Webinsider

Carreira - Desenvolvimento

Dicas que ajudam a obter a certificação MCP

25 de fevereiro de 2008, 22:58

Em busca de certificação MCP? Nosso amigo tentou a primeira vez para ver como era e não conseguiu. Depois fez vários simulados, foi esquentando e passou tranquilamente na segunda chance. Veja como foi.

Por Renato Ucha

Recentemente mudei de emprego e, durante os processos seletivos que participei, notei a importância de ter certificação MCP no currículo. Para algumas empresas, para ser analista sênior não basta mais a faculdade, há a necessidade de ser também MCP, preferencialmente ter vários MCPs.

Apesar de, durante muitos anos, ter sido contra as provas de certificação, acabei tendo de ceder e encarar este desafio. Para isso decidi tornar-me MCP em SQL Server 2000 pois já tenho mais de cinco anos de experiência com esta ferramenta.

Aproveitei a oportunidade da segunda chance que a Microsoft oferece (se você não passar no primeiro exame, ganha uma segunda chance para fazer o exame de graça) e como nunca tinha feito nenhuma prova de certificação, agendei a primeira prova logo de cara, sem estudar e sem ter idéia do que ia encontrar pela frente.

Fiquei pasmo; o teste é realmente bastante abrangente, além de ser em inglês (!). Abordava itens os quais eu nunca havia trabalhado na prática, como replicação de dados e atribuição de permissão com os “roles” do sistema. Conclusão: não passei, mas por outro lado perdi o temor de não saber o que ia encontrar quando fosse realizar a prova.

Após constatar que o exame de certificação é realmente um teste que coloca os seus conhecimentos práticos à prova, abrangendo muito mais do que nós desenvolvedores usualmente fazemos (selects, stored procedures, funções, alguns índices, etc…), decidi procurar um bom apoio para estudar.

Inicialmente fui até à livraria, mas como já conhecia bem a ferramenta não encontrei um livro que fosse tão específico quanto eu esperava. Portanto, logo desisti desta alternativa e então fui procurar na internet. Encontrei diversos simulados, como os transcenderes e o uCertify. Decidi por este último, pois o fabricante garante o dinheiro investido de volta caso você não seja aprovado no exame.

De posse dos simulados, iniciei meu programa de estudos como se fosse uma academia. Todos os dias realizava um simulado completo (algo em torno de 1h) e então o revisava. Durante 10 dias segui este ritmo. Quando comecei a realizar os simulados, obtinha uma média de 400 pontos nos testes (1000 pontos é o máximo e 700 são necessários para ser aprovado no MCP).

Deixei para agendar o exame (segunda chance) em uma segunda-feira, logo após um feriado (sexta-feira) prolongado e nestes três dias em que fiquei em casa criei uma maratona de simulados. Foram dois simulados na sexta, dois simulados no sábado e quatro simulados no domingo, dia que antecedeu o exame. A esta altura, a minha média era de 820 pontos, com picos de 970.

Segunda-feira, acordei logo de manhã, fiz o exame de certificação que me pareceu muito fácil. Com muito pouco tempo e muito pouca dúvida, fechei com 885 pontos, tornando-me assim um MCP.

Se você também pensa em tirar seu primeiro certificado MCP, aqui vão algumas dicas:

  • Escolha inicialmente uma ferramenta com a qual você já possua grande experiência profissional para obter certificação;
  • Opte por aderir ao benefício de segunda chance da Microsoft (se não passar na primeira tentativa ganha uma outra gratuita);
  • Se nunca tiver feito um exame antes, vale a pena “queimar” a primeira tentativa para conhecer melhor o ambiente e como é a prova;
  • Desista de livros, a maioria deles são muito básicos;
  • Adquira um bom simulado (existem vários, eu optei pelo uCertify) e treine exaustivamente;
  • Nos dias que antecedem a prova, crie uma maratona de estudos, faça ao menos dois simulados completos por dia;

Agende a prova e boa sorte! [Webinsider]

.

Sobre o autor

Renato Ucha (falecom@renatoucha.com.br) é gerente de projetos de TI certificado pelo PMI e Microsoft e atua em empresa de grande porte com arquitetura cliente servidor, web e interfaces SAP, além de dar palestras sobre gerenciamento de projetos.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ programação ] [ microsoft ] [ formação profissional ] [ livros ]

Comentários

40 pessoas comentaram o artigo "Dicas que ajudam a obter a certificação MCP"

Julio Saito Data: 26/02/2008 às 9:10 am

Atividade: An. Programador

Cidade: São Paulo

Belas dicas Renato. Pode-se perceber que você estudou bastante.

Fiquei com algumas dúvidas:

- O quanto é preciso manjar de Inglês? Nível básico é suficiente?

- Sem utilizar livros, qual fonte de referencia devo usar?

- Você diz que devemos escolher uma prova na qual já temos experiência profissional. Caso não seja este o caso, você recomenda que se faça algum curso ou estudar por conta já basta?

Abraços

Carlos Eduardo Meneghel Data: 26/02/2008 às 9:24 am

Atividade: Instrutor Cursos Oficiais Microsoft

Cidade: Americana

Esse artigo é uma mistura de ignorância e arrogância, bem como desmerece e desvaloriza profissionais que investiram em cursos, livros, horas de estudo para dominar um produto/tecnologia.

Com toda certeza, esse profissional que passou no exame dessa forma, jamais conseguirá manter “sua mentira” por muito tempo, pois quando for solicitado seus conhecimentos como MCP, ele não terá simulado para ajudar.

Fernando Data: 26/02/2008 às 9:26 am

Atividade: Analista Programador

Cidade: São Bernardo do Campo

Creio que essas dicas poderão ajudar muitos candidados à Certificação MCP. Eu mesmo estou passando por uma situação semelhante e irei aproveitar cada uma delas para que eu consiga atingir meus objetivos.

Leivio Data: 26/02/2008 às 9:30 am

Atividade: DBA SQL Server

Cidade: Fortaleza

Não concordo com o Sr.Renato Ucha.
Hoje sou MCP e MCTS em SQL Server e posso dizer que livros são essenciais para um bom estudo além da usa experiência com a ferramenta. Não entendo com uma pessoa com cinco anos de experiência com SQL Server não saiba o que é replicação. Ou seja, não sabe o que é o SQL Server mesmo.
Fico triste por essa dica ser dada por alguém sem conhecimentos reais nos produtos e tecnologias Microsoft. Fica aqui gravado o meu repudio.
Sem mais…

Romulo Fontes Data: 26/02/2008 às 9:40 am

Atividade: Administrador de Redes

Cidade: Serra - Espirito Santo

Olá amigo.
Você realmente teve experiencias ruins com o slivros que leu, mas o livros (preparatórios) ajudam sim, mas uma boa leitura para realizar os exames são os Microsoft Training Kit (http://www.microsoft.com/MSPress/books/6469.aspx) e participação de webcasts (http://www.microsoft.com/brasil/technet/eventos/webcasts/default.mspx)
Abraços.

Thiago Freitas Data: 26/02/2008 às 9:42 am

Atividade: Coordenador de TI

Cidade: Fortaleza

Amigo, acredito que num seja por ai. Realmente é completamente incabível voce ser um profissional certificado a base de simulados. É por estimulos como esse que certificações, sejam quais elas forem, perdem o seu valor com o tempo criando profssionais que num sabem de nada.

Acredito que o pior conselho, de uma pessoa que fala de educação, mesmo sendo ela profissional, é desaconselhar os livros. Acredito que seja melhor você realmente estudar sobre um produto do que decora-lo para uma prova.

Decorar prova é do tempo do primário, só vence quem sabe!

Atenciosamente,

Dennes Torres Data: 26/02/2008 às 10:07 am

Atividade: Analista de Sistemas

Cidade: Rio de Janeiro

Oi !

Acredito até na boa vontade do autor ao escrever este artigo, mas este artigo é um des-serviço a toda a comunidade tecnológica.

Existe uma praga que toda a comunidade procura extinguir que são os braindumps. Braindumps são perguntas das provas, prontas e com a devida resposta, utilizadas para o estudo na prova de certificação. A pessoa simplesmente decora o braindump e passa na prova.

Braindump e simulados são coisas diferentes, claro. Mas ao dar tanto testaque a uma maratona de uso de simulados, o conteúdo do artigo será facilmente confundido com um incentivo ao uso de braindumps (e foi através de um e-mail revoltado com este artigo que cheguei até aqui).

O uso de simulados pode até ser bom, mas nada substitui o aprendizado. Não vale a pena utilizar simulados se você não obtiver experiência nos novos conceitos.

O autor do artigo testou, de forma prática, os conceitos que não conhecia, tal como replicação, segurança integrada, etc, ao mesmo tempo que fez os simulados ? O autor não afirma, não destaca a importância do conhecimento.

Ao afirmar que não existem bons livros, o autor foi extremamente simplista. Poderia ter explicado melhor, por exemplo, que só buscou livros em português. O conhecimento do inglês é fundamental para quem deseja uma carreira em nossa área. Bons livros existem vários, das editoras Wrox, Appress, O’Reilly, Microsoft Press, entre outras, alguns dedicados ao estudo para a certificação.

Por fim, o autor recomenda uma certificação ultrapassada (MCP em SQL Server se transformou em MCTS avançando para MCITP) em um produto com 2 versões de atraso - está sendo lançado o SQL Server 2008.

Por melhor que sejam as intenções, deve-se tomar muito cuidado para não ser mal interpretado.

[]’s

Dennes Torres
MCAD,MCSD,MCSE,MCDBA,MCTS,MCT
Microsoft Most Valuable Professional

Herleson Pontes Data: 26/02/2008 às 10:21 am

Atividade: Consultor e Instrutor

Cidade: Fortaleza

É uma pena o site Webinsider dar espaço para este tipo de artigo. Também tenho pena da empresa que te contratou, pois não sabem seus reais conhecimentos sobre SQL Server.

Se para você “ter cinco anos de experiência” é simplesmente escrever comandos T-SQL, você não conhece nem 5% do SQL Server e os seus recursos.

Sou consultor e ministro aulas de SQL Server e posso te garantir que estes conceitos que você nunca tinha visto são básicos para qualquer Desenvolvedor de Dados ou DBA. É o que eu sempre digo nas aulas: os desenvolvedores ACHAM que SQL se resume aos comandos DDL, DML e DDL. Um erro fatal.

Os livros que você chamou de “básico” e “inúteis” explica sobre tudo isso e muito mais.

Você nunca parou para pensar no caso de uma empresa te contratar para você implementar uma solução de dados, baseada na sua certificação, e na hora H você nem sabe para onde vai? Você acha que uma empresa vai esperar você consultar livros ou fóruns atrás de uma resposta para que uma aplicação de missão crítica volte a funcionar?

Aprovações nas certificações são resultados de estudos e prática, não de memorização de questões de BRAINDUMPS.

São estas atitudes que desvalorizam os profissionais que são REALMENTE certificados. Mas como a Microsoft está aumentando o banco de questões das novas provas (SQL Server 2005 em diante) e colocando questões 100% práticas, fatos como esse deixarão de existir.

Por fim, aqui vai as minhas dicas sobre certificação, para aqueles que realmente querem ter a certificação como comprovação de conhecimento:

- Certifique-se nas soluções que você TRABALHA e GOSTA. Não adianta nada você tirar uma certificação de um produto que você não irá utilizar

- A Segunda Chance da Microsoft é gratuita. Acesse o site para maiores informações: www.microsoft.com/brasil/certifique

- Se nunca tiver feito um exame antes, consulte outros profissionais e pesquise artigos escritos por aqueles que já fizeram a prova, para você conhecer melhor o ambiente e como é a prova, além de você ter grande chance de passar de primeira

- Livros e Cursos são ESSENCIAIS. Se você não tem dinheiro para isso, utilize os recursos gratuitos disponibilizados pelo Technet e MSDN. São fantásticos e totalmente gratuitos.

- Pratique os conceitos que você estuda. Utilize máquinas virtuais (www.microsoft.com/virtualpc) para montar ambientes para estudo sem a necessidade de diversas máquinas físicas

Jensen Clayton Data: 26/02/2008 às 10:48 am

Atividade:

Cidade: Fortaleza-CE

Parabéns, vc realmente passou na prova, mas questiono de sabe de algo!
Como indicar que somente simulados são suficientes e falar que livros são básicos, creio que vc não tem boas fontes.
Tirar uma certificação não vale muita coisa se não sabe o que faz, com pouco tempo de trabalho teu chefe vai sacar logo que vc é uma simulação de profissional.
Por isso quem quer tirar Certificações, leiam muito, estudem, pesquisem, façam cursos e pratiquem. Na semana do exame vc faz um ou dois simulado para esquentar, de preferência simulado de texto.

10° Eduardo Freire Data: 26/02/2008 às 11:08 am

Atividade: Project Manager

Cidade: sobral

Ola pessoal,

Como costumo dizer, olha ai, as coisa piorando!
Pelo proprio desenrolar no autor ele foi totalmente infeliz. Mesmo que ele fosse um leigo em informática, todo mundo sabe que nesse mercado um produto que é lançado em 2000 para 2008, tem um diferença absurda de tecnologias, atividades, acoes, etc.
Particularmente vou fazer minha prova de certificacao MS, a Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) na quinta, peguei alguns simulados etc. Mas quem me ajudou de verdade foram artigos e os livros da MS Press, entre outros. Além de ser como o Herleson e Dennes falaram, voce tem que trabalhar com aquilo ou pelo menos ter afinidade.
Pois qualquer tipo de certificacao em termos de empregabilidade é a crendencial de ser “o cara” naquela tecnologia/metodologia.
att.

11° Romulo Fontes Data: 26/02/2008 às 11:30 am

Atividade: Administrador de Redes

Cidade: Serra - Espirito Santo

Amigo acredito que você deve ter se expressado errado em sua matéria. Acho melhor você realizar uma reformulação da mesma consultando mais profissionais com experiências e casos de sucesso no mundo da certificação.
Pelo modo que escreveu sua matéria você ridicularizou e prostituiu nosso mercado e o valor que com muita dificuldade conseguimos conquistar quando na verdade não é assim.
Sou certificado desde 2000 e percorri um árduo caminho (tanto financeiro quanto profissional) para chegar onde estou, acredito que simulados nos auxiliam nas provas, mas sempre os usando com sabedoria, pois através deles saberemos em qual tópico (assunto) devemos estudar mais (utilizando Microsoft Training Kit e ou webcasts).
Cada exame Microsoft tem uma pagina específica (http://www.microsoft.com/learning/exams/70-228.mspx) e nela você terá os Skills measured by exam onde você poderá se nortear.

Espero ter ajudado.

12° Emilio Mansur Data: 26/02/2008 às 1:08 pm

Atividade: Profissional Certificado Microsoft

Cidade: Fortaleza

Olá!

Por ser certificado desde 1999 e ter algumas dezenas de provas Microsoft no currículo, gostaria de deixar meus comentários.

“notei a importância de ter certificação MCP no currículo”
Que bom. Você percebeu que o mercado valoriza o título. O MCP é uma certificação profissional,um “OK” do fabricante informando que você conhece o produto dele.

“durante muitos anos, ter sido contra as provas de certificação”
Ah tá :)

“decidi tornar-me MCP em SQL Server 2000 pois já tenho mais de cinco anos de experiência com esta ferramenta”

“o teste é realmente bastante abrangente, além de ser em inglês (!). Abordava itens os quais eu nunca havia trabalhado na prática, como replicação de dados e atribuição de permissão com os “roles” do sistema”
5 anos de experiência e não sabe replicar? Não sabe trabalhar com permissões?

“decidi procurar um bom apoio para estudar”
Ótimo!

“não encontrei um livro que fosse tão específico quanto eu esperava”
Mano, você foi em que livraria?

“Todos os dias realizava um simulado completo (algo em torno de 1h) e então o revisava. Durante 10 dias segui este ritmo”
Não gostaria de desmerecer seu método de estudo, mas simplesmente abandonar os estudos com livros e simplesmente ficar decorando questões é uma coisa que não concordo. Você ainda conclui com essas:

“Desista de livros, a maioria deles são muito básicos;
Adquira um bom simulado (existem vários, eu optei pelo uCertify) e treine exaustivamente; ”

Cara, boa sorte para você.
Não desejo sucesso, pois você não está preparado para o mesmo.

Pessoas como você é que prostituem a certificação.

Grande abraço,
Emilio Mansur
MCP, MCSA, MCSA: Security
MCSE, MCSE+I, MCSE: Security
MCDST, MCT, MVP

13° Emilio Mansur Data: 26/02/2008 às 1:38 pm

Atividade:

Cidade:

Aceita sugestões?

Reescreve tudo. Diz que VOCÊ FEZ DESSE JEITO e aproveita os comentários para perguntar a outros profissionais qual o método que eles utilizaram.

Desta forma, creio que o impacto negativo do seu texto seja diminuído.

Grande abraço,
Mansur

14° Daniel Donda Data: 26/02/2008 às 2:47 pm

Atividade: Instrutor

Cidade: São Paulo

Sou instrutor certificado e autor de “livro para certificação”.
Infelizmente seu artigo traz uma imagem negativa para os profissionais que pretendem certificar-se em um produto, seja ele Microsoft ou não.

O que realmente um profissional preciso para ser reconhecido como um MCP é justamente o que faltou em seu artigo.

Eu não tinha dinheiro para pagar um curso oficial Microsoft (não citado no artigo) e se não fossem os livros eu não teria obtido sucesso.
O assunto é muito abrangente mesmo e por isso os simulados devem ser usados apenas para testar (1 ou 2 vezes) seu conhecimento adquirido antes de ir para o exame real e não como ferramenta de estudos.

Espero que seja alterado seu artigo.

Daniel Donda

MCP, MCSA, MCSE, MCT, MCSA Messaging,MCSA Security, MCSE Security (2000 / 2003)
Microsoft Certified Technology Specialist windows 2008

15° Emilio Mansur Data: 26/02/2008 às 3:31 pm

Atividade:

Cidade:

Quando eu sugeri você reescrever, pensei que você fosse “sair dessa”.

Você se supera deixando a situação pior.
E ainda apaga os comentários que você mesmo disse ter recebido com prazer.

Espero que o Webinsider não apague estes.

http://www.renatoucha.com.br/readPost.aspx?postId=16

[]’s,
Mansur

16° Rodrigo Moreira Data: 26/02/2008 às 3:36 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Depois dos comentários do Emílio Mansur, fico até meio sem saber o que dizer mas não pude deixar de notar uma coisa:
“Fiquei pasmo; o teste é realmente bastante abrangente, além de ser em inglês (!). ”

Meu amigo, que falta de atenção é essa? Você realmente não sabia que a prova é em inglês?
E olha que quando se agenda uma prova, um dos campos obrigatórios é o idioma.

“Apesar de, durante muitos anos, ter sido contra as provas de certificação, acabei tendo de ceder e encarar este desafio”

Ser contra certificação?!!! Certificação é uma das práticas mais consolidadas de comprovação de excelência no mercado e você rema contra a maré?

Eu sou certificado Microsoft desde 2005, minhas preparações para a prova se baseiam somente em livros. Através deles consigo uma cobertura de quase 100% do tema das provas, utilizando a experiência e leituras complementares para atingir a % faltante. Vale lembrar que de NADA adianta ler se não praticar, ou seja, não fazer as demos e etc. Assim como não adianta em NADA ir assistir um curso se não fizer os exercícios em casa.

Amigo, não existe mágica. Quem usa Braindump é desmascarado em 5 minutos no mercado de trabalho, quando por exemplo pedirem para ele fazer uma replicação hehehe…

17° Anthony Moraes Data: 26/02/2008 às 3:40 pm

Atividade:

Cidade: Belém

Isso que dá… um cara que só fez UM exame (e que vai expirar agora em março) não recomenda o cara estudar com livros, recomenda decorar questões, chama certificação de fácil… Putz.

Pra piorar se acha na moral de vir aqui e ensinar a fazer isso… comédia!

Thony

18° Froger Data: 26/02/2008 às 4:08 pm

Atividade: Técnico Judiciário

Cidade:

Renato,

Deu para notar que a maioria dos colegas não compreenderam bem seu artigo, falaram acima que ele é ignorância + arrogância, discordo completamente, pelo que percebi o Renato quis apenas orientar a quem tem pressa em tirar sua certificação. Se observarem o mercado de TI (que acompanho a espreita, pois sou servidor público) não adianta ter apenas experiência sem comprová-la com uma certificação e também não adianta ter uma certificação se a mesma não foi adquirida com experiência e noto que o artigo tenta mostrar para os que tem experiência mas não a certificação. Os métodos de estudo variam de pessoa para pessoa, ele passou a experiência dele.

19° Mychel Rios Data: 26/02/2008 às 4:10 pm

Atividade:

Cidade:

Belas dicas :D

- Desista de livros, a maioria deles são muito básicos;

Depende do livro. Você já ouviu falar dos training kits da Microsoft ? ou dos study guides da Sybex ? ou ainda sabe o que é o SQL Server 2000 Books Online ? Acredito que não.

- Fiquei pasmo; o teste é realmente bastante abrangente, além de ser em inglês (!).

Well, we work in IT :)

Obtenha certificações através de muito ESTUDO e
você será um profissional qualificado para aplicar seus conhecimentos e ter sucesso em sua careira.

Obtenha certificações através de BRAINDUMPS e você será um “profissional” MASCARADO, e quando a máscara cair, seu emprego também vai junto :)

[]´s

20° Vicente Tardin Data: 26/02/2008 às 4:35 pm

Atividade: Editor

Cidade:

Amigos, o assunto esquentou.

Na qualidade de editor do Webinsider, estou acompanhando os comentários.

A princípio considerei esta matéria útil e prática - um profissional contando como se preparou para um exame.

Pergunto se não está acontecendo um certo preconceito - julguei que o colega não quis desmerecer o certificado e procurou mostrar como se preparou, talvez com um excesso de pragmatismo, é verdade.

Será que os que reclamaram se sentirem desvalorizados, pela sensação de que a prova seria fácil? Será que o Renato é um péssimo profissional de TI?

Traçando um paralelo, conheço muitos profissionais de outras áreas que passaram em concursos públicos mas são absolutamente ineficientes. E conheço profissionais excelentes que jamais passariam em concursos públicos.

Até que ponto o depoimento dele é daninho aos leitores?

Vicente Tardin
editor
www.webinsider.com.br

21° Carlos Rocha Data: 26/02/2008 às 5:15 pm

Atividade:

Cidade:

Caro Vicente,

tenho sérias dúvidas se o depoimento dele foi mais danoso aos leitores ou a ele mesmo. Imagine só o RH de uma empresa lendo isto?

Qualquer RH que valorize certificações, depois de ler isto irá desconsiderar o currículo dele, sem sequer perder tempo lendo sobre as certificações que constarem do mesmo.

Quanto às provas serem fáceis ou difíceis, tenho opinião de que são fáceis mesmo, para profissionais com experiência. Mas ao mesmo tempo, quase impossíveis para os inexperientes e é exatamente isto que o mercado espera delas.

Longe de mim dizer que ele seja um péssimo profissional, até mesmo porque não o conheço, mas pelo texto posso afirmar algumas coisas:
1 - está desatualizado, pois ainda usa SQL 2000, quando estamos às vésperas do lançamento do SQL 2008;
2 - não possui grande experiência no banco de dados por desconhecer conceitos básicos dele.

Tenho grande dificuldade em ver utilidade na forma como ele instiga as pessoas a se prepararem para os exames, pois ele consiste de uma espécie de trapaça. Decorar as perguntas e respostas das provas, para passar.

No meu tempo de colégio isto era motivo de expulsão.

Agora, creio que ele não tenha lido o regulamento da prova, pois lá consta que caso seja comprovado que ele trapaceou na prova de alguma forma, a certificação dele seria cassada e ele seria impedido de prestar novas provas…

Quanto aos concursos públicos, concordo que até existam servidores despreparados, mas são uma minoria, sem falar que quando um deles é pego tentando trapacear na prova, vai preso.

Concluo que ele seja desenvolvedor (C# como ele afirma), no que ele deve realmente ser bom e acabo se expondo demais por falar de dois assuntos onde possui pouco conhecimento: certificação e SQL Server.

Carlos F. P. Rocha
CPA, MBA, MSc, BCP, MCP, MCTS, MVP

22° Fábio Costa Data: 26/02/2008 às 5:47 pm

Atividade: Analista de Suporte

Cidade: Fortaleza

Caro Vicente,

Posso lhe dizer que eu fui o responsável pelo “aquecimento”. escrevi em meu blog hoje pela manha sobre o post acima e mandei para as listas de profissionais que participo MSFor e MCPDx, fico hoje muito decepcionado com a atitude desta pessoa, pois concerteza ele esta ridicularizando o mercado pois nesse post o mesmo fala que “DECOROU AS QUESTOES”, isso foi um suicídio profissional. Espero que compreenda e remova o conteúdo o mais rápido possível para não prejudicar os leitores e nem o próprio autor.

23° Emilio Mansur Data: 26/02/2008 às 5:50 pm

Atividade:

Cidade: Fortaleza

Olá Vicente!

Que bom que você nao agiu como ele, que em seu blog pessoal disse que recebeu os comentários com prazer… e na verdade apagou todos.

Pensei que o Webinsider fosse fazer o mesmo.

Ele fez uma espécie de justificativa a este texto no blog pessoal:
http://www.renatoucha.com.br/readPost.aspx?postId=16

Na verdade após ler este segundo texto, eu compreendi. Ele falou de um assunto que não entende. Simples assim.

A maioria das pessoas que comentou aqui faz parte de listas de discussões onde o assunto principal é certificação Microsoft. Por isso esta chuva de acessos (com certeza muita gente visitou, mas não comentou) e comentários.

São pessoas que estudam(livros, ok? Livros!), testam e usam simulados para realizar uma auto-avaliação e “aparar as arestas”.

Entendo que ele tenha usado um método de preparação. Mas daí desvalorizar todo um conceito estabelecido…

[]’s,
Emilio MANSUR

24° Vicente Tardin Data: 26/02/2008 às 6:31 pm

Atividade: Editor

Cidade:

Oi Fábio (veja comentário 22),

tudo bem? Como editor nunca fico à vontade de remover um artigo. Acho que o debate provocado contribui muito mais do que a não existência dele.

Tanta gente se “esquentou” e participou… Se o Renato quis contribuir, apenas polemizar ou se cometeu suicídio profissional não sabemos.

Mas surgiram tantas questões aqui e acho que todos aprendemos um pouco.

[]s do

Vicente

25° Emilio Mansur Data: 26/02/2008 às 7:48 pm

Atividade: Culminis Community Specialist

Cidade: Fortaleza

Ignorando tudo o que foi dito, deixo aqui meus dois cents.

Os exames de certificação são realizados a mais de 10 anos e serve como uma forma de um ou mais fabricantes informarem que determinado profissional detém determinado conhecimento.

Novell, IBM, Compaq, Microsoft são exemplos de empresas que trabalham com certificação.

Já realizei algumas palestras sobre certificação pelo Brasil afora e compartilho aqui a forma que recomendo às pessoas para alcançarem os títulos almejados.

1- Defina que certificação você deseja
Hardware? Software? Qual empresa? Qual produto?
Isso é pessoal. Você quem define. Vai de acordo com o perfil de cada um.

2- Estude!
O exame de certificação é um teste de conhecimentos. Você vai ter que estudar bastante para alcançar todas os pontos que serão cobrados nos exames. Geralmente as empresas possuem um guia ou lista do que será abordado nos exames.

3- Teste seus conhecimentos
Será que você estudou o suficiente? A melhor forma de fazer uma auto-avaliação. No mercado existem diversos simulados. Hoje em dia existem diversas empresas que exploram o mercado de certificação de uma forma ética, como Transcender, MeasureUp, etc. Aqui é bom chamar a atenção para o que chamamos de “braindumps” que são coleções de questões de provas respondidas sem garantia alguma de estarem certas ou não. O mais assusta é que este banco de questões é alimentado por empresas/pessoas que não respeitam o NDA (Acordo de Não Divulgação) dos exames.

4- Agora é pra valer: marque a prova!
Os exames de certificação geralmente (não são todos, mas a maioria) é controlado pela Prometric. Você deve procurar um Centro Prometric mais perto de você para saber onde poderá fazer a prova. Veja se a prova possui alguma versão em seu idioma e o tempo de duração da mesma. E lembre-se: O Google é seu amigo. Busque por informaçoes de pessoas que já tenha realizado a prova e a impressão que elas tiveram da mesma.

Cerca de um mês atrás realizei uma apresentação da nova carreira de certificação da Microsoft aqui em Fortaleza, CE. Posso disponibilizar os slides caso desejem.

Atenciosamente,
Emilio Mansur
www.mansur.eti.br

26° Carlos Eduardo Meneghel Data: 26/02/2008 às 10:05 pm

Atividade: MCT

Cidade: Americana

Pessoal,

Acho que tudo que foi dito, foi em defesa daqueles que se esforçaram para conquistar as certificações.

No final da aula de hoje, mostrei aos meus alunos o que não deve ser feito, e como exemplo utilizei esse artigo.

Recomendo aos meus alunos e outros profissionais que estejam lendo isso e pretendem se certificar. Certificação é coisa séria, deve ser obtida através de estudo, esforço e experiência prática.

Abraço a todos,
Carlos Eduardo Meneghel
MCT,MCSE+M,MCSE+S,MCDBA,MCTS,MCTIP
CNA,CNE

27° Marcelo Figueiredo Data: 26/02/2008 às 10:12 pm

Atividade: Gestor de TI

Cidade: Brasília

Bem, depois de tantos comentários acho que não precisamos de mais nenhum, quanto a esse assunto, uma coisa é certa acho que qualquer método de “estudos” é valido, com livros, simulados e bons artigos, cada um absorve as coisas de um jeito ninguém é igual a ninguém acho que devemos deixar o nosso amigo Renato Ucha ser feliz, fazer oque se ele prefere decorar à aprender. E quanto ao sucesso espero que todos alcançem ele.

Marcelo Figueiredo
Gestor de TI

MCP
MCSE

28° Marcos Lima Data: 26/02/2008 às 10:30 pm

Atividade: Service Desk Administrator

Cidade: Fortaleza CE

Lametável tudo isso! Lamentável MESMO!
Se precisar de ajuda em bons livros e/ou metodologia de estudo para não se tornar um profissional um tanto quanto incompleto e desqualificado, estou a disposição.

29° Airton Leal Data: 29/02/2008 às 12:01 am

Atividade: Plataform Engineer, EDS do Brasil

Cidade: São Bernardo do Campo, SP

Amigos,

Achei muito legal a mobilização para reclamar de um artigo recheado de irresponsabilidade e inocência, vejo que ainda tem muita gente acreditando em certificações e principalmente nas da Microsoft, chego até a ficar orgulhoso com tudo isso e como digo em todas as oportunidades que tenho, eu voltaria ao ano de 1996 e começaria tudo de novo e com mais empenho ainda, faria novamente a prova de NT 4.0 três vezes pra passar e sem saber quase nada de inglês, faria cinco vezes a prova de Exchange 5.5 sendo a quinta com conjuntivite (Eu chorava com um olho e lia as questões com o outro, depois revezava), faria provas betas como a de Windows XP com 100 questões e quase 4h de prova, passaria nas 26 provas que passei até hoje.

Por essa história, eu desconsidero o que foi falado neste artigo, mesmo que com boa vontade e lembro aos que acharam valor no método de estudo que quem ralou para estudar e fazer e obter as certificações, hoje entrevista iniciantes e com duas ou três perguntas é muito fácil de saber se o só passou na prova ou se aprendeu alguma coisa.

Por isso pessoal, idenpendente de tirar certificação, APRENDAM, isso vai servir não só para passar na prova, mas para encher o seu prato de comida todos os dias, pensem nisso.

Airton Leal
MCP desde 1997
MCSE desde 1998
MCT desde 2000
MVP desde 2004
Honesto comigo mesmo e responsável pela minha carreira e com quem depende dela desde sempre.

30° Eduardo Eshp Data: 06/03/2008 às 6:12 pm

Atividade:

Cidade:

Na minha visão, o processo de obtenção de uma certificação (seja ela qual for) deve ter claro seu objetivo: OBTER A CERTIFICAÇÃO. E não se tornar um expert no assunto. É comparável a um vestibular, no qual você deve estudar única e exclusivamente para passar na prova.

Desta forma, a estratégia mais interessante é aquela que faz com que você atinja o seu objetivo. Concordo plenamente com a estratégia adotada pelo Renato Ucha, pois foi eficaz: atingiu o objetivo esperado de obter o MCP. Aos que julgam a leitura de livros ou a realização de cursos interessante, também estão corretos, desde que o objetivo seja atingido: obter o MCP.

Se você quer se tornar um expert num determinado assunto, nenhum livro ou curso por si só farão você obter este “status”. É necessário, ao longo da sua carreira, obter experiência prática em situações reais, para os quais os livros e cursos que você consumiu servirão de base e (valiosa) referência.

Fazendo um paralelo: você confiaria a realização de um transplante cardíaco em você (ou em alguém de sua família) a um residente que simplesmente se formou ontem na melhor das universidades, mas nunca atuou numa situação real? Acredito que a resposta de todos seja não, pois temos a consciência que apenas o conhecimento acadêmico não habilita este médico como “expert” em exames.

31° Eduardo Eshp Data: 06/03/2008 às 6:26 pm

Atividade: Gerente de Projetos

Cidade:

Na minha visão, o processo de obtenção de uma certificação (seja ela qual for) deve ter claro seu objetivo: OBTER A CERTIFICAÇÃO. E não se tornar um expert no assunto. É comparável a um vestibular, no qual você deve estudar única e exclusivamente para passar na prova.

Desta forma, a estratégia mais interessante é aquela que faz com que você atinja o seu objetivo. Concordo plenamente com a estratégia adotada pelo Renato Ucha, pois foi eficaz: atingiu o objetivo esperado de obter o MCP. Aos que julgam a leitura de livros ou a realização de cursos interessante, também estão corretos, desde que o objetivo seja atingido: obter o MCP.

Se você quer se tornar um expert num determinado assunto, nenhum livro ou curso por si só farão você obter este “status”. É necessário, ao longo da sua carreira, obter experiência prática em situações reais, para os quais os livros e cursos que você consumiu servirão de base e (valiosa) referência.

Fazendo um paralelo: você confiaria a realização de um transplante cardíaco em você (ou em alguém de sua família) a um residente que simplesmente se formou ontem na melhor das universidades, mas nunca atuou numa situação real? Acredito que a resposta de todos seja não, pois temos a consciência que apenas o conhecimento acadêmico não habilita este médico como “expert” em neste tipo de procedimento.

32° Rend Data: 25/03/2008 às 2:55 pm

Atividade: Analista de sistemas

Cidade: Lauro de Freitas

Tem gente que não sabe ler e fica culpando o autor: Ele deixou bem claro que já tinha 5 (CINCO - por extenso) anos de experiência em SQL Server antes de fazer a prova. E que pra eles os livros eram básicos demais.
Você acha que um cara desse não sabe o que tava dizendo ?. Em alguns meses de prática você aprende e exercita elementos que livros e cursos só te embasam superficialmente.

Concordo plenamente com o Eduardo Eshp, passar numa prova de certificação é similar ao vestibular, o conhecimento mesmo você adquire na prática.

33° Thiago dos Santos Nunes Data: 27/09/2008 às 1:56 am

Atividade: Gerente de Projetos - TS Suporte e Consultoria em Inf.

Cidade: Itaúna - MG

Vejamos bem que estamos fazendo confusão aqui: NÃO TEM COMO SEPARAR o objetivo de tirar a certificação e a busca por ser um expert no assunto. Olha só: Para aqueles que estão começando a carreira é necessário muito estudo e vivência das mais diversas situações. É necessário que o profissional que queira tirar uma CERTIFICAÇÃO (em maiúsculas mesmo) procure estudar muito para que obtenha o atestado, prova (sinônimos de certificação no Houaiss) de que o profissional conhece o produto referente à prova.
Quando fiz minhas provas de certificação lembro-me de estudar e olhar para os servidores e serviços que configurava e dizer, “Está errado, está tudo errado” (Não que de fato estivesse um caos, mas via que meu trabalho poderia ser MUITO MELHOR do que o que era até então). Não tinha preço cada hora sentado diante de um livro ou lendo artigos não internet.

Falo para o pessoal aqui da empresa que cada hora de estudo equivale a 10 horas de tempo economizado em campo (claro que a proporção é muito maior na prática).

Por favor, pensem e se coloquem no lugar do contratante, que tipo de profissional você gostaria de ter no seu time, na sua empresa: O que decorou questões para poder dizer que é certificado ou o que estudou e conhece DE VERDADE o produto ao qual se certificou?

A certificação existe para poder dizer para o mercado que um profissional além de larga experiência prática domina bem os fundamentos de um determinado produto e consegue se adequar a todo tipo de situação referente ao mesmo devido a sua sólida base.

Passar ou incentivar este tipo de prática é tornar nulo este elo de confiança que se estabelece entre a dificuldade da prova e o perfil do candidato que passa na mesma.

É, traduzindo, prostituir o mercado. Utilizando como base o exemplo dado pelo Eduardo Eshp, pense que o médico certificado DE VERDADE é o médico que tem anos de experiência e passou por uma boa formação acadêmica. O outro já seria aquele que ou não tem experiência nenhuma e nem tem sólida formação (pior caso) ou imagina ter boa experiência mas não tem uma formação decente para poder até mesmo dizer se suas práticas médicas são as recomendadas (Imagine o caso: “ah o cara acabou morrendo por causas desconhecidas, isso acontece sempre”). Em quem você confiaria seu filho?

Pois bem, não achem que estou sendo dramático.

Trabalho em um ramo que as informações que estão sob minha respensabilidade são a vida das empresas. Imagina se perco um banco de dados financeiro sem possibilidade de recuperação por “falha humana”? Algumas empresas iriam à falência possivelmente.

Mas ainda assim é um mercado legal, vale a pena se certificar para valer. Mostrar para o mundo que você não é só mais um, que você quer ser um ótimo profissional e que quer reconhecimento (entenda-se também $) por isso. E ser honesto consigo mesmo não tem preço. Vale mais que os 80 dólares da prova.

Atenciosamente,

Thiago dos Santos Nunes

34° Alexandre Silva Data: 17/03/2009 às 1:01 pm

Atividade: Especialista em Redes

Cidade: São Paulo

Agradeço imensamente a todos os colegas que deixaram suas dicas e compartilharam suas experiências para conquistar certificações Microsoft. Alguns dizendo que simulados ajudam, outros dizendo sobre a importância de ler bons livros, enfim, acredito que ler com foco aquilo que deseja alcançar ajuda e muito, mas acredito também que simulados são provas para testar os nossos conhecimentos obtidos.

35° David Data: 31/08/2009 às 3:49 pm

Atividade:

Cidade: Belo Horizonte

Bela dica…..

Se vc puder fazer um post tirando a duvida sobre os tipos de certificados que a microsoft possui, seria bom!!!

36° CUIABANO Data: 16/09/2009 às 10:03 am

Atividade: Helpdesk

Cidade: Cuiaba

que união de voces, parabéns pela simpatia como trataram o rapaz do artigo, sejam mais HUMILDES por gentileza, seus “maiorais”,

abraços amigo e nao liga para esses babacas tecnologicos diplomados…

valeu

37° André Pinheiro Data: 25/09/2009 às 4:39 pm

Atividade: Analista de Suporte

Cidade: São Caetano do Sul

Lamentavel mesmo,,,talvez seja por esse motivo que as empresas estão pagando mal, pq contratam um analista certificado e quando o mesmo começa se perde em uma replicação, ai nós certificados por mérito de conhecimento da plataforma e estudo, somos desvalorizados tendo que fazer provas em processos seletivos lastimaveis, antes ter um MCP não era nem necessário fazer provas pois ja fez a prova microsoft, hoje um MCP é obrigado a fazer provas para não contratarem pessoas ignorantes que decoram provas, e nem sabem o que é replicação e permissão.
Sinceramente,,,sem mais

38° natan Data: 09/10/2009 às 11:01 pm

Atividade: estudante c.computação

Cidade: juiz de fora

estudo c.computação, estou iniciando no mundo da POO, comecei a trabalhar numa empresa que trabalho com o framwork .NET, tenho grande interesse futuramente em obter certificação e já sei como não me tornar um profissional certificado tapado… hehe

39° natan Data: 09/10/2009 às 11:03 pm

Atividade: estudante c.computação

Cidade: Juiz de fora

só deu erro de português… mas não sou tapado…

40° Rafael Assis Data: 14/10/2009 às 3:54 pm

Atividade:

Cidade: POA

Estou começando agora na área de banco de dados futuramente pretendo fazer algumas certificações, li todos os depoimentos e achei todos válidos uns de como fazer e outros de como não fazer a certificação, mas agora gostaria de um norte para começar, trabalho atualmente com dois bancos (sybase, migrando para sql server 2008).
gostaria de informações de livros bons, com qual certificação começar, coisas do tipo.

Grande abraço a todos!!!

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Especialização ou mercado de trabalho?Jovens profissionais enfrentam o dilema de seguir estudando em busca de especialização ou cair logo dentro do mercado de trabalho e seguir as oportunidades que aparecem. Há um caminho do meio? Por Tatiana Sandim

O professor está sempre erradoA capacidade de admitir falhas em sala de aula é fundamental para o professor, e ao contrário do que se imagina, pode até melhorar a relação com seus alunos. Um pequeno ensaio sobre a atividade docente e a falibilidade humana. Por Sthefan Berwanger

Quando o desenvolvedor começa a adotar padrões de trabalhoVocê programa e trabalha sozinho ou em dupla. Chega o cliente e pede um site aparentemente simples e você orça baixo demais. Veja como se organizar para evitar esta e outras dores de cabeça. Por Renato Guimarães

Ricardo Veríssimo

TI, modelos e normas: tudo o que o mestre mandarModelos, normas e políticas de melhores práticas funcionam em grande parte das ocasiões e ajudam muito. Mas só quando estão adequados à realidade de cada caso. Por Ricardo Veríssimo

O jazz e a Tecnologia da Informação e ComunicaçãoO valor do intangível: como no jazz, nas organizações valem a informação, o conhecimento, a capacidade de comunicação e a habilidade em aprender e exercer a capacidade de improvisar e inovar.
Por Jorge Castro

Você pode ter um CRM gratuito (quer dizer, quase)Sim, existem ferramentas gratuitas de CRM. São mais enxutos e claro que também têm custos, mas certamente saem por muito menos que os sistemas comerciais. Veja uma base de cálculo.
Por Stivy Malty Soares

Administrar o seu tempo pode mudar sua vidaNunca é demais lembrar que a ruptura dos pequenos gessos onde moldamos nosso comportamento faz diferença, o suficiente para transformar a vida em um grande negócio. Por Eduardo Zugaib

É possível realmente fazer planejamento de carreira?Após cinco anos em uma empresa você já provou o que tinha que provar e deve avaliar se novos projetos trarão motivação e realização profissional; caso contrário, é hora de buscar outros horizontes.
Por Armando Terribili Filho

Dormindo com o inimigo: como é voltar a .NET e C#Desenvolvedor fã de linguagens de código aberto e distante do universo Microsoft retoma o contato com a plataforma .NET. Ele gostou de muitas coisas e conta como foi. Por Rodrigo Braga

Webinsider