Webinsider

Jornalismo

Bruno Rodrigues
Webwriting

Comentários

26 de novembro de 2006, 23:39

Pelos estatutos da nossa gafieira, comente a noite toda mas comente direito.

Por Bruno Rodrigues

Quem está na chuva, é para se molhar - mas, como diz minha esposa, também é preciso saber o momento certo de abrir o guarda-chuva. Foi o que eu vivi há pouco em um dos sites para onde escrevo.

Para quem não sabe, além da coluna que você está lendo, também escrevo uma coluna semanal sobre conteúdo online para o ‘Comunique-se’, um site totalmente voltado para jornalistas, bem diferente do Webinsider, que é focado 100% em tecnologia e para quem já tem (pelo menos um pouco) de intimidade com o assunto.

Meu objetivo no ‘Comunique-se’ é abrir os olhos dos jornalistas para o que vem por aí, ou o que já está batendo na porta. É uma espécie de catequese. Faço tudo com cuidado, pois estou falando para muitos que respeito e admiro.

Comentários sobre o que escrevo, seja para o ‘Webinsider’ ou outros veículos, sempre recebi, desde os idos de 1998, quando minha coluna sobre webwriting - a primeira do mundo! - estreou no então ‘Webworld’, do grupo IDG.

Nem sempre as mensagens são elogiosas. Lembro-me bem de um dia, em meados de 2000, em que um redator da velha guarda enviou um e-mail esculhambando minha visão de que todos podem escrever para a web, e não apenas profissionais de Comunicação. O moço criticou tão bem, tão bonito, que quase larguei tudo e fui vender sanduíche natural na praia.

E aí chegamos ao ‘Comunique-se’ - e aos comentários, que são muitos. E foi entre os mais recentes que encontrei uma aberração. O tema do texto era a comunidade virtual Second Life. E foi aí que um fulano publicou o seguinte:

Essa viadagem é para a molecada de meu filho de 15 anos, perito em computador, mas de que da vida, ainda, não sabe nada. Nem de aonde seu pai paga as mensalidades de sua escola. Porra, o tema é babaca e não deveria estar aqui!

Eu ia deixar passar, tanto que postei uma resposta irônica, mas pensei: ’sabe do que mais? chega’.

O ‘Comunique-se’ tem um sistema através do qual é possível ‘denunciar’ algum comentário mais pesado. Aproveitei e mandei bala. Tiago Cordeiro, editor do site, me mandou uma mensagem, assustado:

Oi Bruno. Foi você que me avisou desse comentário? Nossa que absurdo!!!! Só recebi o aviso agora e já deletei. Se esse usuário insistir nisso, suspendo ele.

Como eu tinha ficado de ligar para o Vicente aqui do ‘Webinsider’, para botar o papo em dia, aproveitei a deixa. E nada melhor que alguém mais experiente para resumir os fatos, e de forma brilhante:

Comentário é igual a dançar em gafieira - é permitido chegar em cima, mas com todo o respeito!

Em suma, acho o máximo uma das vertentes mais marcantes deste nosso momento Web 2.0, a que todos podem dizer e publicar o que querem, em qualquer lugar, a qualquer hora. Por isso escrevo colunas, livros e dou a cara a tapa há oito anos.

Mas seja na web, como na vida real, pode chegar perto, mas se folgar toma um bife!

.

Sobre o autor

Bruno RodriguesBruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e consultor da Petrobras.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ comunidades ] [ conteúdo colaborativo ]

Comentários

17 pessoas comentaram o artigo "Comentários"

Rafael Lage Data: 26/11/2006 às 11:49 pm

Atividade: Comunicação e Marketing

Cidade: Niterói

Olá Bruno! Sou o Rafael, da sua turma de webwriting de quinta à noite na Facha.
Parabéns pelas suas colunas, são ótimas!! Continuarei acompanhado semanalmente este site.
Um abraço!

Micox Data: 27/11/2006 às 7:00 am

Atividade:

Cidade:

Esse pai não percebe que seu filho será adulto daqui a uns 10 anos e será a geração dele que dará as cartas.
São pessoas que tem medo do futuro.

Dorro Data: 27/11/2006 às 9:39 am

Atividade: justiceiro

Cidade:

Até acredito que opiniões como esta podem “estragar” a coluna e/ou o texto, ditando um “novo assunto” para ela.

Sou mais a favor de colocar um algo dizendo que o tal comentário foi “bloqueado”, dando uma dica de utilização do serviço e boas condutas para os usuários.

Simplesmente deletar o comentário do cara não vai solucionar e nem ajudar essa pessoa a evoluir um pouco que seja.

Mas Bruno, afinal, a confusão foi por causa das palavras que o cara usou, a opinião que o cara deu, ou foi algo mais “pessoal”?

Dorro Data: 27/11/2006 às 10:02 am

Atividade:

Cidade:

pô, já foi-se meu coment?

Ramon Bispo Data: 27/11/2006 às 12:54 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Eu já li este texto em algum lugar…

Aliás, até comentei que gostei da frase do Tardin… :)

Bruno Rodrigues Data: 27/11/2006 às 3:36 pm

Atividade: Consultor de Informação

Cidade: Rio de Janeiro

Dorro e Ramon,

Vamos lá:

> Mas Bruno, afinal, a confusão foi por causa das palavras que o cara usou, a opinião que o cara deu, ou foi algo mais “pessoal”?

Foi pelas palavras que o cara usou - e aí virou pessoal, é claro.

Ramon…

> Eu já li este texto em algum lugar…

Já, sim, no meu blog, o ‘Cebola’! :-)

Fabio Data: 28/11/2006 às 7:50 am

Atividade:

Cidade:

Não achei o comentário ofensivo. E, querendo ou nao, o rapaz tem toda razão. Tá certo, ele usou palavras inapropriadas. Porém, o alvo foi o tema e não o autor.

Nós, leitores, temos o direito de achar algum tema babaca. Da mesma forma que voces tem o direito de escrever um tema babaca. Quando colocamos a cara pra bater em publico temos que esperar qualquer tipo de reação. Nem todos se preocupam com a forma como criticam, alguns fazem como se estivessem em uma mesa de bar, tomando uma cerveja, como o caso citado.

Bruno, ou vc joga Second Life ou é sensivel demais à criticas. Terminou sua coluna com uma imagem de “me critique com carinho ou denunciarei vc!”.

Uma atitude meio babaca, se é que posso utilizar este termo. Se nao puder, simplesmente delete meu comentario. Não precisa escrever outra coluna.

Abraço.

Bruno Rodrigues Data: 28/11/2006 às 9:47 am

Atividade:

Cidade:

Fabio,

A questão é *educação*, e não sensibilidade a críticas.

Admita que quem escreve livros, colunas, dá palestras e cursos - como eu e tantos outros - não pode ser sensível a críticas.

E isso a gente aprende na prática, vai além do clichê do ‘quando colocamos a cara pra bater em publico temos que esperar qualquer tipo de reação’… Este é um buraco *muito mais embaixo* do que se pensa. Quem não produz conteúdo público não sabe nem de metade da história!

E sobre ‘estar em uma mesa de bar’, pois é, quem comenta *não está* na mesa de um bar.

Está em um site com regras básicas de conduta, como uma empresa, um colégio, um grupo de amigos.

Ah: jogo ‘Second Life’, sim, ué! E não sou sensível a críticas (pelos motivos acima).

E nada impede que eu critique a maneira com quem muitos usuários criticam o trabalho dos outros, não é?

Quanto a apagar seu comentário, não fique preocupado. O tribunal da Santa Inquisição da Web julgou seu post ‘inocente’! Relaxe! :-)

Dorro Data: 28/11/2006 às 11:49 am

Atividade:

Cidade:

heheheh..

então tá blz, se o cara só usou palavras inapropriadas, vamos censurar a frase do sujeito, mas deletar..sei lá… o cara levou pro pessoal e ainda chamou o filho dele e os amiguinhos de viados (nada contra, mas o tal sujeito, acho q ele tem algo contra).

internet é complicado demias pra que seja “moderada”… o que nos resta, é realmente, esperar com senso das pessoas e no máximo, impedir a entrada do tal usuário no nosso serviço (isso deopis de algumas “puxadas de orelha”, claro). Por isso sou a favor de cadastrar todos no site/portal (um cadastro por email válido).

Bom, panos pras mangas… rs

Vlw pela atenção, Bruno!

10° Alessandro Angeruzzi Data: 28/11/2006 às 12:29 pm

Atividade: Analista

Cidade: Uberlândia

Realmente Bruno, escrever para Web é colocar a cara a tapa. Aliás incremento, para qualquer forma de expressão de idéias você não está livre de se expor à críticas. Você não deve expor idéias simplesmente defendendo seu direito de livre expressão, você deve estar ciente de que com certeza há alguém que discorde disto, e essa pessoa tem o direito de crítica-lo e se colocar contra. Excluir comentários com conteúdo pesado ou não pertinente ao assunto em questão não é censura, é conscientizar o “comentarista” que ele também está se expondo e que seu comentário não merece estar alí. Quer se expor? Identifique-se e seja educado.

11° Richardson Data: 28/11/2006 às 9:15 pm

Atividade: estudante de engenharia

Cidade: Belo Horizonte

Bruno,

entendo seu espanto com o comentário. Realmente, o pai em questão não foi elegante.

Mas há de se ver, na opinião dele, algo legítimo: a preocupação dos pais para com o que os filhos fazem na internet.

O desconhecimento do que é o Second Life levou-o a essa opinião; em parte, ele tem razão… afinal, baseou-a no que ele sabe.

Então, você poderia ter mantido esse comentário, ao invés de repudiá-lo. Aliás, poderia ter escrito um texto sobre o assunto, mas desta vez explicando que você escreve para diminuir as dúvidas (como a do pai) sobre internet.

12° Fábio Rampazzo Mathias Data: 30/11/2006 às 5:59 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Senhores,

Gostaria de deixar minha opinião. Antes de mais nada, eu não sou “aquele” Fabio ali de cima (antes que me confundam) ;)

Todos têm o direito de escrever como comentar coisas “babacas”. Porém, existe uma diferença: nenhuma das duas partes é obrigada a escrever ou ler coisas “babacas”.
Acho que as críticas feitas, assim como os elogios, só podem ser “aceitos” se estes cumpram o seguinte objetivo: aprimoramento. Comentários como este que enviaram a Gelson são de péssimo gosto, não constroem nada e principalmente de derrubam o nível da coluna. Isso sim é “coisa de moleque” como o autor do disparate mesmo disse.
Analisando friamente depois de uns 10 minutos começo a perceber que o fulano teve até traços de boa intenção, mas se todos comentarem neste nível, isso deixa de ser uma gafieira e passa a virar “festa de maloqueiro”.

Vamos manter o nível, pegar mais leve… ;)

Paz, Amor e Linux!

abraços

13° Fábio Rampazzo Mathias Data: 30/11/2006 às 6:01 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Bruno,

Desculpe-me, no post acima escrevi Gelson ao invés do seu nome… ;_)

abraços

14° Jess Data: 19/12/2006 às 12:34 pm

Atividade:

Cidade:

Acho que as pessoas tem usado a internet como valvula de escape; e acho também que elas ignoram que estão escrevendo para pessoas e não para robozinhos. Pessoas que não te conhecem e que vão julgar você pelas meras linhas que você escreve.

Acho que falta uma preocupação em parecer confiável e respeitável, acho que alguns ainda não entenderam que a internet também é um meio de interação social (e não homem-máquina), de desenvolvimento de uma certa ‘reputação’. Mesmo que a opinião quem ler esse comentário não vá afetar minha vida pessoal, não gostaria de ser mal-vista por nada, e por isso, mesmo quando acho tudo uma grande bosta, tento explicar o que acho e porque acho de um modo bem menos rude e dar assim ‘validade’ ao meu comentario.

15° Reinaldo de Oliveira Data: 27/04/2007 às 3:53 pm

Atividade: Mecanico e ex- garinpeiro

Cidade: Boa Vista /Roraima

Saudaçoes Amigos desconhecidos e talves algum conhecidos ;eu me chamo Reinaldo sou de Ribeirão Preto S.P.; radicado em Roraima amigos em RoRaima não tem lei para ajudar o podre ,somente para prendelo!!! estou doente aqui em Brasilia a mais de 04 anos: vim para cá feser uma intervenção cirugica , pelo sistema de tratamento fora do domicilio ,conhecido como (T.F.D.) somente me deram a pasagem de aviaõ,a potaria 055 sas/ms ; que regulamenta o tfd: estipula um valor para diaria de alimentação e pernoite para paciente e aconpanhante;no meu caso ´sou só e que é um valor muinto pouco mas dá para amenisar a cituação que é de r$:15.00;só que o gov:de Roraima junto com a sua sesau/RR,hac,hac,hac;comem odinheiro e não dá ao paciente ;o Ministerio Publico de Roraima emtrou na justiça de Roraima uma ação civil publica contra o estado ;mas lá a justiça coitada é mais fraca que eu confiram o site para que acesscem é www.TJ.RR.GOV.BR; cuando abrir a pagina inicial vaia ao consuta processual selecione a comarca de BOA VISTA e de poios coloquem o nunero do processo que é 020555453,coloque adicionar e depois pesquisar,e vao ver os anos que está enrrolada a cituação por favo me ajudem pois eu estou em estado de desespero clamo por ajuda medica por justiça por condição Humana para viver,pois eu estou em um verdadeiro estado de mendincancia ,cuido de carro aqui em brasilia para poder tentar sobrevivercom o pouco que ganho,na catedral metropolitana moro na rua passo frio/fome sem roupa em fim,só tenho esperança e fé em Deus:aguardo contato de quempuder me ajudar :sou responsavel pelo que escrevi,Reinaldo de Oliveira ,RG:61.147/SSP/RR email:reinaldobv8@bol.com.br; e eu lhes darei mais esclarecimentos fiquem com deus:

16° Ricardo Data: 01/08/2007 às 2:57 pm

Atividade: Engenheiro

Cidade: São Paulo

Não achei o comentário ofensivo. E, querendo ou nao, o rapaz tem toda razão. Tá certo, ele usou palavras inapropriadas. Porém, o alvo foi o tema e não o autor.

Nós, leitores, temos o direito de achar algum tema babaca. Da mesma forma que voces tem o direito de escrever um tema babaca. Quando colocamos a cara pra bater em publico temos que esperar qualquer tipo de reação. Nem todos se preocupam com a forma como criticam, alguns fazem como se estivessem em uma mesa de bar http://www.weblocal.com.nr, tomando uma cerveja, como o caso citado.

Bruno, ou vc joga Second Life ou é sensivel demais à criticas. Terminou sua coluna com uma imagem de “me critique com carinho ou denunciarei vc!”.

Uma atitude meio babaca, se é que posso utilizar este termo. Se nao puder, simplesmente delete meu comentario. Não precisa escrever outra coluna.

Abraço.

17° Lucas Data: 23/10/2009 às 3:18 am

Atividade:

Cidade:

Interessante!

Lucas
email marketing
www.geekle.com.br

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider