Webinsider

Métricas

Entenda o PageRank: Google dá notas para sites

17 de outubro de 2007, 15:31

PageRank é um critério que influencia na escolha dos resultados nas buscas. Começou antes do Google, como um projeto de uma nova forma de busca e tem o sobrenome do criador, Larry Page.

Por Paulo Rodrigo Teixeira

Todo mundo conhece o Google por sua eficiência em exibir resultados. Você procura por praticamento qualquer termo e encontra diversas páginas relacionadas ao que foi pesquisado.

Hoje o Google conta com mais de 100 fatores diferentes para definir o posicionamento das páginas em uma busca, mas a base deste segredo, que mudou a maneira em que os sites de buscas defininem o posiconamento nos seus resultados, se chama PageRank.

Ele nasceu de um projeto de criação de uma nova forma de busca. O nome, PageRank, vem do sobrenome do criador, Larry Page. Logo após, Sergey Brin entrou no projeto e juntos eles fundariam mais tarde o Google.

A base para cálculo do PageRank são os links. Cada link funciona com um voto. Quando um site linka para outro, ele dá um voto para esta página. Quanto mais votos uma página recebe, mais relevante ela será. Além da quantidade de votos, o PageRank que uma página possui também influencia no peso do voto. Ou seja, depende de quem linka, a pontuação passada é maior. Você pode conferir uma explicação mais detalhada do PageRank na Wikipedia.

Conforme o resultado deste cálculo, cada página recebe uma pontuação de 0 até 10. No Brasil não temos páginas com PageRank 10 ou 9. Somente páginas como Abode, Microsoft e NASA tem PageRank 10. Entenda que o Google atualiza seu PageRank de tempos em tempos, então o número de PageRank que ele passa pode estar desatualizado.

Você pode descobrir o PageRank de uma página basicamente por duas formas: ou pelo Google Toolbar, que exibe o PageRank da página que você está, ou por um serviço online de PageRank.

A pontuação crescente no PageRank não é linear mas sim logarítima. Isto significa que subir do PR 6 para o PR 7 é muito mais difícil que subir do PR 1 para o PR 4. Esta escala é ajustada conforme o tempo passa já que a cada dia existem mais páginas e consequentemente mais votos. Inclusive rola pelos bastidores que estamos passando por esta atualização já que alguns sites tiveram seu PageRank diminuído. Ah, um detalhe às vezes esquecido: PageRank se escreve junto e com as letras P e R capitalizadas.

Agora que você já sabe o que é PageRank basta ter uma página com PR 10 que você aparece em primeiro sempre? Não é tão simples assim. Como já citei acima, existem vários fatores que influenciam um resultado. O que você deve levar em consideração sobre o PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas ou que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados. A verdade é que você pode desencanar do PageRank. Basta fazer um bom trabalho e aguardar o resultado. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Paulo Rodrigo Teixeira (webpaulo@gmail.com) é editor do Marketing de Busca e do blog Webpaulo.com

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ buscadores ] [ google ] [ aplicativos web 2.0 ] [ Links patrocinados ] [ Domínios ] [ publicidade ]

Comentários

12 pessoas comentaram o artigo "Entenda o PageRank: Google dá notas para sites"

Pablo Almeida Data: 18/10/2007 às 12:55 pm

Atividade:

Cidade:

Bem legal o artigo, Paulo! Vale bastante para aprender de forma básica o que é e como funciona o “Larry PageRank”…hehehe…Parabéns!

Cesar Zeppini Data: 18/10/2007 às 3:24 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: Indaiatuba-SP

Controlar o PageRank na verdade não é TÃO complicado… o PageRank vai subir bastante se o site estiver nas normas semânticas e de webstandards (W3C)… Esse trabalho, misturado com um bom planejamento de publicidade e propaganda na web tornam seu site um “favorito” no ranking do Google!!

Muito bom artigo!

Paulo Rodrigo Teixeira Data: 18/10/2007 às 4:24 pm

Atividade:

Cidade:

Pablo,
Muito bom o comentário. Ri sozinho!

Cesar,
Esta é uma confusão comum.

- webstandards DIFERENTE PageRank

Veja neste documento feito por Sergey Brin e Lawrence Page que o PageRank é só sobre os backlinks, ou simplesmente, links:
http://infolab.stanford.edu/~backrub/google.html

Aumentar PageRank não é tão simples assim.

Um grande abraço,

PageRank Data: 19/10/2007 às 8:37 am

Atividade:

Cidade:

Caro Paulo:

Ótimo artigo. Você tem certeza que a escala é logarítmica ? Eu supunha que fosse, mas era uma suposição.

Abraços

Ricardo Vaz Monteiro

Alexandre Mendes Data: 19/10/2007 às 8:51 am

Atividade:

Cidade:

Texto claro, simples e esclarecedor. Parabéns pelo artigo.

Debora Alonso Data: 19/10/2007 às 10:45 am

Atividade: SEO

Cidade: SP

A historia do Google e do PR é interessante e sempre aguça muito a curiosidade de todos. Mas fato é que, para muitos profissionais de SEM, este já é um assunto batido e que não vale a pena ficar tentando descobrir a formula matemática utilizada para posicionar sites, até porque a busca universal está aí e muita coisa já está mudando, inclusive o PR.

De qualquer maneira faço meus comentários.

Discordo da afirmação “ PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas”. O PR é dado para uma página, o que é levado em conta é o quanto sua página é relevante ou não para o termo buscado.

Outro ponto que discordo “que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados”. Não podemos afirmar isto, até porque isto não corresponde à realidade. Se uma página não esta sendo indexada é pq o robô não conseguiu encontrá-la, e isto pode ter ‘n’ motivos para acontecer.

Na verdade o PR é uma ótima estratégia de branding feita pelo Google. Todo mundo fala, comenta , está sempre na boca do povo. Continuo de acordo com Tedster , administrador do WebmasterWorld, de que “ PR (PageRank) = PR (Public Relations), and that’s the main reason that Google keeps Toolbar PR report around. Branding. Image. Mindshare.”

Murilo Cruz Data: 19/10/2007 às 4:18 pm

Atividade:

Cidade:

Ricardo, a escala do PageRank é realmente logarítmica.

Estima-se que a escala atual esteja em torno de um log de base 5 ou de base 10.

Na barra do pagerank por exemplo, o valor 1 equivale a 0.15 “pontos”. O valor 5, equivale a 125 a 10.000 “pontos”. Já o valor 10 varia de 395.000 a 1.000.000 de “pontos”.

Realmente é muito mais fácil evoluir de um PR 1 para o 4, por exemlo, do que evoluir do 4 para o 5.

O PageRank também não é o único fator e nem o fator principal para determinar a relevância de um site.

Muito bom o artigo e muito interessante a discussão sobre o Google. :)

Rael B. Riolino Data: 23/10/2007 às 9:17 am

Atividade:

Cidade:

Eu utilizo um plugin para o firefox que exibe o PageRank e Alexa Rank dos sites do qual eu navego. Muito útil!

Rodrigo Data: 29/10/2007 às 6:41 am

Atividade: Monografia, TCC, Projeto, Normas ABNT, MONOGRAFIAS PRONTAS!

Cidade: são paulo

Eu utilizo uma ferramenta do google para medição do page rank e muito boa e recomendo….

www.trabalhos-prontos-escolares.com

10° Paulo Rodrigo Teixeira Data: 14/11/2007 às 12:04 pm

Atividade:

Cidade:

Obrigado pessoal. A discussão ficou muito boa.

Oi Débora! Quanto aos comentários:
“ PageRank é que ele pode ser distribuído para suas páginas internas”.
O paper do Google confirma isto:
http://infolab.stanford.edu/%7Ebackrub/google.html

E tem vários artigos que confirmam:
http://www.webworkshop.net/pagerank.html

E por experiência digo que funciona.

Já o “que uma página com PageRank muito baixo pode não aparecer nos resultados”: dependendo da competividade da palavra procurar, não aparecem páginas com PR0.

Talvez o que o Tedster disse com “PR (PageRank) = PR (Public Relations)” seja relacionado ao Google não mostrar exatamente o PR real das páginas, mas que o PageRank do paper ainda funciona é evidente.

Um grande abraço,

11° Felipe Valério Data: 16/11/2007 às 3:10 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Fala, Paulo!

Gostei do texto. Aliás, os comentários contribuiram para que a discussão não parasse nas primeiras linhas, o que tornou o assunto ainda mais estimulante.

Abraço!

12° Gustavo Loureiro Data: 26/11/2007 às 12:16 pm

Atividade: planejamernto de mídia on-line

Cidade: rio de janeiro

Ótimo Paulo,

Seu texto foi bem didático. Concordo com vc na questão do webstandards. São coisas diferentes sim e já que é bem difícil ter um PR 10, você pode compensar tendo um site dentro dos padrões, ou seja, semanticamente correto, certo?

PARABÉNS.
Gustavo Loureiro

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Cesar Paz

Geohot googleou!Porque jovens talentos preferem o Google à Apple. Por Cesar Paz

Seu cliente pediu um black SEO com marca famosa?O cliente tem marca desconhecida e pede uma otimização no site para ficar melhor no ranking da busca natural do Google. Cuidado aqui: não use artifícios para enganar o buscador, pois no final a responsabilidade maior será sua. Por Rudinei Modezejewski

Procura e não acha? Tente um buscador especializadoGoogle e Yahoo são buscadores muito bons… e generalistas, para atender mais amplamente. Teste estes novos buscadores específicos, verticais ou temáticos e veja se as respostas podem ser mais precisas. Por Eduardo Favaretto

Por que pagar US$ 14 milhões por um domínio?Direct type-in é quando você pensa em um assunto e digita direto no browser um endereço óbvio. Com o crescimento da internet, estes sites estão valendo mais pela receita que podem obter de links patrocinados. Por Ricardo Vaz Monteiro

Alexandre Kavinski

Mude de endereço mas não perca o page rankAo transferir o domínio ou URL de um site, fique atento ao redirecionamento para não perder popularidade e audiência. Por Alexandre Kavinski

Alexandre Kavinski

Para o Ajax não atrapalhar os buscadoresÉ preciso que a requisição dos conteúdos e links não seja feita pelos scripts de Javascript. Por Alexandre Kavinski

Fatores que melhoram (ou não) o pagerank de um siteOs buscadores vasculham o conteúdo de seu site de tempos em tempos e decidem se ele é relevante ou não para as palavras que as pessoas digitam nas buscas. Veja algumas coisas que eles levam em consideração. Por Rochester Oliveira

Conteúdo faz você aparecer no Google lá em cimaUsar estratégias para buscadores é como fazer cartazes usando palavras–chave para conseguir aparecer na TV durante uma transmissão de jogo de futebol. Palavras importantes para a emissora aumentam as chances. Por Adriana Baggio

Webinsider