Webinsider

Redação, edição - Educação e ensino

É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?

12 de fevereiro de 2009, 10:45

O termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca, que já entrou para o dicionário, seria uma redundância: o significado do significado. É mico dizer logomarca?

Por Juliana Galati

No dia-a-dia trabalhando em uma agência de marketing, me deparo muito com o termo logomarca usado por profissionais de diversas áreas de comunicação. Na escola aprendemos que logotipo seria mais correto.

Mas, por que se importar tanto com uma palavra? Não é importante apenas o entendimento do que queremos expressar?

Agora vai a minha opinião de jovem profissional: a maioria dos brasileiros compreende quando o termo logomarca é utilizado; a palavra já se encontra em dicionários e nos manuais das grandes empresas. Mas isso não justifica a falta de coerência que encontramos na palavra logomarca.

Nos estudos de design aprendemos a projetar, conceituar e executar da melhor maneira possível. Já passamos por muitos desentendimentos em nossa área, sobre o que fazemos e como fazemos. Então não podemos permitir que outras áreas e profissões definam os termos certos a serem utilizados!

Claro que não podemos exigir que leigos e pessoas de outras áreas entendam tudo sobre significados e origens de palavras, mas quem trabalha com comunicação leva a profissão a sério e se diferencia de amadores e micreiros.

Assim, nosso dever enquanto profissionais é sempre buscar os significados corretos e transmiti-los para nosso clientes, colegas de trabalho e faculdade.

Em um artigo para o site designGráfico, Gilberto Alves Jr. analisa os termos mais usados da logotipia, buscando nos significados das palavras que estruturam o termo qual a forma correta de utiliza-los e ainda esclarece a dúvida para designers, publicitários e interessados.

Descendo à raiz das palavras, o termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca seria um termo redundante: o significado do significado.

Mas e você, o que pensa disso?

  • acha que tanto faz o termo, pois o importante é a comunicação e um trabalho bem feito
  • acha importante buscar sempre a maneira mais correta de se expressar
  • acha que a língua é viva e nem sempre passível de controle

Comentários são bem-vindos. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Juliana Galati (julianagalati@gmail.com) é assistente de arte da Navigators e cursa o 8º semestre de Desenho Industrial.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ banners ] [ formação profissional ] [ e-mail marketing ] [ publicidade ] [ Comunicação corporativa ]

Comentários

37 pessoas comentaram o artigo "É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?"

Henry Hingst Data: 12/02/2009 às 11:07 am

Atividade: Diretor de Arte

Cidade: Sorocaba

Dizer “logomarca” é coisa de “vendedor” (atendimento).

Flavio Vidigal Data: 12/02/2009 às 11:23 am

Atividade: Diretor de Criação Digital e Designer

Cidade: Curitiba

Oi Julana parabéns pelo artigo e por levantar essa questão.

Bom, segundo o aprendizado e a visão mundial que os profissionais tem com relação as terminologias do design, a palavra “Logomark” não existe mesmo, o correto seria “Togotype and Symbol” , mostrando a junção dos icones gráficos com a tipologia utilizada, formando então uma assinatura visual.

Gilberto Strunk, soluciona essa dúvida de forma bem interessante no livro “Como criar idêntidades Visuais para Marcas de Sucesso”

erica Data: 12/02/2009 às 11:27 am

Atividade: publicitária

Cidade: RJ

Muitos livros de design defendem que logotipo é usado para qualquer marca em que conste apenas o nome. Já o termo logomarca seria usado nos casos em que o nome é acrescido de algum símbolo. Acho esta definição bem coerente. Assim, a marca da IBM seria um logotipo e a do McDonald`s uma logomarca.

Rodrigo Yoshida Data: 12/02/2009 às 11:31 am

Atividade: Webdesigner

Cidade:

Por mais que exista um termo certo ou errado, acredito que o termo que é mais utilizado se torna correto. O por quê disso? Se nós for pararmos pra pensar, de que lógica surgiram as palavras que nós falamos? Se formos olhar bem elas não seguem nenhuma lógica. Por que chamamos a “bola” com essa palavra?

Eu pessoalmente digo logotipo, não porque está certo ou aprendi assim, e sim porque sempre quando falo todos me entendem, no meio em que trabalho é assim e pronto.

Apenas procuro produzir meu material com qualidade, fazendo assim com que ele dê retorno para o meu cliente. O produto cumprindo seu papel tanto faz se eu o chamo de um jeito ou de outro.

http://tecnologiainc.blogspot.com

Vamoss Data: 12/02/2009 às 12:03 pm

Atividade: Designer

Cidade: Rio de Janeiro

Discordo com o Rodrigo e concordo com a Juliana.
Dizer que “o termo mais usado é o correto” é o mesmo que dizer que “nós vai” e “pra mim fazer” também estão corretos.

Nós, profissionais, temos que zelar sim para a correta linguagem de nossa profissão. A fim de amadurecer sempre nosso diálogo e empregar corretamente cada termo.

Já vi muita discussão sobre o assunto, não tomo Logotipo como certo, há outros termos como Logograma, Símbolo, Marca e apenas Logo que representa cada um coisas diferentes.

Abraços,
Vamoss

Elisandro Silva Data: 12/02/2009 às 12:10 pm

Atividade: WebDesigner

Cidade: Curitiba

Procuro sempre transmitir o conceito certo, LOGOTIPO.
Muitos me perguntam, qual a diferença? Respondo q na verdade é a mesma coisa, mas quando vc usa o termo LOGOTIPO, quase sempre as pessoas q não entendem muito do assunto associação com o desenho da marca.

Samuel Data: 12/02/2009 às 12:13 pm

Atividade:

Cidade:

“Acho importante buscar sempre a maneira mais correta de se expressar”…

…mas, infelizmente para indexação temos que colocar esta palavrinha errada em algum lugar do texto.

Afinal ninguém quer perder um bom contato por diferenças culturais.

Ana Paula Data: 12/02/2009 às 12:29 pm

Atividade: Atendimento e Planejamento

Cidade: Joinville - SC

Dizer “logomarca” não é coisa de atendimento não, viu?
É coisa de pessoas que não sabem o que é exatamente uma marca gráfica, um símbolo e um logotipo.
Tudo bem se o cliente disser “logomarca”, ele não tem a obrigação de saber. Já o profissional… Não, né?

Cristiano Data: 12/02/2009 às 12:59 pm

Atividade:

Cidade:

Adicionar “logomarca” ao dicionário é o mesmo que tratar “pobrema” como sinônimo oficial de “problema”, apenas por ser uma palavra muito usada por brasileiros.

Leigos até podem falar errado, mas não profissionais.

10° ricardo Data: 12/02/2009 às 1:09 pm

Atividade: Empresário

Cidade: São Paulo

Acho muito importante este Tema e dizermos realmente o que é correto, embora como tudo na vida, existe uma evolução e muitas vezes termos errados se tornam comuns no dia a dia.
www.megadigitalbrasil.com

11° fabiomalx Data: 12/02/2009 às 1:14 pm

Atividade:

Cidade:

o importante é a marca, logotipo ou logomarca ser bom.
funcionar e resumir a essência da idéia.

a gestão desta marca/logo/logomarca/icone/desenhinho/ é o que realmente importa.

como você chama é o de menos.

12° Monica Fuchshuber Data: 12/02/2009 às 1:18 pm

Atividade: Designer

Cidade: São Paulo

Olá Juliana!

Sou designer, então nunca uso a tal da ‘logomarca’.

Acho imprescindível que sejam utilizados os termos corretos em todas as áreas. No Design, não é diferente. Alguém confia em um médico ou num advogado que não saibam os termos corretos da sua profissão?

Os leigos não têm a obrigação de saber, mas nós temos!

Ah! Obrigada por citar a Lista Design Gráfico em seu artigo!

Abraços

Mônica

13° Nilo Borriello Data: 12/02/2009 às 1:30 pm

Atividade: Diretor Geral - W3Ag/CODDEX

Cidade: São José dos Campos - SP

Pessoal, interessante a discussão. Espero poder contribuir um pouco com vocês. Tenho 44 anos, sou Designer e Administrador de Empresas, e aprendi as seguintes definições de forma bem resumida:

Logotipo – Marca criada apenas com tipos

Logomarca – Marca criada com tipos e elementos gráficos

Marca – Marca criada sem tipos, apenas com elementos gráficos

Essa definição é lógica e creio que é a atualmente válida inclusive para o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Se alguém tiver uma melhor, por favor, estamos sempre aprendendo.

14° Nilo Borriello Data: 12/02/2009 às 1:36 pm

Atividade: Diretor Geral - W3Ag/CODDEX

Cidade: São José dos Campos - SP

Pessoal, apenas complementando.

Se fossemos usar apenas uma palavra para definir tudo, creio que a melhor seria apenas MARCA.

15° Ricardo Data: 12/02/2009 às 1:41 pm

Atividade:

Cidade:

Nada… Logotipo=Simbolo tipografico, simbolo=Signo grafico, e Marca=O que chamamos de logotipo ou logomarca.

16° Marcelo Data: 12/02/2009 às 2:11 pm

Atividade:

Cidade:

Como diriam os mais velhos, “isso é chover no molhado”. Logomarca é um neologismo, e significa logotipo, e não é um artigo que fará as pessoas mudarem o uso.
E como na maioria das profissões, Design não é diferente, a ortografia e as regra gramaticais não são o forte da grande maioria.
Na era da Internet… então..sem comentários.

17° Pedro Data: 12/02/2009 às 4:31 pm

Atividade:

Cidade:

Nilo Borriello, é disso que você está falando: http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/marca/marca/oculto/dirma_oqueemarca4#M6?

18° Doda Data: 12/02/2009 às 4:45 pm

Atividade: pensar

Cidade:

LOGO(TIPO ou apenas LOGO) é um representação gráfica(que superficialmente pode ser um monograma, ícone, avatar, símbolo… whatever), e MARCA(sem LOGO antes) é algo muito mais profundo. Por isso existem escritórios especializados em Gestão de MARCAS(ou BRANDING se preferir), pq MARCA é muito mais do que só uma representação gráfica e seria sim, toscamente falando, desde a relação de determinada empresa/serviço/produto com o mercado até a aura conceitual que a tal carrega.

E LOGOMARCA? Eu não sei o que é… só sei que não é LOGO e nem MARCA.

19° Gilberto Jr Data: 12/02/2009 às 6:46 pm

Atividade:

Cidade:

Eu escrevi o artigo citado há vários anos. Hoje eu acho que estava errado. Se o termo está dicionarizado ele tem esse significado na lingua corrente e portanto, é correto dizer logomarca assim como logotipo. E são sinônimos.

O pior erro que cometi no artigo é o que fui aprender com amigos literatos depois: a etimologia não define o sentido das palavras.

Continuo achando mais bonito dizer logotipo. Mas paro por aí.

20° ddz... Data: 13/02/2009 às 9:07 am

Atividade: designer

Cidade:

Aprendi assim

Logotipo - tipo - tipografia = parte escrita

Símbolo - Parte gráfica

Conjunto: assinatura gráfica / assinatura visual

mas e agora, vale à pena falar com um cliente conservador com estes termos?? ou é melhor usar logotipo ou logomarca, que são facilmente compreendidos e sedimentados na mente do cliente/público leigo/geral ??

21° Nilo Borriello Data: 13/02/2009 às 10:24 am

Atividade: Diretor Geral - W3Ag/CODDEX

Cidade: São José dos Campos

Pedro,

Esse link do INPI eu vi mas não esclarece o assunto também. Como nosso dia-a-dia é muito corrido não tive oportunidade de levar a referência sobre o que escrevi. Valeu!

22° Ricardo Data: 13/02/2009 às 10:28 am

Atividade:

Cidade:

Mais uma vez… é tão simples, não tem mistério, ta tudo errado…

Logotipo = Simbolo tipografico

Simbolo = Signo grafico

Marca = O que chamamos de logotipo ou logomarca.

Como alguém pode se enganar… quando alguem fala Marca, ou logotipo ou logomarca, ele ta falando da mesma coisa… ou seja esta falando de Marca. pro profissional que trabalha com isso, existe a divisao, é uma questão de profissionalismo, vc lidar com o termo certo na hora certa.

23° Ricardo Data: 13/02/2009 às 10:30 am

Atividade:

Cidade:

É correto dizer logomarca? Não seria logotipo?, não é correto nenhum dos dois quando vc esta falando de Marca, porém não precisa crucificar ninguém.

24° Marlon Santos Data: 13/02/2009 às 5:04 pm

Atividade:

Cidade:

Parem de perder tempo com isso…
Daqui a pouco vão ficar discutindo os sotaques de carioca X mineiro…

25° Diana Data: 13/02/2009 às 7:31 pm

Atividade:

Cidade:

Eu, pessoalmente, uso sempre “logotipo”, mas não me irrito quando profissionais de comunicação usam “logomarca”. Pra mim, o importante é mesmo o resultado do trabalho para o cliente.

E Mônica, eu não concordo com essa analogia com a medicina: nao conheço ninguém em sã consciência que, depois de uma consulta, lê 5 tratados sobre a medicina pra saber se o médico usou o termo correto e apropriado. A gente não tem como saber se ele usa o termo correto ou não. E mesmo se usa, o importante pra gente sempre é a cura.

:)

26° marcus Data: 13/02/2009 às 7:57 pm

Atividade: designer

Cidade: Balneário Camboriú

Prefiro falar “MARCA”, o importante e ter resultado!

27° Ricardo Data: 15/02/2009 às 3:01 pm

Atividade:

Cidade:

Alguem em sa consciencia… Marcus o unico que disse exatamente o que é.. Marcar é marca, ccruelmente chamada de logotipo ou logomarca. este texto não está legal, só cria confusão, falta sustentação nele.

28° alessandro Data: 15/02/2009 às 3:50 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Quando desenvolvi minha marca, coloquei um post no meu blog explicando todo o processo de criação da mesma. Em determinado momento quando cito a palavra logotipo, faço da seguinte forma “logotipo/logomarca*” com um asterisco ao lado. No final do texto dou a seguinte explicação:
“É claro que sei a diferença entre a palavra logotipo e a palavra logomarca, mas a segunda tem substituído a primeira em tantas ocorrências que a tendência é reunir os dois conceitos num só.”

Eu chamo de marca e as pessoas na agência que trabalho também, mas de todas as outras pessoas se ouve ou logotipo ou logomarca e, sinceramente, não me importo.

Abraços

29° Bruno Aguiar Data: 16/02/2009 às 3:17 pm

Atividade: designer gráfico e webdesigner

Cidade: Niteroi

LOGO - o que representa a marca, o que da sua identidade e simbolismo de forma visual e sintetica. Alguns chamam erronemante de logomarca ou logotipo. Porém logo ainda é uma nomenclatura polemica.

MARCA - no sentido do branding significa tudo aquilo que identifica o produto, o que o faz ser percebido como uma identidade: seu valor, sua imagem, etc.
Alguns designers utilizam como sinonimo de logo. É uma nomenclatura ambigua.

LOGOTIPO - os logos compostos somente pela escrita, ou para se referir somente a parte escrita do logo.

LOGOMARCA - nomenclatura redundante: logo+marca. Entre profissionais seu uso é totalmente errado, já que é de uso errado do senso comum do leigo, transmite amadorismo e ignorancia.

Concluindo, realmente os profissionais precisam chegar a um concenso do termo correto pois TODOS SÃO POLÊMICOS, mas essa dúvida não justifica usar o termo de qualquer maneira.

30° ricardo Data: 17/02/2009 às 9:29 pm

Atividade:

Cidade:

Oi pessoal, alguém comentou sobre o INPI, como uma vez ou outra vou lá, trouxe alguma coisa:
O termo MARCA é multidisciplinar atravessa, o direito, a economia, a sociologia e é claro, o marketing, em todas as suas sub-divisões.

Em cada área ele é usado com um sentido diferente, e com nomes técnicos diferentes. Portanto, para uma melhor comunicação fale no idioma local.

No INPI (área de direito)não existe logotipo, nem logomarca, existe a marca nominativa (só escrita), a marca figurativa e a tridimensional(só o desenho)e a marca mista (escrita e desenho).

31° Dalton Data: 18/02/2009 às 9:07 am

Atividade: IT Project Engineer

Cidade: São Paulo

Bom dia Srta. Juliana Galati, tudo bom?

Sou profissional das áreas de TI, Engenharia, e Marketing. Já trabalhei em agência de propaganda (ou publicidade?), cujo termos também fazem confusão para muitos.

Não sou o dono da verdade, claro, mas pelo o que eu aprendi em faculdade e no mercado, a definição para esses termos é:

logomarca: representação visual do nome através de desenho. ex: símbolo da rede globo.
logotipo: representação visual quando o nome está escrito. ex: símbolo da IBM.

publicidade: mostra não-paga.
propaganda: motra paga.

Abraço!
Dalton.

32° Rodrigo Yoshida Data: 27/02/2009 às 8:08 am

Atividade: Webdesigner

Cidade: SJCampos

Acabei caindo aqui sem querer novamente e vi que a discussão andou bastante. Eu realmente fico espantado com o valor que dão para um simples termo, pra mim não importa o nome que eu ou os outros chamam, se o trabalho for bem feito, atrair novos consumidores, agradar o cliente e cumprir seu papel, qual o problema em chamar por qualquer nome?

Sobre o comentário de que se todos falarem “nós vai” ou “nós foi”, se realmente todos começarem a falar assim futuramente o Português vai mudar, a linguagem utilizada hoje vai ser considerada de época e o mundo vai continuar girando.

Pra finalizar, chamem do que quiserem, logotipo, marca, símbolo, desenho, mas foquem seus esforços em serem ótimos profissionais.

33° paulo Data: 01/03/2009 às 9:42 pm

Atividade: consultor de empresas

Cidade: colatina

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.
Em seu livro “O Efeito Multiplicador do Design”, a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. Portanto, logomarca significaria “palavra-marca” o que, na opinião da designer, não faz sentido.
“Curioso que áreas tão afeitas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo. Nelas as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa. ” (Ana Luísa Escorel - Em “O Efeito Multiplicador do Design” - Editora Senac, pág. 56

34° paulo Data: 01/03/2009 às 9:44 pm

Atividade: consultor de empresas

Cidade: colatina

Aproveitando a deixa da articulista acerca de neologismos e “otras cositas mas”, diria que expressar-se LOGOMARCA ao invés de LOGOTIPO, é o mesmo que usar: “Assim, nosso dever ENQUANTO profissionais é sempre buscar os significados…”

No lugar de: “Assim, nosso dever COMO profissionais é sempre buscar os significados…”

35° Walter Almeida Data: 16/06/2009 às 11:34 pm

Atividade: Administrativa e Telecomunicações

Cidade: Rio de Janeiro

Questão de Logotipo ou Logomarca.
Vou expressar um conceito que recentemente um professor meu colocou para turma.

Logotipo seria quando o símbolo em questão da empresa contenha uma ou mais letra de um alfabeto.

Logomarca seria quando o símbolo em questão da empresa não contenha nenhuma letra de um alfabeto.

ex.: NIKE quando assim escrita da forma característica da empresa seria o caso de Logotipo.

Quando somente com aquele símbolo mundialmente famoso seria o caso de Logomarca.

36° Juliano Data: 19/06/2009 às 10:07 pm

Atividade:

Cidade:

Quando eu vejo estas discussões acirradas e opiniões radicais em torno de assuntos tão irrelevantes, lembro logo dos jornalistas (com a história do diploma e etc, nada contra o profissional).

Até parece que a profissão de Designer precisa se autoafirmar e criar microidentidades para se definir ou distinguir. Tanto é que buscam referências do latim para justificar a construção destas palavras, ignorando o fato de termos inúmeros termos próprios para a nossa língua, que condensam frases inteiras em outros idiomas, e as vezes até agregam um significado único.

Não acho que seja a melhor solução criar uma Cartilha do Designer Informado, julgando bem ou mal um colega de profissão por usar um ou outro termo. Acho mesmo é que a nossa profissão sempre foi bem vista por se preocupar com diversos aspectos relevantes ao excelente resultado do nosso trabalho.

37° Maurício Eduarte Data: 07/08/2009 às 2:43 pm

Atividade: Redator

Cidade: Joinville

Para mim, existe um esquema lógico:

MARCA
_________|_________
| |
LOGOTIPO SÍMBOLO

Primeiramente, logo significa “estudo”.

Marca compreende os dois conceitos abaixo:

- Logo*tipo: estudo, ensaio da tipia, das letras. Seria uma marca composta somente da “parte escrita”, podendo ser estilizada, modificada. Como é a Coca-Cola.

- Símbolo: imagem representariva da marca, como a janela do Windows, a maça da Apple.

Logomarca não existe, pois não há o “estudo” da marca. Ela por si só já é o resultado do estudo.

Símbolo e logotipo podem ser considerados marca individualmente. Ou seja, tudo é marca.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider