Webinsider

Redes sociais - Educação e ensino

Orkut Buyukkokten merece uma estátua em Brasília

07 de abril de 2009, 12:42

O criador do Orkut economizou bilhões de reais em treinamento para incluir quase de graça boa parte da jovem população brasileira na internet colaborativa, já que na lei da interação um aprende com o outro.

Por Carlos Nepomuceno

Se eu fosse o Lula eu mandava colocar a estátua do Orkut Buyukkokten ali em Brasília na Praça dos Três Podres Poderes.

Ele inventou o Orkut e economizou bilhões de reais em treinamento para incluir quase de graça boa parte da jovem população brasileira na internet colaborativa, já que na lei da interação o orkutiano aprende com o orkutiano. Parece difícil, mas é fácil.

Qual foi a economia gerada pelo Orkut? Quantos deputados e senadores deixaram de levar um percentual?

Antes do Orkut, era uma sinuca de bico. Como vamos colocar e treinar essa massa de jovens para entrar na rede? Como fazer com que eles se interessem por esse novo mundo? Coloca-se telecentro? Via biblioteca? Via escola?

Sim, tudo isso acima, mas perto da casa das pessoas também.

Surgiu a demanda (você ainda não está no Orkut?) e, com ela, a necessidade (vai lá!)

O número é espantoso. 76% dos brasileiros (que estão na rede) têm Orkut. Criou-se a rede dos empreendedores dos cibercafés e lan houses nos bairros da cidade, populares, ou não, o que demonstra que temos alguma moral (aprendizado) a tirar dessa história toda para pensar o futuro.

Será que o Estado não deveria procurar ser sempre mais apicultor (estimular a produção do mel) do que ordenhador de vacas (colocar as parcas tetas para consumo)?

Nessa linha, pergunta-se: qual projeto existe do atual Governo para estimular, apoiar, suportar essa rede de lan houses populares? (se alguém conhece e estou sendo injusto, comente).

Ou mesmo caminhar para as Wi-max (redes por cidades), barateando mais ainda o custo do acesso das lan houses, como tem feito o governo do Estado do Rio, colocando acesso livre nas favelas, em Copacabana, etc?

Pois bem, agora nos perguntamos qual é o é o próximo passo. Como transformar orkutianos em cidadãos 2.0? Gerar educação e renda?

Já que um computador em rede e no Orkut capacita para entrar no novo ambiente ecológico informacional, é um grande passo, mas não tira ninguém do lugar social que está.

É preciso projetos diferentes, outros Orkuts, menos Big Brothers, para estimular novas atividades e ações. É preciso criar, por exemplo, uma rede de professores 2.0. Se o professor muda a cabeça, muda a escola.

Curso de reciclagem em todo o país: professor 2.0 ensinando professor 2.0.

(Um bom exemplo de rede social não Big Brother é o Radiotube, por exemplo, reunindo rádios comunitárias do Brasil inteiro, para compartilhar programas e ideias, projeto como apoio da Petrobras.)

É preciso mais!

De qualquer forma, o fato já nos mostrou uma direção. Muito mais do que Olimpíada, Copa do Mundo, precisamos colocar dinheiro em projetos concretos e realistas.

Apoiar, estimular, dar recursos e, principalmente, valorizar e reciclar os profissionais que multiplicam como os de educação, bibliotecários, de saúde no novo ambiente informacional.

(Quem mora no Rio sabe que o Pan deixou um rastro de desperdício na cidade.)

Chega de viajar na maionese! Que tal para começar uma estátua do Orkut Buyukkokten bem na Praça dos Três Podres Poderes para que todos os orkutianos brasileiros em caravanas cíclicas possam render homenagem ao pai da Web 2.0 brasileira, que, por sinal, é turco. (Não sejamos bairristas, o mérito a quem merece!!!)

Você é a favor? [Webinsider]

.

Sobre o autor

Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus), coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet. Mais dele no blog CNepomuceno e no Twitter.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ comunidades ] [ conteúdo colaborativo ] [ formação profissional ] [ aplicativos web 2.0 ]

Comentários

22 pessoas comentaram o artigo "Orkut Buyukkokten merece uma estátua em Brasília"

Edelmar Ziegler Data: 07/04/2009 às 2:13 pm

Atividade:

Cidade:

Eu concordo, orkut e’ uma droga mas fez pelos usuarios da internet brasileira mais do que todas as universidades federais juntas, e muito mais do que qquer deputado/ministro jamais fara’.

Acho q o proximo passo e’ remover todo e qualquer imposto da producao e importacao de computadores de qualquer porte. Isso daria folego pro mercado e criaria demanda que eventualmente justificaria producao hi-tech em territorio tupiniquim. E’ isso ou ser um exportador de minerio de ferro e soja pra sempre…

Fora isso, so’ a frase “Quantos deputados e senadores deixaram de levar um percentual?” ja’ vale a leitura desse artigo.

Túlio Vargas Data: 07/04/2009 às 2:26 pm

Atividade: Consultor

Cidade: São Paulo-SP

Que tal os deputados, senadores, vereadores, prefeitos, etc.. Ha sim..também o LULA, nao criar um perfil no ORKUT, dai assim quem sabe o povo Brasileiro passa a cobrar mais dos mesmos e assim construir um BRASIL melhor !

tá ae a dica..

[]´s

Fernando Nery Data: 07/04/2009 às 3:03 pm

Atividade: Advogado

Cidade: São Paulo

Acho mesmo que os projetos de inclusão digital de LULA andaram de mal a pior, em razão dos orkuteiros terem resolvido boa parte da apatia que havia à tecnologia, além do medo do desconhecido. Infelizmente esse monumento, merecido, só será lembrado caro redator por pessoas do meio virtual que entendam o valor da contribuição. Parabéns pelo artigo.

Fábio Santos Data: 07/04/2009 às 3:23 pm

Atividade:

Cidade: Niterói

Concordo que o Orkut foi o grande atrativo para que boa parte dos jovens e adultos do país se interessassem por computador. E diferente de muitos creio que o atual governo ajudou sim este cenário, a redução de impostos estimulou a compra de pcs domésticos. Hoje se compra um pc por 800 reais parcelado em 24x!!!

Esta era a principal barreira a ser vencida, agora relativo à conectividade, creio que o caminho seja o aumento da concorrência no setor de banda larga e estímulo a conexões de massa.

Não creio que caiba ao estado disponibilizar gratuitamente acesso à internet e sim ao mercado.

Carlos Nepomuceno Data: 07/04/2009 às 4:34 pm

Atividade:

Cidade:

Pessoal, grato pelos comentários…

Sobre este ponto levantado pelo Fábio:

“Não creio que caiba ao estado disponibilizar gratuitamente acesso à internet e sim ao mercado.”

Não seria a rede algo parecido com o que temos hoje da luz de rua e rede de esgoto?

A idéia de antenas Wi-max cobrindo toda a cidade para um acesso básico é algo que começa a ser bem difundido em várias cidades do mundo.

abraços
Nepomuceno.

MissMoura Data: 07/04/2009 às 8:24 pm

Atividade: Analista de Mídias Sociais - Agência Frog

Cidade: Rio de Janeiro

Bela proposta, Carlos.
Isso me lembra uma discussão que levantei na rede Peabirus exatamente há um ano. Eu sugeria o Orkut como a rede social propulsora das mídias sociais no Brasil.
Concordo com a sua exposição e creio que daqui em diante não teremos mais uma grande rede concentrando a massa, mas, a partir do aprendizado, os brasileiros passarão a explorar novas redes.
Se puder, dê uma olhada na discussão. O tópico continua ativo neste link: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=9597
Quanto ao governo, não esperemos dele qualquer atitude… infelizmente.
Abraços;
Miss.

Alex Hubner Data: 08/04/2009 às 2:23 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Carlos, vale a pena conhecer o projeto Amazonas Digital, um programa do Governo do Amazonas que busca trazer internet sem fio a todos os municípios do interior do Amazonas (via WiFi e pré WiMAX):

http://knol.google.com/k/denis-minev/o-que-o-amazonas-digital/2ytmjjwhtfiln/24#

Estou tendo a oportunidade de ver reflexos deste projeto (e outros de cunho Estadual) que são dignos de nota e menção em se tratando de política pública para inclusão digital.

Fred Data: 08/04/2009 às 9:31 pm

Atividade: estudante

Cidade: Floripa

Seria bom ao invés de Lan-houses, o governo incentivar e custear “Bibliotecas-houses”, assim a inclusão digital e incentivo a leitura ao menos serão mais atraentes para os jovens que gastam o dinheiro de seus pais por horas na lan…ah! e orkut e games devem ser liberados nas bibliotecas e telecentros, senão a inclusão digital e sociedade da informação será apenas uma utopia.

Elia Data: 08/04/2009 às 10:15 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Respeito o ponto de vista, mas acho que encarar o orkut como inclusão digital não é um bom caminho.
Boa parte dos usuários não aprende nada na internet, não a aproveita da forma que deveria. É mais ou menos usar livro como calço de sofá.
Estimular uso de tecnologia sem estimular a cultura é inútil. Não a toa a frase de Bill Gates ficou tão conhecida: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros”.

10° Fred Data: 09/04/2009 às 12:15 pm

Atividade: estudante

Cidade: Floripa

Orkut não pode ser considerado como inclusão digital, hoje as crianças e adolescentes já nascem sabendo…sempre um amiguinho ensina o outro a usar…
Elia, claro que só orkut não basta é preciso uma conscientização, informação humanista e educação cidadã para jovens sobre uso de redes sociais e recursos disponíveis na internet, assim farão bom uso da internet.

11° Gerson Data: 10/04/2009 às 12:42 pm

Atividade:

Cidade:

Para mim, mais que o Orkut, o MNS messenger, simboliza tudo isso…

12° Kaléu Caminha Data: 10/04/2009 às 4:29 pm

Atividade:

Cidade: Florianópolis

@Fábio Santos hoje a internet é um grande diferencial para qualquer estudante/trabalhador.

Manter uma faixa da população dependendo do mercado para ter acesso a ela é mantê-los excluídos, acredito sim que esse é um dever do estado.

O nepô também comentou que precisamos de mais orkut’s, gostaria de lembrar (nem sei porque ele mesmo não comentou) que hoje já existem ferramentas livres de altíssima qualidade para a criação de “Orkuts” especialistas.

Uma delas é o próprio ICOX (sendo um dos idealizadores o pŕoprio nepô): http://www.icox.org.br/

E a outra é o Elgg , na minha opinião mais fácil de instalar e começar a usar que o pŕoprio ICOX, que inclusive já tem uma comunidade se formando aqui no barsil .

Ou seja, é possível a qualquer uma proveitar um pouco mais do que o Orkut fez pelo Brasil.

13° Kaléu Caminha Data: 10/04/2009 às 4:30 pm

Atividade:

Cidade:

Links do comentário acima

Elgg: http://elgg.org/
Elgg Brasil: http://elgg-brasil.org/

14° Welton Matos Data: 11/04/2009 às 2:58 pm

Atividade: Design

Cidade: São Paulo

Sou a favor de lan house é um bom começo para gerar uma igualdade.

Mas fico muito preocupado com o fato de que seja tratado simplesmente assim.

Transformar o usuário em um viciado em orkut e msn não é promover inclusão digital, isso faz mais parte da realidade social. Da cultura de massa.

Os telecentros e até mesmo as escolas precisam se preocupar com o que é Inclusão Digital. E a sustentabilidade (lucro sobre lucro).

Sou ligado em orkut, msn, blogs, facebook (estou neste momento conectado), mas essas ferramentas todas não tiram a credibilidade e aimportância de um bom PROFESSOR CAPACITADO.

Trabalhando em uma rede, professor 2.0 ajudando professor 2.0 como você diz. parabéns pelo artigo.

15° Diego Camara Data: 12/04/2009 às 9:56 pm

Atividade: Jornalista

Cidade: São Paulo

Acredito que você esteja totalmente correto em seu texto. O Orkut é necessário, é um começo do aprendizado e sim, as pessoas aprendem muito nas comunidades conforme são sincronizando seu aprendizado na escola ou no trabalho ao que a internet oferece.

Não é uma inclusão cultural, porém, é social, e isso é um início necessário, já que começamos pelo lado errado da evolução (não temos o nível educacional dos países de primeiro mundo, portanto cobrar maior conhecimento do usuário da internet é impossível atualmente).

Vale lembrar apenas que não foi a prefeitura do Rio de Janeiro que encabeçou o projeto de internet na favela, mas sim uma organização em primeiro lugar.

De resto meus parabéns, eu acredito que a inclusão virtual é um primeiro passo, agora veremos se conseguimos dar o segundo.

16° Carlos Nepomuceno Data: 13/04/2009 às 10:22 am

Atividade:

Cidade:

Pessoal,

alfabetizar = aprender a ler;

inclusão digital = aprender a usar computador;

inclusão digital em redes sociais - aprender a se movimentar no mundo das redes sociais.

Tudo isso são ferramentas, como o português, ou o inglês para você estabelecer contato, trocar e obter informações.

O Orkut nos colocou nesse patamar de aprendizado.

É importante agora um passo adiante com essa capacitação já feita.

Professores, bibliotecarios, profissionais de todo tipo trocando em redes sociais.

Valeram os comentários!!

abraços,

Nepomuceno.

17° Silvio Delgado Data: 23/04/2009 às 1:08 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Concordo plenamente com você, Carlos.
Inclusão digital é uma coisa, comunicação é outra.
A primeira é ferramenta da segunda. Importantíssima, diga-se de passagem.

Muito bom artigo! Parabéns!

18° Felipe Silveira Data: 26/04/2009 às 1:44 am

Atividade: Engenheiro de Software

Cidade: Campinas

Oi Carlos,
Parabens pelo artigo.

claro que o orkut eh apenas um exemplo, mas mais importante do que ele eh o fenomeno da internet colaborativa - que impulsionou o crescimento da rede como um todo.

Alias, a internet evoluiu pq os usuarios tornaram-se participativos ou os usuarios tornaram-se participativos pq a internet evoluiu?

O enigma tostines eh bem colocado neste contexto…

19° Carlos Data: 16/10/2009 às 1:04 pm

Atividade:

Cidade:

Graças ao Orkut os jovens burros ou burrificados tem seu espaço!!! Viva aos idiotas do Orkut.

20° Sami Data: 20/10/2009 às 3:02 pm

Atividade:

Cidade:

Não! Eu não acredito que eu li isso. Fazer uma bosta de uma estátua para um cara que contribuiu para que um monte de favelado e analfabeto usasse a Internet?

Com licença, vou até o banheiro dar um tiro na cabeça. Definitivamente viver nessa BOSTA de país virou motivo de piada.

21° Lucho Data: 23/10/2009 às 7:30 pm

Atividade:

Cidade:

Ah gente! Por favor. Querer que o presidente erga uma estátua para um funcionário do Google? Sim, porque é isso que o Mr. Büyükkökten é. Ou era. Vai saber se ele foi demitido ano passado.

O Orkut (pessoa) criou o orkut (site) como um projeto pessoal e para aumentar a influência do Google na rede mundial de computadores. Em nenhum momento ele pensou em usar a sua criação como ferramenta para inclusão digital dos brasileiros. Se usaram para isso, é outra história.

E outra coisa. Como o Elia bem disse, boa parte dos orkuteiros brasileiros não conhecem a Internet e a usam de maneira adequada. Esse pessoal conhece e usa única e exclusivamente o orkut. E mais nada.

PS: Imagino uma estátua do Orkut construída em Brasília. Boa parte da população brasileira ia passar em frente à ela e indagar “Quem é esse cara?”.

PS2: Caso futuramente isso aconteça com o Facebook, vão querer que o próximo presidente erga uma estátua em homenagem a Mark Zuckerberg?

22° Carlos Nepomuceno Data: 26/10/2009 às 9:26 am

Atividade:

Cidade:

Lucho,

acredito que vc não tenha pescado a ironia do texto.

Questiona-se aqui a inclusão digital e, na verdade, como ela acabou se dando.

O Orkut teve papel fundamental, mais o site do que a pessoa, mas devemos algo a ele sim, não sei se uma estátua, mas o reconhecimento.

Abraços, valeu o comentário, Nepô.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Telecentros, inclusão digital e software livreNosso amigo conta como funciona o programa Telecentros, iniciativa que procura promover melhorias educacionais e financeiras com o uso acompanhado da tecnologia e que já supera o que outrora pareceria uma tarefa impossível. Por Welton Matos

O capital quer uma nova escola. A atual já não serveA escola que teve o incentivo dos poderes hegemônicos da sociedade e serviu muito bem a eles durante anos, conforme protestou Paulo Freire, agora dá uma guinada. Os interesses do capital estão mudando. Por Carlos Nepomuceno

Fernand Alphen

As redes sociais e a democraciaEm nossa democracia, é muito baixa a possibilidade de decidir e intervir. A única delas é o voto, pouco para um exército acostumado a clicar, a escolher tudo a toda hora. Por Fernand Alphen

Cultura wiki facilita o processo de educaçãoWikis potencializam a aprendizagem pela colaboração. Para aumentar as chances da cultura wiki ser impregnada na comunidade estudantil, o gestor do ambiente deve fazer uso de algumas práticas em arquitetura, motivação e interação. Por Alexandre Lopes

A internet nos deixa mais inteligentes e estúpidosAutor de The Dumbest Generation defende a tese de que os nascidos já na internet convivem com informações irrelevantes e dificuldades de concentração. Não confie em ninguém com menos de 30 anos, diz a capa. Será? Por Maira Costa

Você pratica o e-learning, já tinha reparado?O professor orienta os alunos a acessar sites de referência e comunidades sociais. Em conferências no Skype, interessados compartilham conhecimentos e pontos de vista. Isso já é e-learning. Por Ricardo Carvalho

Conheça números da educação brasileira. E pressionePesquisas que analisam o sistema educacional brasileiro podem ser vistas online. É importante conferir os censos e usá-los como instrumento de pressão por uma melhor qualidade de ensino. Por Sthefan Berwanger

A importância do Orkut para o brasileiroO Orkut foi para muitas pessoas a primeira grande experiência marcante com a internet. A primeira vez como usuário ativo a fazer parte da Rede - e sofrer as conseqüências. Temos que aprender a conviver. Por Julio Daio Borges

Webinsider