Webinsider

Mídia interativa - Branding

Mas o que é branding, afinal?

15 de julho de 2008, 10:26

O termo branding é mal compreendido e está sendo usado para explicar qualquer coisa. No entanto, atrair consumidores para a sua marca é o trabalho mais relevante que um profissional de marketing pode fazer.

Por Monica Sabino

De uns tempos para cá, em toda parte começou a aparecer o termo branding, a buzzword preferida dos marketeiros. Tudo é uma questão de branding, ações de marketing viraram ações de branding, as justificativas de se estourar o orçamento deste mês são, sem dúvida, um problema de branding, e até algumas agências de design viraram agências de branding.

No começo desse mês, eu li no Branding Strategy Insider esse post, que fala sobre como o branding está precisando trabalhar no seu próprio branding.

Eu explico. O abuso do termo não é exclusivo dos brasileiros, e tem causado irritação e frustração nos outros profissionais (que não os de marketing) nas empresas. Porque na prática, como o termo branding está sendo usado para explicar qualquer coisa, tem virado piada e sinônimo de blá-blá-blá. Quando foi que a palavra virou algo misterioso que não sabemos bem a que se refere?

Uma marca ou brand é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Não o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas o que ELES, os consumidores acham que ela é.

Portanto, por princípio, não existe marca em um escritório de design. Ou num boardroom. A marca está nas ruas, nas casas, sendo vivida e experimentada. O design, o sistema de identidade de uma marca, é sim, importantíssimo, crucial. É a estratégia em forma visível, como dizia o pioneiro Wally Ollins. Mas não é a totalidade do que é a marca.

Para a American Marketing Association, branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo. Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa. É achar e comunicar algo que atraia os consumidores para a marca, ao invés de você ter que caçá-los de modos, algumas vezes, bem caros.

E não adianta ser apenas diferente. Diferente é ótimo, claro. Nossa atenção vai direto para o que é diferente. Tem que ser relevante. Tem que ser solução. E não porque eu digo, mas porque o consumidor, o usuário está dizendo.

Branding é atrair esses consumidores para a sua brand. É o trabalho mais relevante e de maior ROI que um profissional de marketing pode fazer. Branding te faz saber o que dizer antes mesmo de que você abra a boca. Portanto o diretor financeiro tem que cobrar o bom branding, porque ele aumenta as chances de retorno do investimento na marca. E não ter medo de quando o diretor de marketing usa a palavra de modo enigmático.

Da próxima vez que ouvir o termo mal-utilizado, passe a mensagem para frente. Pergunte o que o consumidor achou. Pergunte como isso torna a marca a escolha lógica. Como isso atrai os consumidores para que não se tenha que caçá-los. Para que quando formos falar de branding, falemos de verdade, que o assunto é importante. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Monica SabinoMonica Sabino (monicasabino@gmail.com) é professora de pós-graduação em Marketing e sócia da consultoria Brandgame.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ publicidade ]

Comentários

24 pessoas comentaram o artigo "Mas o que é branding, afinal?"

Lilian C Santana Data: 15/07/2008 às 2:15 pm

Atividade: Coordenadora de Marketing

Cidade: Belo Horizonte

A Mônica colocou tudo no lugar. Fazer branding é implementar uma filosofia de trabalho, que passa pela qualidade e pelo cuidado nos detalhes e nos procesos que constroem a percepção da marca. Começa dentro da organização e percorre um longo caminho até chegar ao posicionamento, que pode ser mensurado nas pesquisas. O melhor é mesmo usar direito o termo e a metodologia…tentar fazer com que todos vejam valor real, valor que possa ser quantificado.

Mathias Data: 15/07/2008 às 2:18 pm

Atividade: midia digital

Cidade: sp

Concordo plenamente, e acrescento: ROI do branding, como medida da percepção de marcas entre consumidores, varia enormemente na internet versus outras mídias tradicionais - isso já foi pesquisado e os resultados são bem interessantes.

Henry Ussami Koeke Data: 15/07/2008 às 2:29 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Eu concordo que a utilização do termo “branding” é abusiva e mal colocada em muitas situações. Muito disso se deve a fato de que nem os profissionais que estudam e trabalharam diretamente com isso sabem definir de uma forma clara e uniforme o verdadeiro conceito do que é o Branding.

Tentar definir o seu verdadeiro conceito pode gerar uma discussão complexa e prolongada, com grandes chances de não se chegar a uma definição exata. No entanto, dizer que o Branding é a percepção dos consumidores com relação a uma marca limita o real potencial do conceito do Branding.

Confundir ações de Branding com ações de Marketing é um erro muito comum cometido por todos os profissionais. Na minha opinião, Branding e marketing são coisas distintas que no final se unem em prol de um objetivo em comum. O Branding define quem a marca é ou vai ser, alinhando os conceitos extraídos dos produtos e serviços que levarão essa marca e os valores da empresa. Já o Marketing tem a missão de, além de “fazer vender mais”, conciliar suas ações à “personalidade da marca” definida pelo Branding, fazendo com que os consumidores reconheçam essa marca da maneira que ela é ou vai ser.

É por isso que a idéia de reposicionamento de marca vem sendo aplicado com maior freqüência. A possibilidade de tornar uma marca no que você quer que ela seja, faz do Branding um conceito muito complexo e de várias interpretações.

As ações de marketing refletem diretamente no reconhecimento da marca por parte dos consumidores, e isso faz com que exista uma proximidade muita grande entre o Branding e Marketing, no entanto acredito que todos os pontos de contatos são relevantes para que o reconhecimento de uma marca esteja alinhado a sua real “personalidade” não importando qual a área do profissional ligado a marca, e sim que ele esteja muito bem alinhado com o DNA da mesma.

Paulo Peres Data: 15/07/2008 às 2:48 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: Natal

Monica, excelente o seu post. Acredito que este fenômeno está se tornando pior a cada ano, por conta daqueles que acham que fazem branding e na verdade não o fazem. Escritórios de design, agências de propaganda, constroem e participam sim da construção da marca, mas são apenas um ponto de contato, num todo. Branding é uma filosofia, uma forma de gestão e realmente anda passando por problemas de identidade, perdendo justamente o seu valor. E o significado em sua essência anda se diluindo na boca de muitos.
Abs!

Monica Sabino Data: 15/07/2008 às 3:32 pm

Atividade: consultora e professora

Cidade: Rio de Janeiro

Ótimos comentários. Bom ver que há energia na direção de desmistificar o termo! Abraços!

Gerson Data: 15/07/2008 às 5:13 pm

Atividade: Analista de Mercado Digital

Cidade:

Monica, excelente seu post! Outro segmento do mkt que está tomando o mesmo rumo é o mkt viral, que assim como o branding, não deve ser “forçado” pela área de marketing para conquistar bons resultados! Abraços

Marcelo Morem Data: 16/07/2008 às 3:25 pm

Atividade: Gerente de Marketing

Cidade: POA

Ótimo artigo! Cansaram do ‘buzz’ e a agora a bola da vez é o ‘branding’ que ganhou mil e uma utilidades.

Juliano Pozati Data: 17/07/2008 às 12:34 am

Atividade: Comunicação

Cidade: São Paulo

Gente, a verdade é que muitas vezes, operacionalizar um esquema sistêmico que torne o branding um resultado real e percebido dentro das organizações dá muuuito trabalho.

Atuo no terceiro setor e nem ousei entrar no mérito de definir “branding” com eles, porque na maioria das vezes ainda tenho que conceituar marketing, propaganda, publicidade… … … zzzz zzzz zzzz

É o desafio de vender a nós mesmos, nossas especialidades e por fim só que mais importante… vender o produto do cliente!

Abs,

Henrique Abreu Data: 23/07/2008 às 2:20 pm

Atividade: Estudante de Design

Cidade: Fortaleza

Um dos milhares dos problemas que vejo em agências e escritorios de design, publicidade, arquitetos e etc.. São os nomes! O interesse é muito maior em impressionar com nomes não conhecidos, os quais nem eles as vezes sabem o q é exatamente… do que conceituar. Em cada rua hoje, tem pelo menos dois estabelecimentos com nome Design: Celular design, papelaria design, cabeleireiro design, oficina design, padaria design, faculdade design…
Foi igual a uns 10 anos atrás,quando tentei vestibular… a sensação do momento era publicidade. Publicitario não era profissão, mas sim um Status da moda… O mesmo acontece com o Design hoje em dia, oq que por sinal faz com que desgaste a profissão e os profissionais..Q por sinal já tem muito problema com a luta da regulamentação, a luta de mostra diferença de agências de publicidades e um escritorio de design gráfico, arquitetos que fazem “logomarca” (LOGOTIPO… se possivel, melhor ainda: IDENTIDADE VISUAL, mais correto!)…
Enfim…

Não conhecia o site… hiper interessante… princialmente sua coluna…
Abraços!

10° Sylvio R. Data: 25/07/2008 às 10:28 am

Atividade: Redator publicitário

Cidade: Caxias do Sul

Li algo muito interesse outro dia: “BRANDING É MUITO IMPORTANTE PRA SER DEIXADO COM O DEPARTAMENTO DE MARKETING”.

11° eduardo petinatti Data: 27/08/2008 às 5:41 pm

Atividade: ger. comercial - softwares odontológicos

Cidade: sao paulo, sp

Olá Professora Monica !

Com todo respeito, só concordo com seu artigo quando afirma o mau uso do termo “branding”, pois não vejo em seus comentários o real conceito e o que compõe o branding de uma empresa.

Seu texto me parece vago; na minha opinião os comentários do internauta ” Henry Ussami Koeke ”
são mais coesos e abrangente.

12° Antonio Garcia Data: 13/01/2009 às 8:39 am

Atividade: Representante Marcas e Patentes

Cidade: Curitiba

Monica! Gostei da sua matéria.
Acredito que em qualquer area sempre ha novos termos para serem usuados mas, partindo sempre do bom senso é conveniente verificar se o termo se adequa a situação em questão.

Abs.

13° Celso Bessa Data: 15/01/2009 às 10:43 am

Atividade: Designer / Consultor de Comunicação

Cidade: São Paulo

“Uma Marca tem de parecer um amigo.”
Howard Schultz
(Starbucks)

Citado pelo autor José Roberto Martins, autor do livro “Branding o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas” (que tem para baixar, “di grátis”, em PDF, no site dele - www.brandingemarcas.com.br/branding ), onde escreve:

Branding é o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. Tomadas com conhecimento e competência, essas ações levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, influenciando e simplificando as nossas vidas, num mundo de relações cada vez mais confusas, complexas e desconfiadas.

Para uma definição, acho que está bem claro e “conversa” tanto quanto o artigo da Mônica quanto o comentário do Henry, não?

Já as definições práticas, que acredito não ser escopo do artigo, seriam muitas e um tanto extensas para caber aqui.

‘braços

Celso Bessa

14° Roberto da Silva Jr. Data: 29/01/2009 às 2:09 pm

Atividade: Estudante

Cidade: São Caetano do Sul

Todos os comentários da matéria são bem interessantes. Estou ingressando agora na Publicidade e de fato vejo que há muita confusão sobre o real significado desse como de outros termos. Creio que algum de vocês já se pegou conversando com algum cliente sobre qual a diferença entre Publicidade e Propaganda…
Conversando com meus professores na faculdade cheguei a conclusão de que “Branding” é o trabalho que aliado às outras ferramentas de marketing serve para “erguer” uma marca perante o público-alvo, tanto para uma que esteja começando como para uma que necessite ou deseje se reposicionar no mercado. Mas não tudo, pois vai aí todo um processo que vai desde o setor administrativo até o operacional de forma que as metas estabelecidas sejam alcançadas, o que não cabe somente a Agência de Publicidade ou Design ou similares, afinal “imagem não é nada sem conteúdo”.

Boa quinta pra vcs!

15° Diana Paredes Data: 11/03/2009 às 7:31 am

Atividade: Estudante

Cidade: Maputo - Mocambique

Adorei o seu post e os comentarios. Estou fazendo uma pesquisa em branding para a minha tese de dissertacao na area da propriedade intelectual e gostaria de pedir que me enviasse algum material ou que ache relevante para essa area. Meu e-mail e diana.paredes@hotmail.com

Obrigada.

Abracos

16° Jefferson Data: 25/03/2009 às 9:56 pm

Atividade: Designer

Cidade: São Paulo

“Branding te faz saber o que dizer antes mesmo de que você abra a boca. ”

Ridículo, no mínimo….É senso comun dizer que o consumidor está cada vez menos fiel e mais perceptivo em suas escolhas, no entando tem marketeiro vendendo ao cliente que a marca dele pode ter esse poder.
Não teve, nunca vai ter. Marketeiro não é filósofo, nem cientista nem político. Coloquem-se nos seus lugares. Vocês são e serão meros decoradores das mudancas sociais. Não defendam tão veementemente seus gordos salários vai…

“…perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica…”

” Tem que ser relevante. Tem que ser solução. E não porque eu digo, mas porque o consumidor, o usuário está dizendo.”

17° Douglas Damásio de Oliveira Data: 26/03/2009 às 1:12 am

Atividade: Consultoria em marketing

Cidade: Rancho Alegre

Seu post está bem estruturado, concordo com você que muitos profissionais de marketing confundam branding com o que eles pensam que a marca é, sendo que branding é simplesmente a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização; ou seja, o consumidor atráves de sua percepção, aprendizado, atitudes e crenças, vão dizer o que realmente acham do produto ou serviço oferecido.
Os profissionais de marketing tem sim um grande papel no desenvolvimento do branding se ao invés de tentarem forçar atributos do produto ao cliente que não percebe esse valor, buscarem saber dos mesmo o que eles acham de seu produto, se já utilizaram, que desejo o consumidor tem ao ver o produto, tentar detectar vantagens competitivas no produto e se posicionar de acordo com estes dados; visar o estudo do comportamento do consumidor dentro da loja de varejo, acredito que uma ferramenta que auxilie o branding atualmente é o trade marketing, uma área que visa estudar a loja de varejo, a colocação dos produtos em local estratégico, análise do giro dos produtos, dentro da loja, influências dos vendedores, a forma como o consumidor escolhe produtos e marcas, fazendo com que atacado, varejo e cliente ganhem mais.

Branding na minha concepção nada mais é do que verificar o comportamento do consumidor ao escolher seu produto ou serviço e a forma como este ve seu produto e percebe o valor agregado ao mesmo, para saber disto pergunte a quem interesse: O CLIENTE.

18° Matheus Data: 25/04/2009 às 4:18 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Termos são termos.
E branding é mais um termo para a salada de frutas de marketing. Assim como dizem mkt social, mkt ambiental ou junta-se tudo e chamamos de mkt societal etc…

Trabalho de marca não é novidade, mas o termo “branding” é, porém termos são termos.
Não há mágica, mistério ou novidade alguma nisto.

Obrigado e parabéns pelo artigo.

19° Renato Data: 08/05/2009 às 6:23 am

Atividade:

Cidade:

Excelente matéria… adorei muito

20° Nuno Silva Data: 14/06/2009 às 8:09 pm

Atividade: Consultor de Marketing

Cidade: Viseu

Marketeiros!? Na europa chama-mos Marketeer’s, não soa nada bem a palavra marketeiros.

21° Marcos Lins Data: 23/06/2009 às 11:25 pm

Atividade: estudioso de mkt

Cidade: rio de janeiro

O artigo da Profa. Monica, apesar de bem intencionado, pouco acrescenta de novo a esse assunto que tem sido citado em diversas reunioes de renova~ção de marca. Parte do texto utilizado pela prfa. pode ser encotrado na internet / wikepedia etc, e não faz uso de uma boa argumentação academica que possa agregar novos conhecimentos ao assunto.

Concordo com as colocações fitas nos comentáris postadso pelo Henty Koeke, que me parecem mais consistentes e fundamentadas.

22° jonathas jackson Data: 07/10/2009 às 7:34 pm

Atividade: estudante de design gráfico

Cidade: aracaju

se permite, postei essa matéria em meu blog, mantendo o link e os devidos créditos, se não concorda com o que fiz, favor me manda um email que tiro a postagem imadiatamente.

23° Lua Lima Data: 14/10/2009 às 11:06 am

Atividade: DESIGNER, professora nos cursos de design gráfico e publicid

Cidade: Maceió

Excelente artigo,parabéns!!!!

24° Ivenize de Campos de Oliveira Data: 17/11/2009 às 8:26 am

Atividade: Estudante de Publicidade e Propaganda

Cidade: Santa Maria

Ótimo artigo!!! Clareia muito bem as dúvidas que se tem sobre o termo, principalmente para estudantes de comunicação como eu, que tinha dúvidas sobre este termo.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Juliano Spyer

Profissionais defendem ação da Coca com blogueirosEntrevistados consideram a ação legítima e a crítica em torno do caso descabida. Por Juliano Spyer

Os três blocos de intangíveis e o valor das marcasMuitas empresas ainda não dispõem de conhecimentos e competências para verificar o real valor de suas marcas, nem processos formais para construir um portfolio competitivo de marcas. Por Augusto Nascimento

Uma nova forma de construir marcasToda propaganda deve contribuir para o complexo símbolo que é a marca, disse o lendário publicitário David Ogilvy. A marca considerada a mais valiosa do mundo não anuncia na televisão, nem em jornais e revistas. Por Rafael Andaku

A visibilidade das marcas no século 21Identificar onde o público-alvo está e colocar a marca lá. Esta é a essência. O problema é que a forma tradicional de pensar marcas e promoção considera quase sempre um contexto apenas semi-atualizado. Por Ricardo de Bem

Fábio Fernandes

A língua patrocinada. Sinal dos tempos?A nova campanha viral da Coca-Cola pega firme na coisificação. Por Fábio Fernandes

Tribos de brand e reposicionamento das marcasChega desse negócio de homem/mulher, 20 a 30 anos, classe B é consumidor da marca X. Se a pessoa tem o recurso em mãos, ela vai e compra. Está na hora de revermos os nossos (pre)conceitos. Por Fábio Sousa

Pequenos também devem investir em brandingPequenas empresas também devem criar estratégias de marca, assim como desenvolvem objetivos estratégicos e planos de marketing e comunicação, ensina o livro Branding Design e Estratégias de Marcas. Por Viviane Danin

20 dúvidas frequentes sobre o registro de marcasCusta caro registrar uma marca? Para que serve realmente? Devo registrar apenas o nome ou o logotipo também? Por quanto tempo vale o registro? Pessoa física também pode? Veja as respostas. Por Rudinei Modezejewski

Fernand Alphen

A revolução silenciosa que a mídia não vêHá sim, no país, uma revolução silenciosa em curso. Enorme, nunca vista e nunca imaginada. Por Fernand Alphen

Design e marketing são aliados, não inimigosA marca da empresa é um bem único e deve ser tratado como investimento pela equipe de marketing, que conta com a competência de um bom designer que participe dos processos de decisão e compartilha resultados. Por Thiago Valenti

Google Trends ajuda a entender a batalha das marcasO Trends serve para comparar termos pelo número de vezes que eles foram pesquisados. Diante de nossos olhos, em um clique, as vencedoras e vencidas na impiedosa arena do consumo. Por Ricardo de Bem

Webinsider