Webinsider

Usabilidade e AI - Criação - Relacionamento - Planejamento

Usabilidade é importante, mas utilidade é ainda mais

07 de novembro de 2006, 11:59

Óbvio mas nem tanto: antes de pensar em usabilidade, navegabilidade, padrões web e otimização para buscas, procure avaliar se o site que você projeta é realmente útil de alguma forma para o público que deseja atingir.

Por Rochester Oliveira

O Orkut (com suas novas ferramentas, inclusive) é um produto (ou um site) com problemas de usabilidade. Também está razoavelmente fora dos padrões web (ainda que acima da média para um site tão grande), tem acessibilidade relativamente baixa e bastante conteúdo inútil/fútil (você já tentou ter alguma discussão fundamentada lá?). Ele também não aparece nos sistemas de busca e é extremamente lento.

São pontos que fogem ao que aprendemos (ou não) sobre o que é “certo”, ou “bem feito”. Mas mesmo assim o Orkut é muito acessado, como todos sabemos. Então cabe a pergunta:

Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes “defeitos”?

É pela utilidade. As pessoas visitam o Orkut com um objetivo definido (mesmo que esse “definido” seja extremamente abrangente e variável). Vão compartilhar experiências com outras pessoas, ler recados (e apagar spams), visitar comunidades, criar comunidades, futricar nos perfis alheios, ver quem futricou os seus, mudar fotos no álbum, mudar o perfil de cinco em cinco minutos, passar correntes inúteis para todos os seus amigos, ler mais recados… E sempre apanhando da interface mal projetada (com direito a bugs no Firefox e probelmas de usabilidade) e esperando muito para o carregamento.

E mesmo assim muita gente visita o Orkut pelo menos uma vez por dia.

Nosso exemplo é um caso bem conhecido, mas há outros semelhantes, como o Hattrick, que bate recordes de falhas só no menu. Mas também bate recorde de visitas no mundo todo, com usuários extremamente ativos.

Claro que a proposta aqui não é esquecer o “mundo da web bem feita” e fazer sites ruins. Mas é o caso de pensar na utilidade dos sites que ajudamos a construir — no que pode torná-los “grandes”, “bons” e terem o “algo a mais” que irá atrair o usuário.

É um erro pensar em desenvolver o melhor site, com todos os opcionais 2.0, antes de avaliar se ele pode ser relevante para o usuário.

Claro que o seu site não vai mudar a vida do usuário, mas deverá apresentar algo interessante para ele, algo que o prenda, que o faça voltar mais vezes e indicá-lo para amigos, pois a propaganda feita por um amigo é muito mais eficiente do que um link que você viu perdido em algum site e resolveu clicar.

Imagine que você projete o menu perfeito, que permita a navegação 100% intuitiva, ultra-acessível (daqueles que você consegue utilizar sem mouse – e até mesmo sem teclado) com um visual clean, direito até a Ajax… mas perceba que o usuário simplesmente não clica porque não encontra nada de relevante para ele ali.

Depois de pensar na utilidade do site para o seu público, aí sim pensamos em fazê-lo do melhor jeito possível (e impossível). Claro que temos que pensar na usabilidade, na navegabilidade, nos padrões web, em otimização para buscas… Mas antes de tudo, temos que entender a utilidade do site e o que pode agregar de importante ao usuário que buscamos — seja compartilhar conhecimento, jogar futebol de forma virtual ou mesmo compartilhar futilidades. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Rochester Oliveira (rochester_jorge@yahoo.com.br) é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ web standards ] [ usuário final ]

Comentários

13 pessoas comentaram o artigo "Usabilidade é importante, mas utilidade é ainda mais"

Ramon Bispo Data: 07/11/2006 às 1:45 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Pensar em usabilidade antecipadamente é pecar na AI do projeto. Já a chamada “utilidade” está diretamente ligada à essa fase. Se o projeto tiver um briefing condizente e, conseqüentemente, uma estrutura de AI bem estruturada, o projeto com certeza será útil para o seu usuário fim. Já a usabilidade, seria um trabalho complementar à esta fase inicial (que se iniciaria no fim desta). Ele entraria na definição do Design de Interação, Design Gráfico, Desenvolvimento e tudo mais.

O que acontece nos exemplos citados é o que digo acima, porém sem a ênfase necessária no desenvolvimento de uma interface usual. Tem-se um ótimo escopo de projeto, mas não se tem qualidade na apresentação.

Só não me perguntem o porquê disso! Hehehe.

[]’s

Thalis Valle Data: 07/11/2006 às 4:41 pm

Atividade:

Cidade:

Rochester,

“Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes “defeitos”?”

E quantas delas estão conscientes disso? A grande maioria são usuários domésticos, leigos sobre tecnologia e usabilidade na internet.

Para elas, o que interessa é estar “presente” na rede. É participar da comunidade.

Uma prova? Quem não tem um profile por lá, Mesmo não acessano diariamente? :)

Glifson Magalhães Data: 07/11/2006 às 4:41 pm

Atividade: Webdesign

Cidade: Maceió

Olá Rochester,

Muito bom o seu artigo, e uma de suas grandes utilidades é a de “lembrar” a quem está projetando um website, que a usabilidade, navegabilidade e todas as outras variáveis, são importantes, mas também tem que lembrar que o usuário tem um objetivo ao entrar no site, e antes de se pensar no site como versão “web 2.0″ deve-se penssar no site versão “o que meu usuário vai adorar ver assim quwe entrar”.

Valeu, muito bom mesmo, T+++

Rochester Data: 07/11/2006 às 11:05 pm

Atividade:

Cidade:

Ramon, Glifson
ótimas colocações, é essa mesmo a idéia… ^^

Thais
eles não precisam entender da teoria pra saber que a usabilidade do sistema é ruim, ele experimentam isso… por exemplo a troca repentina do botao de “reponder topico” para o canto extremo oposto da tela atrapalhoumuita gente :P

E muita gente reclama do orkut, mas não precisa ter base em teoria sobre o que for para falar isso :D

é, o conceito de comunidade pegou força, mas porque se formaram comunidades lá? pq tem algo de útil para o usuário. Muitos podem visitar apenas para “estar na rede”, mas com certeza eles só mantém visitando pelas funcionalidades do sistema..

e valelembrar que funcionalidade demais pode atrapalhar o projeto
http://www.userside.com.br/melhore_seu_site_e_perca_usuarios

=D

[]’s

Jericoh Data: 08/11/2006 às 7:49 am

Atividade:

Cidade:

Cara, vi uma palestra com o Felipe Memória sobre este mesmo assunto que utilizava os mesmos exemplos: Orkut e Hattrick! Coincidência!

Igor Escobar Data: 08/11/2006 às 8:21 am

Atividade: Desenvolvedor Web

Cidade: São José dos Campos

Acho que o Thalis Valle, disse tudo. A dificuldade em navegar no orkut só esta no primeiro ou segundo acesso, depois tudo se torna muito comum e as pessoas já sabem aonde já esta tudo.

Grande maioria das pessoas que acessam o orkut, e não conhecem muitos sites na web e não sabem bem o que é um site bem acessível etc, pelo fato de serem usuários domésticos e não verem muito mais além do que o orkut na rede.

A Pergunta que não quer calar é: Por que, o orkut! um projeto tão ruim como todos dizem por N motivos, por que mais de 6 milhões de pessoas somente no brasil acessam e utilizam frequentemente ?

Micox Data: 08/11/2006 às 10:18 am

Atividade:

Cidade:

Texto perfeito.
Isso aí. Nos mostrando que Utilidade é mais importante que tudo na web. (não que as outras coisas sejam sem importancia)

Luis Fernando Barbosa Data: 08/11/2006 às 12:12 pm

Atividade: Webdesigner

Cidade: Piracicaba

Olá Rochester, ótimo texto.

Acho que poderíamos re-pensar essa visão do usuário doméstico, afinal de contas estamos falando de milhões de pessoas… que de uma forma bem peculiar, fazem com que algumas iniciativas sigam em frente e outras sejam completamente ignoradas por mais bem feitas que sejam, não importando se são 2.0, com Ajax, sem Ajax…

Conheço alguns “usuários domésticos” que ficam de 6 a 7 horas por dia na internet, e realizam religiosamente pelo menos 1 compra na internet por mês, de valor significativo, que possuem cartão de crédito internacional e consomem produtos aqui e lá fora também.

No MercadoLivre existem usuários domésticos, que tem dificuldade até para ler seus e-mails, e no entanto não conseguem atender o volume de vendas que o site proporciona…

Concordo plenamente com tudo que foi escrito e comentado aqui, mas não sabemos dizer, e dúvido que alguém se habilite a explicar quando a usabilidade atrapalha a utilidade e vice-versa.

Isso é impossível de ser identificado porque o conceito de usabilidade é diferente para cada usuário.

Temos inúmeros exemplos de sites ruins, mas onde iremos buscar um site que seja um exemplo de usabilidade e possa ser páreo para um Orkut?

[]

Rochester Data: 08/11/2006 às 9:12 pm

Atividade:

Cidade:

Jericoh
Putz cara, muita coincidencia ^^ faz tempo que eu nao vejo material do meoria, e nuca assisti a uma palestra dele =/

Igor Escobar
Eu tive muitas dificuldades (e ainda tenho) com as constantes mudanças que o orkut faz, coisas pequenas, mas que enchem o saco (como por exemplo, o padrão de se apagar a mensagem com link, qndo se digita o texto que ele mostra e aperta enter :P)
Novamente digo, a pessoa nao precisa saber a teoria, ela navega no site e ve se é ruim ou não, o usuário sabe julgar MUITO BEM isso. A questão da acessibilidade por exemplo, qntas pessoas acessam sites via firefox e simplesmente saem do site pq nao conseguem navegar? elas nao sabe q isso é falta de acessibilidade, mas sabem julgar que é ruim…
Por que o orkut? o texto inteiro meu tenta responder a essa pergunta :D

Micox
Valeu cara ^^
=D

Luiz Fernando
Ótimas colocações…
Mas acho que não há confronto entre usabilidade e utilidade.
Pelo contrário, saber unir os ois no mesmo projeto seria o ideal.
Site com boa usabilidade (e é claro, MUITA utilidade) e que é páreo para o orkut?
Google.

=D

Valeu pelos comentários ae galera, o pessoal ta mandando MUITO bem nas observações..

[]’s

10° nex Data: 09/11/2006 às 5:41 am

Atividade: web

Cidade: Campinas

Meu recado:

Estou fazendo a campanha! NÃO TENHA VICIOS!
Não beba , não fume e não tenha ORKUT!

O mundo vai bater palmas com essa atitude!
Lembre-se que a campanha mais enrolativa e persuasiva do mundo já foi feita! A linha do celular! Viviamos muito bem sem ele, e hoje não temos mais como deixar desligado! :)

Até mais!

11° Rochester Data: 09/11/2006 às 11:15 pm

Atividade:

Cidade:

hahaha

boa campanha essa XD

realmente, o celular conquistou todo mundo… mas te pergunto, porque isso?

pela sua utilidade, as pessoas viram como era útil ter a mobilidade, e várias funções em um uníco equipamento, isso poupa tempo, dinheiro, e além de proporcionr outras coisas, como status :D [tem muita competição entre grupinhos do tipo “quem tem o melhor celular”]

mas como todo mundo sabe, largar um vício é dificil, ainda mais se as desvantagens dele não envolvem morte ou perda de funções vitais (e mesmo assim tem gente que insiste em fumar =/)

hehe..

[]’s

12° Rafael Xavier Data: 23/11/2006 às 5:31 pm

Atividade: Analista Web

Cidade: Rio de Janeiro

Texto e colocações excelentes de todos!

Vivi isso em um cliente onde se tinha muitas diretrizes, docs de usabilidade e regras mas que o foco principal e o perfil do usuário estavam totalmente errados!

Acho que hoje em dia existe uma banalização e modismo com a palavra USABILIDADE e isso destoa do intuito real da palavra e do quesito primordial de um projeto: atender o cliente, fazer-se útil e render grana.

“De que adianta ter uma Ferrari de última geração que avisa quando o combustível usado é adulterado se você mora na beira do Rio Amazonas e todos usam embarcações?”

Isso remete até a um outro artigo aqui do WebInsider: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/09/06/ate-onde-a-usabilidade-mata-a-criatividade/

Abraços,
Rafael Xavier

13° Thalis Valle. Tecnologia, Marketing e Design de Internet Data: 07/12/2006 às 12:58 am

Atividade:

Cidade:

Acessibilidade e usabilidade na web: um caso sério

Caro leitor, se você não faz parte da grande família de desenvolvedores web; designers, programadores e projetistas, você se colocará como sendo um usuário de internet que tem pleno direito de acessar qualquer site que desejar, sem nenhuma restri…

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Orkut ganha importante melhoria com o Google TalkGoogle fortalece Orkut e Google Talk ao integrar os dois produtos. Saiba usar a novidade e avalie se o MSN da Microsoft pode perder a hegemonia. Por Gilberto Alves Jr.

Dicas para sites colaborativos emplacarem mais fácilEstamos vendo o nascimento de vários sites colaborativos no Brasil. Para que tenham sucesso, algumas questões essenciais devem ser atendidas, como não copiar os gringos sem pensar.
Por Gilberto Alves Jr.

Dia Mundial da Usabilidade. Vamos prestigiar.Usability Day, no dia 14 de novembro, é um evento internacional com foco em acessibilidade e inclusão, organizado por uma associação de profissionais, que anualmente promove eventos em 135 cidades em mais de 35 países. Por Redação Webinsider

Criar comunidades para gerar competitividade Livro “Conhecimento em rede” mostra como criar e sustentar comunidades em rede para a troca de conhecimento e afirma que empresas e instituições só têm a ganhar com isso. Por Redação Webinsider

Marcello Póvoa

O que é Web 2.0?Uma visão pragmática do termo que define a segunda geração da internet. Por Marcello Póvoa

A distância entre a criação final e a vontade do clienteContratos que detalham as fases de produção podem ajudar muito a evitar desgastes e retrabalho, diante da dificuldade humana em expressar de maneira objetiva uma idéia subjetiva. Por Monica W. Rodrigues

Planejamento é exercício para manter-se em formaSó dois motivos justificam o fato de uma pessoa precisar de esforço sobre-humano para realizar seu trabalho: ou não está devidamente capacitada ou o planejamento foi mal feito. Por Francisco Higa

Não fale conosco pelo Fale Conosco, entende?Pesquisas confirmam o que você já deve ter sentido na pele: a maioria das empresas ignora os e-mails dos clientes. Veja por que o ‘Fale conosco’ não funciona e como transformá-lo em um verdadeiro canal de comunicação. Por Daniel Aisenberg

Webinsider