Webinsider

Carreira

Ser líder não tem nada a ver com ser chefe

15 de outubro de 2008, 17:37

O líder consegue extrair as habilidades individuais dos elementos da sua equipe, combinando-as na busca da sinergia. A água que bebemos é fruto da sinergia entre o hidrogênio e o oxigênio.

Por Eduardo Zugaib

No trabalho, entre amigos, em família, no seu grupo religioso… não importa. Basta que pessoas com objetivos comuns se reúnam, que sempre haverá aquela que se destaca, que pensa à frente e que acaba conduzindo o grupo nas decisões. Essa pessoa que atrai a atenção e a admiração do grupo é aquela que chamamos de líder.

Você lidera ou manda?

Liderança é uma capacidade que se conquista mais pelo respeito e pela admiração dos outros, do que por cargos nomeados ou ameaças. O verdadeiro líder é aquele em quem o grupo se espelha, e que serve como referência na hora em que cada uma dessas pessoas tem que tomar suas próprias decisões.

Para ser líder, ao contrário do que muitos pensam, é preciso um alto índice de humildade e de generosidade. São essas características que tornam fácil o trânsito do líder, fazendo-o aproximar-se de todos sempre dentro de um ambiente de confiança. Na presença do líder as pessoas se sentem à vontade, seguras.

O líder sabe a hora e a forma certa de repreender. Ele não humilha, nem expõe as pessoas ao ridículo, mas mostra a elas o que poderia ter sido feito melhor para o resultado que o grupo se propunha atingir.

Pode até haver líderes que ocupam uma posição de chefia no grupo. Mas nem todo chefe é um líder de verdade. Para saber se um chefe é líder, basta avaliar o comportamento do grupo na sua ausência. Se quando vira as costas as máscaras caem e o comportamento das pessoas muda, é porque ele mais manda do que lidera. É muito provável que controle sua equipe mais pelo medo do que pelo respeito. Mas, se mesmo quando o chefe sai, o ambiente de respeito permanece para quem fica, aí sim temos um líder de verdade.

A habilidade do líder é justamente extrair as habilidades individuais dos elementos da sua equipe, combinando-as na busca da sinergia. Explicar sinergia é fácil. Matematicamente, sinergia é quando o resultado da soma das habilidades das pessoas é muito maior do que a soma dos seus valores individuais. Uma adição que, na verdade, multiplica: um mais um não é igual a dois, mas sim a três, cinco, dez, mil.

A química também explica a sinergia no momento em que dois elementos se combinam, formando um terceiro muito maior e mais poderoso. A água que bebemos é fruto da sinergia entre o hidrogênio e o oxigênio. Sinal evidente que o líder que percebeu essa e as outras tantas combinações naturais que temos à nossa disposição, realmente sabe das coisas. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Eduardo ZugaibEduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal. Mantém o site Eduardozugaib.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ] [ gestão ]

Comentários

15 pessoas comentaram o artigo "Ser líder não tem nada a ver com ser chefe"

Aline Ioavasso Data: 15/10/2008 às 8:16 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Realmente, líderar é realmente servir em primeiro lugar. Como líder me preocupo com o bem estar dos meus liderados. Se eles depois deles conversarem comigo eles sairam pior ou melhores.
Liderar é exercer influência sobre a vida das pessoas. Você precisa trabalhar pra essa influência ser positiva. Todo mundo sai ganhando!

Lourenzo Ferreira Data: 16/10/2008 às 4:51 am

Atividade: Code Gardner

Cidade: Sorocaba

São palavras sábias, com as quais concordo plenamente.

Em alguns casos, porém, há necessidade de chefia - principalmente em ações rápidas que requerem resultados e onde a equipe ainda não se habitou a trabalhar sem ter quem mande.

Esse também é um grande vício muito comum, o de precisar de ordens para funcionar.

Mas é bom acompanhar a evolução das empresas, onde cada vez mais as pessoas procuram verdadeiros líderes como referência.

É uma transição lenta e difícil, mas está acontecendo.

Alessandra Mazzariolli Data: 16/10/2008 às 8:47 am

Atividade: Líder de Projetos

Cidade: Uberlândia

Olá Eduardo,

Concordo com o que você disse. O líder acaba exercendo muita influência, e é preciso de muita sabedoria para não ser o chefe, mas também não ser só mais um colega de trabalho.

O meio termo é o ideal, mas tem que ser trabalhado dia-a-dia. Acredito que o melhor líder é aquele que escuta sua equipe, aprende com os erros e sabe trabalhar as habilidades de cada profissional. Entender seus limites e propor desafios.

Abraços

Monthiel Data: 16/10/2008 às 8:48 am

Atividade: Blogueiro

Cidade:

Nossa, muito bom o seu texto. Lembro-me de um chefe que eu tive. O cara era um estúpido, grosso, mau-educado, e tudo mais de ruim. E o pior, o infeliz ainda se achava um Líder…

Ele até poderia ser um líder, mas do exercito, da marinha, do Bope, etc… mas em plena empresa do século 21, trabalhando com gente jovem, inteligente, etc.. aquele não passou de um chefe(zinho) meia-boca, que todo mundo mete o pau (no bom sentido, se é que tem bom sentido nisso).

Forte abraço,
Monthiel

Leonardo Brasil Data: 16/10/2008 às 4:40 pm

Atividade: Design

Cidade: São Paulo

Concordo com seu texto.

Um lider é tido como mestre. que deseja lhe passar todos os conhecimentos que obteve ao longo de sua vida.

Infelizmente liderança não é uma conquista e sim um talento. poucos o tem.

Abraço

Marcos Barcellos Data: 16/10/2008 às 7:00 pm

Atividade: Analista de sistemas

Cidade: Belo Horizonte

Concordo com o Lourenzo, que em alguns casos há necessidade de chefia. Trabalhei para uma empresa em que havia alta rotatividade de funcionários na área de sistemas de tecnologia, dessa forma, até mesmo os candidatos a líder ficavam pouco tempo na empresa. Entao era comum as chefias do tipo “linha dura”. Que “defendem” os interêsses da empresa. “Manda quem pode e obedeçe quem tem juizo”.
Em um ambiente desses, é difícil de manter uma estrutura que cultive a formação de líderes, embora tivéssemos visto diversas demonstrações de liderança e solidariedade nos intervalos do cafezinho e nas demandas extras de finais de semana.

abraços.

Luiz Paulo Data: 16/10/2008 às 10:32 pm

Atividade: Desenvolvedor

Cidade: Petrópolis / RJ

Ótimas palavras.

É uma pena sabermos que nem todos os chefes são líderes.

[]’s

jasiel rocha Data: 16/10/2008 às 11:07 pm

Atividade: aux. cozinha

Cidade: al.

tambem concordo com seu texto é muito bom q pena q muitos ñ concorde com isso ,ou ate pode concordar mas ñ exerce de acordo com tal……..

Gabriela Data: 17/10/2008 às 10:51 am

Atividade: Blogueira e Publicitária

Cidade:

Concordo plenamente com seu artigo. Mas há vários outros exemplos, existem os chefes, os chefes líderes e os pseudo líderes, que puxam para si a liderança sem conquistar realmente os outros ao seu redor.

10° Rodrigo Data: 21/10/2008 às 12:59 pm

Atividade: estudante

Cidade: Belem

Concordo com o texto pena que hoje em dia um lider nao agir assim, pelo cintrario ele huminha as pessoas tratam mau as pessoas que quem ele mesmo precisa.
As pessoas deviam se concientizar disso,
pois isso iria ajudar a propria pessoa no tabalho,
no seu melhor desenpenho na Empresa.

11° Alfredo Soares Data: 19/11/2008 às 1:10 pm

Atividade:

Cidade:

Eu gostaria muito de acreditar que ser líder é apenas uma questão de talento.

Muitas equipes boicotam o líder, principalmente quando ele se encontrar de fato com o cargo de chefia.

Aqui mesmo, sempre fui líder entre a equipe que trabalhava (até por ter uma experiência de 10 anos a mais que todos na equipe), um belo dia(ou não) me deram a responsabilidade de gestão desta equipe, que eu mesmo montei.

Percebí que precisava me preparar para a tarefa e com isso lí e até investí em curso de gerência

Mas infelizmente para duas laranjas podres começarem a questionar minhas atitudes e discordar de caminhos e visões que eu propunha.

Para mim, esse papinho de líder é mais uma historinha…

12° Eduardo Zugaib Data: 19/11/2008 às 2:36 pm

Atividade:

Cidade:

Alfredo, meu caro, tudo bem?
Concordo com você e gostaria de complementar um pouco a sua opinião.
Tem certas coisas na vida que não se aprende na escola: samba, sexo e liderança são apenas algumas delas. Não existe apostila ou powerpoint que ensine isso de forma eficaz, pois o processo aqui envolve muito mais uma reforma íntima, no sentido da melhoria contínua. O máximo que um curso de gerência pode fazer é ensinar o lado burocrático de algo que é extremamente vivencial, dedo no pulso.
Ser líder não significa ser uma unanimidade, porque aí é a qualidade da equipe que vai se tornar questionável. Nelson Rodrigues que o diga: “toda a unanimidade é burra”. Logo, as duas laranjas podres, como vc mesmo diz, talvez estivessem ali justamente querendo ser conquistadas, não confrontadas. Talvez estivessem ali justamente para acrescentar uma opinião diferente, não para subtrair a sua. Entender a diversidade de opinião e trabalhá-la de forma que se somem é o que marca a visão do líder. A visão de que os diferentes se complementam, nunca se anulam.
Ser líder não significa afagar a todo instante a equipe. Tem horas em que é preciso desconstruí-la completamente, com energia e vigor até, para que ela própria se reconstrua.
Entendo que há uma certa banalização de conceitos e que nem tudo se resolve na base da “terapia do abraço”, como muitos gostariam. Liderança não é talento nato. É vocação. Você pode trabalhá-la ou não, da mesma forma que alguém opta por trabalhar-se para ser um músico, um padre ou um escritor. Isso envolve dedicação e muita, mas muita humildade. É ela que vai permitir que a gente perceba os nossos pontos negativos para, a partir daí, tratarmos de melhorá-los.
Certa vez recebi uma “função” de líder em uma empresa onde trabalhei. Bastou para que se instalasse em mim o espírito ditatorial, o que provou que ainda não estava preparado para isso até então. Detalhe: eu era o mais velho da turma e praticamente havia ajudado a montar a equipe, participando da seleção de boa parte dos profissionais ali. Um desastre que provou a mim mesmo que liderança não está relacionada a tempo de casa, nem a autoridade de cargo. Hoje eu coordeno uma equipe e aprendo a cada dia com ela, mesmo me estressando muito por não ter o feedback na velocidade que gostaria. É um exercício cotidiano de energia, vigor, afeto, amizade, ética, justiça e muitos outros pratos que ajudam a equilibrar essa balança. Ontem mesmo foi um dia de “desconstrução” (leia-se: enrabadas homéricas, escandalosas, ouvidas à distância… porém justas). A cada dia em que me vejo nessa situação, imagino que no dia seguinte ninguém vai olhar na minha cara, que vou estar sem moral nenhuma. A minha surpresa, para o meu exercício cotidiano de liderança, foi chegar hoje pela manhã e ser recebido com um sorriso no rosto por eles. Mais do que dar a bronca, é preciso mostrar o porquê da bronca, ciente que ninguém pode aparecer na foto errada, seja ela por mérito ou por culpa. É fácil? Óbvio que não. Mas quem é que disse que ia ser, não é mesmo?
um grande abraço e boa sorte!
Eduardo Zugaib

13° willson camilo Data: 04/01/2009 às 12:41 pm

Atividade: estudante - electrónico

Cidade: luanda - angola

acho que ser lider é ser aquele que toma todas as iniciativas ou aquele que influencia pessoas de um determinado grupom ou comunidade a trabalharem para o próprio bem comum. a quele que dá o maximo incentivo, aquele que assume que o maior é o grupo não ele. e é tambem aquele que faz cumprir as regras e leis que existem neste mesmo grupo.
o lider deve ser o exemplo, e deve ter o auto dominio das pesssoas para conseguir convencer elas exercerem uma dada actividade…
ser hu8milde sobre tudo…
obrigado

14° flavio Data: 03/03/2009 às 2:36 pm

Atividade:

Cidade: nova mutum-mt

CARO WILLSON;VOCE AINDA ACHA?

TENHA CERTEZA!FALOU POUCO, MAS FALOU TUDO

15° Edi Wilson Geraldo Data: 25/05/2009 às 2:34 pm

Atividade: Vendedor

Cidade: Campinas

Muito Bom…

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Blog na empresa comunica e gera inteligênciaUma empresa não deve deixar de dialogar com seus stakeholders, pois depende deles para manter o negócio. Mas poucas organizações sabem lidar com o blog para enriquecer sua inteligência de mercado. Por Fred Pacheco

Os desafios e benefícios da implementação do ScrumO Scrum é um método de ágil para gerenciamento de projetos, aplicado inicialmente no desenvolvimento de software mas com bons resultados em outras áreas. Conheça pontos que precisam de atenção na implementação. Por André Barros

Juliano Spyer

Como gerenciar um knowledge worker?Alguma coisa está acontecendo na administração de equipes de empresas 2.0. Por Juliano Spyer

Quando o improviso é um avanço ou uma gambiarra O que torna o improviso, na hora do aperto, na hora de resolver um erro, uma solução genial? Justamente o conhecimento que você traz consigo, sua experiência de vida, seu poder de observação. Por Eduardo Zugaib

Trabalho em equipe: o líder, segundo Peter Drucker Quando empresas elegem líderes fracos e despreparados para conduzir grandes projetos e equipes o resultado costuma acabar em duas situações: a demissão do líder em questão ou a “tragédia” na empresa. Também vale para gerenciamento de projetos. Por Guilherme Schneider

Blogar é preciso. Navegar não é precisoUm executivo de marketing na pele de blogueiro fala sobre o que aprendeu, o estilo que escolheu e porque resolveu iniciar sua própria publicação online independente. Por João Batista Ciaco

Aplicações 2.0 facilitam a vida do gerente de projetosMuitas opções de serviços gratuitos ajudam o gerente de projetos a desempenhar suas funções e o seu trabalho do dia-a-dia, com facilidades que eventualmente as soluções específicas não oferecem. Conheça algumas. Por Douglas Tokuno

Webinsider