Webinsider

Tecnologia

Ricardo Veríssimo
Tecnologia & Vendas

Porque as empresas terceirizam na área de tecnologia

03 de setembro de 2007, 10:30

Outsourcing de serviços de TI é uma opção de gestão para empresas de vários portes. Funciona quando apoiada em contratos muito bem delimitados e maduros.

Por Ricardo Veríssimo

A área de tecnologia vive em constantes mudanças devido ao grande volume de informações e tecnologias diferentes no mercado. Nenhum profissional de informática consegue ser especialista em todas as áreas de TI. Por isso, apesar de conhecer um pouco de várias tecnologias, a maioria dos profissionais conseguiria se especializar em poucas ou somente uma destas tecnologias.

Quando uma empresa contrata ou monta uma equipe de tecnologia ou um centro de processamento de dados (CPD), como são normalmente chamados os setores de informática na maioria das empresas, principalmente as que não são da área de TI, normalmente precisa ter em sua equipe mais de um profissional, devido as diversas tecnologias que geralmente usa.

Muitas vezes a empresa contrata um profissional com visão holística de várias tecnologias, mas este nem sempre consegue atingir o esperado.

Este profissional pode ter um alto custo para empresa e é difícil de encontrar no mercado (por isso crescem as escolas técnicas e os cursos superiores de tecnologia com curta duração, mas é assunto para outro artigo).

O profissional não atinge o esperado pela empresa, por mais empenhado que seja, e em algumas ocasiões vai ter que buscar ajuda de outros profissionais para resolver alguma situação específica ocorrida em alguma área de TI que não domina. Isto gera um custo extra.

Uma das vantagens de terceirizar o setor de informática de sua empresa está em dispor de vários profissionais multidisciplinares para resolver seu problema. Geralmente existe um contrato para garantir a qualidade e pronto atendimento dos serviços.

Alguns dirão: - “É, mas aí eu perco o controle sobre a operação” Não necessariamente; basta ter um contrato muito bem preparado sobre suas garantias e direitos e o controle pode ser inteiramente seu. O que seria da Petrobras sem as empresas terceirizadas? Como a maior empresa do Brasil trabalha com isso? Gestão de Projetos e Contratos é uma boa dica de como a Petrobras lida com a questão da terceirização.

Alguns fornecedores, além de oferecer suporte aos computadores, alugam equipamentos ou passam a garantir os componentes de seu computador. Ou seja, se algo queimar ou apresentar defeito, será substituído pela prestadora de serviços sem custo nenhum para sua empresa além do contratado.

Essas são algumas vantagens de terceirizar os serviços de TI. Comumente as empresas reclamam que são mal atendidas na área de suporte, seja por equipe interna ou externa. A maior parte das pessoas cancela serviços por mal atendimento, isto é muito recorrente no mercado.

Mas a vantagem da terceirização é que, com um bom contrato, sua empresa pode até mesmo prever essas situações, como algumas empresas de terceirização de TI, fazem. Por exemplo: se o técnico não chegar no cliente em duas horas após o chamado, a empresa dá ao cliente desconto de 20% do valor do contrato. Práticas como esta geram empenho da equipe e confiabilidade junto ao cliente.

Além dos pontos abordados acima, apresento abaixo outras vantagens da terceirização, dentro muitas:

Sem encargos trabalhistas. Você não paga salário, convênios, vale transporte ou qualquer outra despesa que você teria com um funcionário interno.

Sem intervalos remunerados. Sua empresa não terá nunca que oferecer férias, licenças por motivos de saúde ou outros e sempre terá sempre um profissional, adequado a sua necessidade a sua disposição, conforme as opções de cada tipo de contrato de terceirização.

Garantias adicionais. Você pode ter em alguns casos garantia sobre os equipamentos, além de garantia sobre os trabalhos executados. Se algo acontecer de errado a responsabilidade pelo trabalho é da empresa e não sua como acontece quando seu funcionário faz algo errado.

Múltiplas especialidades. Você terá além de um profissional responsável pelo seu atendimento, com quem vai lidar, conta com toda a equipe da empresa para lhe atender em suas necessidades. Profissionais com experiência em várias empresas e ramos de negócios diferentes.

.

Sobre o autor

Ricardo VeríssimoRicardo Veríssimo (ricardo@rverissimo.com.br), consultor de tecnologia e negócios, é diretor da RVeríssimo, empresa de consultoria, terceirização, desenvolvimento e suporte a infra-estrutura em TI.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ] [ direito ] [ contratos ]

Comentários

15 pessoas comentaram o artigo "Porque as empresas terceirizam na área de tecnologia"

Eduardo Data: 03/09/2007 às 2:13 pm

Atividade:

Cidade:

Sem encargos trabalhistas -> Depende muito. A terceirização em grandes empresas como a Petrobras ela arca com absolutamente tudo para que alguém repasse o salário aos funcionários, já que a estatal não pode contratar. Em outros casos, só mesmo com estudo. Da forma que anda a terceirização, vejo que em breve terá o presidente, os diretores e os terceirizados. NÃO… isto é absurdo. Terceirizar é só para casos inteligentes. Você precisa contruir um rádio com fone de ouvidos, porém fones de ouvidos NÃO é a especialidade de sua empresa, então terceiriza. Contrata uma empresa para AQUELE serviço, já que não é a especialidade da casa.

Sem intervalos remunerados -> Isto é ótimo, vejo que as empresas acham que o funcionário e uma pedra são as mesmas coisas. A pessoa não precisa de descanso, não fica doente. Alias, porque manter pagar a funcionários que não querem trabalhar aos sábados, domingos e das 18.00h as 06.00h da manhã e depois começar das 08.00h as 17.00 novamente?

Garantias adicionais -> Concordo, os clientes que as 17.00 não sabem exatamente o que precisam mas tem certeza que precisam de um sistema de gestão financeira e de estoques no café da manhã do dia seguinte, sem NENHUM errinho, rodando em 20 SOs diferentes a custo de 2 torradas e um pão com mortandela.

Desculpe, o problema é que as empresas chutam os funcionários e ainda exigem fidelidade religiosa a empresa. CHEGA de hipocrisia por parte das empresas né.

sandro Data: 05/09/2007 às 5:34 am

Atividade:

Cidade:

O problema é que muita gente vê a terceirização como economia de $$$.. Mas economia imediata, não conseguindo olhar daqui a 2 ou 3 anos.

Muitas vezes se terceiriza a atividade fim da empresa… Não se investe no treinamento do funcionário, na qualidade do serviço, em metodologia de trabalho.

Mas pra que? eu estou economizando.. Agora o gasto da minha equipe de informática se reduziu pela metade, pensa o empresário…

E a qualidade do serviço? que sistema resiste a mudanças freqüentes de profissionais (analistas e programadores)? E o tal conhecimento?? Sua empresa tem?? Não. Ela tem apenas um sistema. O conhecimento dele esta nos seus 350 3os que passaram pela empresa e vc nem imagina o que eles fizeram e onde eles estão..

e o tempo que demora para vc se encaixar em um projeto?? Aprender a metodologia de trabalho, documentação (se é que vai existir..). Depois de uns 2 meses que o 3o está inteirado de tudo, mas é chamado para outro projeto, ou vai embora, ou acaba o contrato… quanto se perdeu??

saiu na infoexame uma reportagem sobre este assunto..

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/01082007-36.shl

lembrem-se..
“Você contrata uma babá para trocar as fraldas do seu filho, não para educar ele”

Desenvolvedor Data: 05/09/2007 às 7:56 am

Atividade:

Cidade:

Parabéns pela matéria, assim cada vez mais nossos patrões acordam pra vida e ao invés de registrar funcionários descobrem o esquema de cooperativa, afinal férias é pra vagabundo!

Elias Data: 05/09/2007 às 7:59 am

Atividade:

Cidade:

As coisas não são tão simples assim. Ao terceirizar, a empresa não se livra de custos como encargos trabalhistas, intervalos ou garantias (lembre-se, “não existe almoço grátis”). Tudo isto vem na conta mensal da terceirizada.
Pra tudo é necessário bom senso - ou tu vais trocar os custos com um gerente e uma pequena equipe pelos custos de manter uma outra empresa (com o salário do dono, dos funcionários da limpeza e de uma equipe maior (lembra que eles não têm descanso?), aluguel do prédio, seguros contra acidentes, impostos, etc).
O único benefício pode ser a múltipla especialização. O bom senso, contudo, é que vai dizer se não vale mais a pena investir na especialização de parte da própria equipe.

Luciano Veiga Data: 05/09/2007 às 9:50 am

Atividade:

Cidade:

Terceirização foi assumida como uma espécie de panacéia universal pelo pessoal que diz ter afinidade com Administração.
Vou citar dois exemplos de empresas que não terceirizam, e são líderes quase e/ou absolutos em seus setores: 1) WEG e 2) CASAS BAHIA.
Em Administração a resposta correta é: DEPENDE DAS SUAS CIRCUNSTÂNCIAS.
No entanto, o quê eu como consultor, desde 1.990, tenho observado é uma indiscriminada terceirização/quarteirização de tudo, com absoluta irresponsabilidade, visando unicamente e exclusivamente a redução de custos no curto prazo. É óbvio que os resultados são e serão desastrosos.
Há casos de empresas terceirizando a sua gerência de informática por R$ 150/mês.
O problema é o fato de existirem pessoas que assumam a empreitada, mesmo não tendo a preparação necessária e muito menos a responsabilidade.
É como a velha história sobre quem é o culpado, com as escolhas entre o 1) TRAFICANTE e o 2) USUÁRIO ? Alguém tem alguma dúvida, o primeiro não existiria sem a presença obrigatória do segundo ?

[]´s

Bruna Ghiorzi Data: 05/09/2007 às 10:21 am

Atividade: Coordenadora de Marketing de uma empresa de Suporte Técnico

Cidade: Porto Alegre

O Artigo é muito pertinente, primeiro porque as razões explicitadas são exatamente as mesmas que argumentamos aos nossos clientes ao oferecermos o serviço de Outsourcing/HelpDesk. O foco da nossa empresa é exatamente o SUPORTE TÉCNICO de primeiro, segundo e terceiro nível, ou seja, absorvemos a informática do cliente de tal forma que ele não se preocupe com T.I, somente com o negócio da sua empresa.Quanto aos pontos abordados:

Sem encargos trabalhistas –> Correto, isso é responsabilidade da prestadora de serviço (No caso de minha empresa, é claro). Além disso, somente alocamos técnicos com vínculo CLT, estagiários só quando a demanda exige.

Sem intervalos remunerados –> Exato. A Prestadora de Serviço (Nosso caso) substitui o técnico alocado quando este necessitar se ausentar (em caso de doença, por exemplo) ou férias. E nesses casos a substituição é sempre feita com um técnico que já conheça o ambiente e tenha nível de certificação igual ou superior ao alocado.

Garantias adicionais –> Para atender esse requisito, a nossa empresa oferece uma pesquisa de satisfação a cada chamado atendido, automaticamente. Dessa forma nosso contrato é baseado na satisfação com o atendimento. Conforme o nível de satisfação é o valor cobrado na mensalidade, tudo isso acertado em contrato.

Múltiplas especialidades–> Outra grande vantagem, considerando que em uma empresa focada em Suporte Técnico existem profissionais de dievrsas áreas e especializações, além de que no caso de empresas sérias, o investimento em capacitação é alto. Assim você contrata um profissional mas conta com uma equipe de retaguarda especializada e não precisa gastar com treinamento, a prestadora de serviço que fornece a capacitação.

Para mim a grande saída para se ter uma T.I estável, é o Outsourcing, desde que baseado em um contrato extremamente rígido e com uma empresa de credibilidade, afinal, nessas horas a confiança faz a grande diferença.

Bruna Ghiorzi Data: 05/09/2007 às 10:27 am

Atividade:

Cidade:

Um comentário importante: Com a nossa experiência em outsourcing, já tivemos oportunidade de constatar que o compromisso de uma empresa terceirizada (considerando-se uma empresa séria e de qualidade) é muito maior do que o compromisso do próprio colaborador da empresa. A equipe terceirizada tem a OBRIGAÇÃO de fazer um bom serviço, afinal, recebe pelo índice de satisfação. O colaborador da empresa muitas vezes encontra-se naquele nível absurdo de comodismo (Ah, estou aqui há 10 anos, sempre trabalhei assim…só faço o que me mandam…bato cartão as 18:00h) Em informática, e isso nossa empresa leva a sério, não existe horário para sair, funcionamos em nível 24×7 e garanto para vocês, nosso atendimento rende mais lucro do que despesa para nossos clientes, sem dúvida.

Alberto Vieira Costa Data: 05/09/2007 às 11:50 am

Atividade: Consultor de gestão para empresas do segmento de saúde

Cidade: Florianópolis - SC

Percebi algum stress a respeito do assunto terceirização nos comentários acima e acho que esse stress faz sentido, porque, na maior parte dos casos, terceirização (ou outsourcing) é feita: 1) pelos motivos errados; 2) da forma errada; 3) para o terceirizado errado.

Terceirização feita para gerar redução de custos é “tiro no pé”. Na terceirização, você paga por tudo o que teria de pagar internamente e mais o lucro do terceiro. Esse motivo - a redução de custos - é um motivo burro. Terceirizar é algo que se faz por não ter a) tempo ou b) saco ou c) competência operacional para lidar com aquele assunto (é como almoçar fora: você paga por um almoço em restaurante por quilo o equivalente à feira e ao supermercado que seriam necessários para comer uma semana cozinhando em casa - mas você faz isso, independente do custo, por que a alternativa seria sair do trampo às 10h, encarar o trânsito até as 11h, encarar o fogão até o meio-dia, voltar pelo mesmo trânsito às 13h e, às 14h, descobrir que perdeu sua vaga no estacionamento - melhor pagar R$ 20,00 por dia, R$ 400,00 por mês, pelo “bandejão” da esquina do escritório, junto com os “malas” que você já agüenta 10h por dia). Contratar profissional de cooperativa não é terceirizar - é sonegar encargos trabalhistas e de uma maneira extremamente burra. Terceirizar é passar a responsabilidade de um processo para outra empresa, que seja especialista naquele processo, e não contratar alguém para fazer mais barato o que seu funcionário faz mais caro. Casos típicos de terceirização são os contratos com escritórios de assessoria contábil e jurídica - não se contrata um técnico em contabilidade através de uma cooperativa para fazer a sua contabilidade internamente. Você contrata uma empresa de contabilidade para lhe entregar o balanço patrimonial, o DRE e o cálculo do IR no prazo e explicadinha, em sua sala, uma vez por mês (alguém aí já fez isso alguma vez? é por isso que pouca gente sabe o que é terceirização).

Terceirização sem gerenciamento de contratos (isso significa manter uma assessoria jurídica decente e alguém para centralizar e gerenciar a interface com o terceiro) é um “tiro no outro pé”. Há questões relativas a prazos de atendimento, sigilo a respeito de informações estratégicas ou de clientes (no caso dos bancos ou das empresas de saúde, isso é fun-da-men-tal), etc., etc.. Terceirizar a operação de TI não é a mesma coisa que terceirizar a gestão de informações de sua empresa. Alguém tem que gerenciar o terceirizado. Terceirizar por incompetência gerencial não se admite. Preocupado com despesas? Venda mais e melhor. Se o seu negócio é ruim, terceirizar não resolve absolutamente nada, pelo contrário.

Terceirização para o terceiro errado é dar um “tiro na cabeça” - você estará colocando suas informações e as de seus clientes nas mão de um “nó cego” que o levará à falência (ou ao hospício, ou a ambos). Escolher o terceirizado é uma prova de que você tem alguma competência, pelo menos a gerencial. Se você não sabe contratar seus gerentes ou sua secretária ou seu terceirizado, por que diabos você ainda está no mercado? Venda a empresa - terceirize o dono - e vá pescar.

Para a galera da “reclamação trabalhista”, uma sugestão: se você é bom no que faz, negocie sua ida para o terceirizado. Você vai ficar feliz, trabalhando no que gosta, com quem entende do assunto e investe em você - você se tornará parte do “core business”, ao invés de ser um “aspone” tomando bronca e reclamações dos “filisteus” o tempo todo. Agora, se você só é “bom” porque trabalha numa empresa em que todo mundo é cego em assuntos de TI, não adianta reclamar. Aproveite o desemprego e vá estudar.

E parem de ficar jogando a Petrobrás contra a WEG - cada empresa tem sua estratégia, que depende de sua cultura e daquela vigente em seu mercado. Terceirizar é bom - não é obrigatório. E empresas são instituições que existem num mundo livre - o capitalismo depende da liberdade para fazer as próprias escolhas e responsabilizar-se por elas. Se um líder de mercado terceiriza e o outro não, isto só signfica que você, para jogar o “jogo de empresas”, precisa tomar suas próprias decisões, ao invés de ficar copiando as soluções dos outros.

Obrigado pela provocação, Ricardo. Não acompanho o assunto nem esse site, mas meu filho é do ramo e sugeriu o artigo, pensando num projeto de hospital em que estou envolvido. Valeu a pena a visita. Abraços.

Beto Nogueira Data: 05/09/2007 às 9:18 pm

Atividade: .Net Developer

Cidade:

Hehehehe… Gostei, sou funcionário de uma empresa de informática mas procuro manter uma visão empreendedora, acho muito honesto a empresa pagar pela qualidade de um serviço e poder dispensá-lo sem muita burocracia caso não atinga seus objetivos. Concordo também que a terceirização não deve ser feita pensando primeiro em reduzir custos, e sim em aumentar a eficiência/qualidade da área de TI, bom para a empresa e bom para o profissional que com certeza será obrigado a estar “em dia” com os estudos, e no mais também vi em empresas que trabalhei os próprios funcionários serem contratados pela terceirizada.

Abraços

10° Fábio N Sarmento Data: 06/09/2007 às 3:33 pm

Atividade: Analista de sistemas Sênior

Cidade: São Paulo

Tercerização = Perda de credibilidade no mercado competitivo.

E não tenho mais nada a declarar, pra mim quem faz isso é ´por que não tem talento suficiente pra gerir uma equipe especializada em um determinado assunto ou por que a empresa não tem dinheiro pra bancar.

11° Maria Cavalcante Data: 11/09/2007 às 4:52 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

O maior problema da terceirização é o uso indevido, na minha opinião, por parte das empresas. Usa-se muito contratado para “tampar buraco”. Conheço contratado que está no mesmo emprego, na mesma função, na mesma mesa há 20 anos!! Para a empresa que oferece o serviço é ótimo, para quem é contratado idem, mas para a empresa contratante é um desastre. Já vi muito investimento em pessoal contratado, (treinamento, etc) e que depois de um certo tempo, as vezes por questões de mudança de firma,etc, os contratados vão embora para outra empreitada e a prestadora repõe com pessoal pouco qualificado. Na minha experiência de mais de 20 anos em uma grande empresa, nunca consegui enxergar o benefício real para a empresa contratante. Não vou nem falar do enfraquecimento nas negociações internas ou sindicais, num ambiente onde apenas 10% é empregado…

12° Filipe Data: 18/09/2007 às 2:52 pm

Atividade:

Cidade:

Existe um sistema gerenciador de contratos livre? Quais são as melhores práticas no desenvolvimento de um contrato?

[]´s

13° Marcus Data: 08/01/2008 às 2:36 pm

Atividade:

Cidade:

Cinismo ou gozação do autor desta matéria no mínimo superficial.

Cabe aqui lembrar que existe Terceirização e terceirização. A primeira é um contrato maduro pré definido e previsto por lei entre empresas especializadas em serviços ou produtos diferentes. Empresas de diferentes expertises mas que se completam de alguma forma em função de um objetivo. Isso só se aplica a determinados casos, como bem exemplifica o comentário anterior.

A segunda é o famoso contrato “PJ”, onde uma empresa “contrata” o profissional que possui uma empresa de TI apenas para se livrar de todos encargos trabalhistas previstos na lei. Em 99% dos casos a empresa do “contratado” existe apenas no papel e com exclusivo objetivo de poder emitir nota livrando-se também dos altos impostos e podendo com isso ganhar um pouco mais.
O problema é que contratar um profissional através de um contrato PJ é totalmente ilegal. E em quase todas as empresas onde vigora este tipo de “contratação” os profissionais são cobrados dos mesmos deveres que um CLT teria, mas definitivamente sem os mesmos direitos como FGTS, seguro-desemprego, férias remuneradas, licença maternidade, etc. Assim apenas a empresa sái ganhando, não é verdade?

Acredito que seja esta “modalidade” de terceirização que o nobre autor da matéria esteja se referindo, mas provavelmente ele não deve conhecer legislação trabalhista, o que o põe numa situação muito complicada se algum dos seus “terceirizados” resolver requerer seus direitos.

É fato que os impostos - tanto para o empregador como para o empregado - no Brasil são injustos, abusivos e um grande impedimento para uma contratação em CLT. Inclusive isso, em minha opinião, não só aumenta o desemprego nas pequenas e médias empresas - que deveriam ser as grandes geradoras de emprego no país - como também incentiva a prática da fraude por parte de empregadores inescrupulosos.

Atenção empresários, está na hora de acabar com a hipocrisia - como bem disse o Eduardo - e começar a fazer a coisa como deve ser feita. Todo mundo sái ganhando, ok?

14° carla paula Data: 05/03/2008 às 4:10 pm

Atividade: contabilidade

Cidade: rio-verde ms

estou fazendo faculdade de administração e eu queria saber com uma certa urgencia porque diversas empresas acham que a contabilidade é um mal necessario

15° Roseli Corrêa Data: 23/03/2009 às 4:52 pm

Atividade:

Cidade:

Boa tarde Carla,

Pq alguns contadores ao longo dos anos tem desmerecido a profissão.
Tenho esperança que com todas essas mudanças, só fique no mercado os profissionais conscientes e competentes…que a era dos contadores “darfistas” termine…

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Produtoras já não temem as ferramentas gratuitasProdutoras resistiam em utilizar ferramentas gratuitas para seus clientes com receio de encolher o valor do produto final que ofereciam. Mas o mercado valoriza soluções open source, sempre em evolução. Por Walmar Andrade

Terceirizados não são empregados de segunda classeA empresa deve investir em treinamento e reconhecimento para os funcionários terceirizados, se eles podem sair mais adiante? Claro que deve. Por Miguel Ruiz

O que a TI pode fazer pela marca de uma empresaPara o profissional de TI é necessário compreender a participação da tecnologia de informação nas corporações como parte essencial de um processo interminável, integrado e que vai além da gestão. Por Jorge Castro

BPM não é tecnologia, é orientação para a gestãoFerramentas e aplicações se multiplicam, mas as empresas ainda se frustram na hora de conferir os resultados do Business Process Management. Falta planejamento e direcionamento nas ações, confira as dicas. Por Leandro Jesus

Ricardo Veríssimo

TI: uma visão prática sobre os sistemas integradosSistemas ERP integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. As grandes empresas precisam deles para atuar dentro de padrões internacionais de gestão e auditoria. Por Ricardo Veríssimo

Por que temos dificuldades para exportar software?Empresários criticam o governo pelo pouco incentivo à área. Tudo bem, mas os fornecedores que desejam competir com a Índia também devem fazer o dever de casa. Por Armando Terribili Filho

A governança e a transparência das informaçõesA gestão baseada essencialmente no resultado não gera conhecimento do negócio e não facilita o aprendizado. E pode lidar com informações distorcidas. Por Jorge Castro

Ilhas de produção - e não linha de produçãoUma produtora pode funcionar melhor organizada em ilhas de produção, em vez da tradicional linha de produção. A vantagem é a troca de informações interdisciplinares. Por Walmar Andrade

Webinsider