Webinsider

Design - Criação - Branding

Entenda a função da metamensagem nos websites

30 de julho de 2007, 20:32

Antes do acidente com o Airbus, o site da TAM utilizava uma miniatura do avião para transmitir segurança e modernidade. Hoje saiu a imagem e entrou o logo, mas em branco e cinza e não em vermelho. Entenda.

Por Bruno Ávila

Você já deve estar saturado de notícias sobre grooving, reversos, Airbus e caos aéreo. Não se preocupe, nesse artigo não trata do maior acidente aéreo do país, mas das mudanças que provocou no layout do site da TAM.

Durante muitos anos encontramos no site da empresa uma imagem do avião A320 no local onde normalmente deveria existir o logotipo. Por que um Airbus ao invés do logotipo? E, na imagem do avião, o logo da TAM não era muito visível.

site_tam_01.jpg

.

Normalmente o logotipo da empresa fica no topo, do lado esquerdo, pois sabemos que a leitura do ocidental é feita da esquerda para direita, de cima para baixo. A leitura se inicia na esquerda e no topo, portanto este é o local mais importante, mais bem destacado e visualizado de um layout.

Será que a TAM pretendia destacar os modernos aviões A320 e sua pintura?

Nada que se coloca em uma página entra de graça. Todo elemento visual tem seu sentido. Você nunca verá um site de uma grande empresa colocando uma “sombra” em algum elemento só porque fica “bonitinho”. Tudo tem seu motivo. Através dos elementos visuais, a empresa procura despertar em você determinada sensação a partir daquilo que você está vendo. É o que chamamos de metamensagem.

Atrás de tudo que você vê existe uma metamensagem. Tannen define mensagem como a informação transmitida através das palavras e metamensagem como aquilo que rodeia as palavras:

“Informações transmitidas por meio de significados de palavras são a mensagem. O que é comunicado sobre o relacionamento – atitudes de um para com o outro, a ocasião, e o que estamos dizendo – é a metamensagem. E é à metamensagem que respondemos mais incisivamente.”

Quando você via o A320 da TAM no lugar onde deveria estar o logo do site, você não estava vendo um avião. Você estava vendo a modernidade da frota TAM, com aeronaves novinhas; esse tipo de conceito traz algo que toda empresa aérea deseja: confiabilidade, segurança e credibilidade.

Portanto, ao colocar a imagem do A320 ao invés do logotipo, a TAM buscava despertar em você idéias positivas sobre a imagem dela e não um avião simplesmente “bonitinho”.

Geralmente as metamensagens são percebidas de acordo com experiências passadas de quem está vendo. Quem teve alguma experiência desagradável com um A320 jamais pensaria de forma positiva ao ver uma foto deste avião. E provavelmente foi por causa dessa experiência passada que a TAM mudou rapidamente o layout de seu site.

Uma semana após o acidente da TAM em Congonhas com um A320, o site da empresa estava diferente. Cadê o avião no topo, do lado esquerdo?

site_tam_02.jpg

.

Saiu o avião. A lembrança que todo brasileiro tem neste momento ao ver um A320 não é muito boa. A metamensagem que este avião desperta hoje é inevitavelmente falta de segurança, confiabilidade e proximidade da morte. Graças à experiência passada que todos nós tivemos ao ver tantas notícias sobre o acidente, algumas até detalhando o funcionamento de um A320 e levantando a hipótese de falha mecânica como uma das razões do acidente, relacionamos imediatamente o avião a sentimentos negativos.

O mesmo ocorreu no acidente de 96, quando o Fokker-100 ficou tão mal visto pelos brasileiros que a empresa precisou substituir todas essas aeronaves por A320.

A TAM, sabendo muito bem da imagem negativa que o A320 passou a despertar, tirou imediatamente o avião do seu site e colocou no seu lugar o logotipo da empresa. Notem que não é o logotipo vermelho, mas um logotipo apagado, branco com um fundo cinza claro, quase não dá pra ver. Por que será?

A empresa passa por um momento delicado, principalmente em relação à sua imagem. A visão que as pessoas têm da TAM nesse momento não é das melhores. Então, por que destacar o logotipo da TAM? O vermelho que eles utilizam é forte, chama a atenção facilmente. E nesse momento o que a TAM não quer é chamar a atenção. Durante os próximos meses ela deseja ser esquecida.

Depois começarão a trabalhar novamente a imagem de segurança e credibilidade que toda empresa aérea deseja despertar em seus clientes. Terão alguma dificuldade no início mas, como brasileiro tem memória curta, logo conseguirão se reerguer.

Além disso é importante passar a imagem de que estão de luto, abalados e tristes com o que aconteceu. Por isso esse logo sem vida.

Note também que foi retirado a chamada para o cartão Fidelidade TAM. Realmente nesse momento ninguém pensa em ter fidelidade a uma empresa que enfrenta problemas com a imagem de credibilidade e segurança. Além disso, a chamada possuia no seu lado direito a cauda do avião da TAM. Justamente a imagem que mais ficou gravada em nossas mentes, fotografada e filmada por toda a imprensa, foi a cauda do avião PR-MBK, que tornou-se uma espécie de símbolo desse trágico acidente. Logo, associamos a cauda do avião a sentimentos negativos.

Daqui alguns meses aquele logotipo voltará a ser vermelho e tudo voltará ao normal. Pode ser até que o layout do site mude completamente, como tentativa de apagar uma época ruim e dessa forma eliminar as experiências negativas relacionadas ao acidente.

Fiquem atentos. Nada é por acaso nesse mundo. Tudo que você vê em um site tem sua razão de ser. Comece a ver os layouts desse ângulo e procure identificar as metamensagens que os elementos visuais tentam passar para você. E vamos seguindo, com segurança, sempre para o alto e avante. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Bruno Ávila (brunoavila@gmail.com) é webdesigner e mantém um site

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ usuário final ] [ viral ]

Comentários

24 pessoas comentaram o artigo "Entenda a função da metamensagem nos websites"

Tetri Mesquita Data: 30/07/2007 às 9:13 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Cascavel

Aí fica a seguinte pergunta no ar: será que isso realmente foi pensado desse jeito ou o novo layout era apenas um projeto engavetado há tempos?

Como sempre, muito bom o seu texto Bruno, parabéns!

Rafael Data: 30/07/2007 às 9:53 pm

Atividade: Programador

Cidade: Guarulhos

Gostei muito da matéria. Esse é o tipo de assunto que comento com todo mundo e ninguem acredita ou desdenha. Acredito fielmente na possibilidade de a TAM e qualquer outra grande empresa ter uma trabalho de marketing startado por alguma situação, seja que empresa for, principalmente as grandes.
A TAM já tem um currículo interessante de desastres relacionados a seus aviões. Se colocarmos isso numa planilha talvés seja possível até calcular estatisticamente novas falhas (pra não dizer outra coisa). E isso os obriga a ter cartas na manga. Assim como qualquer outra empresa que brinca com a vida dos outros e depende do marketing para elas sim continuarem vivas.
Parabéns pela matéria!!! Metamensagem é tudo!!!

Caio Data: 30/07/2007 às 10:14 pm

Atividade:

Cidade:

Muito bom, Bruno!

Ótima análise. É um ângulo a partir do qual poucas pessoas vêem.

Parabéns, gostei bastante do artigo.

Glifson Magalhães Data: 30/07/2007 às 10:26 pm

Atividade: Comunicação e Administração

Cidade: Maceió

Aê Bruno, muito boa a matéria, e muito bem feito o levantamento históirico sobre o site da TAM. Legal mesmo. Fez com que muitos que estejam lendo este artigo repense seu modo de inserir imagens e efeitos em sites.

Um abração.
T+++

Leandro Marcel Data: 31/07/2007 às 9:08 am

Atividade:

Cidade:

Muito bom, o posicionamento web da TAM foi perfeito.

Helder Santana Data: 31/07/2007 às 2:25 pm

Atividade: Web Developer

Cidade: São Paulo

Na certa alguém fez consultoria para eles.

Pois com simples ajustes a mensagem do site mudou totalmente.

Gilson Afonseca Data: 31/07/2007 às 6:28 pm

Atividade: Assessor de Comunicação

Cidade: Goiânia

Boa análise. Afora a utilização da metalinguagem, o caso do site da TAM nos lembra que a construção e manutenção de uma imagem (boa) requer cuidado permanente e, principalmente, sensibilidade para perceber a conjuntura e fazer os ajustes necessários a tempo - ou seja, planejamento.

Luiz Júnior Fernandes Data: 31/07/2007 às 6:56 pm

Atividade: Desenvolvedor Web

Cidade: Inhumas | GO

Muito bem lembrado. Vale associar à idéia da metamensagem também a questão das mensagens subliminares, e sobre sua forma sútil de associar informação a conteúdo visual implícito.

Pedro Assumpção Data: 01/08/2007 às 8:54 am

Atividade: Designer Gráfico

Cidade: Blumenau

Essa situação já aconteceu diversas vezes em outras situações, mas bem que eles poderiam encontrar uma solução visual bem melhor.
Usar o cinza em predomínio não foi solução…
Cinza, explosão, pós-fogo.
Vejam como ficou o prédio da TAM após o acidente…
Penso que dar maior ênfase ao céu/azul seria mais adequado e não fugiria do enfoque.

10° Edi Silva Data: 01/08/2007 às 11:17 am

Atividade: Professor Universitário - Design

Cidade: Curitiba

Olá Bruno,

a análise que você faz tem relevância, porém o conceito de “metamensagem” que você usa é na verdade uma ciência com muito fundamento e secular denominada SEMIÓTICA e é nesta que você está se apoiando para fazer sua análise. Ainda, o fato de no ocidente a leitura se dar da esquerda para a direita, de cima para baixo (em todas é de cima para baixo), não faz com que o ponto mais importante da moldura analisada seja o Canto Superior Esquerdo. É como se ao olhar para um programa de televisão você pensasse primeiro onde está o Canto e não olhasse para o ponto de maior atenção pouco acima do centro da tela. Em computadores as métricas de IHC (Interação Homem-Computador) mostram que os olhos passam sim por este ponto (CIE), mas são atraídos pelo objeto de maior destaque. Observe o próprio site da TAM e verá um espaço destinado a RichMedias que estão numa posição privilegiada e de maior destaque no layout.
No mais, sua análise é muito pertinente. Grande abraço,
Edi Silva

11° Mario Matsukura Data: 01/08/2007 às 2:22 pm

Atividade: Editor

Cidade: SP

Bruno,
Parabéns pelo artigo, muito interessante!

12° Junior Data: 01/08/2007 às 7:37 pm

Atividade: Web Designer

Cidade:

Bruno, eu tinha (ou talvez ainda tenha) um certo preconceito contra vc, mas esse seu artigo foi bem legal. Aliás, essas análises são bem legais. Parabéns.

13° Igor Data: 04/08/2007 às 2:22 am

Atividade: líder de desenvolvimento de software

Cidade: Rio de Janeiro

Belo texto, muito bem observado.

14° Iria Data: 05/08/2007 às 8:30 pm

Atividade: Universitária (Sistemas de Informação)

Cidade: Marau

A Web é a área que mais gosto. Adorei sua análise e concordo plenamente com as atitudes realizadas no site da TAM. Popularmente os “traumas” demoram para passar. E nesta situação não há o que discutir né ???

15° Raul Oliveira Data: 06/08/2007 às 1:22 am

Atividade: nerd de plantão

Cidade: São Paulo

Sei não Bruno, acho que não é para tanto. Podem ser que outros motivos tenham levado a isso, de onde você pegou essa informação? Ou são meras especulações?

Pergunto pelo seguinte: se foi propositamente devido a metamensagem, por que o default icon ainda é a cauda do avião da tam?

Tbem pq a primeira imagem do institucional ainda é a tal imagem? Desculpe, mas outros motivos podem levar a esse tipo de atitude ao site.

1. BANDA.

Já pensou que devido ao número de acessos aquela imagem no topo poderia estar causando sérios transtornos ao pessoal de operações?

2. Destaque

Jà pensou que isso pode ser para destacar ainda mais os alertas, que é o que importa no momento?

3. Repare que se você desligar todas as imagens do site o mesmo continuará funcioonando como antes, o que levanta minha dúvida.

Em todo caso fica minha pergunta, de onde veio a sua informação ou é mera suposiçãoo?

att.
Raul Oliveira

16° Cláudio Hickstein Data: 06/08/2007 às 6:51 pm

Atividade: Cozinheiro

Cidade: Porto Alegre

Permita-me responder Raul, creio que com sensibilidade e informação você sabe que decisão tomar sobre a marca da TAM. Coloque-se no lugar de quem dirigiu a criação do novo layout…

“Está na hora de aproveitar a grande audiência ao site!?” posso parecer irônico, mas acho um tanto simples e não especulativo, uma suposição pode ser sim, mas creio que mais se encaixa em feeling, reflita um pouco sobre a marca e o público…

Agora me diga, qual sua idéia para o layout? Manter o mesmo? Re-novar? Aguardo.

Abraços!
Cláudio Hickstein

17° Raul Oliveira Data: 06/08/2007 às 11:01 pm

Atividade: Nerd de Plantão

Cidade: São Paulo

Cláudio,

Hum… Ok, fui um pouco apimentado na minha postagem de maneira alguma queria deixar o Bruno em um momento pouco confortável, mas já que pediu um retorno meu. Cá estou.

Primeira pergunta? Que novo layout? Repare que o posicionamento de cada item, bloco ou coluna continua o mesmo. Faça um wired frame dos blocos e veja que ele continua o mesmo.

Minha opinião foi o excesso de acesso e o número de banda disponível o responsável pelas alterações, mesmo assim, o meu é mera especulação, teriamos que perguntar a alguém da tecnologia e dúvido que responderiam.

“creio que com sensibilidade e informação você sabe que decisão tomar sobre a marca da TAM”.

Sensibilizado ou não, você tem que pensar que a TAM é uma corporação e visa lucros, que o impacto sofrido pelo acidente prejudica e muito a carteira dos acionistas, acho que em nível tático a ação seria até modificar a visualização e os elementos do site, mas isso deveria ser feito depois de um planejamento estratégico e depois de resolver outros problemas. Assim, a informação quem pode dar é a TAM ou quem está lá. E não sensibilidade no negócio.

Não que não tenha sido uma tragédia, e bla bla blá, mas sepere as coisas e veja-se no lugar dos principais executivos, eles iriam pensar no visual do site agora ou em mantê-lo no ar tirando imagens se a banda estivesse no gargalo?

“Coloque-se no lugar de quem dirigiu a criação do novo layout…”

Coloque-se no lugar dos acionistas, presidentes e quem paga o salário de quem tomou a decisão de tirar as imagens do site, pois novo layout não há.

“Está na hora de aproveitar a grande audiência ao site!?”

Por que não aproveitar o problema para transformá-lo em oportunidade e conseguir ambos? É uma empresa não uma associação de caridade. Desculpe a franqueza.

“posso parecer irônico, mas acho um tanto simples e não especulativo, uma suposição pode ser sim, mas creio que mais se encaixa em feeling, reflita um pouco sobre a marca e o público…”

Posso parecer sarcástico ou insensível, mas acho um tanto deslocada a idéia da modificação de branding em um momento como esse. Você mexer na imagem da empresa que já está em foco (por sinal péssimo) e tentar mudar. Concordo com a idéia no texto que serve para amenizar um pouco a chamada da marca, mas se fosse realmente esse o intento, ela teria que repintar os aviões, modificar todas as imagens do site, etc etc etc…

Concordo que possa ser feeling, mas reflita um pouco que é o momento de uma ação tática ou estratégica agora.

“Agora me diga, qual sua idéia para o layout? Manter o mesmo? Re-novar? Aguardo.”

Acho que é um péssimo momento para trabalhar o layout do site, é um tiro nos pés você mexer na imagem da empresa que já está desgastada. Você pode trabalhar campanhas de outros modos e formatos muito mais proveitosos para a empresa e para quem necessita dela no momento do que o branding.

Não acho que deva-se manter o mesmo, ou talvez deva, sinceramente não sei te dizer, não estamos lá para sentir na pele a tristeza dos funcionários, os problemas que foram gerados e a pressão que está acontecendo lá dentro. Fora o prejuízo, que não deve ser pouco. Ações despencam, passageiros com medo, aeroportos em caos, o caos aéreo (controladores, CPI, etc…). Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Infelizmente não tenho uma opinião formada e precisaria de muito mais informações para falar, mas uma coisa reforço, e ACHO, não tenho certeza e não elucubro em cima disso: o layout não foi mudado pensando em metamensagem, até que me venha o gerente de operações tecnológicas me dizer isso com uma carta assinada pelo diretor do mesmo.

Espero não ter sido irônico ou sarcástico em demasia, mas separe e penere, quem sabe saímos do onanismo mental para as coisas reais em um assunto tão sério?

Um abraço.

[]s
Raul Oliveira

18° Elcio Figueiredo Data: 09/08/2007 às 9:58 am

Atividade:

Cidade: São Paulo

Não vou comentar muito sobre o assunto, quero apenas dizer algo sobre as colocações do Raul e sua tese central para troca de “layout”, na verdade troca de imagem.
Imagine se a TAM não tiver um link com banda descente ou suficiente para atender a demando quanto de dinheiro não é perdido?
O retorno que o comércio eletrônico leva para companhia é muito elevado, já o gasto para manter um link da embratel/telefonica/intelig/a&tt, sejá lá qual for é pífio se contarmos o retorno do investimento.
Acredito que uma empresa deste porte não deixará de investir 30 mil reais em um link, para rebuscar a sua identidade por míseros 30 mil.
Sem contar que poderiam ser tirados itens “menos importantes” na composição do layout como planos de fundo títulos em img ou até mesmo as animações em swf/flash.

19° Fábio N Sarmento Data: 09/08/2007 às 10:18 am

Atividade: Analista de Sistemas Sênior

Cidade: São Paulo

Bruno, parabens pelo post. esta ótimo!

Raul Oliveira, Nós estamos falando de uma pequena mudança que poderia ter realmente uma mensagem a passar como se estivessem querendo apagar a imagem da TAM, acredito que eles tiraram o aibus com o titulo da tam em vermelho… é uma jogada de marketing isso é comun. e nada mais justo eu apoio a equipe de consultoria que efetuou esta alteração no site deles.

O momento da empresa é de caos, nada melhor do que se encolher atras da mesa e resolver as coisas e depois voltar a ativa novamente.

wwww.suspensa.info

20° Pedro Data: 09/08/2007 às 6:48 pm

Atividade: gerente de marketing

Cidade: florianópolis

O artigo é interessante. Suposição ou não, valeu pelo exercício mental. E se o pessoal da TAM não fez as modificações pensando em branding, tá aí uma boa sugestão para um próximo incidente que, deus nos livre, demore muito para acontecer!

Agora, prezado Raúl, fique tranquilo. Os sarcásticos e os irônicos deixam de sê-lo quando assim se anunciam.

Em vez de analisar a essência e coerência da mensagem, você ficou detido na fonte das informações. Será que isso importa, neste caso? A discussão maior é se as modificações foram ou não interessantes.

O fato de escrever em demasia, e de forma enjoadamente repetitiva, faz-nos supor (aproveitando o ambiente propício para tal) que você ficou é com dor de cotovelo por não ter espaço aqui no webinsider.

21° Carlos Alberto - casm²² Data: 16/08/2007 às 12:35 am

Atividade: Estudante de Publicidade

Cidade: Rio de Janeiro

Bruno,
estou aqui para parabenizá-lo, por esta análise, e dizer que o que vc diz tem fundamentos, lógicos, para qualquer um que tenha um pensamento racional, (com certeza você é uma ótima pessoa),
o mesmo não se pode falar de pessoas que visam apenas o capital, não estou acusando a TAM, mas é como comentou TETRI MESQUITA “Aí fica a seguinte pergunta no ar: será que isso realmente foi pensado desse jeito ou o novo layout era apenas um projeto engavetado há tempos?”
pode-se reparar isso clique institucional e depois em TRABALHE CONOSCO, bom, se a mudança no layout, foi pensada como você disse, é uma tremenda falta de atenção, de quem fez a mudança no layout, pois a imagem do A320, está lá, aparecendo para quem busca uma oportunidade nesta empresa aérea,
Fique com DEUS, e continue com suas análises.
Parabéns.

Carlos Alberto Soares Meireles

22° Diogo Data: 28/08/2007 às 3:51 pm

Atividade: estudante

Cidade: tté

Bela materia, deve atingir em cheio os micreiros que nao entendem nada de design e se metem a fazer o layout dos sites.
Nao duvido nada que este site nao estivesse engavetado, como disse Tetri. Por um motivo: para quando tivessem um acidante na TAM. Existem planos de emergencia para casos de acidentes e a parte de comunicação é fundamental. E o site e 0800 são decisivos nessa hora.

23° Bruna Ghiorzi Data: 29/08/2007 às 9:39 am

Atividade: Estudante de Marketing

Cidade: Porto Alegre

Caro Bruno (e demais leitores do Webinsider)

Adorei o seu artigo e concordo plenamente que essas mudanças tenham sido motivadas devido ao acidente. Se a equipe de marketing da TAM não tivesse uma estratégia preparada para situações como essa, qual seria a competência dessa equipe? Pensando em uma empresa do tamanho da TAM é lógico se pensar que exista sim plano de reposicionamento da marca. Acredito que não estaria falhando muito se antecipasse que em breve (depois do caos) seremos surpreendidos por mais ações de branding e até mesmo uma mudança radical. Claro que a equipe pode ter passado por cima e esquecido de fazer mudanças na página Trabalhe Conosco, ou outras, são seres humanos que estão trabalhando sob pressão,e pior, estão preocupados em reparar o que é mais imediato, mais urgente…

Bom, essa é apenas a opinião de uma estudante…e não de uma especialista em criação de Websites.

Abraços,

24° Luiz Data: 07/02/2008 às 5:31 pm

Atividade:

Cidade: SP

Caro Bruno, é interessante seu texto e acredito que muitas coisas que encontramos nos sites tenham uma mensagem.

Mas acho que o caso do site da TAM é falho, pois a retirada da foto do avião queria passar uma mensagem de luto pelo ocorrido e também não retiraram a imagem pelo fato do avião acidentado ser um A320 o que não coincide com a foto em questão, pois a imagem é de um A330, um avião de vôos internacionais da cia.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Número de brasileiros na web pode ser muito maiorPesquisa da Datafolha indica que o número de brasileiros com acesso à web é quase o dobro do que indicam as estatísticas que normalmente citamos. Isso muda muita coisa. Por Ricardo Cavallini

Como informar melhor em situações de emergênciaSites da Gol e da TAM poderiam ter sido mais eficientes ao conjugar as informações extras ao conteúdo habitual e assim responder ao interesse do público em situação de emergência. Por Mercedes Sanchez

A governança e a transparência das informaçõesA gestão baseada essencialmente no resultado não gera conhecimento do negócio e não facilita o aprendizado. E pode lidar com informações distorcidas. Por Jorge Castro

Podcrer 21: mobilização social transformadora?O modelo de gestão em sites colaborativos de conteúdo editado, o impacto no jornalismo e a capacidade da internet de unir a sociedade em prol de melhor organização e funcionamento para o coletivo. Ouça. Por Podcrer

O que faz alguém falar bem de sua marca?Pesquisa procura avaliar se a propaganda boca-a-boca é uma estratégia de comunicação ou um efeito de outras estratégias ligadas à experiência do consumidor com produtos e marcas. Você pode participar também. Por Gabriel Borges

Para onde vai a comunicação corporativa modernaA relação entre estratégia, comunicação e colaboração no ambiente interno das empresas: um resumo do que seria uma moderna concepção de comunicação corporativa. Por Rodolfo Araújo

Formato blog cada vez mais aceito profissionalmente A diferença entre blogs de conteúdo e blog pessoais ainda ainda não é tão evidente no mercado de comunicação e até atrapalha blogs profissionais em relação à publicidade. Por Gilberto Alves Jr.

O que Freakonomics tem a ver com a comunicaçãoLivro pouco ortodoxo sobre economia, lançado em 2005, propõe que observemos as coisas de um ponto de vista diferente do convencional. E serve para entender porque alguns anúncios dão mais certo do que outros. Por Adriana Baggio

Webinsider