Webinsider

Carreira - Design

Marcos Nähr
Design

Designer: por que a profissão deve ser regulamentada?

20 de fevereiro de 2008, 13:05

Assunto interessa a empresários, consumidores e ao poder público.

Por Marcos Nähr

Mais de 60 mil profissionais continuam sem um instrumento de legitimação e reconhecimento, que é a regulamentação dos designers. Desde 1980 foram submetidos cinco projetos de regulamentação ao Congresso, todos arquivados.

Interessa aos empresários

O design é uma atividade de alto risco, mas com fiscalização (criada com a regulamentação) pode garantir o melhor de um profissional reduzindo o risco ao mínimo necessário em termos de investimento. A regulamentação vai combater a má conduta profissional.

Interessa ao consumidor

Tudo o que é produzido e tem contato com o público precisa de um responsável. Sem ser regulamentado o designer não pode ser tecnicamente responsável pelo que produz. Pelo Código do Consumidor, hoje o designer não pode ser responsabilizado pelo seu projeto, mesmo que este tenha defeitos ou ocasione danos ao seu usuário.

Interessa ao poder público

Sem registro profissional pra designers, o poder público não pode “comprar design” por meio de licitação ou concorrência, seja para projetos de identidade visual, de mobiliário, de um website e outros de interesse da sociedade.

A produção de bens com design é um fator estratégico. Produtos com valor agregado significam maior arrecadação e a conquista de mercados externos. Isso já foi reconhecido pelos paises emergentes que concorrem com o Brasil nos mercados internacionais. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Marcos NährMarcos Nähr (Marcos_Nahr@Dell.com) é formado em Design Gráfico, consultor de conteúdo para o Global eCommerce da Dell Computadores e professor do Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ] [ direito ]

Comentários

16 pessoas comentaram o artigo "Designer: por que a profissão deve ser regulamentada?"

Prix Dekanun Data: 20/02/2008 às 4:33 pm

Atividade:

Cidade: Sao Paulo

Como Designer, se a regulamentação fizer pela profissão a maravilha que regulamentação de jornalismo fez por ela, me inclua fora dessa.

Marcos Nähr Data: 20/02/2008 às 6:01 pm

Atividade: designer

Cidade: Porto Alegre

Oi Prix,
Quais os aspectos da regulamentação do jornalismo que você acha que foram prejudiciais? É bom aproveitarmos para discutir estas questões agora, antes da regulamentação.

Natã Morais Data: 20/02/2008 às 10:27 pm

Atividade: Professor 3º grau

Cidade: Campina Grande

A quem interessa o design?
Os menos interesados são os próprios designers. Historicamente essa discussão vem se arrastando e nenhum resultado concreto surgiu. Creio que as interferências de outras profissões é a principal causa disso, se pensarmos por esse ângulo podemos entender que, qual o interesse de um arquiteto que atua como design regulamentar a profissão? Simplesmente ele não estaria habilitado para tal, e portanto, não poderia atuar como designers.

Acredito que nós designers é que temos que tomar a iniciativa e lutar pelo interesse nosso, ou seja, o design interessa aos designers.

fabio Data: 20/02/2008 às 10:57 pm

Atividade:

Cidade:

Desenvolvedores de software tb deveriam ser regulamentados.

É patético um guri dizer que é programador pq seguiu um tutorialzinho introdutório sobre ruby.

Ou até um piá dizer que é designer pq sabe mexer um pouco com potoshop!

Roberto Fernandes Data: 21/02/2008 às 12:27 am

Atividade: Designer

Cidade: Porto Alegre

Marcos, dois pontos (ok, um sério e uma piada):

1 - Posso estar muito enganado, mas pelo meu leigo conhecimento de Direito, pelo CDC qualquer prestador de serviço pode ser responsabilizado pelo que faz. Nesse caso, a regulamentação só garantiria as punições da classe (assim como advogados que pdem ser suspensos por ações anti-éticas).

2 - Com o Ego que os designers tem… A “Ordem dos Designers do Brasil” vai ser F*** de aturar. E anuidade vai ser de rachar…. :-) . Tudo para garantir a decoração do salão de eventos!

Forte abraço

Fabiano Ribeiro Data: 21/02/2008 às 7:31 am

Atividade:

Cidade:

Essa é uma discussão muito loooooga. Ao menos com a regulamentação passaríamos a “existir”, não entendo as justificativas do Congresso em ignorar essa “existência” de graduados na área de design. Isso é fato e não tem retorno.

Thiago Valenti Data: 21/02/2008 às 2:19 pm

Atividade: Designer gráfico

Cidade: Balneário Camboriú - SC

Discordo que precisa regulamentar pra o design ser visto. E não necessariamente a regulamentação faria algo de bom para os designers.

Existem muitas profissões que não são regulamentadas no Brasil. A profissão de matemático não é regulamentada, apenas professores de matemática (graduação de licenciatura).

A não-regulamentação nunca impediu os designers de algum trabalho (tirando as licitações do governo, mas não sei se eu iria querer trabalhar pro governo).

E, por favor, quem não leu o prospecto da regulamentação ainda, dê uma lida, e vai encontrar um monte de furos nele.

Nicholas Bittencourt Data: 22/02/2008 às 8:46 am

Atividade: Analista de Sistemas

Cidade: Niterói

Uma coisa não entendi nesse artigo. Voce afirma que o governo não pode “comprar design” pela profissão não ser regulamentada. No entanto, a profissão de analista de sistemas, programador e afins também não é regulamentada e o governo compra software. Como funciona esse processo? Só o indivíduo que não pode vender? Uma empresa de disign poderia vender ao governo sem maiores restrições?

Cesar Zeppini Data: 22/02/2008 às 10:08 am

Atividade: Publicitário

Cidade: Indaiatuba

Muito bom artigo, Marcos!

Thiago: a não-regulamentação de qualquer coisa é prejudicial para quem a faz. Eu concordo que quanto MENOR for a burocracia para se trabalhar, melhor, mas regulamentar a profissão nada mais é do que torná-la mais respeitada e bem vista.

A profissão de design é vista até hoje como uma profissão complementar, ou uma profissão que qualquer um pode ser apenas com uma apostila de Photoshop (não estou dizendo que é verdade. Estou dizendo que é o que pensam). Se for regulamentada, vai deixar de ter essa cara de profissão emergente e se tornar mais concreta.

10° Thiago Valenti Data: 22/02/2008 às 11:32 am

Atividade: Designer gráfico

Cidade: Balneário Camboriú - SC

“Se for regulamentada, vai deixar de ter essa cara de profissão emergente e se tornar mais concreta.”

Será? Meu medo é que se regulamente, comece a se pagar a tal taxa mensal pro CREA (se for pro CREA), e nada mude em relação ao resto.

11° everaldo Data: 25/02/2008 às 12:37 am

Atividade: designer

Cidade:

Não vejo qualquer beneficio real em regrae regulamentos quaisquer q sejam. Do meu ponto de vista o único motivo para regulamentar a profissão é proteger designers formados e incompetentes de “micreiros” ( ou designers auto-didatas) com talento.
Ora, não estamos falando em cirurgias de medula e sim de design/desenho. Será q não estamos super-valorizando a profissão?
Faço design a anos com qualidade e reconhecimento internacional. Dispenso regulamentação. Mas se alguém aqui pode ser mais feliz com ela eu apoio ;-) .
Não mudará coisa alguma.

Grande abraço.

12° Moisés Ribeiro Data: 27/02/2008 às 1:06 am

Atividade: Designer de Interfaces

Cidade: Porto Alegre

Atualmente não existe no Congresso Nacional uma proposta de projeto de regulamentação da profissão. A última que houve chegou a ser enviada à comissão de educação e cultura, que aprovou-a e desaprovou-a em 2 dias. (interesses políticos?).

Depois disso o projeto foi arquivado e o deputado que o tinha aberto já não “trabalha” mais na casa. Ou seja, um novo projeto precisa ser elaborado e enviado por um parlamentar novamente.

Afora os entraves legais, acho que a profissão precisa de regulamentação sim. Everaldo, admiro o teu trabalho e concordo quando tu falas da “proteção” que poderia ser gerada através de uma regulamentação.

Mas vou discordar quanto à super-valorização do design para a sociedade: o design não é apenas o gráfico-visual, mas o de produto também. E com a integração de gráfico+produto (veja o iPhone por exemplo), cada vez mais teremos responsabilidades sobre o uso dos bens de consumo da sociedade. Isso significa que o designer tem sim responsabilidade sobre o que coloca no mercado, e sobre como desenha e executa seus projetos. (os próprios aparelhos utilizados por médicos são projetados por designers, e eles devem ser precisos). Assim como os arquitetos têm responsabilidade ao projetarem uma casa, por exemplo.

Marcos, penso que não adianta nos iludirmos que a regulamentação está muito próxima: hoje nós temos disputas “internas” até sobre o nome da profissão (Desenho ou Design? Ou ambos?). Entre outras coisas, enquanto não soubermos como ‘habilitaremos’ designers de fato - mas não de formação - nessa eventual regulamentação da profissão ainda acredito que há muitas coisas a serem feitas e discutidas.

Embora acredite que vai levar algum tempo razoável até uma regulamentação, não vou deixar de apoiá-la. Um país que já tem mais de 300 escolas de design precisa orientar e regular a entrada no mercado de trabalho dos milhares de designers que forma todos os anos - somados aos designers que não têm formação específica, mas trabalham na área.

Design mata, já dizia Ivens Fontoura. :-)

13° Fabiano Ferreira Data: 19/03/2008 às 11:28 am

Atividade: ** designer digital ** (não regulamentado)

Cidade: Caxias do Sul

Eu confesso que este assunto ainda é nebuloso para mim.

Se caso fôssemos HOJE profissionais regulamentados, quais seriam as premissas, regras, códigos de conduta mais apropriados para um designer seguir? Estaríamos limitando uma atividade de profissionais que não precisam de limites para exercer sua função. Ou será que o processo criativo precisa de limites para atingir uma qualidade supostamente exigida pelo mercado? Vale lembrar que o próprio conceito de “feio” e “bonito” pela arte é questionável. Tudo pode ser belo ou feio, ou nada é o que parece ser.

Nós estamos lutando para criar uma classificação, um selo de qualidade não porque o mercado pede isso, mas sim os próprios designers. É a famosa panela que se acham os “Michelângelos do Tablet” tentando ficar longe do humilde pintor de rodapé de site HTML 1.0.

Concordo que os fundamentos de Gestalt (por exemplo) e toda sua bagagem teórica deveria ser levada como base para a formação de um designer diferenciado, mas mensurar estes pontos num trabalho é uma tarefa muito subjetiva, bem como qualquer impressão de um trabalho executado através do design.

Não estou aqui defendendo um perfil ou outro, mesmo porque eu paguei minha faculdade de Design Digital produzindo websites como auto-didata. Obviamente que a qualidade dos meus serviços no decorrer do aprendizado aumentou substancialmente.

E eu sou taxativo em um ponto: mesmo que eu seja culturalmente bem informado sobre design, formado em design digital, NÃO VOU me submeter a uma entidade controladora (por exemplo um “CREA dos designers” bem citada pelo colega Thiago Valenti).

Eu já recebo bem pouco em troca do Sindicato dos Publicitários e não preciso de outra instituição para comer minha suada grana para discutir interesses que só interessam a eles.

Se for para lutar e chegar neste resultado, prefiro ser um profissional não regulamentado, porém livre para exercer os meus conceitos e trabalhar para resolver os problemas dos meus clientes. E claro, ganhar dinheiro :)

14° João Ferreira Data: 06/05/2008 às 6:42 am

Atividade: Designer

Cidade: Salvador

Pessoal acho que uma das grandes vantagens da regulamentação seria criarmos uma tabela séria para cada cidade/mercado. Acredito que a união da classe ajudaria muito para que isso acontecesse. Afinal espero que como eu todos amem o que fazem!

15° Gustavo Data: 18/05/2008 às 3:01 am

Atividade:

Cidade:

sou webdesigner freelancer , nao tenho formação e reconhecimento , mas ja tenho cliente ” websites feito por min ”
se a profissão for regulamentada . posso perder todos os meus clientes ?

16° Lais fukuda Cuoghi Data: 06/08/2009 às 11:03 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Taiúva

Eu sempre quis fazer designer, porém tenho dúvidas quanto ao salário, não que eu esteja querendo pelo dinheiro, mas é uma curiosidade minha. Alguém poderia me informar quanto ganha um designer mais ou menos??

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Em busca do contrato perfeito 6: como cobrarÉ hora de colocar no papel os prazos, as regras para as despesas extras e quanto você vai cobrar. Calcule bem o valor das suas horas e de seu pessoal e defina quanto deseja (ou pode) lucrar além dos custos. Por Carlos Nepomuceno

Ser designer gráfico ou ganhar a vida de outro jeito?O mercado hoje está longe de ser o paraíso, pois nem sempre paga bem e o cliente ainda precisa ampliar sua percepção sobre o valor do design para os negócios. Vale o desejo ou é melhor ser pragmático? Por Caroline Fülep

Cezar Calligaris

Qual o preço justo dos trabalhos online?Serviços digitais ficam mais complexos e os custos sobem. O desafio é aprender a ser grande. Por Cezar Calligaris

Contratar um bom designer? Não, sai caro demais… Muitos clientes preferem poupar a diferença entre contratar um designer competente e um operador de software para criar gráficos e ilustrações. Em muitos casos é uma decisão errada. Por Caroline Fülep

Marcos Nähr

Design híbridoA chave do sucesso é garantir que o mix entre físico e digital não confunda o usuário. Por Marcos Nähr

Ergonomia é item essencial para webdesignersPara os que estão chegando agora: a ergonomia não é só cadeiras confortáveis e posturas contra fadiga. Projetar sites funcionais e eficientes também é. Por Tatiana Sandim

Design e marketing são aliados, não inimigosA marca da empresa é um bem único e deve ser tratado como investimento pela equipe de marketing, que conta com a competência de um bom designer que participe dos processos de decisão e compartilha resultados. Por Thiago Valenti

Marcos Nähr

Não existe webdesignerExiste o designer que faz web. Por Marcos Nähr

O que você vai ser quando crescer? Designer!Não leia se você não for um designer. Este texto vai parecer despropositado e sem senso, pois foi escrito em uma frequência que só um deles poderá captar. Por Claudio Martins

Designer vai ganhar carteirinha. O que isso significa?Se a profissão de designer for regulamentada, surgirão questões trabalhistas e de mercado muito grandes. Enquanto isso, a melhor carteira do designer é o seu portfolio e sua ética. Por Claudio Martins

Design: pesquisa e regulamentação profissionalA sistematização do ensino da profissão separa os leigos e curiosos dos profissionais capacitados. No entanto, ainda falta ao design conquistar maior território na área de pesquisa. Por Robson Santos

Diploma ou não diploma… não é esta a questãoA discussão sobre regulamentação da profissão de designer (ou outra qualquer) é boa e válida. Mas é importante perceber que por trás dela há motivos de ordem econômica e social muito amplos. Por Daniela Castilho

Webinsider