Webinsider

Mídia interativa - Métricas

Qual o melhor formato para e-mail marketing?

18 de julho de 2006, 15:19

Ao enviar newsletters e peças de marketing por e-mail (com consentimento, claro), você vai ter que fazer uma escolha difícil: enviar em HTML, em texto ou nos dois formatos? Veja prós e contras.

Por Carlos Humberto L. Costa

Se a sua empresa pretende dar início a um projeto de e-mail marketing, um fator extremamente importante é o formato no qual o e-mail será enviado.

Na verdade, a escolha do formato dos e-mails é muito importante para qualquer pessoa que utiliza com freqüência o correio eletrônico, e não apenas aos interessados em e-mail marketing. Portanto, este texto serve a todos.

Quais são os principais formatos? Por que se preocupar com o formato? E qual o formato que o mercado mais utiliza? Lendo essa matéria você encontrará respostas para estas perguntas.

Os principais formatos de e-mail

Os programas conhecidos como clientes de e-mail (entre os mais comuns estão o Outlook Express da Microsoft, o Thunderbird e o IncrediMail, entre outros) permitem enviar mensagens em três principais formatos:

  • Texto: o e-mail no formato texto é o mais aceito. Todos os clientes de e-mail podem exibir a mensagem nesse formato. A desvantagem é que a mensagem não pode conter cores, imagens, negrito, itálico e outros recursos aceitos por outros formatos. É possível inserir tão somente texto.
  • HTML: o formato HTML permite um e-mail rico em conteúdo, com imagens, cores, tabelas, anexos, som… No entanto, os diversos clientes de e-mail podem exibir sua mensagem de maneiras diferentes. Podem até deixá-la ilegível.
  • Texto/HTML: essa opção inclui ambos formatos (texto e HTML) na mesma mensagem. A vantagem é que de um modo ou de outro o usuário conseguirá visualizar o e-mail. A desvantagem é que o e-mail torna-se duas vezes maior (ou mais pesado, ou mais caro).

Por que escolher o formato HTML?

Agora que você reconhece os principais formatos de e-mail, qual deles escolher para a sua comunicação com clientes ou leitores? Já adianto a você, leitor, a minha preferência pelo formato HTML. Mas cada caso é único e você deve analisar livremente e fazer a sua escolha.

As justificativas pela escolha do formato HTML são inúmeras. Vou enumerar algumas:

Conteúdo rico: a flexibilidade do formato HTML permite diversos recursos como cores, imagens e som. É um excelente atrativo.

Organização do conteúdo: o formato HTML permite uma melhor organização do conteúdo e torna a leitura mais agradável.

Reforça a identidade da empresa: se os documentos que circulam em sua empresa carregam seu logotipo, nada mais indicado do que incluí-lo também em seus e-mails.

Taxa de leitura: é possível, por exemplo, no envio de um e-mail publicitário, saber quantos usuários realmente abriram a mensagem.

Análise de interesse: em um e-mail publicitário é possível saber, por exemplo, em quais produtos os usuários clicaram para obter mais informações.

A flexibilidade que o formato HTML permite é o seu ponto forte. Mas há também o outro lado desse formato, os seus pontos fracos. É isso o que veremos na próxima etapa.

Por que não escolher o formato HTML?

Vimos os pontos fortes do formato HTML e agora precisamos ouvir o lado negativo. Vamos o que dizem os anti-HTML, cujos argumentos também são importantes:

E-mail HTML é mais pesado que texto. Isso é uma verdade e tem muitas implicações. Mas já que temos cada vez menos tempo para ler nossos e-mails pela correria do dia-a-dia, não seria muito mais fácil capturar a atenção de um leitor através de uma imagem? Em alguns casos vale aquele velho jargão popular: uma imagem vale mais do que mil palavras. Além disso, segundo pesquisas do Ibope/NetRatings, o número de usuário com acesso a internet banda larga tem aumentado de maneira significativa.

HTML nem sempre é exibido corretamente. Uma grande verdade. Se a sua mensagem HTML aparece corretamente em seu cliente de e-mail, não quer dizer que aparecerá corretamente no cliente de e-mail dos seus leitores. É preciso que você teste e se certifique que a mensagem será vista corretamente nos principais clientes de e-mail.

HTML é reconhecido como spam. Acontece mas não é uma regra. Segundo estudo da ClickZ, apenas 19% dos emails HTML são classificados erroneamente como spam. Além disso há muitos tipos de filtros e a maioria não classifica HTML como propaganda não solicitada. Sem falar que os filtros têm se aperfeiçoado constantemente. (você é novo aqui e não sabe o que é spam? São mensagens eletrônicas, não solicitadas, enviadas em massa, geralmente propaganda, geralmente de produtos ou serviços oferecidos de forma ilegal. Pior do que spam é o phishing, que é uma tentativa de golpe.)

HTML carrega vírus. Usuários mal intencionados podem enviar mensagens HTML não seguras. Isso é verdade. Mas não é bloqueando mensagens HTML que você impedirá que vírus contaminem seu computador. Além do mais, os clientes de e-mail mais modernos possuem mecanismos de proteção.

Qual formato mais utilizado pelo mercado?

Pesquisa recente publicada pelo Opt-In News mostrou que o formato HTML é o preferido pelos especialistas em suas campanhas de e-mail marketing. De acordo com a pesquisa, 81% das campanhas de e-mail marketing utilizam o formato HTML, enquanto 16% utilizam o formato texto e 3% utilizam outros formatos.

Os que preferem o formato HTML justificam sua escolha da seguinte maneira:

  • 28%: HTML permite um layout mais atrativo
  • 24%: permite uso de cor no e-mail
  • 21%: podem ser incluídas imagens
  • 20%: anúncios são mais efetivos no formato HTML do que em texto

Conclusão

Então podemos estar certos de que o melhor formato para o envio de nosso e-mail marketing é o HTML? Poderíamos, mas não deveríamos.

Não se deixe seduzir pelos benefícios do HTML e tê-lo como único formato. Se quiser atingir todos os leitores, desenvolva um e-mail marketing em ambos os formatos. Permita que o usuário escolha a sua preferência. E, uma vez escolhida, honre a escolha do usuário e não imponha a sua própria preferência. [Webinsider]

Sobre o autor

Carlos Humberto L. Costa (carloshumberto@intelvision.com.br) é consultor em e-business e atua na Intelvision

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ usuário final ] [ Vendas ]

Comentários

51 pessoas comentaram o artigo "Qual o melhor formato para e-mail marketing?"

Eduardo Loureiro Data: 18/07/2006 às 3:35 pm

Atividade:

Cidade:

Boa tarde Carlos, você cita a possibilidade de se medir os cliques em determinadas áreas de uma news e até o relatório de acesso à news. Como se pode obter esses dados? Existe algum software específico?

[],

Fabio FZero Data: 18/07/2006 às 4:05 pm

Atividade: Produtor Musical

Cidade: Rio de Janeiro

O melhor formato de email marketing é NÃO MANDAR FAZER EMAIL MARKETING. Ponto. É uma técnica ultrapassada, ineficiente e irritante. Qualquer empresa que me enviar esse tipo de coisa dizendo que eu “solicitei” (provavelmente quando comprei alguma coisa e não vi um link em letras pequenas dizendo “não receber emails”) perde um cliente imediatamente.

O único tipo de email que uma empresa pode mandar são newsletters - e só quando explicitamente solicitados. Passei um bom tempo tentando sair da lista de “ofertas” do Ponto Frio e só consegui quando abandonei meu endereço de email antigo. Não façam.

Atenção gerentes de marketing de agências online, vou repetir bem devagar, já que vocês não costumam entender certos conceitos de primeira:

N-Ã-O F-A-Ç-A-M.

De novo: Não façam. E tenho dito.

Walmar Andrade Data: 18/07/2006 às 4:12 pm

Atividade:

Cidade: Recife

Para a linguagem publicitária usada no e-mail marketing, o HTML é sem dúvida a opção. No entanto, fazer o usuário baixar e-mails pesados e muitas vezes abri-los e não os visualizar corretamente pode causar uma frustração que vai contra os objetivos do e-mail marketing. Principalmente se os e-mails que chegam não foram explicitamente solicitados…

Carlos Humberto L. Costa Data: 18/07/2006 às 5:01 pm

Atividade: Consultor em E-Business

Cidade: Curitiba

Boa Tarde Eduardo Loureiro,

Bom para medir clique em um link é fácil, nada de complicado, basta botar um contador no carregamento da imagem.

Já para verificar quantos visualizaram o email marketing, existe a seguinte maneira… Nada avançado… O conceito seria: utilizar a tag de inserir imagem, no entanto colocar um script php dentro da tag. Exemplo:
Esse script.php conteria um contador.

Haveria a possibilidade do gerente de news passar o ID do cliente para o script, aí você saberia qual cliente view e qual não viu a mensagem.

No entanto, lembre-se que alguns clientes de email bloqueiam o recebimento de imagens.

Deu para ter uma vaga idéia ?! Espero que sim…

Um Forte Abraço !
Carlos H.

Carlos Humberto L. Costa Data: 18/07/2006 às 5:16 pm

Atividade:

Cidade:

Boa Tarde Fabio FZero,

Concordo perfeitamente com você quando diz que, sem saber previamente os conceitos de Marketing não se deve utilizar do email marketing como ferramenta.

Então fica a frase do grande Kotler “Marketing é a atividade humana dirigida para a busca da satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores, através dos processos de troca.”

Com certeza a Ponto Frio não tinha claramente esses conceitos.

Respeito sua opinião, mas lembre-se que a culpa não é da ferramenta !

Um Forte Abraço,
Carlos H.

Thalis Valle Data: 18/07/2006 às 5:39 pm

Atividade: Publicitário e Desenvolvedor

Cidade: Catanduva SP

Boa tarde, pessoal.

Postei um tópico que fala sobre Newsletter e Spam. Meus comentários a respeito disso, estão lá:

http://www.thalisvalle.com/publicidade/diferencas-entre-newsletters-e-spams

Abraços

Jessé Rodrigues Data: 18/07/2006 às 6:44 pm

Atividade: estudante

Cidade: Porto Alegre

All,

É lamentável que algumas empresas venham a causar tantos incomodos aos seus clientes como apresentado pelo comentário do Fábio FZero. Um link para solicitar exclusão do mailing que estivesse bem posicionado e que FUNCIONASSE abrandaria problemas assim.

Mas infelizmente os bons pagam pelos maus. Os spammers prejudicam a ótima ferramenta que é o E-mail Marketing e dificultam o acesso aos “olhos” dos usuários, afinal, tudo é spam para os clientes.

Em contrapartida, os resultados do E-mail MKT são ótimos! Eu recomendo! Saiba quantos clientes visualizaram seu email, de onde eles são, quais links eles visitaram e principalmente o que compraram! Desafio alguém a citar outra ferramenta tão precisa em seus resultados e relatórios quanto o E-mail Marketing. Tenta com panfletos…rsrsrssrsr

[]´s

Manuel Lemos Data: 18/07/2006 às 6:45 pm

Atividade:

Cidade:

Ao contrário do descrito por este artigo, não existem 3 formatos de mensagens de e-mail, mas sim apenas 2: texto (MIME text/plain) e texto+HTML (MIME multipart/alternative).

Tal como para a Web, também existem padrões para envio de e-mail definidos nos documentos conhecidos por RFC.

Esses documentos recomenda envio de mensagens sempre com uma versão de texto, nem que seja para dizer que a mensagem é de HTML e que requer um programa que suporte mensagens HTML para ver a mensagem.

Quem enviar mensagens apenas em HTML pode ficar com a certeza que a mensagem será classificada como Junk em muitos sistemas de e-mail como por exemplo o Hotmail.

Outros erros crassos de quem quer enviar mensagens em HTML, mas não sabe fazê-lo devidamente e as mensagens nem sequer chegam aos destinatários:

- Javascript e Flash nas mensagens: esqueça, isso abre problemas de segurança.

- Endereços dos destinatários em Bcc: . Quando os sistemas de e-mail recebem, não vêem o endereço do destinatário nos cabeçalhos To: ou Cc:, assumem isso como um indício de envio de e-mail em massa, o que muitas vezes é verdade. Logo classificam a mensagem como SPAM.

- Mensagens que dependem de arquivos CSS externos para aparecer bem. A maior parte dos sistemas de Webmail descarta tudo o que está na secção das mensagens em HTML.

Esta discussão comenta sobre estes e outros problemas que fazem com que as mensagens nunca cheguem aos seus destinatários por serem confundidas com SPAM:

http://www.phpclasses.org/discuss/package/14/thread/2/

Durante muitos anos tenho usado este componente em PHP abaixo que me tem permitido enviar newsletters em texto e texto+HTML para centenas de milhares de pessoas cadastradas para receber newslettters.

Este componente tem sido aprimorado durante os anos para compor as mensagens devidamente respeitando os padrões de envio de e-mail e assim evitando os problemas citados acima. Recomendo.

http://www.phpclasses.org/mimemessage

Carlos Humberto L. Costa Data: 18/07/2006 às 7:03 pm

Atividade: Consultor em E-Business

Cidade: Curitiba

Perfeito Jessé ! Muito bem colocado !
Abraço !

10° Marcelo Beccaro Bastos Data: 18/07/2006 às 7:08 pm

Atividade: engenheiro

Cidade: Sao Paulo

discordo da materia em seis pontos… discordo fortemente…

1) Texto/HTML NÃO dobra o tamanho da mensagem obrigatoriamente. E se dobrasse significa que elas tem o mesmo tamanho, então o item “E-mail HTML é mais pesado que texto” é falso.

2) Também pode ser feito analise de interesse em e-mail não-HTML. É só saber como fazer.

3) E-mail HTML só é significativamente mais pesado que o texto se enviar mensagens embbeded (ou se for mal feito, tirado direto do photoshop por exemplo).

4) HTML correto É exibido corretamente. HTML é um padrão, clientes seguem o padrão e exibem o que aparece pra eles. Basta saber fazer o HTML e não pedir pro estagiário do estagiário do almoxarifado dar o toque final. Passe por um programador antes de enviar.

5) Os bons filtros de anti-spam seguem analise de Baynes mais sobre o conteúdo escrito do que sobre o formato MIME. Estes são classificados erroneamente sejam HTML ou TXT puro.

6) HTML NÃO carrega vírus. javascript e codigo ativo carregam vírus. As falhas de segurança que diziam ser inerentes ao HTML acontecem apenas em renderizadores IE-based através de falhas do windows na exibição de imagens remotas que a microsoft já corrigiu. Ninguém deixa de receber HTML por isso.

Ao leitor Fabio FZero, o que voce recebeu nao foi e-mail marketing, foi “diretor de marketing ganha demais e faz de menos”. Email é muito util SIM pra relacionamento, mas não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com a sua filha (como ficar enviando mensagens inconvenientes toda semana). Ja dirigi ações de e-mail marketing tanto no Brasil quanto nos EUA e o maior problema é a mentalidade da “empurroterapia”, que ja tem algum tempo só da certo para vender vereador e deputado. Nos últimos 3 anos tive uma unica reclamação de recebimento não solicitado, e o reclamante reconheceu que o erro era dele.

11° Gustavo Hana Data: 18/07/2006 às 7:59 pm

Atividade: Consultor e-business

Cidade:

Olá pessoal,

Considero o comentário de todos vocês extremamente pertinentes mas devemos lembrar que quando falamos em E-mail Marketing estamos falando de uma ferramenta muito poderosa e muito utiliza por grandes empresas, ou seja, é uma ferramente de marketing e publicidade que tras ótimos resultados e é muito bem aceita no mercado.

Devemos separar e-mail marketing de spamm. O e-mail marketing deve ser utilizado de maneira correta seguindo todas as políticas de spamm e de privacidade do usuário que recebe. O comentário de nosso amigo Fábio é pertinente mas note que não se aplica a este artigo de nosso amigo Carlos que está tratando do e-mail marketing como uma estratégia de comunicação com o cliente de maneira profissional e educada, diferente do que é o Spamm.

O e-mail marketing vêm se mostrando cada vez mais eficiente e agora com uma nova abordagem que éa fidelização de clientes e pesquisas de satisfação o que é um avanço em gerenciamento de clientes.

Um abraço a todos e parabéns ao Carlos Humberto pelo artigo.

12° Edelmar Data: 18/07/2006 às 8:01 pm

Atividade:

Cidade: Porto Alegre

Há uns 5 anos atrás… numa cidade não muito distante…

Eu tinha saco pra responder todos os spans do dia com outros spans… primeiro eu testava a caixa de origem, se já não estava cheia. Me prestava a entrar nos sites divulgados nos spans para catar e-mails válidos dos ‘anunciantes’.

Depois de juntar algumas dúzias de e-mails de spammers, mandava a instalação do netscape (v4), mp3 do marilyn manson… ou qualquer arquivo ou arquivos grandes que estivessem ali dando sopa. Fazia isso quantas vezes fossem necessárias para bloquear a caixa da ‘vítima’ por over-quota.

Outros tempos, outra paciência, outro conceito de diversão… mas acho que todo mundo deveria fazer algo parecido.

Hoje me contento com bouncing mail… os spammers nao valem o trabalho.

13° Joel Galdino Data: 19/07/2006 às 8:58 am

Atividade: Programador Web

Cidade: São Paulo

E-mail marketing, Newsletter e afins não funcionam!

As empresas que pretendem ter um canal de comunicação com seus clientes deveriam considerar o uso do feeds. A informação vai chegar na hora que a pessoa achar melhor conveniente.

14° Manuel Bertelli Data: 19/07/2006 às 9:25 am

Atividade:

Cidade:

Oi Carlos! Legal o tópico!

O que queria comentar é que várias empresas tem documentações/guidelines na produção de seus e-mail marketing com boas práticas de produção visando compatibilidade com a maioria dos leitores de e-mail, como usar de restrição de cores, formato de exportação das imagens, tags que devem ser evitadas e dicas que valem para quem está produzindo a peça.

Não apenas o gerente de marketing deve ter essa idéia nítida ou o webdesigner, mas todos que possivelmente aprovarão a peça. Sempre tem aquele diretor que dá palpite achando que tá contribuindo pra caramba com o trabalho.

Acho que fazendo uma busca no Google é fácil de achar as guides do Yahoo! e da extinta AOL.

Seria bacana um outro tópico sobre isso. :D Ajudaria muita gente a fazer e-mail marketing funcional e, quem sabe, virar uma prática mais difundida.

Trabalhando assim, não dá pra ter medo do HTML em hipótese alguma. ;)

Abraços e sucesso!

15° Carlos Humberto L. Costa Data: 19/07/2006 às 10:05 am

Atividade:

Cidade: Curitiba

Bom Dia Manuel Lemos,

Respeito sua opinião ! No entanto, você a de convir comigo que Emails necessitam de um cabeçalho MIME-Type, OK ?! Onde não temos apenas MIME text/plain e MIME multipart/alternative. Ao contrário do que você afirmou temos também MIME text/html.

Prevalece o bom senso na leitura dessa matéria, ela não contempla a verdade absoluta. Não há maneiras de dizer o que é o certo e o errado. Meu intuíto é apresentar algo claro e útil, e também logicamente aprender com a experiência de cada um de vocês.

Sendo assim, disponibilizo meu email carlosweb@intelvision.com.br onde poderemos debater alguns conceitos técnicos, como RFCs, protocolos, spam, navegadores…

Aguardo o contato de todos !

Agradeço imensamente pelos comentários. Afinal todos tem algo para contribuir !

Um Forte Abraço,
Carlos H.

16° Carlos Humberto L. Costa Data: 19/07/2006 às 10:07 am

Atividade:

Cidade:

Olá Manuel Bertelli,

Achei muito interessante sua colocação. Estarei dando uma pesquisada nisso ! Obrigado !

Abraços,
Carlos H

17° Gilbson Gomes Data: 19/07/2006 às 10:43 am

Atividade:

Cidade: BH

Carlos,

Parabéns pelo artigo.
Como o assunto é muito extenso acredito que, se possível, seria uma boa idéia continuar escrevendo sobre email mkt (ferramentas etc..)

Abraço

Gilbson

18° Carlos Humberto L. Costa Data: 19/07/2006 às 11:30 am

Atividade:

Cidade: Curitiba

Olá Gilbson,

Agradecemos pelo comentário !
Como você comentou o assunto é extenso… Mas logo que possível publicaremos matérias técnicas e práticas, para agradar ambos os lados.

Obrigado novamente e precisando de algo não hesite entrar em contato !

Um forte abraço !
Carlos H.

19° Olheiro Data: 19/07/2006 às 2:14 pm

Atividade:

Cidade:

“1) Texto/HTML NÃO dobra o tamanho da mensagem obrigatoriamente. E se dobrasse significa que elas tem o mesmo tamanho, então o item “E-mail HTML é mais pesado que texto” é falso.”

Não, não é falso.

Se abrir o “source” de um mail textplain e de um mail formatado em html isto é percebido em fração de segundo.

20° Carlos Humberto L. Costa Data: 19/07/2006 às 5:30 pm

Atividade:

Cidade:

Olá Olheiro,

Isso mesmo “Olheiro”, basta abrir o source para verificar a poluição e consequentemente o peso do email html. Imagine a ausência de conceitos simples de tableless então… Daria uma table, dentro de um tr, que fica dentro de um td… Resumidamente uma bagunça….

Então fica claro que o peso aumenta !

Sem falar nas imagens que são requisitadas de um servidor… Será que isso não aumentaria o “peso” ?!

Obrigado pelo comentário olheiro !

Abraços !

21° Marcelo Beccaro Bastos Data: 19/07/2006 às 6:17 pm

Atividade: Engenheiro

Cidade: Sao Paulo

“Isso mesmo “Olheiro”, basta abrir o source para verificar a poluição”

Um bom HTML não é poluído. Especialmente se o uso for para colocar as letras em fonte verdana e cor cinza (por exemplo, um estilo simples inviável em plain text) não usa mais que uma ou duas frases perto de um texto de conteúdo que pode chegar facilmente a mil palavras.

Por isso usei “não obrigatoriamente”.

“Pode” aumentar o peso, pode, dependendo de como for feito. Repito, NÃO obrigatoriamente.

22° Carlos Humberto L. Costa Data: 19/07/2006 às 6:35 pm

Atividade:

Cidade:

Olá Marcelo,

Bem colocado, não obrigatoriamente.
Mas a formatação de uma mensagem simples para HTML aumenta o seu tamanho !

Abraços,
Carlos H,

23° Marcio Andrade Junior Data: 19/07/2006 às 9:53 pm

Atividade: Programação

Cidade: Rio de Janeiro

Vi há um mês um artigo praticamente igual no imasters. A única diferença é a conclusão: http://www.imasters.com.br/artigo/4253/email_marketing/e-mail_marketing_html_ou_texto/
Preferi a deixa o usuário decidir.

Concordo com o Marcelo. Gostaria de trocar idéias também. Abraços.

24° Rafael Moreira Data: 21/07/2006 às 5:11 pm

Atividade: webdesigner

Cidade: Rio de Janeiro

Simples,adptação..

Concordo que as newsletter é um dos meios mais aceitos pelos usuários.Portanto,por que não colocar uma pequena imagem em gif(ou jpg)com link na news,avisando sobre a “principal novidade do site” ou o “lançamento da semana”.Lembrando Darwin..webdesigner

25° Carlos Humberto L. Costa Data: 21/07/2006 às 6:27 pm

Atividade: Consultor em E-Business

Cidade: Curitiba

Olá Rafael Moreira,

Eu particularmente gosto do email HTML. Ainda mais depois que conversando com um publicitário ele me falou algo que achei interessante, “Você prefere mandar uma mensagem ao seu cliente com um visual moderno e atraente ou uma mensagem semelhante a um telegrama do pentágono da época da segunda gerra ?”…

Esse pensamento me chamou a atenção !

Obrigado pelo comentário !

Um Forte Abraço,
Carlos Humberto L. Costa

26° Abraao Data: 26/07/2006 às 2:54 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: S.J. R. Preto

Claro que cada um tem a sua opinião, bem como o seu toque pessoal ao desenvolver. Porém, creio que todos acreditam que E-mail Marketing é uma ferramenta útil sim, desde que usada com bom senso.

E concordo plenamente como o Carlos e seu amigo publicitário: “Você prefere mandar uma mensagem ao seu cliente com um visual moderno e atraente ou uma mensagem semelhante a um telegrama do pentágono da época da segunda gerra ?”

Tanto faz o modo como é feito. O que se deve buscar é a melhor forma de ‘apresentar’ pro seu cliente. Se ele quer texto, amém; se quer HTML, amém também.

Faça o seu melhor, independente da forma. E use e abuse do E-mkt, com respeito e bom senso.

27° Abraao Data: 26/07/2006 às 2:59 pm

Atividade:

Cidade:

Ops..esqueci de falar que particularmente eu prefiro sem sombra de dúvidas, o HTML.

Mas isso varia. O que quis dizer é que tanto faz desde que seja bem feito, e do modo como o cliente quizer.

Abs!!

28° Carlos Humberto L. Costa Data: 26/07/2006 às 3:10 pm

Atividade:

Cidade: Curitiba

Olá Abraao,

Obrigado pelo comentário e amém ao que você disse… rsss… Como sempre prevalece o bom senso e a preferência do cliente !

Abração !
Carlos H.

29° Pedro Mauro Data: 03/08/2006 às 1:57 pm

Atividade:

Cidade: Natal

Parabéns pela Matéria !
Muito interessante…

30° Alex Gelinski Data: 03/08/2006 às 4:18 pm

Atividade:

Cidade: Curitba

Boa tarde Carlos,

Estou pensando em desenvolver uma campanha de e-mails, para isto já conto com um programa de envio em massa de e-mail, porem tenho notado que grande maioria dos e-mail voltão, mesmo no formato txt, acho que isso ocorre por má configuração do prórpio programa, mas minha dúvida também está no que diz respeito ao formato de e-mail.

Por isso abaixo relaciono algumas dúvidas que gostaria que me ajudasse:

1) Uma vez resolvido o problema do formato do e-mail, vc saberia me dizer a melhor forma de enviar os e-mail, digo em termos de programa para este fim e suas complicações, tipo e-mail que existe, mas aparece como inválido, ou até mesmo em relação a tão comentada lista de proxyes que até hoje não consegui entender como tratar;

2) Noto que várias empresasa que me mandam news ou até mesmo propagandas pedem para que baixe a imagem naquela faixa acima do e-mail no outlook, isto também ocorre na recepção de emails em contas tipo gmail ou hotmail, isto é html? Isto sempre ocorrerá? Será que a maioria do público nem toma atenção para aquela perguntinha pedindo para baixar a imagem e dai e-mail fica inelegível?

3) Com a pergunta acima questiono a preferência colocada em sua matéria, será que é mais válido mandar apelos em imagens e limitar a campanha ou enviar em texto ter a grande maioria dos e-mail vistos e até mesmo tirando um pouco do ar de propaganda chata, com um dos comentário acusou?

4) Como faço para mandar txt/html? Ele terá a mesma aceitação de apenas txt?

Bem, acho que estas são minhas dúvidas caso lhe interesse gostaria de conversar contigo para uma possível assessoria no que tange o assunto, pois acho que esta uma boa maneira (sendo utilizada com ética) de atingir clientes.

Atenciosamente.

Alex

31° Carlos Humberto L. Costa Data: 03/08/2006 às 4:43 pm

Atividade:

Cidade:

Boa Tarde Alex,

Estou respondendo vosso email nesse momento. Logo logo você receberá meu contato.

Um Forte Abraço !

32° Joaquim FIlho Data: 09/08/2006 às 5:41 pm

Atividade:

Cidade: Dourados

Gostei da Matéria…

33° Luis Fernando Barbosa Data: 10/08/2006 às 4:55 pm

Atividade: Webdesigner & Desenvolvedor Delphi

Cidade: Piracicaba

Carlos Humberto, gostaria de compartilhar uma experiência de sucesso de e-mail marketing.
Nem HTML e não somente TXT, mas tudo junto e mais um pouco foi o que desenvolvi para um cliente…
Vamos ao trabalho, passo a passo:
1) Desenvolvemos todo o conteúdo, abusando de recursos gráficos, utilizando Photoshop para colocação de imagens e textos; para alguns isso parece um absurdo, mas no próximo passo a coisa melhora;
2) Finalizado o trabalho e aprovado pelo cliente, quebramos o arquivo utilizando o recurso de slices do Photoshop, gerando inúmeros quadrados que não excedessem 100×100 pixels;
3) Gravamos o arquivo a partir do Photoshop em formato HTML; nesse ponto o Photoshop cria uma pasta Images no diretório que você escolher e grava cada slice em formato GIF, com o nome que você atribuiu ao arquivo PSD e uma numeração sequencial;
4) Em um programa de edição de HTML abrimos o arquivo gerado pelo Photoshop e refizemos todos links http com o endereço completo de cada slice no site do cliente, regravamos o arquivo HTML;
5) No programa de envio de e-mails colamos o código HTML, que mais parecia um arquivo texto mas na verdade estava lendo todos os endereços dos slices armazenados no site do cliente.
Resultados…
1) O carregamento era super rápido para quem recebia o e-mail;
2) Os acessos podiam ser medidos em um relatório de page-views do hospedeiro do site, com informações do dia mais acessado, horário e origem do acesso;
3) Nenhum cliente pediu para ser retirado de nossa lista, e, o que foi uma surpresa… indicavam outras pessoas para receber o e-mail.
Empresas como Livraria Saraiva utilizam técnica similar, e com sucesso…
Espero ter ilustrado de forma significativa seu artigo… Abraços!

34° Carlos Humberto L. Costa Data: 10/08/2006 às 5:01 pm

Atividade:

Cidade: Curitiba

Olá Luis,

Agradeço imensamente por compartilhar conosco sua experiência ! Acredito que será útil a muitas pessoas, tanto através do passo-a-passo, como através da experiência de sucesso !

Agradeço novamente !

Sucesso com seus trabalhos !

Um Forte Abraço,
Carlos H.

35° Giovani Data: 18/08/2006 às 1:42 pm

Atividade:

Cidade:

Gostei da matéria… Parabéns !

36° Rossano LIma Data: 12/10/2006 às 6:10 pm

Atividade: TI - Softwares

Cidade: São Paulo

Olá pessoal!

Gostei muito do debate de todos, achei muito produtivo todos os relatos.

Aproveito a oportunidade e respondo a pergunta de alguns, dizendo que possuo um software de e-mail markting, onde podemos controlar e medir todos os resultados de campanhas ou simples ações, dispondo de estatísticas de visualizações e cliques dos clientes. Ferramenta fácil e muito eficiente.

visite www.embi.com.br (produto embi mailing)e solicite avaliação do produto, inclusive existe um vídeo interativo demonstrando a ferramenta no site.

Abraços a todos e não percam a oportunidade de testas a ferramenta.

Rossano Lima
(11) 2157-0954

37° Washington M. Data: 19/12/2006 às 3:25 pm

Atividade: gerente de contas

Cidade: São paulo

Bom este tópico já foi colocado a algum tempo, mesmo assim vou adicionar algo…
o email merketing muitas vezes é enxergado como spam que recebemos muitas vezes com aqueles anúncio de viagra ..ou quadradinhos multicoloridos com algum negócio da china…bom mas o conceito do verdadeiro e,ail marketing vai desde uma lista opt-in (realmente) a possibilidade da pessoa clicar em link e não receber novos emails, a elaboração da peça , se uma peça bem desenhada tanto visualmente e no seu código ela já tem muita chance de ser bem aceita, estamos em tempos em que o relacionamento talvez sejá um pouco conturbado exatamente por causa de spams, mas afinal você quando aborda um possível cliente, seja pelo telefone, seja por email marketing ou qualquer outro meio, o máximo que devemos esperar é um não ..ou seja no caso do email marketing ou a pessoa pede pra retirar o nome da lista ..ou continua recebendo, o email marketing é uma forma de relacionamento, então não deveríamos enxerga~lo como um grande dragão que quer nos engolir ..afinal é um simples email ..clique em retirar seu nome da lista e pronto..se te interessar continue recebendo ..afinal o que são 2 ou 3 minutos dispensados a uma outra empresa que esta fazendo contato com você??..claro que sempre há quem abuse da ferramenta - enviando emails todo dia não retirando o nome da lista ou mesmo não colocando link para retirar da lista, caso isso aconteça..mantenha sua paciência e envie um email para o remetente, se mesmo assim não adiantar, classifique o email como spam e envie ao orgãos competentes. bloqueio o endereço e pronto…Já vivemos em um mundo comercial muitas vezes tão intolerante, que as vezes esquecemos do tão bom, (quando feito de forma certa), Marketing de relacionamento que pode sim começar através de uma email marketing. Lamentável o caso do ponto Frio citado pelo Fabio Fzero, mas nem todos os dedos da mão são iguais!!!

38° Eva Candida Data: 19/02/2007 às 5:50 pm

Atividade: recpcionista

Cidade: Rio de Janeiro

Sera um prazer

39° Odair de Osti Data: 07/03/2007 às 12:48 pm

Atividade: Professor

Cidade: Mandaguari/PR

Ola Galdino,

Só vi agora esse ambiente para troca de informações e achei fantástico. Gostaria de resaltar que se a campanha de e-mail mkt for bem planejada até a data e hora da emissão dos mails deverá ser pensada…

Abraço
Odair

40° Odair de Osti Data: 07/03/2007 às 12:52 pm

Atividade: Professor

Cidade: Mandaguari / PR

Ola Carlos Costa,

Pelo que pude observar não houve citação do tipo Rich Media nos mails, alguma razão para isso?

Odair

41° paulo cesar Data: 01/04/2007 às 2:56 pm

Atividade: analista

Cidade: osasco

sempre recebo e-mail marketing e muitos jogo fora mas existe muitos bem legais e bem atrativos gosto muito da americanas e www.vendotudo.net são duas empresas otimas em preços e por isso como sou um cliente que compra muito gosto de receber spam mas como sou a menoria

42° Daniel Almeida Data: 19/07/2007 às 1:53 am

Atividade: Agência de propaganda

Cidade: são paulo

Boa tarde Carlos, você cita a possibilidade de se medir os cliques em determinadas áreas de uma news e até o relatório de acesso à news. Como se pode obter esses dados? Existe algum software específico?

43° Mariza Data: 22/08/2007 às 7:30 pm

Atividade: Marketing

Cidade: Curitiba

Olá Carlos,

gostei muito do seu artigo, polêmico, mas super útil.

Voce conhece alguma empresa, aqui de Curitiba, que venda mailing, para e-mkt?

Obrigada

Mariza

44° Carlos Humberto Data: 23/08/2007 às 11:31 am

Atividade:

Cidade: Curitiba

Bom Dia Srta Mariza,

Infelizmente não conheço nenhuma empresa “séria” que venda mailing para o mercado de Curitiba.

Aliás essa não é uma prática muito boa, pois seu retorno é muito baixo, sem falar que é uma questão bem polêmica.

Caso tenha mais dúvidas estamos a disposição !

Abraços,
Carlos H.

45° Darli Severino de Figueiredo Data: 16/12/2007 às 6:04 am

Atividade: Leitor - …

Cidade: Seto-shi

Muito bem colocado e explicativo.

Fico feliz pela seriedade e responsabilidade dos comentarios.

Parabens…….

46° Fabio Data: 11/03/2008 às 10:00 am

Atividade: Free Lancer

Cidade: Sao Paulo

Bom dia,

Poderia me ajudar?

Necessito fazer e-mkt com links tanto para e-mail quanto para site. Isso eu já fiz, porém não sei como devo salvar este arquivos (ja que foi feito em Flash).

Quando no flash não consigo enviar via e-mail. Voce saberia dizer qual procedimento devo adotar?

Grato

Fabio

47° Dario Data: 27/08/2008 às 4:48 pm

Atividade: Comerciante

Cidade: Curitiba

Gostaria encaminhar peça publicitaria por e-mail vc indicaria alguma empresa de Curitiba?
Tenho uma farmacia de manipulação.

Parabens!!

Att,
Dario

48° Ana Cristina Data: 02/02/2009 às 1:15 pm

Atividade: Educação

Cidade: São Roque

Boa tarde Carlos,

Tive a aoportunidade de ler um interessante artigo seu na Webinsider sobre “O melhor formato para o e-mail marketing”.
Sou publicitária e trabalho em uma escola na cidade de São Roque SP. A escola conta hoje com uma tecnologia de ponta e uma maneira de nos comunicarmos com os pais dos alunos são as newsletters. Para tanto, adquirimos o software Send Blaster, mas estou tendo muitos problemas para o envio não só de textos, como textos associados a imagens.
Você teria uma orientação sobre o uso do Send Blaster?

Antecipadamente agradeço sua atenção!

Abraços

Ana Cristina

49° Rafael da Silva Data: 30/03/2009 às 5:16 pm

Atividade:

Cidade:

Sou cliente e recomendo a Zartana - www.zartana.com

50° antonio cezar mendes dos santos Data: 23/06/2009 às 2:00 pm

Atividade: medico -acupuntura

Cidade: curitiba

Acredito sim em email marketing. Ja desenvolvemos uma campanha em 2004 com resultados acima do planejado e esperado. Neste momento, estamos inclusive analisando de fazermos nova camoanha de email marketing,para Curitiba e Grande Curitiba, porem só não localizamos empresa que nos de tranquilidade e segurança, tanto nos endereços qto no envio.Vejam bem, para nós é somenter divulgação de casos clinicos e de medicina chinesa(acupuntura estetica), portanto não tem finalidade comercial,então, o que for atingido sera otimo.
Podem nos ajudaar recomendando sewrv~ços ou empresa?
sds.
Clinica Dr Antonio Cezar M Santos

51° HenriqueMattos Data: 07/10/2009 às 4:05 am

Atividade: Fotógrafo

Cidade: Tubarão

Afinal de contas ?

Um JPG bem levinho não seria funcional?

Tens algum programa para me indicar?

Vlw.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider