Webinsider

Comportamento - Criação - Relacionamento

Fernand Alphen
Webvertising

Chupou, tá valendo

01 de setembro de 2006, 15:44

Chupar e criar são a mesma coisa?

Por Fernand Alphen

A historinha é assim: um dia, alguém escreveu pro Vicente (editor do Webinsider) me detonando. Disse que eu tinha enlouquecido e que estava estragando o site. Ele não me contou (sabe que adoro uma briga). Isso foi em 2003 e só agora eu soube. Na época ele agradeceu gentilmente o xingador, mas perguntou por que tanto ódio no coração. O dito indivíduo desculpou-se do ímpeto descontrolado.

O que se descobriu depois é que o apaixonado leitor chupava in-te-gral-men-te meus artigos e assinava com seu nome num portal por aí. Mas, por que esse autor inspirado tinha resolvido me criticar, se eu era sua fonte? Ah, bingo: o artigo que não agradou chamava-se “Sexo virtual”. Como é que um leitor tão fiel iria se apropriar de conteúdo tão – digamos – explosivo? polêmico? obsceno?

“Como é que pode? Será que o Fernand enlouqueceu, Vicente? Coloca ele nos trilhos, senão eu perco a inspiração!”

Dei muita risada com essa história. Achei linda e inspiradora.

Sempre acreditei na máxima “Postou, é da galera”. E continuo. Mas também me deu lenha pra pensar mais um pouco.

A internet é um retrato muito expressivo de uma mudança de mentalidade radical. Antes, as pessoas criavam e possuíam o direito de serem autores da criação. Antes, copiava-se, e a obra era obra e a cópia era cópia. Hoje, as pessoas criam e perdem o direito à autoria. Hoje nada se copia, é tudo “inspiração”.

E não me leiam como se eu estivesse sendo irônico ou sarcástico. Muito pelo contrário. Eu estou sendo otimista. Acho isso ótimo. E, mesmo que não achasse, o que eu poderia fazer? Gritar, chorar, brigar? Para quê?

Acho ótimo porque o real valor passa a estar na capacidade de criar e não na criação em si.

Copiar é ótimo. Mesmo quando é uma cópia disfarçada de obra. Melhor a cópia do que o nada ou o pouco.

Melhor porque difunde-se qualidade. Melhor porque democratizam-se idéias. Melhor porque dividem-se experiências. E principalmente melhor porque quem cria, de verdade, é obrigado a criar mais e mais, sem parar.

Só há um perigo nisso: achar que chupar e criar são a mesma coisa. Porque de tanto acreditar nisso, a gente acaba copiando o que não presta. E a gente acaba se “achando”, mesmo não prestando pra nada.

Moral da história: chupe à vontade, sabendo que está chupando. Assim, um dia, você acaba criando. Funciona e é muito mais divertido. [Webinsider]

.

Sobre o autor

Fernand AlphenFernand Alphen (falphen@fnazca.com.br) é diretor de Branding, Planejamento e Pesquisa da F/Nazca S&S e mantém o Fernand Alphen’s Blog.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ blogs ]

Comentários

21 pessoas comentaram o artigo "Chupou, tá valendo"

Viviane Danin Data: 01/09/2006 às 4:12 pm

Atividade: jornalismo

Cidade: Brasília

Fernand,
Eu tinha que te fazer um elogio. Acompanho seus textos desde o início (sou leitora desde 2001) aqui no Webinsider e você é um dos meus colunistas prediletos. Li freneticamente o livro Hermes, o deus da cybercoisa. O que tenho a dizer é: continue escrevendo mais e mais e não nos deixe tanto tempo sem o gostinho bom de ler seus textos espirituosos e divertidos.
Abraços,

Rael Data: 01/09/2006 às 4:22 pm

Atividade:

Cidade:

Na minha opinião:
Ctrl C + Ctrl V, ok… Desde que a fonte seja citada.

Agora copiar na integra o texto e se auto entitular o pai da criança eu já acho sacanagem demais.

Você que dedica um tempo de seu dia para elaborar a redação, cuidadosamente, conferindo e reconferindo o texto, pra depois uma pessoa publicar em menos de um minuto no site dele e levar o crédito pela obra?

Vixe… pra quem é webdesigner conhece também os adeptos dos templates… que pegam os templatemonster da vida, que possui uma qualidade surpreendente e apresentam para os clientes dizendo que eles que criaram.

Charlatanismo puro. E o coitado do cliente, enganado, fica todo contente com o trabalho e apenas meses depois descobre mais 5 sites iguais ao dele, ou demais problemas decorrentes de um desenvolvimento amador.

Gente de má-fé sempre existiu e sempre existirá. O negócio é saber lhe dar com a situação.

Valeu!

cachopo Data: 01/09/2006 às 5:04 pm

Atividade:

Cidade:

Estranho… A Larissa ainda não comentou. >)

Gostei do texto. Eu também já chupei, sabendo que estava chupando… Hoje eu tento criar. É normal não ficar satisfeito com as coisas que você faz, mesmo quando as pessoas dizem que ficou ótimo?

Larissa S. Data: 01/09/2006 às 5:29 pm

Atividade:

Cidade:

Ops! Me chamaram.

Muito bom o texto, Fernand.
É isso mesmo: criou, publicou, é do povo!
Se copiou integralmente, cite a fonte.
Se vai copiar, pesquise pra ver se a informação é válida.
Se quer criar algo novo, não é obrigatório começar do zero. Busque fontes, pesquise o assunto, una conteúdos e crie o seu.
Um exímio criador está sempre criando. Mais e mais. Todos conhecem seus textos, acompanham sua trajetória e sempre aguardam a próxima novidade.
Um mero “chupador” não consegue se esconder por muito tempo. Vai começar a apresentar textos com estilos diferentes, vai dar com a língua nos dentes e acabar mostrando sua fonte.

Cachopo,
Não sou crítica pessoal do Fernand. Quando discordo de um assunto, qualquer que seja o autor, gosto de mostrar meu ponto de vista. Quando concordo, dou parabéns e gosto de complementar o assunto se puder.

Daniel Checchia Data: 01/09/2006 às 5:39 pm

Atividade: Consultor TI

Cidade: Osasco - SP

Concordo com a Larissa… Acredito que o principal motivador da criação é a pesquisa por textos sobre o assunto que se deseja escrever e até citar integralmente textos (desde que referenciada as fontes).

Já cheguei a copiar integralmente textos, mas sempre destaquei as fontes originais.

Luís Fonseca Data: 02/09/2006 às 4:27 pm

Atividade: analista de suporte / programador

Cidade: São Paulo

É aquela mesma frase, “nada se cria, tudo se copia”. Mesmo quando uma pessoa diz que criou ela não cria, apenas assimila a idéia e coloca com suas próprias palavras.
Concordo com o que disseram as idéias anteriores, sobre colocar o nome da fonte de autoria e também em pesquisar a veracidade das informações, é importante. Mas o “criar” também é uma arte, saber criar um conteúdo é também e saber somente copiar, talvez não.

Junior Felix Parula Data: 02/09/2006 às 6:47 pm

Atividade: Executivo da globalização

Cidade: Cuiabá-MT

Tb Concordo com a Larissa. Ela disse o que eu diria. O importante é fazer o mundo girar, as coisas caminhar, seja para onde for, sempre tem alguem na beira da estrada que utilizará algum recurso que, para nós não faz mais sentido. Vamos continuar chupando, clonando, criando…
Temos que nos mover sempre e sempre, cada vez mais.

Fabio Data: 02/09/2006 às 7:55 pm

Atividade:

Cidade:

Quando um artigo é muito bom, é perda de tempo reinventar a roda, o melhor é divulga-lo citando o Autor e o site de onde foi tirado.

Eu faço isso.

Abraços

Daniela Castilho Data: 04/09/2006 às 9:48 am

Atividade: diretora de arte & designer

Cidade: Sâo Paulo

Pois é, outro dia estava uma discussão ferrenha numa das listas das quais participo sobre o problema do direito autoral na internet e os termos de uso dos servidores. Discutia-se se os termos de uso eram ou não eram abusivos, como controlar cópia de conteúdo e outros problemas. Meu argumento foi exatamente o mesmo: caiu na rede é peixe, impossível de controlar. Se você não quer que um texto seja copiado e multiplicado viralmente, com ou sem créditos, então não publique. Não tem outro jeito. Vários textos meus já foram republicados em outros lugares, sem me perguntarem e algumas vezes, sem crédito. Paciência. O importante é continuarmos a sermos seres pensantes e comunicativos.

10° Gabriel Data: 05/09/2006 às 10:05 am

Atividade:

Cidade:

Eu creio que a criação vem de uma escalada de inspirações, observe alguns exemplos:

The Beattles->Led Zepplin->Black Sabbath->Iron Maiden
Bauhaus->The Cure->The Smith->Radiohead->Cold Play

A evolução depende a inspiração, a criação que na realidade é copia+adição da personalidade. Só que é muito difícil conseguir superar a fonte. Quando isso acontece da se a impressão de uma criação realmente original. Só que não é!

Olha que legal essa colocação:

P: porque eu copio?
R: por que eu acho bonito

P: porque eu crio?
R: por que a cópia já não me satisfaz

Comentem isso

11° Fernand Alphen Data: 05/09/2006 às 12:16 pm

Atividade:

Cidade:

Mmm…será q é isso? Eu acho q criação é uma coisa mais profunda, uma compulsão irresistível. Dessa ebulição natural e incontrolável surgem as obras q são paridas sem nenhum compromisso de serem originais. O impulso é autêntico e genuino mas o resultado pode se revelar, na comparação, uma cópia ou uma obra…prima (prima de primeira). Na comparação, não na origem.

Já a cópia, pra mim, é um exercício consciente (ou inconsciente) de vivenciar a experiência do criador. É como se a cópia fosse o mais profundo envolvilmento q se pode ter com a coisa criada. Um exercício.

Não acho q a criação seja uma renúncia insatisfeita à cópia.

Tem aquela história linda daquele personagem da Peste do Camus. O cara queria escrever um livro. E passou a vida inteira escrevendo e reescrevendo. No final, ele produziu duas linhas de merda.

Tem tb o Salieri olhando as partituras de Mozart. Lembram?

E o Bispo do Rosário criando suas loucas fantasias e alucinações.

Bom, essa coisa é complicada. Acho q não tem regra. Cada um deve ter uma relação diferente com a criação e a cópia. A minha é essa.

Ah, Gabriel, para de fazer pergunta difícil vai! :-)

12° Tom Data: 06/09/2006 às 8:11 am

Atividade:

Cidade:

Muito interessante mesmo o testo e o tema abordado, muita gente copia e não cita a fonte, eu mesmo ja fui e ainda sou vitima disso pois crio meus códigos e doou nos sites de codigos livres e outros, sempre nunca contente em saber quantos usuarios usam meu codigo vou até o nosso amigo “Google” e procuro pelo tema abordado no meu código e acho vários sites com meu script.. Mas.. KD OS DIREITOS AUTORAIS? Estaaaava no rodapé, foi modificado para o top assinado pelo tal “CHUPADOR” abordado aqui ehhehe..
muito bom.. afinal.. como todo mundo sabe..

NESSE MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA

13° Gustavo Siquinelli Data: 06/09/2006 às 10:34 am

Atividade: Publicitário

Cidade: Maringá

Fernand, Larissa, Gabriel, Daniela, Fabio, Junior, etc… parabéns.

Preciso Frequentar mais webinsider; estou surpreso com a qualidade do texto e respectivos comentários… Hoje é dificil encontrar conteúdo na ‘cybercoisa’ - olha eu copiando ;) - um abraço.

14° Roberto Blatt Data: 06/09/2006 às 11:10 am

Atividade: sluggish

Cidade: Curitiba

Acho q o problema é que os teus textos estão aí sendo atropelados por esse paradigma, mas tem muitos softwares que resistem e emperram fudidamente o avanço, para bem ou para mal dessa nova situação.
Compare um simples textículo teu com o textão do código do Ruindows.
Não quero desvalorizar, mas a situação é que o faz: tua idéia pode ser chupada até o talo, porque vc é apenas mais um tijolo no muro; grandes códigos resultantes do esforço científico global da humanidade continuam guardados a sete chaves.
Sei lá.
Mas te apoio, em certa medida.
Suerte.

15° junior Felix Parula Data: 07/09/2006 às 2:01 am

Atividade: Executivo da Globalização

Cidade: Cuiabá - MT

A verdade absoluta é que ninguem é dono de nada, quando alguem tem uma idéia, milhões de outros seres humanos tb tiveram a mesma idéia. Por exemplo sempre pensei nos smartphones, mesmo antes de eles existirem, pensei em grandes portais com links para ouvir músicas, baixar videos e etc. isso se tornou realidade, tudo o que vejo hoje ja imaginei um dia, mesmo antes de conhecer que isso estava sendo inventado. E daí, tb faço parte dessa roda e não me interessa quem o fez, pertence a humanidade, ao progresso e a evolução da humanidade, e não a alguns que se ajam demais, só se acham, porque no fundo o coitado sabe que o pensamento é universal, não tem dono, exixte por si só, e isso basta!

16° Tiago Celestino Data: 07/09/2006 às 4:25 pm

Atividade: Webdesigner

Cidade: Salvador

Hoje em dia com o aumento e popularização de blogs e de sites como o Webinsider, muita gente sem criatividade, que chamo de “copialista”, vem fazendo a arte do crtl + c / crtl+v ficar popular :)

17° Thiago Soares Data: 07/09/2006 às 9:16 pm

Atividade: Programador

Cidade: Lorena

Muito bom este seu artigo Fernand, pois, hoje em dia as pessoas copiam muito e nem sabe o que estão dizendo, e quem copia ainda quer mostrar ao próximo que criou e perguntar o que achou, se copiar pelo menos leia e modifique, e não mostre aos outros o que não fez, não queira ganhar o premio pela criação dos outros, adorei seu artigo, continue sempre assim.

Abraço!

18° Marcos Soares Data: 12/09/2006 às 6:06 pm

Atividade: Programador Flash

Cidade: São Paulo

Pois é, como o amigo falou ai em cima, a criação é um misto de copia mais toques da tua personalidade, acho que o que pode fazer realmente a diferença é a qualidade do teu repertório cultural, somado as referências(cópias) que tiver, isso é o que vai definir se algo realmente está “original”, ou não.
[]’s

19° Fernando C. Fox Data: 17/09/2006 às 5:40 pm

Atividade: querendo ser blogueiro

Cidade: Araçoiaba…Aff!

…Criar, Copiar, Superar, Satisfação e Admiração

Foram 10 minutos pra começar a escrever, me questiono se estava mesmo preocupado em não copiar o que os 18 primeiros escreveram. Daí me pego querendo superar expectativas minhas de ser original, de criar enfim, mas porquê?
Quem cria, expressa, e o ponto de vista é unico, tem verdade e se satisfaz ao fazer.
Quem copia, admira, mostra aos outros aquilo que tenta ser, ou simplesmente que o inspira.
O importante é sempre estar “a procura da batida perfeita” já que a perfeição não existe, e fazer dessa busca o maior aprendizado.

Ao Autor: Parabéns, inspirou…

20° Marilia Data: 19/09/2006 às 11:57 am

Atividade: Estudante de Publicidade

Cidade: Rio de Janeiro

Primeiramente quero parabenizar Fernand Alphen pelos seus textos que são geniais.
Bem, concordo com o Fernando sobre copiar.
Relativamente a copiação é feita quando analizamos a criatividade de outro indivíduo e adquirindo mais inspiração pra si.

21° Marcio Toledo Data: 21/10/2006 às 3:28 pm

Atividade: Dir. de Arte

Cidade: São Paulo / SP

Clap, clap, clap! :D
Sábias palavras amigo.

:)

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider