Webinsider

Mobile

Uma teoria da conspiração para a portabilidade

19 de fevereiro de 2009, 20:22

Nosso amigo ficou pensando: a possibilidade de trocar de operadora e manter o número de seu aparelho de celular é bom para o público, claro. Mas na prática só vai aumentar a receita das operadoras. Você concorda?

Por Murilo Gun

Essa semana começou na minha cidade (Recife) a tal da portabilidade numérica dos telefones celulares. As operadoras, a imprensa e o próprio governo estão “vendendo” a portabilidade como sendo um grande benefício para os usuários, que poderão trocar de operadora e manter o seu número.

Entretanto, na minha opinião, a portabilidade traz mais malefícios do que benefícios para os usuários. Digo mais: acho que a portabilidade é uma grande estratégia das operadoras para aumentar as suas receitas.

Vou explicar… como todos sabem, em qualquer operadora o custo do minuto é bem mais barato quando a ligação é feita para um número da mesma operadora. Algumas operadoras, inclusive, fazem promoções em que o usuário ganha centenas de milhares de minutos gratuitos para ligar para números da própria operadora.

Com o advento da portabilidade, à medida que os usuários trocarem de operadora e mantiverem o seu número, ninguém mais conseguirá identificar a operadora através do número do telefone. Com isso, vamos acabar ligando para um número achando que é da nossa operadora - mas não é - e vamos pagar um tarifa bem mais cara.

Concordo que a portabilidade acirra a concorrência entre as operadoras. Mas a quantidade de usuários não vai diminuir - e sim aumentar - havendo apenas uma redistribuição dos usuários entre as operadoras.

Ou seja, o universo de usuários será o mesmo, só que distribuídos de forma diferente entre as operadoras, sendo que agora cada usuário vai pagar tarifas mais caras. Isso significa aumento de despesa para os usuários e de faturamento para operadoras.

Faz sentido? [Webinsider]

.

Sobre o autor

Murilo Gun (murilo.gun@gmail.com) é gerente de produtos da Cartello.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ mobile ] [ usuário final ] [ celular ]

Comentários

27 pessoas comentaram o artigo "Uma teoria da conspiração para a portabilidade"

Ricardo Shou Data: 19/02/2009 às 8:49 pm

Atividade:

Cidade:

Concordo em parte, pois as operadoras estão emitindo um sinal sonoro (diferente de cada empresa) antes de cada chamada.

Cesar Data: 19/02/2009 às 9:04 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Faz bastante sentido pois, ainda que algumas operadoras tenham colocado sons pré-conexão identificando os números que pertencem à mesma operadora, muitos usuários nem prestam atenção nisso.

Eu acredito que, com os smartphones em alta(mesmo com os valores proibitivos dos pacotes de dados em 3G) e com o relativo aumento da área de cobertura 3G em muitas cidades, aplicativos para Symbian ou Windows Mobile comecem a usar bem o VOIP e, aos poucos, nós(usuários) encontraremos novas formas de usar o telefone pra economizar…

É a boa e velha busca pela melhor relação custo-benefício.

Abraços

rev. Beraldo Data: 19/02/2009 às 9:08 pm

Atividade: Estudante

Cidade: São Carlos

Sim, faz TODO o sentido.

Rodrigo de Moraes Data: 19/02/2009 às 9:09 pm

Atividade:

Cidade:

Caro Murilo
Concordo com seus comentários, mas vale lembra que as empresas já estão se preparando para essa situação, a Claro, operadora do meu celular, adaptou para que cada vez que seja efetuada uma chamada para outro Claro, antes do outro telefone chamar, toca um som para você saber se ainda é um claro ou não!
Espero que as outra empresas ajam da mesma maneira para a identificação de operadoras para que haja uma concorrência maior entre elas e pessamos nos beneficiar com isso!
Abraços

Victor Data: 19/02/2009 às 9:17 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Curitiba

ola a voces, tenho problemas para digitar porque estou no mac, mas voce apresentou uma visao sem sentido , uma vez que as operadoras em frente a portabilidade tiveram de criar uma maneira dos usuarios se descobrirem. antes de ~dar a linha~ para a ligasao , um barunho da operadora indica para quem voce esta ligando , cata um tem o seu , tipo tutututu , trimtrim… a portabilidade para falar a verdade gera muitas dificuldades para uma empresa, e com o numero de irregularidades, nos proximos messes vamos ver uma galera pensando merda e indo atraz de seus direitos por mau atendimento, demora, e pela grande dor de cabesa que e mudar de operadora

Bruno Data: 19/02/2009 às 9:21 pm

Atividade:

Cidade: Joao Pessoa

cara, vc ta meio desinformado qt a portabilidade… as operadoras colocam “sinais” para indicar se vc estah ligando para a propria operadora. por exemplo: a Claro tem um barulhinho antes de comecar a chamar, indica que vc estah ligando para a claro, a TIM a mesma coisa, a Oi diz: “outra operadora” a vivo nao sei como faz, mas se as outras fazem, certamente ela deve ter uma estrategia parecida… []s

Elvis Alves Data: 19/02/2009 às 9:27 pm

Atividade:

Cidade:

Em certos pontos você está correto. Se uma pessoa gosta de uma operadora e porta seu número para ela, seus familiares poderão pagar mais caro nas ligações, até porque família sempre compra celulares da mesma operadora para já falar mais barato. Porém como alguns falaram ai em cima, as empresas já estão se adaptando, entre as que estão colocando toques para identificação estão: Oi, TIM e Claro. A ‘grande’ VIVO nem ’sinal’ ainda e as outras não sei.

Portabilizando Data: 19/02/2009 às 11:09 pm

Atividade: catucador de feridas

Cidade: Itu

Gente ignorante e que não para nem 2 minutos para ler sobre um assunto não deveria se achar em condições de opinar barbaridades sobre um determinado assunto, ou mesmo de publicar seus absurdos por ai.

Interessante é perceber que logo no primeiro comentário já surge um lampejo de esperança com alguém jogando um mínimo de verdade para mostrar pra qual lado a realidade vai.

Em tempo, se portabilidade fosse do interesse das operadoras, elas não teriam sido contrárias a sua implementação. Basta alguns minutos buscando notícias da época em que isto foi definido pela Anatel para ver como de fato as coisas são.

Code 7bit Data: 19/02/2009 às 11:12 pm

Atividade:

Cidade:

Hahahhahahah ahhahahahhaha ahahhahahaha… coff.. coff…

Acorda meu.. Não sei o que você anda cheirando, fumando injetando… Mas ta lhe fazendo muito mal…

Você sabe por que existe isso de ligar pra um numero da mesma operadora ser mais barato???

Com certeza NÃO É pra você só ligar/falar mais com quem tem um celular da mesma operadora…. Isso é um bônus que você ganha… Isso foi feito para as pessoas obterem linhas da mesma operadora, principalmente as famílias… Não pra você falar mais barato com uma pessoa que você conheceu em uma festa…

E você acha que elas não faram algo para que a pessoa identifique se é ou não?? Se uma operadora fizer, as outras vão correndo atras pra fazer também… Caso contrário elas vão perder muitos clientes….

ACORDA MEU!!! ACORDA!!!! SAI DO MUNDO EM VOLTA DO TEU UMBIGO!!

Nessas empresas existem profissionais, embora muitos estagiários façam cagadas…

10° Rodrigo de Moraes Data: 19/02/2009 às 11:24 pm

Atividade:

Cidade:

pelo jeito o pessoal posta sem ler os outros comentários… hehe

11° Murilo Gun Data: 20/02/2009 às 12:08 am

Atividade:

Cidade:

Mesmo que as operadoras estejam colocando este aviso sonoro, é inegável que complicou bastante a identificação da operadora. Além disso, muita gente desconhece o significado desse sinal sonoro e/ou nem presta atenção.

12° Fagundes Data: 20/02/2009 às 12:35 am

Atividade: policial militar

Cidade: Caxias-Rs

realmente o problema esta nos mais idosos que em sua maioria nem sequer aprenderam a utilizar um celular com todas as suas diferencas tecnologicas e nao acompanham a celeridade desses processos.
Doravante fica para os jovens uma facilidade a mais e com o plus de identificar tais sinais ja outrora comentados.esperamos que tenham paciencia de elucidar essas manifestacoes para seus antecendentes.

13° Amerie Data: 20/02/2009 às 4:10 am

Atividade:

Cidade:

Lixo de artigo… Perdi meu tempo lendo isso..

14° Edgar Junior Data: 20/02/2009 às 4:38 am

Atividade:

Cidade:

Concordo em parte, pois as operadoras estão emitindo um sinal sonoro (diferente de cada empresa) antes de cada chamada identificando que vc esta ligando pra um numero deles.
[2]

15° André Terenzi Data: 20/02/2009 às 6:42 am

Atividade: Analista de sistemas

Cidade: Brasilia

Este post é o maior absurdo que eu já li, me impressiona muito que um site de respeito como o webinsider publique algo assim. Primeiro ponto errado na lógica do autor: Das quatro grandes operadoras de telefonia móvel (Oi/Brt, TIM, Vivo e Claro) duas (Vivo e TIM) tem tarifas iguais para qualquer tipo de chamada, desde que seja um cliente pos pago, um delas a claro avisa se vc esta ligando para um numero da mesma operadora no instante da ligação, as demais fornecem ferramentas em seu web site para verificar se o numero pertence ou não a operadora. Outra coisa que deve estar na mente das pessoas é que a portabilidade numérica funciona para telefones fixos também, e nestes casos com exceção de alguns benefícios extras para ligações dentro da operadora, fornecido por algumas operadoras, o preço da ligação é sempre o mesmo. Agora, esclarecidos os absurdos encontrados nesta teoria amalucada deste autor, gostaria de saber o seguinte: Por acaso é preferível a falta de liberdade de escolha a possibilidade de lucro das empresas? É tão ruim assim que as empresas de telefonia lucrem que vale a pena abrir mão da liberdade de escolher qual operadora queremos que nos sirva, sem abrir mão do numero de telefone?

16° Vinicius Data: 20/02/2009 às 8:06 am

Atividade:

Cidade:

Olha, pode até ser isso que você diz, mas até agora só vi a Claro cobrar tarifas diferentes nas ligações dentro de um mesmo ddd.
As outras operadoras na minha cidade (inclusive uma aqui da região) só possuem uma tarifa, desde que a ligação seja para o ddd aqui da região (ou seja, para fixo, mesma operadora ou operadora diferente o valor é o mesmo…) - tanto em planos família quanto empresa.
E só pra constar: a Claro tem as piores tarifas, mesmo quando as ligações são Claro-Claro.

17° Xistosfóstenes Data: 20/02/2009 às 8:47 am

Atividade:

Cidade:

Cada coisa que eu leio por aqui…
Por acaso você vai ligar ou deixar de ligar para alguém porque o celular é de outra operadora? Só se estiver ligando para jogar conversa fora… e quem faz isso não está preocupado com economia, certo?
O exemplo das famílias, por exemplo… se uma das pessoas muda de operadora, é só contar para os outros, se são pessoas tão próximas assim a ponto de terem comprado originalmente da mesma operadora para falar mais barato.
Além disso, tem quem consiga saber hoje em dia que número é de qual operadora? A pessoa tem que ser fanática por telefonia celular.
Por isso, para mim, isso tudo que disse não faz qualquer sentido.

18° Denis Data: 20/02/2009 às 10:01 am

Atividade:

Cidade:

Não faz sentido já que o site das operadoras tem por obrigação fornecer os números que estão cadastrados em suas redes.
Segue abaixo um site que informa a operadora com base no número do cel.

http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/

19° Murilo Gun Data: 20/02/2009 às 10:26 am

Atividade:

Cidade: Recife

Considerando o questionamento central do artigo “Faz sentido?”…. pelo jeito, não faz

20° Leandro Endo Data: 23/02/2009 às 2:36 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Nada a ver! As operadoras perdem com a portabilidade - não fosse verdade, não haveria as multas de antigamente, como medidas anti infidelidade dos clientes. As promoções são criadas para fidelizar os clientes (não o contrário) e em certas situações você ganha minutos grátis, para falar com telefones pré-determinados, como o da sua esposa, ou filhos por exemplo, assim sendo, você certamente saberá qual a operadora dessas pessoas mais próximas.

Se as ligações ocorrem dentro de uma mesma operadora, os custos em tese ficam dentro de casa. Eu VIVO prefiro manter meus clientes usando a minha rede do que usando a rede do concorrente.

Me parece uma questão bastante óbvia!
Não entendi mesmo o nexo do argumento do autor.

21° Lenerci Júnior Data: 23/02/2009 às 4:52 pm

Atividade: Web Designer

Cidade: Contagem / MG

Não concordo.

Antes um usuário da Operadora “Y” tinha que trocar o número e comprar outro chip para se tornar usuário da Operadora “X”. Dessa forma o cara mantinha os 2 chips durante a fase de “transição”.

Com a Portabilidade, eu posso ser usuário da Operadora X, Y, Z com o mesmo número.

A questão do “aviso sonoro” é pra mostrar quando um número é da mesma operadora. Dessa forma, os descontos continuarão os mesmos.

22° sergio Data: 26/02/2009 às 4:00 am

Atividade: editor do infonetnews e estudante de ciencia da computação

Cidade: Joinville

“(…)Mas na prática só vai aumentar a receita das operadoras. Você concorda?”
não concordo…
os comentários do pessoal aqui estão muito agressivos… o autor expressou o ponto de vista dele, e eu achei que ele pensou mal, pois viu só um ponto e acabou enfatizando a questão toda nele..
A portabilidade traz mts problemas para as companhias telefonicas.. eu tive o privilégio de assistir uma palestra de uma ex-aluna do meu curso na minha universidade, a qual hj é uma funcionária de alto cargo na TIM, e ela explicou bem como a portabilidade ia dar trabalho para eles. Realmente não tem como ver essa negatividade toda,como o autor ressaltou, mas eu vejo isso como sendo uma consequencia bem possível, afinal, se vc ta na rua e vê um imóvel pra comprar, e o numero do cel p contato eh um numero qualquer, e vamos supor que vc tenha creditos de graça da sua operadora se ligar p outro numero da msma operadora… Vc nao vai esperar chegar em casa pra ir verificar na internet se o numero eh ou nao da sua operadora… ah.. há vários contextos em que se pode aplicar.. tenho ctza q cada um pensaria em um..

23° Simei Data: 03/03/2009 às 9:54 pm

Atividade: Webdesigner

Cidade:

Não concondo porque quem está satisfeito com sua operadora não vai trocar, qual seria o sentido disto, apenas faz sentido ficar com o número e trocar de operadora quando a mesma não está atendendo o cliente de maneira eficiente principalmente em relação a qualidade de sinal, em determinado locais um operadora não tem um bom sinal enquanto a concorrente tem um sinal melhor, ao invés de trocar e número e ter todo o trabalho para avisar os clientes, vc troca apenas de operadora e continua com seu lindo número, é um a maravilhosa solução para o cliente que fica livre para escolher onde quer ficar.

Agora se vc quiser verificar se o número é da operadora X entra no site da operadora e faça a pesquisa.

24° Alberto Costa Data: 04/03/2009 às 1:01 am

Atividade:

Cidade:

Cá entre nós: alguém gasta um nanossegundo sequer decidindo se liga ou não, dependendo de a qual operadora pertence o telefone a ser chamado?
Imagine o sujeito pensando com seus botões: “não posso ligar para esse prospect, porque o celular dele é de outra operadora e a ligação vai ser mais cara. Melhor atravessar a cidade e ir até o escritório dele - 50km, ida e volta - para agendar a visita de amanhã. Ou, melhor, sujeitos como esse, que usam celulares de outra operadora, não merecem minha visita. Vou deixá-lo para o concorrente!” Hahahaha… Quem tem tempo e gasolina (que custam muito mais que ligação de celular) para gastar com essa bobagem? Adolescentes passeando no shopping (”não posso ‘ficar’ com você - você é linda e gostosa, mas usa celular de outra tribo, a VIVO”)? Secretárias de consultórios médicos confirmando consultas (”o doutor vai atendê-la amanhã assim mesmo, minha senhora, mas da próxima vez a senhora deve nos fornecer um número de celular da CLARO, ok?”)? Vendedores segmentando seus mercados (novo critério para responder à pergunta do Drucker, “quem é o meu cliente?”: só prospects com celular da TIM)? Como piada para terminar a noite, achei tudo ótimo, já que hoje não é dia do CQC. Daqui prá cama, e sonhar que estou ligando do meu TIM para um prospect na Venezuela - já pensou? Isso seria motivo para molhar o lençol, de medo que o Cháves, com o lucro da operadora estatizada, acabe comprando a dívida dos bancos americanos e dominando o mundo. Brrrr… Arrepiei-me todo só de pensar…

25° André Bruno Data: 05/03/2009 às 1:47 am

Atividade:

Cidade: Brasília

Desculpe, mas não faz nenhum sentido o que vc escreveu.

26° Bruno Xavier Data: 08/03/2009 às 9:26 pm

Atividade: Analista

Cidade: Goiânia

Em parte caro ,Murilo!Pois o ganho da telecom em caso da PORTABILIDADE advém da fidelidade que o cliente paga pelo contrato quebrado.e a situação atual e que apenas 35% das operações com portabilidade ate o momento foram concluídas outros 65% não são concretizadas por motivos diversos,mas grande parte se deve ao beneficio que a operadora disponibiliza para manter o cliente em sua BASE…

27° Marcelle Data: 26/03/2009 às 7:59 pm

Atividade:

Cidade: Rio de janeiro

Quando absurdo!
perdi meu tempo lendo isso!

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Aleksandar Mandic

Você está bem conectado? No ano passado a oferta de banda larga cresceu e hoje temos mais velocidade a menor custo. Lembrando que a média da França é 17,6 Mbps contra 1 Mbps aqui. Por Aleksandar Mandic

Amanhã de manhã eu vejo isso (um dia em 2011)Naquela noite, daqui uns anos, o anunciante foi dormir feliz abraçado com seus paradigmas de mídia, mas teve de acordar perdido para um cenário de inclusão digital que não conseguiu enxergar. Por Marcelo Vecchi

O iPhone repete um pouco o fenômeno Second Life? O iPhone e a internet móvel vieram para ficar. O que lembra o Second Life é a preocupação de algumas empresas em “estar no iPhone” sem pensar na pertinência e na abrangência do projeto proposto. Por Eric Santos

Uma foto vale mais do que momentos vividos?Um comportamento comum é filmar e fotografar excessivamente, postar demais e de certa forma viver os momentos mais como documentarista do que participante real dos acontecimentos. Você concorda? Por Leonardo Dias

Tim Berners-Lee aponta: semântica e data portabilityEle inventou a web, digamos assim, e na Campus Party mostrou de novo o amanhã: os dados que se combinam e fazer emergir aquilo que estiver organizado e padronizado. E vamos defender os padrões abertos.
Por Diego Gomes

Para quem está escolhendo um plano de acesso 3GNosso amigo não pode ter internet via cabo ou telefone; só se for sem fio. Como depende muito de modems 3G, com o tempo foi aprendendo alguns truques úteis para quem está escolhendo entre as opções das operadoras. Por Peterson Abelha

E por que não portabilidade de dados de verdade?A idéia de data portability vai além da comunicação entre as diversas redes sociais. Hoje as plataformas disponibilizam os dados, deixam que sejam acessados por outros sites, mas não os tornam portáveis. É pouco. Por Diego Gomes

Portabilidade, por que algumas não querem?As operadoras não terão problemas técnicos com a chegada da portabilidade, prevista em contrato há dez anos. Terão custos a mais e maior concorrência, que vai atrapalhar as menos capacitadas. Por José Antonio Milagre

Webinsider