Webinsider

Software Livre - Pequenas empresas - Educação e ensino

Inclusão digital: o que é e a quem se destina?

12 de maio de 2005, 0:00

Iniciativas como a do PC Conectado são louváveis – mas não é só entregar máquinas, conforme bons e maus exemplos em outros países nos ensinam. Veja aqui a opinião de vários autores com quem conversamos.

Por Paulo Rebêlo (reportagem)

O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. É comum ver empresas e governos falando em democratização do acesso e inclusão digital sem critérios e sem prestar atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto, ainda mais no Brasil, com tantas dificuldades - impostos, burocracia, educação - para facilitar o acesso aos computadores.

É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.

O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório. A analogia errônea tende a irritar os especialistas e ajuda a propagar cenários surreais da chamada inclusão digital, como é o caso de comunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar à internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessário.

Desde a década de 90, acadêmicos e especialistas em tecnologia da informação (TI) deram início a uma série de debates sobre um quadro preocupante e que pouco mudou: os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, sobretudo os mais pobres, estão perdendo o bonde da informação. Sem os meios necessários (computadores e laboratórios) e recursos apropriados (internet rápida, telecomunicações), esses países deixam para trás um amplo leque de opções para aquecer a economia e melhorar os baixos índices sociais.

Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo. Induzir a inclusão social a partir da digital ainda é um cenário pouco estudado no Brasil, mas tem à frente os bons resultados obtidos pelo CDI no País, cujas ações são reconhecidas e elogiadas mundialmente. Inclusive, por vários estudiosos consultados pela reportagem, que costumam classificar as ações do Comitê como exemplo em palestras mundo afora.

O presidente do CDIPE, Marcelo Fernandes, acha que agora é o momento para reflexões e críticas às atividades desenvolvidas, pois o Comitê está completando dez anos. “Nestes últimos anos, tivemos muitas conquistas e desafios. Agora é o momento para refletirmos sobre eles e prestarmos conta para a sociedade sobre as ações que realizamos”, adianta. Apesar da boa vontade, alguns empecilhos representam um grave problema à melhor socialização de comunidades carentes.

O coordenador–executivo do CDI–PE, Diego Garcez, elege a carência de infra–estrutura como um dos piores obstáculos no Brasil e em Pernambuco. “Por exemplo, acontece de chegamos em uma comunidade de baixa renda e não termos como levar internet até lá, porque não há fiação telefônica ou instalação elétrica adequada,” cita.

Outro problema apontado por Garcez é a baixa escolaridade dos instrutores, que às vezes são os jovens da própria comunidade. E é justamente aí que entra o papel da inclusão digital como indutor à inclusão social. Chico Science já dizia que os computadores fazem arte. Os especialistas concordam e acrescentam: também fazem cidadania.

É preciso focar o crescimento social

Pensadores como Manuel Castells, um dos ícones nos estudos sociais a partir de novas tecnologias, pondera que a sociedade está passando por uma revolução informacional que pode ser comparada às grandes guinadas da História. Na clássica trilogia “A Era da Informação“, o autor é enfático em mesclar economia, cultura e informação a partir de uma inclusão digital de verdade.

Muitos imaginam que, em países pobres, não se deveria nem falar em inclusão digital enquanto há pessoas com fome e desempregadas na rua. O problema é que são as nações pobres as quais, justamente, costumam se beneficiar melhor das ações includentes.

Mark Warschauer, professor na Universidade da Califórnia e integrante do Centro de Estudos em TI e Organizações (CRITO, do inglês), descreve que em países como o Brasil, a inclusão digital precisa ser acentuada com mais prática e menos teoria.

O pensamento é compartilhado por William Mitchell, autor do livro E–Topia, que também se dedica a estudar o impacto social via inclusão digital. “Comunidades de baixa renda tendem a atrair menos investimentos em infra–estruturas de telecomunicações e tecnologias, gerando menos motivação de empresas e governos. Em lugares assim, há um risco óbvio de diminuir ainda mais as ofertas de bons empregos e serviços para todos daquela comunidade,” enfatiza Mitchell, em um cenário bastante conhecido no Brasil.

O professor Adilson Cabral, doutorando em Comunicação Social e estudioso do tema, considera até impreciso utilizar o termo inclusão digital atualmente, porque não mostra à sociedade o contexto social envolvido na questão. “Preferimos a idéia de apropriação social das tecnologias de informação e comunicação (TIC), cuja relação direta é a tomada de consciência e cidadania nas comunidades”, explica.

Ele critica a atuação de muitos laboratórios públicos de informática, alguns chamados de “telecentros”, porque muitas vezes os próprios organizadores não têm noção de objetivos e propósitos na hora de ensinar pessoas a usar o computador. “Não adianta apenas oferecer acesso à internet e editor de textos. A gente precisa transformar a perspectiva de vida das pessoas, buscar soluções práticas que melhorem a vida desses novos usuários”, sugere Cabral.

A crítica é compartilhada por Warschauer, que durante a última visita ao Brasil, ficou espantado com a falta de objetivos claros dos inúmeros telecentros instalados pelos governos nas cidades, especialmente em São Paulo, embora tenha elogiado bastante as atividades do CDI.

Computadores como fonte de renda e cidadania

Há uma série de iniciativas de inclusão digital que merecem destaque nos chamados “países pobres”, que ilustram como o acesso às tecnologias e uma pitada de boa vontade podem mudar um cenário de pobreza.

Em Honduras, uma ONG instalou estações de trabalho em comunidades rurais, cujos computadores funcionavam por energia solar, já que não havia energia elétrica naquela área. Também não havia infra–estrutura de telecomunicações, ou seja, nada de telefones ou conexões à internet. Então começaram a usar conexão via satélite, cujo valor ainda é bem alto. Ocorre que toda a parafernália pode se tornar auto–sustentável, com a própria comunidade arcando os custos de manutenção.

Após o pontapé inicial - ensinando as pessoas a usar as ferramentas e como tirar proveito delas - os agricultores e artesões começaram a vender seus trabalhos pela internet. Jovens da comunidade ainda conseguem usar salas de bate–papo para ensinar espanhol a europeus.

A Índia é um país–ícone quando se fala de tecnologia, mas é bom lembrar que também representa uma nação com terríveis índices de pobreza e desigualdade. Hoje, aquele país exporta software e exímios especialistas em tecnologia, cobiçados pelos países ricos e contratados a peso de ouro.

Parece incrível, mas os números sociais da Índia são piores do que no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo governo, apenas 0,5% da Índia está conectada à web. Com uma população beirando um bilhão de pessoas, parece muita gente, mas em termos relativos está longe de chegar aos 11% que existe no Brasil, segundo o Ibope/ Netratings. No setor de telefonia, a Índia tem apenas 2,2 linhas telefônicas para cada cem habitantes, em média.

Outro exemplo é a Costa Rica, um país com a economia baseada em agricultura. Hoje, exporta mais circuitos integrados (chips) do que produtos agrícolas, uma situação impensável anos atrás. O país carrega o apelido de “República do Silício”, pois hospeda uma fábrica da Intel desde 1998.

Na época, a gigante dos processadores sondou o Brasil, mas impostos e burocracia fizeram a empresa procurar outro lugar – informação confirmada pelo próprio presidente da Intel, durante sua última visita ao Brasil. Em 1999, os chips da Intel já eram responsáveis por metade dos 8,4% de crescimento no PIB e por 37% das exportações costa–riquenhas. Uma façanha.

Tailândia, Filipinas, China, África do Sul. O ponto em comum entre as iniciativas é a mesma base: o computador é uma ótima diversão, mas também é uma fonte de renda e de cidadania. Mark Waschauer se mostra descrente, contudo, com o populismo que alguns governos de países em desenvolvimento fazem com a inclusão digital. Brasil incluso.

Entrevista: Mark Warschauer

Mark Warschauer é professor de Educação e de Informação & Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, além de fazer parte do Centro de Estudos em Tecnologia da Informação e Organizações.

Há anos estudando o impacto social das ações de inclusão digital em países da América Latina, ele já esteve mais de uma vez no Brasil para conhecer as atividades do CDI, dos Telecentros em São Paulo e de outros projetos paralelos. Autor do livro “Tecnologia e Inclusão Social: repensando a divisória digital”, ele também edita o periódico Aprendizado de Linguagem & Tecnologia e nos concedeu esta entrevista exclusiva.

- Quais os projetos brasileiros de inclusão digital que você mais conhece?

- Para elaborar o livro, viajei para o Brasil e conheci bastante o Sampa.org, o CDI, o Projeto Clicar e alguns telecentros do Governo de São Paulo. Fiquei particularmente impressionado com o trabalho do CDI, pois há muita coisa ali que realmente funciona e são bem atraentes. Primeiro, porque eles estão conseguindo atingir locais e comunidades onde há, de fato, uma necessidade de inclusão digital. Segundo, conseguem recursos de várias fontes, induzindo à inclusão social de jovens pela digital.

- É possível falar em inclusão digital em um País como o Brasil, onde os índices sociais são baixos, a economia é desigual e o desemprego é gritante? Projetos de computadores populares, como ocorre há anos por aqui sem sair do papel, funcionam?

- Depende. Os projetos de inclusão digital são de extremo valor para melhorar esses índices, desde que coordenados de forma apropriada, sem populismos e sem discursos vazios. Por outro lado, a idéia tipicamente governamental de empurrar computadores em todas as casas pode ser um tiro no pé e gerar um efeito exatamente contrário à melhoria social. O Brasil não é a única nação do mundo a tentar fazer isso, então, deveriam olhar o que foi feito lá fora, em cenários semelhantes, para não cometerem os mesmos erros.

- Como assim?

- Empurrar computadores nas casas apenas com incentivos governamentais não é produtivo, porque o dinheiro investido na idéia poderia ser utilizado em projetos de economia social e desenvolvimento, os quais podem envolver tecnologia ou não. Mas vender computador por vender, independente do preço, não melhora a qualidade de vida de ninguém. O acesso à ferramenta [computador] é importante, porém, com um sentido mais amplo e coletivo de melhoria social.

- E qual seria a solução?

- O acesso às mídias digitais não é uma exclusividade da elite. Há vários caminhos de melhorar o cenário atual de exclusão, com relações custo/benefício razoáveis. A instalação de computadores nas escolas, por exemplo, é uma das alternativas que se mostraram mundialmente eficientes nos países em desenvolvimento - desde que seja levada a sério, com instrutores, equipamentos funcionando e diretrizes claras. São essas as grandes dificuldades. Em geral, o pessoal envia os computadores, discursa, sai no jornal e pronto. Cada um que se vire. Com diretrizes sérias, o aluno não apenas aprende o que tem que aprender na sala de aula, mas também sai da escola com um ofício. A longo prazo, é notória a inclusão social que ações assim podem gerar.

Projetos só mudam de nome

Em março deste ano, o Governo publicou no Diário Oficial da União o decreto que constitui a coordenação nacional do Casa Brasil, um projeto que reúne todas as iniciativas governamentais de inclusão digital. O problema é que as idéias por trás do Casa Brasil têm circulado desde 2003, sem nada concreto. Antes deles, projetos com nomes diferentes já existiam, sempre no papel.

É uma situação similar ao que ocorre com o projeto do PC Conectado, um computador popular para pessoas de baixa renda. O conceito não tem nada de novo. De acordo com informações da Agência Brasil, o projeto Casa Brasil de agora quer estabelecer as diretrizes e os critérios de seleção das localidades que serão beneficiadas com recursos federais, além de acompanhar a implementação.

Em entrevista à agência, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu, considerou o decreto como o reconhecimento que a inclusão digital deve ser uma política pública relevante. O Instituto é o maior parceiro do governo no PC Conectado, adiado pela terceira vez em apenas três meses. [Webinsider] (com Folha de Pernambuco)

.

Sobre o autor

Paulo Rebêlo (rebelo@webinsider.com.br) é subeditor do Webinsider.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ usuário final ] [ comunidades ] [ linux ] [ microsoft ] [ formação profissional ] [ livros ]

Comentários

148 pessoas comentaram o artigo "Inclusão digital: o que é e a quem se destina?"

Bárbara Saú Rechelo Data: 03/08/2006 às 8:51 pm

Atividade: Estudante

Cidade: São Paulo

Primeiramente, olá para todos.

Bom, eu adorei este site e também fiquei sabendo muito mais coisas sobre a inclusão digital e qualidade de vida.

Gostaria que sempre que possível, vocês colocassem mais coisas de inclusão digital e vários outros assuntos.

Beijos Bárbara

Tathiane Helena Soares Data: 21/08/2006 às 2:29 pm

Atividade: estudante

Cidade: Itapuranga-GO

Olá,
Este site foi de extrema importância para a realização de um trabalho universitário. Com ele pude ter subsídios necessários que faltavam para a conclusão dele.
Obrigada.

Fabiana Data: 28/08/2006 às 4:39 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Rio Branco

Primeiramenta quero lhe parabenizar,porque vc realmente ‘’manda'’ muito bem .O seu trabalho me ajudou muito,e posso lhe dizer que nao fiquei com nenhuma duvida do que é inclusao digital muito obrigado.PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!!!

renata Data: 30/08/2006 às 8:53 pm

Atividade: estadante

Cidade: Alta Floresta

seu trabalho e muito bom meus parabens

Rosemary Morais Data: 09/09/2006 às 9:25 pm

Atividade: professora

Cidade: vitória da conquista

Nossa!Gostei muito do site.Fiquei impressionada com a seriedade que o tema “inclusão digital” é tratado.Colaborou muito para a realização de um trabalho e forneceu-me informações valiosas, por abordar a temática e concluir dando uma sugestão bem viável de como a problemática pode mudar.

Emerson Data: 17/09/2006 às 12:59 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Aluminio

Po adorei o site eo o seu estilo de comentar sobre “inclusão digital” meus parabens…. espero ver mais reportagens de vc ….

Diego Henrique Data: 17/09/2006 às 6:47 pm

Atividade: Estudante de Ciências Sociais

Cidade: Recife

Olá Nobres amigos,

Só gostaria de agradecer pela contribuição que por vocês me foi dada. Estou desenvolvendo uma monografia sobre exclusão social e o material do site foi bastante esclarecedor para minha pesquisa.

Grato,

Diego Henrique.

Celso Ricaredo Silva de Freitas Data: 18/09/2006 às 3:50 pm

Atividade: tec. de informatica

Cidade: Macaiba

gostaria d montar um pequino em minha localidade. estou com os amigos conserguindo o material para montar

Celso Ricaredo Silva de Freitas Data: 18/09/2006 às 4:13 pm

Atividade: tec. de informatica

Cidade: Macaiba

penso em montar na localidade onde moro,

10° michele Data: 18/09/2006 às 9:44 pm

Atividade: além de estutante sou aprendiz

Cidade: cubatão

Essa pesquisa me ajudou muito!mito obrigada.

11° Eliezer Data: 05/10/2006 às 9:58 pm

Atividade: Mestrando

Cidade:

Muito legal essas considerações sobre o digital divide. Estou pesquisando sobre esse aspecto na escola publica. Valeu pessoal ,por essa publicação. Sucesso.

12° Igor Max Pinheiro de Oliveira Data: 07/10/2006 às 3:49 pm

Atividade: estudande do ensino fundamental

Cidade: Natal

Olá Paulo!

Gostei muito do seu artigo. Inclusive serviu muito para eu entender o assunto, pois estou fazendo um projeto para a feira de ciências da munha escola - Hipócrates zona sul - e pesquisando na net encontrei o seu texto. Foi importante tambem pois vi que apesar do termo estar na moda é preciso saber para que serve realmente e como deve ser utilizado. Esse recado voce deu.

Abraços

13° Izabel Data: 07/10/2006 às 10:40 pm

Atividade: graduando

Cidade: Coxim

Muito bom sobre inclusao digital estou pesquisando sobre este tema na escola publica do meu municipio.

14° Fabiane Alves Data: 10/10/2006 às 2:50 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Campo Grande

Oi, tudo bem?
Achei o site super interressante, eu não sabia o que é inclusão digital, precisava da pesquisa para um trabalho escolar, mas não estava entendendo o que é inclusão digital.Quando entrei nesse site e comecei a ler foi aí que eu entendi o que é.
Parabéns, a mtéria e o site são muito bons!
Beijos,Fabiane

15° Brunna Machado Data: 17/10/2006 às 8:03 am

Atividade: Estudante

Cidade: Gravataí

Tri Legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

16° Tiago Nunes Mello Data: 19/10/2006 às 8:21 am

Atividade:

Cidade:

Assunto de extrema importância, a inclusão digital pode ser responsável pela redução das desigualdades sociais de nosso país e possível aumento de qualidade e produtividade das empresas.

17° NELSON FERNANDO Data: 30/10/2006 às 10:34 am

Atividade: Bom dia , precisando fazer 1 trabalho sobre INCLUÃO DIGITAL

Cidade: BH/MG

Bom dia preciso fazer um trabalho sobre INCLUSÃO DIGITAL,gostaria que me ajuda-se desde já agradeço.
INCLUSÃO DIGITAL.

18° Amanda Barros Data: 01/11/2006 às 8:45 am

Atividade: Realizando curso de inclusão digital

Cidade: Rio de Janeiro

Bom dia!!!!!!!
As informações do site muito me ajudaram no desenvolvimento do meu trabalho aqui.
Preciso construir um projeto sobre INCLUSÃO DIGITAL… Se tiverem algum material que possa me ajudar, serei eternamente grata!!!

OBRIGADA

19° Sônia Regina Data: 02/11/2006 às 4:35 pm

Atividade: Estudante de Marketing

Cidade: São Luis

Olá!

Quero agradecer por essa incrível matéria. Estou realizando um seminário sobre Inclusão Digital na faculdade e este site me ajudou bastante. Tenho certeza que o nosso material será um sucesso, graças a webinsider.
Abraços.

20° Giovanny Kley Data: 15/11/2006 às 8:39 pm

Atividade: universitario

Cidade: Rio Branco/ Acre

A discusão sobre o inclusão digital, creio que atualmente não e importante, mais não pelo fato de ser digital, mais sim não existe possibilidade de criarmo cidadão digital analfabeto, pois temos que primeiro afabeltizar, alimnetar e depois este assuntos pois, um analfabeto não vai em momento algum mandar um email, um analfabeto não vai ter condição de comprar, pois sua condicição finaceira e baixa. E este alto preço do setro digital e devido o baixo acesso, conecimento.

21° Daniel Vieira Data: 22/11/2006 às 6:53 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Brasilia-DF

Ótimo post Paulo !

Mostra o tema em angulo diferente,muito além do que estamos acostumados a ver e ouvir nos meios de comunicação.
Mostra a aplicação certa e nos dá o verdadeiro conceito do que é a inclusão digital.

22° Cassio Marcilio Data: 25/11/2006 às 8:54 pm

Atividade: Técnico universitário

Cidade: Vitoria da Conquista

Bem na verdade esta matéria me ajudou no trabalho de conclusao de curso (ciência da computação), o qual promovi uma discussão sobre a inclusão digital, então por isto o meu Muito Obrigado. Mas concluindo, é triste saber que existe tantos “Brazis” dentro do nosso País, e o pior, saber que uma boa parte da população ainda não tem moradia, não tem nem mesmo o que comer, que o analfabetismo ainda é uma realidade q nos assusta, que por conta de alguns que querem muito, para outros, no entanto, não sobram nada, nem mesmo as migalhas das nossas mesas…..? como poderemos fazer este país ser um só? Igual oportunidades para todos? Esta é uma de minhas preocupoações: juntar estes BRAZIS. Quando terminei a graduação na Universidade fiquei triste ao saber que a tecnologia que ora “vigora” não era para todos. Então como promover a inclusão digital sem antes promover a inclusão social? Parece então uma ilusão falar de computadores ou mesmo de TI em um cenário como este? Falar de erros ortógráficos a quem não aprendeu a se falar, falar PC e etcs para quem se quer comeu….”Leituras” são para quem entende. Por isto, percebi que por trás das tecnologias existem as pessoas capazes de transformar idéias em ações, e estas em realidade. O Acesso as tecnologias promovem a inclusão digital e esta por sua vez contribui para a redução da exclusão social, e aos poucos poderemos chegar lá. PRA FRENTE BRASIL!

23° Ozie Freitas Data: 17/02/2007 às 3:11 pm

Atividade: Professor

Cidade: Manaus

O conteúdo é excelente. Servirá como fonte de pesquisa para meu projeto.

24° ednei r de oliveira Data: 03/03/2007 às 11:14 pm

Atividade:

Cidade: brodowski -sp

matéria muito proveitosa para nós estudantes de tics na educação pois nos remete a repensar muito sobre o que nós futuros educadores podemos fazer pelos nossos alunos.
e tambem me ajudou muito no trabalho de tcc que vou realizar.

25° EDENILDO CARDOSO AZEVEDO Data: 19/03/2007 às 2:42 pm

Atividade: Funcionário Público

Cidade: Itaituba

Essa matéria é de suma importância uma vez que muito se fala de INCLUSÃO DIGITAL, ou seja, acredito que esse assunto seja uma das novas bandeiras políticas de muito politiqueiros. A materia deixa bem explicita sobre o que é inclusão digital e qual sua finalidade, e isso com certeza me ajudou muito na elaboraçao da minha monografia de pós-graduação em pedagogia escolar.

26° Paulo Rogério Sá de Oliveira Data: 28/03/2007 às 6:56 pm

Atividade: servidor público

Cidade: Estância Velha RS

Gostei muito dos seus comentários pois consegui ter uma idéia do que realmente é inclusão digital, gostaria se pudesse por gentileza me mandar algumas idéias sobre como montar um trabalho sobre inclusão digital, pretendo fazer um projeto sobre inclusão digital nas escolas municipais.
Desde já agradecimentos,

Um abraço!

27° Yolanda Maria Davis de Almeida Data: 31/03/2007 às 5:48 pm

Atividade: Mantenedora de escola particular

Cidade: São José dos Campos

Adorei o texto: claro, bem redigido e objetivo. Vamos desmistificar essa política de Computador para Todos. Vamos transformá-la em Cidadania para todos. Não nos falta recurso: nos falta vontade e determinação políticas. É muita propaganda e garganta: é preciso mais ação!!

28° ADMILSON Data: 02/04/2007 às 9:04 am

Atividade: Professor.

Cidade: SERRA TALHADA-PE

Parabéns

Gostei muito de sua matéria. Temos muito ainda o que fazer para que se possa empregar o termo “inclusão digital” no seu verdadeiro sentido. Mesmo assim, não podemos deixar de valorizar o que já existe e torcer para que novas ações possam se multiplicar com ênfase na inclusão cidadã.

29° Eduardo Roberto de Oliveira Data: 03/04/2007 às 9:49 am

Atividade: Administrador de sistemas linux

Cidade: SP

Eu particularmente achei muito boa a matéria colocada no site. Esta matéria me abriu mais ainda a visão que necessito para continuar o meu projeto de inclusão digital. Gostaria apenas de acrescentar que junto com a tecnologia nos tambem temos que trabalhar a educação dos alunos, digo a educação moral, o respeito para que tenhamos uma melhor expansão no mercado de informatização.
Muito Obrigado pelas dicas.

30° Elaine Freitas Data: 09/04/2007 às 5:02 pm

Atividade: Universitário

Cidade: Salvador

Excelente conteúdo, contudo ainda se trata de um assunto pouco consistente a nível de Brasil, onde não promovemos nem ao menos a inclusão social de milhares de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza e que com certeza não vão perguntar: que bicho é esse de “byte”.Contudo, acredito que estamos no caminho certo.
Grande abraço

31° marilaine Data: 16/04/2007 às 6:58 pm

Atividade:

Cidade:

informatizaçâo

32° Cristiane Data: 17/04/2007 às 3:40 pm

Atividade: Coordenadora de Laboratório

Cidade: Boa Vista

Olá! A inclusão Digital tem que ser realmente estudada e entendida, para não ser enterpretada de maneira incorreta, pois sabemos que a maioria da população não está preparada.
Algumas escolas tem laboratório de informátca e não são utilizados,mas onde eu trabalho é levado a sério
por toda equipe escolar. Realizamos cursos para os professores e comunidade, sei que temos muito que aprender mais o primeiro passo foi lançado, espero participar de vários cursos para está qualificada na minha área profissional.
Gostaria de receber por email informações sobre inclusão digital.
Desde já agradeço!

33° priscila guarim 3° ano Data: 24/04/2007 às 1:12 am

Atividade: trabalho de informatica

Cidade: rio de janeiro

trabalho da aluna priscila do 3°ano.sobre inclusao digital.

34° raissa Data: 24/04/2007 às 1:21 am

Atividade: curso

Cidade: rio de janeiro

otimo essa fabula de coisas interesantes qe nos ajuda a saber o que é inclusão digital….
bejuxxxxxxxxx…..

35° Elizabeth dos Santos Vaz Data: 24/04/2007 às 5:18 pm

Atividade: Empresária e educadora

Cidade: Buritis

Sinto previlegiada pelo acesso com este texto de uma nobreza inquestionável,a partir da leitura desta indagação vejo a inclusão social por um outro ângulo.
Sou grata pela contribuição para minha formação.
Bjus!!!!!

36° manuela Data: 25/04/2007 às 2:09 pm

Atividade: estudante

Cidade: sao paulo

o comteudo estar perfeito….
estou 100 palavras.muito bom mesmo

37° Paulo Couto Data: 26/04/2007 às 7:02 pm

Atividade: Analista de Sistemas

Cidade: Tanguá / Rio de Janeiro

Excelente reportagem. Parabéns pela informação levada ao pessoal de informática, grupos interessados no assunto e até mesmo governantes. Você mandou bem!!! continue assim.
Um abração.

38° Cláudio Data: 29/04/2007 às 11:28 am

Atividade:

Cidade:

Excelente essa matéria, vai me ajudar bastante em meu TCC. Entretanto, gostaria de saber se vocês têm mais materias a respeito desse assunto que me pudessem fornecer. A minha idéia é propor um modelo de projeto para inclusão digital, ao qual, empresas, órgãos governamentais, comunidades, etc pudessem utilizá-lo como base. Sei que a tarefa não é fácil, em vista do volume de informação que é necessária analisar. Por esse motivo estou pedindo o auxlio de vocês, caso tenham algum material para me fornecer.

Desde já agradeço.

Forte abraço.

39° José Soares Data: 30/04/2007 às 12:35 pm

Atividade:

Cidade: Timon-MA

Adorei a reportagem, parabéns!

40° Laís Pinheiro Data: 02/05/2007 às 3:22 pm

Atividade: Universitária - Ciências Contábeis

Cidade:

Muito interessante essa matéria, pude ter uma ótima base sobre Inclusão Digital, e complementar meu trabalho.
Parabéns :-P

Laís Pinheiro

41° Leonel Almeida Mesquita Data: 24/05/2007 às 12:47 pm

Atividade: Func. Publico

Cidade: Cuiabá-MT

Sou presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim 1° de Março em Cuiabá-MT, uma comunidade carente formada básicamente por trabalhadores e com muitos jovens com poucas perspectivas ou sem nenhuma, implantamos um laboratório de informática e estamos atendendo 400 alunos em um curso básico totalmente gratuito.
Solicito apoio com informações de como conseguir parceiros para modernizar o nosso laboratório para que possamos aumentar o atendimento.
atenciosamente

Leonel Mesquita
(65)9969-3409/9241-7190

42° Felicia Data: 31/05/2007 às 12:03 am

Atividade: Bancária

Cidade: Embu - SP

Inclusão Digital é um tema que é bastante ouvido porém, poucas pessoas sabem o que significa, e a partir da leitura dessa matéria foi possível esclarecer várias dúvidas que eu tinha a respeito do assunto.
Gostaria de agradecer ao autor por esse importante trabalho e colaboração

43° Ana Cláudia Data: 08/06/2007 às 5:13 pm

Atividade: Estudante e educadora

Cidade: Paripiranga - Ba

Gostei deste artigo. Realmente,sei que a inclusão digital é necessária e excelente, porém a inclusão social é mais necessária e urgente. Acredito que a inclusão digital seja um primeiro passo dado e a ser aperfeiçoado, mas que deve-se também levar em conta todo o contexto socio-econômico e real dos “excluídos”. Quem sabe assim os programas federais surtirão mais efeito.

44° Joel Data: 17/06/2007 às 12:05 am

Atividade: Analista de Suporte de Internet.

Cidade: São Paulo

Bom dia, gostei muito da matéria, pois, pretendo levar o acesso a internet para uma cidade no interior da bahia por um projeto que chamo de inclusão analógica pois será acesso discado pela falta de banda larga e rádio.
Essa matéria me fez refletir sobre pontos que ainda não havia incluido no projeto mas que será de suma importância em tal. O fato da população em muitos lugares não ter nem oque comer ou vestir e ser considerado com futuro internauta.
Parabéns…

45° Dênnis França Data: 18/06/2007 às 9:52 am

Atividade: Estudante

Cidade: Guaraí

Só queria agradecer aos nobres colegas construtores deste artigo, estou na faculdade no próximo semestre teno que defender a minha monográfia e o meu assunto vai ser inclusão digital, aqui pude tirar idéias bem legais, agora vai ser bem mais fácil concretizar meu trabalho…

Abraço a todos!!!

46° Vânia Barbosa Data: 21/06/2007 às 5:13 pm

Atividade: Professora

Cidade: Brasília DF

Gostei muito deste artigo, pois o mesmo além de relatar a importancia da inclusão digital também deixou claro a necessidade de uma política pública séria que faça o trabalho da inclusão por completo. Só insentivar o acesso à máquina não é suficiente é preciso ter primeiramente pessoas clalificadas para haver uma verdadeira inclusão.
Parabéns pela inciativa

47° richard elieder Data: 24/06/2007 às 2:43 pm

Atividade: graduando - licenciatura em informatica

Cidade: uberaba

foi de muita ajuda. obtive otimas informaçoes

48° luan Data: 25/06/2007 às 4:29 pm

Atividade: estudante

Cidade: rj

gostei muito deste comentari pois me ajudou muito num trabalho de escola.
pudeinteder aimportancia da inclusao digital!

49° BERENICE WASSITA Data: 26/06/2007 às 4:14 pm

Atividade: Professora

Cidade: Rio de Janeiro

Adorei o site e foi muito valioso para minhas pesquisas. Espero que a qualidade continue assim. Parabéns.

50° Ednéia Freitas Brentan Data: 10/07/2007 às 11:05 am

Atividade:

Cidade: Limeira do Oeste-MG

Achei muito interessante tudo o que disse sobre inclusão digital e concordo com tudo. Estou pesquisando sobre o assunto, pois estou desenvolvendo uma monografia sobre este assunto para obtenção de título em uma pós graduação.

51° CLEUSA PASSOS Data: 16/07/2007 às 9:21 pm

Atividade: Professora de educação Infantil

Cidade: São Paulo

Achei muito interessante o artigo sobre inclusão digital,gostaria de obter mais informações sobre o assunto,pois é um dos assuntos da minha monografia. Poderia me enviar sites sobre o mesmo.

52° ADRIANA DIAS DE SOUZA Data: 21/07/2007 às 10:21 pm

Atividade: Do lar

Cidade: Contagem - M.G.

OLA!
ACHEI MUITO INTERESSANTE O ÁRTIGO, ATÉ ENTÃO ENTREI DE CURIOSIDADE PQ NÃO SABIA O SIGNIFICADO.
A SEGUIR FAÇO UM APELO…
ESTOU FAZENDO TREINAMENTO PARA TRABALHAR NUMA GRANDE EMPRESA (CEMIG).
RECEBEREI UM SALÁRIO MÍNIMO… MAS APÓS 6 MESES ESTARÃO AVALIANDO OS MEUS SERVIÇOS E CASO EU ME DESTAQUE SEREI PROMOVIDA.
PARA QUE ISSO ACONTEÇA TENHO QUE PELO MENOS TER INICIADO UMA FACULDADE OU UM CURSO TECNÓLOGO.
OPTEI POR TECNÓLOGO POR TER TEMPO MENOR DE DURAÇÃO, UMA VEZ QUE JÁ TENHO 42 ANOS E TB PORQUE O PREÇO É MENOR.
O PROBLEMA É QUE, COM APENAS UM SALÁRIO NÃO TEREI CONDIÇÕES DE PAGAR.
INFELIZMENTE, PELO QUE ANDEI PESQUIZANDO, INCLUSIVE NO INED DAQUI DE BH, O PREÇO DO CURSO DE TECNÓLOGO DIFERE POUCO DE UMA FACULDADE.
DETALHE…A EMPRESA AJUDARIA SOMENTE COM 10%.
OUTRO…TERMINEI UM CURSO HÁ POUCOS DIAS DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE PCS E PARA DAR COMPLEMENTO AOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS OPTO POR UM CURSO NA ÁREA DE INFORMÁTICA, ONDE TENHA WEBDISIGNER ETC.
GOSTARIA QUE SE POSSÍVEL ME AJUDASSEM NESSA ETAPA DA MINHA VIDA, QUE, COM CERTEZA, SERÁ UM GRANDE “EMPURRÃO” E UM TAMBÉM GRANDE PASSO QUE VOU DAR.
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.
UM ABRAÇO E UM SERVIÇO COM BOM FEED-BACK.

ADRIANA DIAS DE SOUZA

53° Lilian Bitencourt Data: 22/07/2007 às 12:22 am

Atividade: Professora

Cidade: Ourinhos

Boa Noite!
Sou aluna do 4º ano de Pedagogia, e escolhi o tema da minha monografia sobre Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos, e estou com dificuldades em encontra mateial para esta dissertação, gostaria de saber se você pode indicar algumas obras sobre este tema, e até mesmo sites.
Muito obrigada, e adorei este trabalho pois até agora não tinha achado nada tão bem detalhados.
Aguardo resposta.

Um abraço

54° Ana Rita Silva Data: 07/08/2007 às 4:58 pm

Atividade: Professora

Cidade: Salvador

Querido (a) amigo

segue um arquivo com uma pesquisa de um site excelente sobre inclusão digital.
Atenciosamente
Taíta

55° ASARIAS FAVACHO DE FREITAS Data: 08/08/2007 às 10:47 am

Atividade: COORD. DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO(PARÁ)/ SOCIÓLOGO

Cidade: BELÉM

Sou novo na área de tecnologia, em 96 COORDENEI um projeto chamado CINCOM(Centro de Informática Comunitário), este projeto incluia a comunidade ao mundo tecnológico com proposições claras de propiciar espaço no mercado de trabalho aos excluídos digitalmente.
Hoje Coordeno as Ações pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação do Pará em TIC. No entanto, percebo que pouca coisa mudou ao longo de 11 anos, visto que, compreendo Excusão digital como consequência da sociedade pós-moderna, propiciada por um sistema hegemônico, que vale apena ser analisado;
Contudo é preciso buscar mecanismos e compreender as consequências trágicas da exclusão. 1.º Os mecanismos de combate a exclusão devem estar para além da compreensão da internete, ou na aquisição de PC;
2.º - Na educação deve-se incluir os educadores para poderem incluírem os educacndos, que incluiram seus pares;
3.º Alimentar uma cadeia cultural de TIC.
4.º No campo econômico é necessário traçar políticas públicas de formação aos profissionais para não serem exluídos automaticamente.
5.º O governo deve estabelecer políticas públicas considerando a realidade cotidiana e cultural das localidades a serem atendidas.
Assim concluo, que o desafio da pós-moderenidade (empresários e governos, ongś..) é saber frear a exclusão com políticas consonantes com o atual momento histórico, através de polítcas integradas, sendo as TIC propulsoras de apropriação sócio-cultural e étnico-polítco como meio de busca de dignidade, alteridade e solidadriedade humana.

Sociólogo/especialista em gestão educaional/mestrando em ciência da Educação.

56° jose luiz de menezes Data: 10/08/2007 às 5:30 pm

Atividade: administrador do telecentro de informações

Cidade: são vicente

achei otimo esta oportunidade de conhecermos como funciona a inclusão digital, gostaria na verdade como eu faço para incluir esta entidade neste programa de inclusão digital.

57° Cristiane Almeida Data: 16/08/2007 às 1:40 pm

Atividade: Publicitária e Artista Plástica

Cidade: Cuiabá

Gostei muito deste site, pois esclarece sobre os projetos chamados de “inclusão digital” mas que apenas “excluem” por não oferecerer os subsídios suficientes para que o conhecimento gere trabalho e renda.

Parabéns e obrigada.

58° Iverton Fortunato Data: 17/08/2007 às 1:03 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Salvadot

Boa Tarde,

Queria primeiramente agradeçer pela informação sobre INCLUSÃO DIGITAL que é um assunto meio confuso para muita gente nesse nosso país.Estou concluindo um curso de comunicação e meu tema para minha monografia é esse,gostaria muito se fosse possível o envio de alguns materiais de quem quer que seja que irá ser bem vindo para meu trabalho.Conto com a ajuda de todos.

59° evaldo alves de sousa Data: 20/08/2007 às 9:47 am

Atividade: topografo

Cidade: ananindua

servio para mudar o con seito de digitalisação.

60° Henrique Teixeira Data: 25/08/2007 às 6:03 pm

Atividade:

Cidade: Toledo-Pr

Adorei, o site!
O tema do assunto bem desenvolvido, e bem facil de se entender!

61° Jozeane Zapelini Becker Data: 08/09/2007 às 4:27 pm

Atividade: estudante

Cidade: São Ludgero

Oi a todos!
Bom, adorei a reportagem me auxiliou muito nas minhas pesquisa e no meu trabalho.
Agradeço pois me ajudou muito, e visitarei esse site mais vezes.
Abraços a todos!

62° Breno Mendes Data: 09/09/2007 às 2:25 pm

Atividade: estudante

Cidade: Forquilha

excelente material sobre inclusão digital!
parabéns!

63° Rosane Data: 10/09/2007 às 10:43 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Apui - Am

Oi…
Muito o brigada pela informação .Vocês não imaginam como me ajudaram no auxílio de pesquisa de trabalho de faculdade.
muito bom mesmo! Parabéns
….E por favor continuem … vou precisar muito de vocês !!! hehehe

64° Marilia Lima Nascimento Data: 10/09/2007 às 11:20 pm

Atividade: estudante

Cidade: Porto Alegree

Adorei!!Este site me ajudou muito no preparo do meu paper,que foi usado como tema:A inclusão digital.Parabéns pessoal!

65° JAMILE DOS SANTOS SANTANA Data: 13/09/2007 às 7:54 pm

Atividade: SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Cidade: SALVADOR

SIM DESEJO RECEBER MENSAGEN

66° Luciana Patricia de Lima Data: 14/09/2007 às 9:22 am

Atividade: PEB I

Cidade: Águas de Lindóia

Gostei muito da matéria e gostaria de saber se vocês têm alguma informação sobre os obstáculos que o professor enfrenta por não ter computador ou por ser chamado de “analfabyte”, por seus alunos, visto que, alguns professores não têm renda suficiente para comprar um computador, ou mesmo “tempo”, para se atualizar na área, enquanto seus alunos são “experts” no assunto.

67° fabiana Data: 18/09/2007 às 10:46 am

Atividade: estudante( normalista)

Cidade: rio de janeiro

Esse artigo está sendo p/ mim de suma importância!!
Pois eu com o apoio da minha turma estamos montando uma palestra sobre “inclusão digital” e vamos apresentar na semana da normalista!!!

68° Elci Data: 20/09/2007 às 9:46 pm

Atividade: Estud Pedagogia

Cidade: Balneário Camboriú -SC

Muito interessante me ajudou a concluir o meu trab sobre esse tema.

69° Ubirajara Menêzes Data: 25/09/2007 às 9:58 am

Atividade: Estudante de biologia

Cidade: Eldorado do Carajás

Este site me deu subsidio para fazer meu trabalho no curso de biologia. Parabéns aos idealizadores.

70° regina Calandrini Data: 25/09/2007 às 12:56 pm

Atividade: Professora de Informática

Cidade: Belém

Boa Tarde
Gostaria de receber mais informaçoes e digas de encontro nesta area
obrigada
Um Abraço

71° Rejane Botelho Data: 26/09/2007 às 3:29 pm

Atividade: estudante

Cidade: São Bento

As informacões contidas nesta página me auxiliaram nas pesquisas escolares.Tbm adorei o site!

72° Lane Bonfim Data: 27/09/2007 às 8:21 pm

Atividade: Professora

Cidade: Vitoria da Conquista

Ola,

parabenizo-os pelas informações contidas neste texto. O conteúdo vai ajudar bastante na formatação de um Projeto que eu estou idealizando.
Faço parte do Ponto de Cultura de Vitória da Conquista.
Se possivel, mande-me mais informações sobre a inclusaõ digital e outras ” inclusões ”
Beijos

Lane

73° valdirene d jesus pachêco Data: 03/10/2007 às 3:21 pm

Atividade: estudante

Cidade: São Bento

Boa tarde
gostaria de saber mais informações sobre inclusão digital

74° Franciele Maia Data: 03/10/2007 às 5:04 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Salvador

Bom,
Adorei a matéria, principalmente os comentários e as críticas dos especialistas na aerea da Informática, pois às vezes vemoss esse inforcentros e achamos interessantíssimos a atuação do governo em relação ao ,mas tivemos o oportunidade de ver uma nova realiddade.

75° Lourdes Data: 08/10/2007 às 3:29 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Guarapari

Estou fazendo um trabalho para a Escola,e gostaria de ter mais informações,sobre o assunto.
Obrigada Lourdes

76° ADILSON BARASAL Data: 13/10/2007 às 9:03 am

Atividade: pisos de madeiras/ consultor de negocio

Cidade: taboão da serra são paulo

Gostei muito dos comentários.
para mim todos deveriam ter acesso a internet com custo bem reduzido.
nosso presidente atual fará grandes mudanças nesse sentido reduzindo o custo das ligações como: discada e banda larga.

Hoje eu faço parte de um grupo de empreendedores que tem ajudados muitas pessoas á se beneficiar com a internet, levando web gratis pagando somente a hospetagem com um portal de acesso para que as pessoas possam vender o seus produtos,e serviços.e o que é o mais importante tem a bonificação o chamado MARKETING MULTI NIVEL.

ADILSON
9720-1175

77° Rilson Lima Data: 08/11/2007 às 8:05 pm

Atividade: Graduando em Analise e Desenvolvimento de Sistema

Cidade: Bujaru

primeiramente gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa e desse tipo de iniciativa que o nosso país precisa para se tornar auto sustentavel.
Gostaria que fosse publicado algo mais especifico sobre INCLUSÃO DIGITAL PARA DEFICIENTES VISUAIS

78° juliana soares dos anjos Data: 12/11/2007 às 8:13 am

Atividade: estudante

Cidade: goiania

oieee…

esta muito interesante o site,
pois ele esta retratando bem as noticias mais importantes sobre o mundo de hoje.

parabens

juliana

79° Mariana Data: 15/11/2007 às 11:52 am

Atividade: Estudande

Cidade: Brasilia

Estou precisando fazer um trabalho sobre inclusão digital, e achei tudo isso muito interessante além de muito importante. Será se tem como você me passar mais alguns dados pro meu email.
Ou maiores esclarecimentos com mais especificações?
Agradeço desde já!

80° Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva Data: 15/11/2007 às 4:09 pm

Atividade: Tecnologia da Informação

Cidade: Serra Talhada

Bom, como estudante de Sistemas de informação, concordo plenamente que o Brasil está apenas mostrando POSER e não prática.

81° André Dias Data: 17/11/2007 às 10:06 am

Atividade: Aluno de administração da UFJF

Cidade: Bicas

Quero lhe parabenizar,porque o seu trabalho me ajudou muito, esclarecendo, de fato, o que é inclusão digital.
Pena que ainda exista uma enorme gama de excluídos digitais, mas com políticas públicas sérias iremos vencer obstáculos.

Obrigado.PARABENS!

82° 2º SGT HÉLIO Data: 17/11/2007 às 6:26 pm

Atividade: ACADÊMICO DE PEDAGOGIA

Cidade: FLORIANO-PIAUÍ

EXELENTE MATÉRIA SOBRE INCLUSÃO DIGITAL, AJUDOU MUITO NA CONCLUSÃO DO MEU SEMINÁRIO.

83° milianna Data: 23/11/2007 às 3:54 am

Atividade: secretaria escolar

Cidade: maceio

teu material aki é muito bom e importante.
to fazendo um projeto sobre: ensino interdisciplinar atraves da inclusao digital.se houver algum material q possam enviar por favor mandem-me. obgda.
att.: gostaria q nao demorassem.

84° Lívia Braun Costa Data: 26/11/2007 às 4:56 pm

Atividade: Estudante :(

Cidade: Vila Velha

~~Caraca veyyy, essa história de inclusão digital é super importante para todos os cidadãos existentes no MUNDO!!! :D
Intaum as pissoas, precisão di informAçãum,as píssoas vaum ser maies Filizes!!!!!!!!!!!!!!

xD~~
\o/
Uhuw
Felizes pra SEMPRE /o/
xD~~
Forever ^^
BjuxxXxXx na bunda e até segunda =)

85° Lívia Braun Costa Data: 26/11/2007 às 4:58 pm

Atividade:

Cidade:

Fiko mtu NINDU meu comentáriuuuu!!!
*_*

Se as pessoas não tiverem informação necessária, é assim que elas vão ficar….

86° Roberto Silva Data: 26/11/2007 às 11:19 pm

Atividade: Acadêmico de Computação

Cidade: Colíder MT

Parabéns pelo trabalho sobre o que é inclusão digital. Posso dizer que esta ajudando muita gente, inclusive eu pois estou fazendo um trabalho de pesquisa de campo e eu optei por um tema de “Inclusão Digital” para melhor entender o assunto este site me informou exatamente o que eu precisava. Por isso sou mui grato
Abraços
Roberto Silva

87° Hanna Itamaro Data: 03/12/2007 às 7:38 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Florianópolis

Parabéns pelo seu trabalho, estou fazendo um trabalho com base nele para o ensino fundamental, e entendi com bastante clareza, parabéns!

88° Alda Jesus Carvalho Data: 04/12/2007 às 8:53 pm

Atividade: Acadêmica

Cidade: Uruana

Olá, estou precisando de uma opinião para colocar na minha monografia que é sobre inclusão digital.

Gostaria que me respondesse se possivel:

Como a Inclusão Digital pode ajudar a combater a exclusão social?

Desde já agradeço atenção

Alda Jesus Carvalho

Analista de Sistema

89° José Alberto Orquisa Lima Data: 08/12/2007 às 9:34 pm

Atividade: Professor

Cidade: Grajaú - MA

Gostaria de parabenizar a todos pela belíssima iniciativa de comentar sobre a inclusão digital, pois a alavanca da modernidade será o domínio das novas tecnologia, tanto na educação quando na formação dos povos, levando em conta a construção da nova cultural mundial, onde as pessoas dialogam mais e esvrevem mais, transformando a imaginação em sonhos realizáveis.

90° Josué Pontes Data: 27/12/2007 às 4:18 pm

Atividade: Funcionário público e estudante

Cidade: Brasília

Seu trabalho teve grande importância para complemento de minha monografia e saliento aqueles que se precisarem de um autor que complemente sobre Inclusão Digital, Manuel Castells é o cara.
Em seu livro A galáxia da Internet aborda de forma mais profunda sobre o assunto e também tem um certo destaque em seu outro livro a Era da Modernidade que também tem um foco maior sobre o assunto. Boa sorte aos interessados…

91° lysamara caetano Data: 22/01/2008 às 11:23 am

Atividade: micro empresaria

Cidade: contagem

Gostei muito mesmo do trabalho desenvolvido isso so firma mais aindo meu pensamento em relação algumas empresa e instituição governamentais e pessoas que neles estao incluidas, quando se referem a inclusão digital, so tornam ate rediculos a falarem que estao desenvolvendo projetos nesses niveis. Pois estamos vendo que isso é ainda uma realidade muito longe de acontecer, principalmente em relação a qualidade de ensino oferecida nessa area. Tenho uma preocupação muito grande com isso porque o maximo que posso fazer e estou fazendo e procurar um apoio de grande empresa que pelo possa levar um conhecimento de qualidade e oportunidade para crescimento na area de trabalho. Oportunidade que nem sempre é possível.

92° Josafá Catarino do Vale Data: 28/01/2008 às 5:08 pm

Atividade: Servidor Público e voluntário de uma ONG ADRA

Cidade: Cuiabá - Mt

Fiquei contente quando acessei o site em questão. Estamos montando um Laboratório para inclusão digital aqui em Cuiabá - MT, com apoio de vários vonluntários da área de informática e parceiros que forneceram computadores para este projeto. Gostaria que nos enviasse para nos auxiliar esperiências positivas e real de inclusão digital para que possamos trabalhar com critérios técnicos oferecidos por profissionais tão experiêntes como vocês.
As materias de vocês serão apresentadas e analizadas pelos técnicos voluntários, responsáveis pelo projeto.
Meus parabéns a todos vocês.
Josafá Catarino do Vale

93° keine Data: 02/02/2008 às 6:31 pm

Atividade: Pedagoga

Cidade: Betim

Keine A. Pereira

Tenho pensado no curso de Tecnologia e Educação, e sempre recebo muito críca. Mas o texto chama atenção para um ponto que eu não tinha pensado sobre inclusão digital, geração de renda, não conheço e estou disposta a conhecer, pode enviar por e-mail o material. E estou buscando texto que fale sobre a implementação de projetos de inclusão digital, o que mais tem dispoível?

94° MARINEIDE SANTOS DA SILVA Data: 13/02/2008 às 1:06 pm

Atividade: Estudante

Cidade: Gandu - bahia

Gostei muito foi muito importante em minha manografia você esta de parabéns

95° Francisco Tiago Correia Braga Data: 14/02/2008 às 1:04 pm

Atividade: Estudante de Direito

Cidade: João Pessoa

A inclusão digital é um processo fundamental e concomitantemente essencial para a transformação social,econômica,cultural e bem como da democratização do acesso a infomaçaonas nas longuíquas regiões deste globo.

96° EDILENE GUERRA Data: 17/02/2008 às 1:16 am

Atividade: PROFESSORA

Cidade: Fortaleza

Olá,

Foi muito bom acessar a internet e encontrar esta matéria sobre inclusão digital, neste exato momento estou fazendo pesquisas para elaborar um projeto sobre incusão digital e esta materia caiu perfeito. Realmente é verdade quando está citado que incusão digital não é só colocar um computador na mão das pessoas,é necessário que as pessoas tambem saibam usá-las em seu beneficio, mais quando se trata de escolas sabe-se que nem todas tem estrutura suficiente para adequar a sala de aula tradicional com a informatica e que os professores ainda não são capacitados para este trabalho, portanto inclusão digital ainda está longe de ser concretizada com eficiência para todos.

97° ricardo moura Data: 27/02/2008 às 9:21 am

Atividade: professor de informatica

Cidade: belém

trabalho com inclusao digital há sete anos e vejo que a maior questão a ser levantada é como trabalhar a inclusão em nosso país.Incluir quem e para que? Como desenvolver atividades voltadas para o cotidiano da população carente, que dêem funcionalidade a tanta informação, gerencia-la para que possamos incluir de forma significativa.

98° RICARDO DAMASCENO Data: 27/02/2008 às 9:59 am

Atividade: tecnológo

Cidade: Belém

Navegar é preciso, ler também é preciso.

Atualmente fala-se bastante em cybercultura, hipertexto literário, como tabalhar todas as linguagens em programas de inclusão digital. Em nenhum momento o interesse pelo mundo digital pode se dissociar da cultura. Desenvolvo trabalhos aqui na Amazônia que abordam a cultura digital, através de uma arte interativa: http//arteinterativa.blogspot.com, que aproxime o povo ribeirinho de sua cultura, de sua identidade.

interaarte@hotmail.com

99° Werbty Almeida Diniz Data: 03/03/2008 às 8:47 am

Atividade:

Cidade: Itapecuru-Mirim

Estou pesquisando alguns dias sobre Inclusão digital nas escolas para elaboração de um projeto em uma escola do meu município, gostaria de orientações técnicas e pedagógicas de como elaborar e desenvolver esse projeto.

E parabéns por essa iniciativa.

100° Ailton Santos Costa Data: 05/03/2008 às 4:59 pm

Atividade: Coordenador pedagogico,professor de História

Cidade: Salvador

Gostei muito da matéria e gostaria de ver mais trabalho do tipo divulgados,é importante informar ! Pois atrvés da informação e divulgação de tais iniciativas poderemos estar melhorando os niveis de inclusão social e digital neste país, sem querer ser repetitivo ,precisamos democratizar as tecnologias de comunicação.

101° brunol lemos Data: 06/03/2008 às 10:46 pm

Atividade: transporte alternativo

Cidade: penedo

gostei muito desta matéria ,gostaria de montar uma sala de inclusão em um povoado bem pobre do municipio de penedo/al (ilha das canas)esta materia clariou minhas ideias,gostaria de receber mais informações,como por exemplo,tamanho,quantidade de maquinas,livros etc.

102° erick Data: 12/03/2008 às 9:36 am

Atividade:

Cidade:

demais esse trabalho seu …
vc trabalha muito bem ………..
kero saber mais sobre esse assunto …….

103° Adriana Data: 15/03/2008 às 10:49 pm

Atividade: Estudante do curso Normal Superior

Cidade: Paraisópolis

Gostei muito dessa matéria, afinal eu e minha equipe de trabalho na faculdade, estamos estudando este tema para nossa monogragia. Essa pesquisa já será para nós uma ajuda para darmos início a introdução do tema.

104° Douglas Costa Martins Data: 18/03/2008 às 2:01 pm

Atividade: Laboratório de Informática

Cidade: Sobreiro-Laranja da Terra

Trabalho em um laboratório de informática, que tem com Graças de Projeto realizados na escola,um programa de Inclusão de digtal .Promovido Programa Gesac.
Queriamos saber como faço pra conseguir mais máquinas pra proseguir nosso projeto com sucesso.

105° roniele Data: 27/03/2008 às 10:05 pm

Atividade: estudante

Cidade: itapipoca

oi boa noite eu queria fazer parte do projeto inclusão digital como fazer para fazer parte do programa queria mais informções sobre o assunto.

106° aninha Data: 29/03/2008 às 9:04 pm

Atividade: estudante universitaria

Cidade: manaus

O artigo nao deixa de ser de extrema importancia para conhencimento geral, e que sem sombra de duvidas me ajudou em questoes de elaboracao de trabalho de conclusao de curso (curso de Serviço Social), que nao vamos deixar de lado que isso nao e somente para pessoas da area de informatica, como tambem e importante para essa pŕofissa l, pois atualmente ja temos uma problematica em nossas maos, como fazer para minimizar esse guadro que faz com que cresca o desemprego, e a desigualdade social.

bjos e xeiros
Aninha

107° Marco Kakuta Data: 30/03/2008 às 1:14 pm

Atividade: Desenvolvimento de produtos para deficientes fisicos

Cidade: São Paulo

INCLUSÃO DIGITAL, AJUDA OU SENTENÇA DE MORTE ?

Hoje discute-se muito a respeito de inclusão digital, em ensinar crianças a utilizar os computadores, ou até doar computadores para pessoas de comunidades carentes. Na minha concepção imagino que doar, ou mesmo ensinar a trabalhar com computadores sem um certo pré-requisito acabe se tornando um ato nocivo a uma criança de comunidades carentes.
Fica aqui uma pergunta para todos pensarem a respeito, quando nascemos, passamos por várias fazes da vida antes de chegar a vida adulta, uma criança de 1º Série do ensino fundamental, jamais irá conseguir resolver uma questão de física de um aluno de 10º semestre do curso de engenharia. Portanto acredito que antes de qualquer criança aprender a trabalhar com computadores, primeiro ela terá de ser devidamente alfabetizada, instruída para, uma segunda fase ela aprender a explorar um computador. Imagine uma criança mal alfabetizada, que mal sabe escrever e tem contato com o chamado “computes” onde determinadas palavras são abreviadas como por exemplo você = “vc” também = “tb” porque = “pq”entre outras milhões… Neste caso a inclusão digital se torna uma vilã no processo de alfabetização estudantil. Um outro item que considero mais grave, trata da doação de computadores para crianças ou até mesmo adultos de comunidades carentes. Imagine que uma casa que mal tem para se alimentar, terá condições monetárias para sustentar o fornecimento de energia que um computador necessita. Só para se ter uma idéia, um computador antigo consome em média 100W a 150W por hora, e dificilmente uma pessoa costuma ficar menos de 1 hora por dia. Para comunidades que mal possuem o que comer, imagino que os acréscimos daqueles 100 W façam grande diferença no orçamento no final do mês. Olhando por este lado vejo o processo de doação de computadores, como uma sentença de morte, pois o cidadão acaba até mesmo com a sua condição de alimentação para sobrevivência.
Ao chegar em casa, a probabilidade de uma casa humilde possuir suas instalações elétricas devidamente instaladas, são mínimas, eu mesmo já presenciei casas que chegam a misturar fios de antena de TV, para transmissão de energia elétrica. Uma criança logo que retorna a sua residência gostaria de imediato ligar seu novo presente, afinal nós seres humanos ricos ou pobres, ficamos ansiosos ao adquirir qualquer eletrodoméstico, para chegar em casa e ligá-lo na tomada. Levando-se em conta a necessidade de um computador em possuir um estabilizador que dificilmente uma casa de baixo poder aquisitivo poderá adquirir, o coitado do computador será indevidamente instalado na tomada sem qualquer estabilidade elétrica, e com o agravante dos chamados “gatos” em sua instalação elétrica. Não tem computador que agüente isso !!!! Para complicar, é óbvio que depois de ganhar um computador, o adolescente, terá como objetivo seu segundo passo, a instalação da conexão de Internet, seja por acesso discado ou banda larga. O detalhe é que no Brasil, estas conexões, são consideradas caras, frente ao que é oferecido como conexão, e para navegar na Internet, é necessário um antivírus devidamente atualizado, caso contrário existe o risco do computador baixar um vírus no computador, e espalhar este mesmo vírus para outros computadores, pela Internet, através de e-mails, entre outros métodos de comunicação.
Minha sugestão a respeito de inclusão digital: Realizar um trabalho de como funciona um computador por dentro, o que é o computador ? Instruir adolescentes como funciona o que a eletricidade faz, como alimentar um computador corretamente ? Porque é necessário possuir uma instalação devidamente elaborada e com fios de espessura correta.
Na minha empresa, trabalho com soluções, onde demonstro a todos que o computador não necessita estar dentro de um gabinete enorme, e que os fios não necessitam estar expostos ou simplesmente amarrados. Aqui apresento uma solução onde oculto todos os fios ! tudo integrado, entretanto cheguei a esta conclusão observando, dialogando muito. Este ano aprimorei meu produto e desenvolvi uma maneira onde integro deficientes físicos e pessoas sem deficiência em um único produto, isso eu chamo de inclusão digital. Acredito que para se trabalhar a inclusão digital é necessário trabalhar o adolescente, mostrando que ele tem de transformar o computador em uma ferramenta útil de trabalho, e não apenas mais um eletrodoméstico que vai ser utilizado em casa, dessa maneira é possível formar pessoas que pensem em como se usufruir do computador da melhor maneira possível. Mas para isso é necessário instruir…

Algumas soluções: Na parte elétrica, instruções como aprender a trabalhar com medidores de voltagem, como multímetros, pode ser considerado uma solução adequada, para medir se uma determinada tomada e se ela está seguindo as adequações mínimas, soluções simples, como medir o valor da voltagem antes de conectar o computador na tomada e, realizar uma nova medição com o aparelho ligado. Com o aparelho ligado, a voltagem não poderá apresentar diferença de voltagem considerável, como por exemplo: A tomada deverá fornecer de 115 V a 120V com a tomada desligada, medição estática, com o computador ligado, medição dinâmica, de 110V a 120V. Isso pode ser aplicado para vários tipos de eletrodomésticos, mas nem todos os aparelhos elétricos seguem esta linha de medida. Caso o local apresente algum tipo de variação significativa, medidas simples como acompanhamento da instalação elétrica da tomada até o relógio de medição, irá deflagrar vários defeitos que podem estar ocasionando os problemas elétricos. É verdade que um estabilizador de voltagem não poderá ser desprezado, pois ele é o responsável pela estabilidade na alimentação da voltagem. Para isso é necessário esclarecer os tipos, e modelos de estabilizador existentes no mercado, um grande erro cometido até mesmo pelos vendedores de loja, refere-se na unidade de medida de carga que um estabilizado apresenta, por exemplo: Um estabilizador normalmente possui a nomenclatura 1000 VA, ou 1Kva, isso equivale a 666W. Kva é totalmente diferente de W. Portanto estabilizadores com 300 VA, praticamente não conseguem estabilizar absolutamente nada, ou seja o estabilizador está presente mas não trabalha com a devida eficácia. Isso tudo se deve ao baixo nível cultural brasileiro, o interesse do brasileiro em comprar somente produtos mais baratos, e o interesse das empresas em explorar a falta de qualidade, mas não estamos aqui para discutir isso.
Outro quesito: Cabos de rede. Os tipos de instalações inadequadas são as que mais existem nos imóveis brasileiros, fios de força misturados e até mesmo enrolados em cabos de rede e assim por diante, esta é uma pratica totalmente errada, pois cada cabo possui sua freqüência, e seu campo elétrico, imagino que muitas pessoas se lembrem da regra da mão direita que aprendemos em física no colégio. É regra nas configurações de cabeamento que fios de força e rede devem estar devidamente separados a distância mínima de 30 cm. Estas regras podem, ser apresentadas as pessoas, mas de maneira bem sutil.
Outros pontos muito fortes que podemos discutir são soluções, a serem trabalhadas para deficientes físicos, ou mentais para melhorar a interface entre computador e usuário, priorizando idéias que não necessitem de mudanças radicais para utilização de computadores. Por exemplo: No produto Easy Desk, foi viabilizado a utilização para pessoas com e sem deficiência, além de dificultar o roubo de computadores, pois o computador está integrado a mesa. Desta maneira tenta-se minimizar os efeitos da exclusão digital integrando qualquer nicho.
Na solução de software, saídas simples, como otimizar o trabalho com o Windows, no meu computador por exemplo, montei uma partição, “divisão do disco” onde em uma parte se aloja todos os meus arquivos, meus documentos, meus e-mails, tudo que interessa ao meu uso. Na outra partição, o Windows, que caso necessite de formatação, não necessita de backup pois só a partição normalmente nomeada de C, será formatada para instalação de um novo Windows. Todos os meus arquivos continuarão intactos na segunda partição. O resultado disso, eu ganho muito tempo caso meu Windows apresente algum problema, e quem já não teve problemas com o Windows ? Que jogue a primeira pedra quem nunca teve de formatar seu disco rígido devido a problemas fatais do Windows…
Estas podem ser consideradas apenas soluções simples, creio que a partir de grupos montados com esta finalidade, existe a possibilidade de se trabalhar com a constituição de uma cooperativa de prestação de serviços, devidamente registrada, desse modo um computador poderá ser futuramente adquirido através de bancos que se interessem em realizar um financiamento para pequenas empresas, ou cooperativas. Creio que isso possa ser considerado inclusão digital.

marco@easydesksolution.com.br

Marco

108° Tatiane Rodrigues Data: 04/04/2008 às 9:19 am

Atividade: Estudante

Cidade: Iúna

Gostei muito da forma clara e objetiva que escreve. Adorei a forma que abordou o que realmente se espera com a Inclusão Digital, não apenas acesso a compra de computadores, mas a compreensão da maioria da população, como algo que vai ajudar na melhoria da qualidade de vida. Estou produzindo um artigo sobre a relação da inclusão digital e a conecpção dos professores da escola pública. Gostaria de obter mais informações sobre suas entrevistas, se possível me mande mais dados por e-mail, mas agora de descobri esta página na rede, sempre vou estar de olho em novas publicações.

109° sirlene barbosa de sousa Data: 04/04/2008 às 2:50 pm

Atividade: estudante

Cidade: montividiu do norte-goiás

adicionar para fins intelectuais.

110° sirlene barbosa de sousa Data: 04/04/2008 às 2:54 pm

Atividade: estudante

Cidade: montividiu do norte-goiás

quero saber tudo os pontos negativos da inclusão digital.

111° Mônica Cristiane Data: 12/04/2008 às 11:09 am

Atividade:

Cidade:

Para ampliar seus conhecimentos.

112° Lindomar da Silva Araujo Data: 21/04/2008