Webinsider

Mídia interativa - Carreira

Tv digital vai ajudar profissional web a ganhar melhor

31 de maio de 2008, 22:11

O mercado melhora, mas os salários dos profissionais de internet só vão melhorar mesmo quando a TV digital estiver completa e com audiência, forçando mais demanda por serviços interativos. Você concorda?

Por Rodrigo Falcão

Muito se fala que a internet é o futuro, o presente e uma realidade há muito tempo. Acredito em tudo isso. Até porque estou neste barco desde 1995. Porém, quero levantar a seguinte discussão: em geral, quando o profissional de internet terá melhores salários? E quando os anunciantes irão investir mais em produção e compra de mídia na internet?

Primeiramente, quero deixar claro que sei exatamente o montante do bolo internet para a comunicação, seja Brasil ou mundo. Por ter trabalhado em grandes agências (JWT, AgênciaClick…), com grandes contas (Coca-Cola, Ford, Fiat, Petrobras, TIM, Nestlé, Bayer, Embratel, ABN-AMRO Bank…) e por conhecer muita gente alto nível do mercado, sei que muitas agências e empresas, no geral, ainda não pagam salários proporcionais aos praticados para o mundo “offline”.

Óbviamente que o principal motivo é que o investimento para o “offline” é muito maior. Mas este texto não é para choramingar melhores salários e verbas. E sim para levantar opiniões que mostrem inteligentemente fatos e previsões deste caminho sem volta que chegará em maiores investimentos e remunerações.

Isso já vem ocorrendo gradativamente, mas na minha humilde opinião, o auge da credibilidade da internet está por vir, e acontecerá assim que a TV digital estiver operando de forma completa, como almejada, no Brasil. Ou seja, com possibilidades de cliques, pauses, pular propagandas e programas, rever, gravar, e principalmente comprar e consultar todo tipo de informações.

Por quê? Só o profissional de internet está acostumado hoje com tantas possibilidades de mídia, formatos, canais e principalmente números. Não gosto de fazer previsões, mas talvez isso aconteça dentro de cinco anos. Para os que assim como eu estão na área há muito tempo, enfim um bom cenário que nos mostra que estamos quase lá. Acredito que as melhores previsões serão superadas.

E você? O que acha sobre o tema? [Webinsider]

.

Sobre o autor

Rodrigo Falcão (rodrigo.falcao@jwt.com) é Gerente de Projetos online na JWT Brasil

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ programação ] [ TV, vídeo ] [ formação profissional ] [ publicidade ]

Comentários

25 pessoas comentaram o artigo "Tv digital vai ajudar profissional web a ganhar melhor"

WN Data: 01/06/2008 às 5:05 pm

Atividade: Administrador

Cidade: Rio de Janeiro

Tem tempo que vc não escreve, eim? Tava na hora. Parabéns e nos brinde com mais !!!

Sandro Bastos Data: 01/06/2008 às 5:09 pm

Atividade: Designer

Cidade: sp

Concordo total. Vai ter neguinho de offline perdido assim que a Tv digital operar 100%

Marcelo Ponci Data: 01/06/2008 às 6:04 pm

Atividade: Coordenador de Projetos Online da OgilvyInteractive

Cidade: São Paulo

Muitas são as perspectivas de grandes negócios com o advento da TV digital e como ela influenciará nossos hábitos “online”. Concordo com o Rodrigo Falcão e digo ainda mais: A Tv digital será muito mais integrada ao nosso cotidiano do que imaginam. Já ouviram falar em “WEBSEMÂNTICA”? Ela otimizará ao extremo as buscas de internet, integrará hábitos comuns com a internet e a TV digital.
Se hoje é possível pausar a programação de um canal, voltar, dar um “forward”, num futuro próximo haverá muito mais açoes disponíveis para nós.
E isso só será possível graças à mão-de-obra qualificada e preparada tecnologicamente para lidar com essa questão.

E nós, profissionais da web, somos os que estão mais próximos desse futuro digital.

Robson Chagas Data: 02/06/2008 às 9:16 am

Atividade: designer

Cidade: curitiba

Acredito sim,

mas isso só para os profissionais de ponta, isso não vale para todo mundo. Acredito que isso não vai superar a falta de organização dos profissionais do métier, essa desorganização é herdada dos profissionais de design, desde sempre.

E essa cultura de desvalorização da interatividade não é explicada hoje e possivelmente não será explicada daqui 5 anos, pois você não clica em um outdoor, mas esse é outro assunto.

Organização dos profissionais é essencial, se o meio herdar a desorganização que já existe no design gráfico, não existirá futuro valorização mesmo que a audiência e a TV Digital chegue.

Muito terá que ser feito para mudar isso.

abrax
Robson Chagas

Rodrigo Matheus Data: 02/06/2008 às 10:14 am

Atividade: Supervisor de Atendimento

Cidade: São Paulo

Falcão,

Espero por esse dia também.
Também espero que quando esse dia chegar, a gente não ouça mais: “sabe o que é, é que não entendo nada desse negócio de internet”.
Há algum tempo atrás, eu acreditava que a falta de profissionais qualificados e com experiência online, faria com os poucos (e bons) que estão por aí, fossem valorizados e ajudassem o mercado a crescer. Mas essa cultura de dividirmos online e offline, cria uma massa gigantesca de profissionais que “não sabem nada de internet” e isso faz com que o mercado não cresça como deve.
Em quanto as pessoas que trabalham com comunição (todas) não tiverem a internet na cabeça da mesma forma que tem a Novela III, o Domingão do Faustão e a página dupla de Veja, não vamos crescer realmente.
Que venha a TV Digital!

Abs,
Rodrigo

Fábio N Sarmento Data: 02/06/2008 às 10:17 am

Atividade: Coordenador de Sistemas

Cidade:

Não acredito que isso vai ser um *BOOM*, acho que vai ser existir ainda um longo processo tanto de aceitação dos gerentes de projetos até o usuário final ( Doméstico ), e questão de salário eu só não desisti da minha profissão desde 2001 por que eu realmente amo TI.

Luiz Rossin Data: 02/06/2008 às 10:41 am

Atividade: Resource Manager - AgenciaClick

Cidade: São Paulo

Concordo.

Acredito que a implantação completa da TV Digital trará maior visibilidade ao mercado on-line e com isso teremos uma fatia melhor do budget de propaganda dos clientes.

Isto dependerá muito também da organização e estruturação do nosso mercado para entender o processo completo da TV Digital e a própria Internet e saber vender este produto e suas variações da maneira correta.

E é claro que ligado a organização e estruturação podemos elencar as políticas de remuneração que espero, serão melhores daqui há alguns anos.

Fábio Munhóz Data: 02/06/2008 às 11:07 am

Atividade: Diretor de Arte / Empresário

Cidade: são paulo

Eu acredito que o mercado esta em um bom momento e concordo com Rodrigo, a tv ajudará e muito o nosso mercado.

Só acho que os profissionais tem que acompanhar a evolução do mercado e prepararem-se bem.

La em 2000, quando comecei a investir nesta carreira, imaginei realmente que o mercado ano a ano iria melhorar e amadurecer, certamente meu investimento esta valendo a pena.

Bruno B. Lanna Data: 02/06/2008 às 11:28 am

Atividade: Consultor Tecnologia

Cidade: Belo Horizonte

Concordo com o ponto de vista do Rodrigo, mas acho que junto com o desenvolvimento da TV Digital, todos os profissionais “online” devem se unir para criação de um orgão ou conselho regulador de forma a valorizar cada vez mais a profissão e estabelecer critérios mínimos de remuneração para profissionais que atuem nessa área.

10° Victor Leonardo Data: 02/06/2008 às 11:55 am

Atividade: Desenvolvedor Front-End

Cidade: São José dos Campos - SP

Concordo com muitas posições em relação ao artigo. E acredito que com o advento da TV Digital, novas portas para o mercado digital serão abertas e com isso provavelmente, novos tipos de desenvolvedores especializados.

Acho um pouco difícil imaginar na remuneração, mas com certeza com uma maior procura, mais projetos assinados e provavelmente um novo investimento. Ou seja, a valorização do desenvolvedor, refletindo em sua importância quanto ao novo meio.

11° Vanderson Arruda Data: 02/06/2008 às 11:58 am

Atividade: Web Developer

Cidade:

A TV Digital é uma das diversas tecnologias que esta impulsionando ainda mais os investimentos na internet. Porém no Brasil esse processo será lento devido à falta de investimentos por parte das emissoras e pela realidade social brasileira.

A remuneração do profissional envolvido está longe de ser o ideal, pois muitas empresas e até mesmo agências, ainda não acreditam na internet como um dos principais meios de massa.

12° Leonardo Naressi Data: 02/06/2008 às 12:16 pm

Atividade: Business Intelligence, Web Analytics, Search Marketing

Cidade: São Paulo

Acredito muito no poder da TV digital e sua geração de demanda para projetos interativos.
Mas, acho que a convergência também vai acontecer (e já está acontecendo) na internet e não somente na TV…
Se hoje em dia, as pessoas já ligam os PCs nas LCDs e se deleitam com Youtube, TV Terra e tudo mais com total interatividade e uma crescente qualidade, a IPTV se torna uma realidade mais acessível e viável do que a TV Digital dos set-top-box as quais ainda resta o abismo da falta de interatividade.
Então, o amadurecimento da internet, a popularização dos PCs em todas as classes e novas maneiras de comunicação e monetização da comunicação interativa, podem tornar-se por si próprios os propulsores das carreiras on-line, não acha? Como aliás tem acontecido bastante nos últimos meses… Profissionais de internet a peso de ouro…
[]s Falcão e… boa discussão, poste mais!

13° Robson Chagas Data: 02/06/2008 às 12:22 pm

Atividade: design

Cidade: curitiba

Bom,
o que muita gente não sabe, é que o Governo já travou o avanço da TV DIGITAL, como sabemos o projeto nacional foi colocado de lado e adotamos o padrão do Japão. Além das fabricas perderem todo desenvolvimento em que tinham feito em cima do padrão nacional, o SETUP BOX, ficará 3 a 5 vezes mais caro do que ficaria, isso implica no desenvolvimento direto da TV DIGITAL.

É interesse de muita gente do poder que esse processo de off para online demore aqui no Brasil, sabendo que a internet é uma anarquia, os poderes no Brasil estão com medo de perder o poder que comunicação exerce na nação, pode crer que tem dedo da Globo e outras grandes nessa história, não é atoa que o Ministro da Comunicação é um ex Jornalista da Rede Globo.. tem coisa ae..

14° Robson Chagas Data: 02/06/2008 às 12:28 pm

Atividade: design

Cidade: curitiba

Afinal de contas,
já visitaram o portal do ministério das comunicações?

É uma piada, reflete para onde estamos caminhando.

http://www.mc.gov.br/

15° Rodrigo Falcão Data: 02/06/2008 às 12:32 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

Mto interessante a discussão. Concordo plenamente com o Robson Chagas. Obrigado a todos pelos comentários. Acho que tem mto pano pra manga ainda. [s]

16° Paula Santos Data: 02/06/2008 às 6:10 pm

Atividade: Diretora e produtora de videos corporativos

Cidade: São Paulo

Espero que isso aconteça em menos de 5 anos. Estou cursando uma pós-graduação em Produção Digital Interativa, e espero que esse upload seja muito produtivo para a minha vida profissional.

17° Tony Ferraz Data: 03/06/2008 às 11:46 am

Atividade:

Cidade:

“E essa cultura de desvalorização da interatividade não é explicada hoje e possivelmente não será explicada daqui 5 anos, pois você não clica em um outdoor, mas esse é outro assunto.”

É aquela questão, como você não “clica” no outdoor, você o avalia pelo que ele é. Nenhum diretor de comunicação de uma grande empresa jamais pedirá para o sobrinho fazer o outdoor de sua nova campanha.

A cultura da web começou com pouca qualidade, qualquer rapaz que conhecia HTML, mesmo sem conhecimento teórico e prática de teorias da comunicação estava apto a desenvolver trabalhos pra qualquer um. Somado ao fato da audiência da web ser pequena nos primóridios, nos amargamos baixos salários para os profissionais até hoje.

É um processo de amadurecimento profissional que depende mais da qualificação e auto-valorização dos profissionais no geral, do que das empresas em si.

Tivemos a bolha, tivemos a crise, é hora do mercado se estabelecer e dos profissionais combrarem salários justos e proporcionais.

18° Renata Moraes Data: 03/06/2008 às 7:30 pm

Atividade: coordenadora Web

Cidade: Rio de Janeiro, RJ

Tudo é muito natural de um mercado meio indefinido e pulsante. Também é um processo muito gradativo e um pouco lento (embora muito menos lento do que em qualquer outra mídia).
A grande questão aí é que esses profissionais estao ganhando um know-how que vai diferenciá-los muito em breve. Porque, seja lá o que for que for dar essa coisa mobile + web + tv digital…quem tá por dentro desde já vai conseguir liderar essa coisa toda.

19° Rafael Xavier Data: 04/06/2008 às 8:28 am

Atividade: Analista Web

Cidade: Rio de Janeiro

Rezo para que isso aconteça, seja pela TV Digital ou por outro meio pois o maior problema nessa diferença do offline pro online são as cabeças que estão no topo e que mal sabem o que é Mozilla, SWF, PSD ou Internetbank.

Minha esposa trabalha em uma agência como supervisora de criação web e há anos luta por espaço, projetos e até respeito, dentro da empresa. Há um oceano entre a criação off e a criação web e ela já escutou de um dos donos, nome de peso do mercado, que offline tem que ganhar mais grana do que o online. Enquanto isso a midia interativa e digital avança e eles perdem oportunidades e grana pois acham que entrar numa concorrência de um portal corporativo não vai dar grana para a empresa.

Enquanto existir líderes com esse pensamento de agência dos anos 80, mesmo com a entrada da TV Digital, creio que 5 anos será pouco.

Hoje ela está em busca de novas fronteiras já que é profissional premiada no mercado e trabalha com web desde 1997. Quem sabe um dia “eles” acordem…

20° Fábio N Sarmento Data: 04/06/2008 às 9:15 am

Atividade: Coordenador de Sistemas

Cidade: São Paulo

eu trabalho com Tv Digital, pra ser mais exato com o sinal digital das Tv Carrefour e Extra, e eu mesmo trabalhando ainda acho que tem muito pano pra manga, tanto por o proprio ministerio de comunicação não incentiva isso, além do que por ser uma tecnologia nova para nós, e profissionais com esse expertise vai ser dificil pelo menos agora de início, comparo a Tv Digital com a Web 2.0 vai demorar um pouco para consolidar no mercado, mas depois vai ser realmente algo indispensável, mas ainda esta engatinhando… esperem sair das fraldas ai sim poderemos parar de fazer profecias.

21° Renato Ribeiro Data: 06/06/2008 às 9:41 am

Atividade: Publicitário - AgênciaClick

Cidade: São Paulo

Concordo com esta previsão. A questão trata-se não somente de valores e salário, mas de comunicação como um todo.

Atualmente, a maior parte dos profissionais de propaganda não conhecem a fundo o meio de internet, seus formatos, cliques, resultados e interatividade digital.

Com a entrada da TV Digital no Brasil e, como dito pelo Falcão, com o funcionamento completo de todas as suas aplicações, a comunicação WEB+TV terá um novo desafio.

Terá que encontrar novas formas de comunicar e fazer propaganda integrando televisão e computador. Neste novo cenário os profissionais WEB estão mais preparados para receber e se adaptar às mudanças que ocorrerão na publicidade brasileira.

Este talvez seja, um dos maiores desafios que ospublicitário enfrentaram nas últimas décadas.

22° Daniel Data: 07/06/2008 às 1:25 pm

Atividade:

Cidade: Belo Horizonte

Gostei bastante do artigo!

Outro ponto interessante é que geralmente os profissionais de internet são multidiscplinares (multidisciplinar é diferente de generalista!) o que contribui muito para diversificação tanto em tecnolgia como para as mídias.

23° denis Data: 16/06/2008 às 12:07 pm

Atividade: física

Cidade: rio das ostras

trabalho

24° denis Data: 16/06/2008 às 12:16 pm

Atividade: escola

Cidade: Rio das Ostras

iradO

25° Rogerio Vanucci Data: 23/07/2008 às 5:55 pm

Atividade: Consultor

Cidade: Belo Horizonte

Grannnde Falcão! Discussão boa esta sua - ou seria apenas comentário. Parabens mais uma vez. Torço para que esta situação reverta-se em breve. Forte abraço do amigo mineiro.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Cesar Paz

Cabeça digitalAs agências digitais finalmente entram no radar das grandes marcas e da gestão pública. Por Cesar Paz

Novos dispositivos trazem de volta o design 800×600Subnotebooks, smartphones… e os sites voltam a ser acessados por usuários com resoluções de tela pequenas. Se for imprescindível trabalhar em 1024 pixels, procure oferecer a melhor experiência possível. Por Simone Villas Boas

A rede mundial de pessoas e essa coisa internetA cada dia, avalanches de novos brasileiros entram na internet. Nunca ouviram falar do Cadê?, desconhecem IRC, Napster, guerra dos browsers. E os mais velhos na coisa se sentem como petistas no poder.
Por Roberto Cassano

Buscadores mudaram comportamento do usuárioJakob Nielsen aponta novamente o óbvio: as pessoas preferem objetividade e hoje vão aos sites mais cirurgicamente em busca de informação, em vez de entrar pela home e navegar. É bom aceitar essa realidade. Por Clecia Simões

O que impede mais investimentos em mídia onlineMuitos executivos entendem que um dos atrativos da internet para a propaganda é poder focar no cliente certo, porém poucos reconhecem seus próprios públicos. Por Dominic de Souza

Marcelo Sant'Iago

Na Sibéria não tem nada dissoResultados de busca orgânica no Google impactam negativamente a campanha da Net na televisão. Por Marcelo Sant’Iago

Onde os grandes da propaganda podem crescer?Omnicom, WPP, Interpublic e Publicis, os quatro gigantes do mercado de comunicação, ficam com a maior parte do orçamento. Menos no digital, onde só conseguiram 35%. Por Ricardo Cavallini

Juliano Spyer

Clientes, não agências, movem a inovaçãoRicardo Cavallini, diretor de mídia da F/Nazca, notou que nos últimos anos os clientes têm sido mais insistentes nas cobranças por campanhas diferenciadas. Por Juliano Spyer

Webinsider