uma leitura minha e senão parcial, pelo menos parcimoniosa e razoável.

Compartilho da idéia iconoclástica de que mais do sua falência, devemos ‘aviar’ a sua desnecessidade.

15° Carlos Data: 25/06/2009 às 2:52 am

Atividade: Assessor em Tecnologia

Cidade: Santos

As mídia impressas no geral, necessitam sim de uma maravilhosa apresentação para poderem chamar a atenção veja bem.
Ao passar diante de uma banca muitos de nós ou estão no carro,ônibus e ou andando (geralmente rápido), acredito que vemos a banca e ou o local onde está o jornal não mais do que 3 segundos, se a pessoa olhar invés de 3 mais sim 15 fatalmente irá comprar o jornal e ou a revista o que for.
Chamar a atenção é importante.
Após isso um conteúdo que valha o valor pago.
Abraços!

16° Arquiteta Adriana Ronssani Data: 20/08/2009 às 9:41 am

Atividade: Arquiteta

Cidade: Bento Gonçalves - RS

Sem dúvida o design é um diferencial cada vez maior, não apenas em jornal. Pois muitos produtos são demasiado similares no conteúdo/notícias, e o design pode ser um fator decisivo na escolha. Ainda mais que esta cada vez mais comum a escolha simplesmente pela aparência.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider