Webinsider

Redação, edição - Comportamento - Software Livre - Relacionamento - Redes sociais

Web 2.0 tem um estilo. Mas não é forma, é conteúdo

11 de agosto de 2006, 17:00

A “nova fase” da internet nada tem a ver com forma, mas com conteúdo. Tem tecnologia, mas a ênfase está na interação na comunicação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber.

Por Ana Redig

Outro dia li o post Logomarcas tradicionais em estilo Web 2.0, do Carlos Cardoso, que já deu filhotes no blog do Felipe Ranieri e agora brota por aqui. Falava de como diferentes grupos de pessoas entendem a web 2.0.

“Um grupo mais cínico ainda defende que web 2.0 é marketing + cantos redondos + degradê”, dizia o Cardoso. E ele citava um pessoal no Flickr onde os “cínicos” postam logomarcas famosas em versão 2.0.

As releituras das logomarcas são ótimas, e tem umas que são realmente engraçadas. Mas, em termos conceituais, parece que ainda está longe do que seja web 2.0.

A “nova fase” da internet nada tem a ver com forma, mas com conteúdo. E também não se trata de uso intensivo de tecnologia, mas de interação na comunicação. É claro que sempre que algo novo aparece, alguém vai querer vendê-lo. E nisso concordo com o Felipe. Se há um cliente disposto a pagar por um serviço, não vejo mal algum.

Então, quando uma empresa remodela seu site para 2.0, acaba por mudar o seu design para avisar ao mundo que tem algo de diferente ali. Só que não adianta nada mudar a aparência, se a forma de se comunicar continuar idêntica, onde um emissor fala e os receptores escutam. O que os teóricos da comunicação, como Pierre Lévy, perceberam é que as ferramentas que temos hoje nos permitem uma interação maior, em um modelo de “muitos para muitos”, só que sem as fronteiras físicas.

Manuel Castells reforça este pensamento dizendo que “a formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas ganhou vida nova, transformando-se em redes eletrônicas de informação energizadas pela internet, que podem envolver pessoas de dentro e de fora da empresa na troca de experiências e na busca de novas abordagens para problemas comuns.” Nada além do bom e velho “dedo de prosa” em volta da fogueira, só que virtual.

Portanto, a web 2.0 é a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber. Nesta conta um tanto louca, o resultado é a multiplicação dos saberes. Parece mágica, mas é Inteligência Coletiva.

Foi isso que os desenvolvedores do Linux fizeram. Através de listas de discussão, trabalharam em conjunto e criaram a maior dor de cabeça para o Bill Gates. É o que o se chama de empoderamento. Cada um de nós pode mudar as coisas, se tivermos a capacidade de nos articular. Isso, claro, pede uma mudança de postura das mais difíceis: ouvir o que o outro diz, levar em consideração, trabalhar com as diferenças. [Webinsider]

Sobre o autor

Ana Redig (anaredig@globo.com) é jornalista. Foi a primeira webmaster do sexo feminino no Brasil e mantém um blog.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ usuário final ] [ comunidades ] [ conteúdo colaborativo ] [ blogs ] [ linux ]

Comentários

19 pessoas comentaram o artigo "Web 2.0 tem um estilo. Mas não é forma, é conteúdo"

Manuel Lemos Data: 11/08/2006 às 11:45 pm

Atividade:

Cidade:

Finalmente alguém que entende e soube explicar o espírito da Web 2.0 . Parabéns.

Na verdade Web 2.0 é apenas um nome que já se dava a uma prática antiga, que é de permitir que todos usuários possam se tornar relevantes contribuindo contéudo ou prestando serviços à comunidade através do site.

Penso que o Slashdot foi o percurso da Web 2.0, pois permitia que os usuários proposessem novas notícias, comentassem as notícias publicadas, ou moderassem os comentários dos outros para que apenas os comentários de valor pudessem ser filtrados para quem não quer perder tempo com comentários inúteis.

Bem que essa filtragem cooperativa já faz muita falta no WebInsider, agora que todo mundo pode comentar os artigos.

A única coisa que Tim O’Reilly, dono da editora O’Reilly, fez em 2003 foi escrever um artigo que dá um nome simples às práticas dos sites ditos da Web 2.0 e explicar porque isso é bom para o progresso da Web em geral.

A artigo do Tim O’Reilly não foi para anunciar uma novidade, mas sim foi para abrir os olhos dos donos de sites que estavam e continuam perdidos, sem saber como se aproveitar do potencial que a participação efetiva dos usuários pode trazer de valor para os sites.

Há algum tempo atrás me dei ao trabalho de explicar estes e outros detalhes num artigo que escrevi semelhante a este da Ana, precisamente com o intuito de esclarecer uma comunidade dum site que tenho, que desde 1999 se beneficia da contribuição de mais de 1300 autores que distribuem componentes prontos de programação PHP em beneficio de mais 370,000 cadastrados.

O beneficio para a comunidade de desenvolvedores de PHP em geral é extraordinário. Fica aqui o artigo para quem se interessa por Web 2.0 em geral.

http://www.phpclasses.org/blog/post/53-Is-PHP-ready-for-Web-20.html

Fabio Data: 12/08/2006 às 11:36 am

Atividade: webdesigner

Cidade:

web 2.0, web 2.2rt, web 5.4 turbo charge…

Vamos parar de rotular, parece propaganda de carro…

O que estão falando sobre “web 2.0″ já existe faz tempo, o termo só está servindo para o marketing.

Tem dúvida, veja:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/07/31/construtora-reforma-site-veja-como-ficou/

Não agueeeentoooo maaaaiiisss!!!!!!!!!

Desculpe pela indignação

Abraços

Ramon Bispo Data: 12/08/2006 às 9:19 pm

Atividade:

Cidade: Rio de Janeiro

Parabéns Ana!

Essa é a idéia.

[]’s

Walmar Andrade Data: 13/08/2006 às 9:15 am

Atividade: Gerente de Projetos

Cidade: Recife

Agora o Webinsider se redime do artigo sobre o site de construtora.

Parabéns para a autora que explicou perfeitamente o conceito de Web 2.0 (não importante se o termo é marketeiro ou não) citando desde blogueiros aqui da vizinhança até respeitados pesquisadores como Castells e Pierre Lévy.

Bola dentro do Webinsider.

Fabio Data: 13/08/2006 às 10:19 am

Atividade:

Cidade:

“O que os teóricos da comunicação, como Pierre Lévy, perceberam é que as ferramentas que temos hoje nos permitem uma interação maior, em um modelo de “muitos para muitos”, só que sem as fronteiras físicas.”

“Manuel Castells reforça este pensamento dizendo que “a formação de redes é uma prática humana muito antiga, mas ganhou vida nova…”

“Portanto, a web 2.0 é a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber. Nesta conta um tanto louca, o resultado é a multiplicação dos saberes. Parece mágica, mas é Inteligência Coletiva.”

Desde que comecei a trabalhar com internet isso já existia, então hoje deveria ser web 33.5 e 1/2!

Na realidade a internet começa a ter um caminho próprio, sem usar como modelo os padrões da tv ou mídia impressa. Com o aprimoramento do uso das tecnologias estamos conseguindo melhorar as aplicações para web.

O “efeito AJAX”, não, não é desinfetante, é uma forma de integrar tecnologias existente (”antigas” com mais de 10 anos), criando aplicações muito eficientes. Virou moda e tem um monte de mer… por ai.

web 2.0 é moda!!!

Sérgio F. Lima Data: 13/08/2006 às 9:02 pm

Atividade:

Cidade:

Belo artigo,reforçando a idéia fundamental: interação, possibilidade de aplicações diferentes conversarem, sistematicamente, entre si…

Fábio me dê um exemplo de um sítio ou portal que há 8 anos atrás:

Permitia que outro serviço fizesse uso de seu conteúdo. que tivesse a produção de conteúdo descentralizada, que considerasse os leitores como muito mais que “consumidores de conteúdo”, etc e tal

Não vou nem entrar na questão se é marketing ou não, mas que a WEB mudou na essência isso é fato.

Como diria o Exupery, palavras são fontes de males entendidos…logo uma nova nomenclatura, é sim necessária :-)

Todo dia tem gente nova chegando na web (além das pessoas que já estão há muito tempo, mas ainda com prática da web 1.0), assim, artigos como estes são sempre muito bem vindos!

Thais Valle Data: 14/08/2006 às 1:04 am

Atividade: Publicitário e Desenvolvedor Web

Cidade: Catanduva Sp

Muito bom o artigo.
mas, na minha opinião, também podemos considerar as imagens mais adequadas para a Web 2.0.

Rael Data: 14/08/2006 às 9:11 am

Atividade:

Cidade:

AJAX, ou (Web 2.0) nada mais é do q uma “gambiarra” no Javascript… tecnologia que existe ha muito tempo e só agora entrou em prática.

Infelizmente não sou programador… mas espero um dia aprender a desenvolver em AJAX ;-)

valew

Leandro Marcel Data: 14/08/2006 às 9:28 am

Atividade: Interfece Designer

Cidade: São Paulo

Otima materia,
Parabéns!!!

Adoro essa brincadeira das logomarcas 2.0.

10° Fabio Data: 14/08/2006 às 12:03 pm

Atividade:

Cidade:

Oi Sergio,

Concordo que a internet está em evolução e não “mudou”, está encontrando seu caminho sem seguir modelos de outras mídias.

“Fábio me dê um exemplo de um sítio ou portal que há 8 anos atrás:

Permitia que outro serviço fizesse uso de seu conteúdo. que tivesse a produção de conteúdo descentralizada, que considerasse os leitores como muito mais que “consumidores de conteúdo”, etc e tal”

Site com recursos para exemplificar a conclusão do artigo:

“Portanto, a web 2.0 é a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber. Nesta conta um tanto louca, o resultado é a multiplicação dos saberes. Parece mágica, mas é Inteligência Coletiva.”

IG, UOL, Terra e outros (Chats, fóruns …);
Os cms de sites de notícias
Yahoo!, Google (Grupos);
Todos os site de relacionamento (Ex: Parperfeito);
Todos os site de tecnologia tem fóruns de discusões;
O site dmoz.com é um diretório administrado por colaboradores, você pode ser um;
Blogs…

Isto já existia antes do termo web 2.0!

Aliás, o termo tenta englobar estes serviços, como revolução(marketing para vender palestras e novos ou antigos serviços). O que está acontecendo é a evolução da tecnologia, hoje os computadores (servidores) tem mais capacidade, a tranmissão de dados é mais veloz, a base da web é maior e os programadores estão colocando mais recursos.

Ex: Orkut é a fusão de alguns destes serviços em um único lugar - uso de perfil de usuário, comum em sites de relacionamento, envio de mensagens como nos fóruns, blog, fotoblog, etc.

Para quem quiser criar seu site de comunidade usem o Icox - software livre brasileiro - http://www.ico.org.br

Mas não se engane, todo os sites “web 2.0″ nos tratam como “consumidores de conteúdo” sim. Publique uma porcaria qualquer lá no overmundo para ver o que acontece. A liberdade nunca será total, os site tem que manter sua marca, sempre existirá um moderador ou um limite para o conteúdo que será usado e isso já existia antes do termo web 2.0

abraços

11° Robson Chagas Data: 14/08/2006 às 12:14 pm

Atividade: Designer

Cidade: Curitiba

Esse lance de arquitetura da informação, web2.0, e outras tecnologias e métodos que inovam o meio que infelizmente não tem como negar é “moda”, a internet.

Novas tecnologias que estão surgindo todos os dias, tem causado um certo frio na barriga, e uma correria pra dominar esse meio da moda, em quem faz a publicidade off, pois tudo está ficando tecnologicamente complicado pra quem nunca fez e agora quer mergulhar de cabeça na moda..

Até me lembra uma música do Racionais Mcs que até rola fazer uma paródia, os leões correndo atrás dos marginalizados..

“…Ce disse que era bom, e a favela ouviu, lá tambem tem whiski, e red bull, tênis nike, fuzil, admito, seus carro é bonito, hé, eu não sei faze,internet, video-cassete, os carro loco, atrasado, eu to um pouco sim, to, eu acho sim, só que tem que, seu jogo é sujo, e eu não me encaixo, eu so problema de montão, de carnaval a carnaval, eu vim da selva, so leão, so demais pro seu quintal,
…”

12° Luis Fernando Barbosa Data: 14/08/2006 às 4:44 pm

Atividade: Webdesigner e Desenvolvedor Delphi

Cidade: Piracicaba

Acho que não devemos analisar esse novo conceito na web como um modismo, modismos são coisas passageiras, conquistam um grupo pequeno de pessoas e tem um tempo de vida muito limitado.

A Web 2.0 é uma mudança de mentalidade, que deverá ocorrer para quem possui um site; e essa mudança é um apelo do internauta, que cansou de ler, escutar e não poder dar seu manifesto; é a exigência do internauta de não ter que ficar dando refresh atrás de refresh para atualizar conteúdos, carregar um menu ou processar um formulário.

Perguntem-se: Quantos cliques de mouse você aceitaria dar em um site para fazer uma compra on-line, para buscar uma informação… Quanto tempo você aceita esperar que sua interação com o editor de um artigo apareça em um site.

Pouco importa se você faz tudo isso funcionar em JavaScript, PHP, AJAX, ou qualquer outra linguagem, leve em consideração que quando alguém procura uma informação, ou um canal de comunicação eficiente, a primeira coisa que a pessoa deve dizer sobre seu site é: “Achei, gostei.”; ao contrário de: “Se fosse eu, teria feito isso com JavaScript.”

Prezados webdesigners, me junto a vocês, e com humildade reconheço; precisamos pensar diferente, desenvolver nossos trabalhos de forma diferente; porque tudo muda, no caso da internet não para o mais bonito, mas para o que é mais interativo e fácil de usar.

13° Fabio Data: 14/08/2006 às 5:55 pm

Atividade:

Cidade:

Oi Luiz,

“Perguntem-se: Quantos cliques de mouse você aceitaria dar em um site para fazer uma compra on-line, para buscar uma informação… Quanto tempo você aceita esperar que sua interação com o editor de um artigo apareça em um site.”

Isso é o básico de qualquer site, isso é usabilidade!

O termo web 2.0 é que é moda!

14° Fernand Alphen Data: 14/08/2006 às 7:46 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo

Bom, se tudo tem q ter um rótulo, pois que seja esse. Rótulos são bons para despertar os preguiçosos, é isso.

Nada de novo, só talvez a capacidade que o rótulo tem de virar manchete e discussões por aí.

Que venha logo a 3.0, a 4.0, a 300.0 porque ainda tem muita coisa pra revelar.

Valeu!

Fernand

15° Ramon Bispo Data: 15/08/2006 às 2:10 pm

Atividade:

Cidade:

É engraçado como as pessoas encaram as novas terminologias como tabu. A web 2.0 existe de fato, porém o “2.0″ é só uma forma de atualizarmos nossos conceitos em relação à ela.

Percebam a similaridade com os softwares q utilizamos. Todos são atualizados um dia. Todos mudam de versão. É claro que é impossível atualizar a “versão” da web. Web nem se compila! Mas a idéia de encarar a web como um produto é positiva no sentido de nos atualizarmos junto com ela. Por que não sermos desenvolvedores 2.0?? E atualizar essa “versão” a medida que crescemos como profissionais??

Não importa se os conceitos de web 2.0 já eram utilizados há X anos atrás. A terminologia 2.0 veio para mostrar que é possivel projetar melhor para web, seja de qual maneira for.

Percebam o cuidado tomado no artigo da Ana Redig ao qual comento novamente agora. Ela não tratou em nenhum momento da definição do termo “web 2.0″, apenas mostrou que a web 2.0 traz maturidade à web que estamos acostumados a ver.

Estamos deixando de pensar em sites como produtos diversos dispostos em platereiras. Estamos começando a pensar em sites de acordo com o conceito que a WWW sempre teve, desde sua criação: ser uma rede!

16° Tércio de Andrade Data: 25/08/2006 às 4:37 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Imperatriz

“…a web 2.0 é a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber. Nesta conta um tanto louca, o resultado é a multiplicação dos saberes. Parece mágica, mas é Inteligência Coletiva.”

Ao que parece a INTERNET finalmente saiu do baixo nível de atividades e sites roteados na direção do usuário e passou para uma interatividade com patamares emergentes. Já parou pra imaginar o poder que tal “versão” da WEB traz para as nosas mãos? Podemos finalmente alcançar o desenvolvimento de atividades complexas - mais que apenas S.Os e programas diversos - Seria na verdade uma nova forma de inteligência, uma que ultrapassa os “meros” 100 bilhões de neurônios humanos e se distribui por todo o globo.
Gostei do teu artigo Ana Redig. Tá de parabéns.

Tércio

17° Rodrigo Muniz Data: 20/09/2006 às 9:04 am

Atividade: Webdesigner

Cidade: Recife

O objetivo do texto é válido, mas não achei que foi bem executad,o pois se o conteúdo é o que importa um design que o valorize é fundamental.
Portanto web 2.0, X3 ou CS2, seja lá o que for também é forma, forma para valorizar o conteúdo e a interação.

18° Alexandre Data: 24/09/2006 às 10:39 pm

Atividade:

Cidade: São Paulo - SP

Interessante! Web 2.0 não é apenas uma nova forma de empregar uma tecnologia antiga, nem desvalorizar o papel do design e valorizar o papel do conteúdo. A filosofia do Web 2.0 é mudar aquela “experiência” tradicional que o usuário tem com um site para algo mais dinâmico, mais rico, mais interativo.

19° Leonardo Marques Data: 17/02/2007 às 4:49 pm

Atividade:

Cidade:

Web 2.0 TEM SIM tecnologia nova, quem insite em dizer que não tem por favor leia meu post e responda ao desafio.
http://webdoispontozero.com/blog/?p=40

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Outrolado.com.br

Leia

Tecnologia não é nada sem conteúdoNovas tecnologias para o marketing não devem violentar o consumidor. Hoje podemos invadir nosso público-alvo com a precisão de um míssil guiado por GPS, mas bombardeios cirúrgicos também causam estrago.
Por Roberto Cassano

Icox, software brasileiro para gerenciar comunidadesSoftware livre de Inteligência Coletiva desenvolvido no Brasil estará disponível em agosto para download gratuito. É um gerenciador de comunidades virtuais, com vários níveis e competências de delegação. Por Ana Redig

A nova web já existe há um bom tempo, sabia?Web 2.0 é uma evolução natural da própria web e das pessoas que se relacionam com ela, no papel de clientes, consumidores, usuários e profissionais. É um conjunto de conceitos, mais do que novas tecnologias. Por João Pereira

O objetivo da internet 2.0 é gerar inteligência coletivaWeb 2.0 sem tecnicismos ou vídeos passando: há um novo papel para os profissionais de rede do futuro. Estamos na passagem do modelo emissor–receptor para o animador–comunidade. Por Carlos Nepomuceno

História do Linux traz uma ideologia para viverCriador do Linux afirma em livro que o enfoque da avareza é obsoleto e ao, contrário do Windows, propõe o coletivo. Entre os dois sistemas operacionais há um abismo ideológico. Por Carlos Nepomuceno

Webinsider