Webinsider

Redação, edição - Carreira - Design

Tipologia ou tipografia? Não use o termo errado.

03 de março de 2003, 0:00

Muita gente se engana quando usa o termo tipologia para se referir à classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras. Neste caso o tipo é outro.

Por Sergio D Stefano

Uma grande bobagem que tenho ouvido ao longo dos anos é a insistência no uso do termo tipologia a para classificação de tipos. Tipologia na verdade é um termo pertencente à taxionomia, a ciência das classificações, o estudo das características das diferenças entre objetos e seres vivos de toda espécie.

Nós temos a tipografia que, aí sim, é a arte e processo de criação de caracteres. A tipografia tem origem etimológica na implantação da impressão por tipos móveis na Europa, a partir do século XV. Portanto é a forma certa.

Muitos acadêmicos, profissionais e universitários não usam o termo correto, talvez por falta de interesse sobre o tema ou vivência no assunto. Sei disso por experiência própria, pois meu trabalho de conclusão de curso na faculdade foi sobre tipografia. Parecia um assunto simples… mas não era.

Na prática a discussão sobre qual seria o termo correto – tipografia, e não tipologia – acabou trazendo problemas do começo ao fim do projeto. Mas felizmente algo importante ficou estabelecido.

O termo tipografia foi usado em todo o trabalho, em detrimento de tipologia, apesar da insistência de muitos. Mesmo na apresentação do projeto, um célebre arquiteto que fazia parte da banca examinadora bateu o pé quanto ao termo utilizado.

Qualquer pessoa que trabalhe na criação de sites tem muito a lucrar ao aprender um pouco mais sobre tipografia. De uns anos pra cá tenho participado de uma lista de discussão sobre tipografia muito interessante. Cadastre–se e terá informações de profissionais que estudam e se dedicam a esse fascinante tema.

Só não pergunte sobre tipologia, que a Lucy Niemeyer vai puxar uma orelha e eu puxo a outra! [Webinsider]

.

Sobre o autor

Sergio D Stefano (sergio.stefano@gmail.com) é diretor de arte e publicitário.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [ formação profissional ]

Comentários

23 pessoas comentaram o artigo "Tipologia ou tipografia? Não use o termo errado."

Fernando Aquino Data: 17/07/2006 às 10:05 am

Atividade: Consultor

Cidade: Brasília

Este é um dos clássicos do Webinsider que fazem as pessoas pagarem menos mico com o uso de termos errados. =)

bruno ventura Data: 24/08/2006 às 3:30 pm

Atividade: designer

Cidade: bhzte

Obrigado… pelo texto foi de grande utilidade…

Kleber Data: 28/09/2006 às 11:03 pm

Atividade: artefinalista

Cidade: Ponta Grossa

Um texto de grande valia. Pequenas coisas que podem fazer a diferença àqueles que desejam conhecer melhor o seu trabalho.

Tétis Data: 22/10/2006 às 10:20 am

Atividade:

Cidade:

A informação de que os profressores universitários também estão alheios às diferentes atribuições da tipologia e da tipografia, procede. Meu professor utiliza ambos os termos, como se fossem sinônimos sem se dar conta do erro. Bem, e eu acabo de descobrir agora, essa diferença. Bom esclarecimento!

Marcelo Data: 06/12/2006 às 2:06 pm

Atividade: Publicitário

Cidade: São Paulo

ótimo texto!!

q tal um novo comparando Logotipo X Logomarca?

Rafael Amador Data: 10/06/2007 às 8:24 pm

Atividade:

Cidade: Brasília

De grande valor para as pessoas que trabalham no meio, ou até mesmo para curiosos. Muito obrigado!

Emmanuella Murussi Data: 26/06/2007 às 12:23 pm

Atividade: Publicitária

Cidade: Brasília

Muito boa a iniciativa de explicar as diferenças entre Tipologia e Tipografia. Até hoje não sabia a diferença e utilizava as expressões erroneamente, achando que eram sinônimas.

Assim como o Marcelo, também gostaria de saber a diferença entre logotipo e logomarca. Nenhum professor na faculdade conseguiu explicar claramente a diferença.

Abraços a todos!

Fabiana Data: 29/06/2007 às 3:09 pm

Atividade: designer

Cidade:

É impressionante a alienação de alguns educadores nessa área, acabei de concluir um curso de pós graduação, e todos os docentes utilizavam o termo de forma errada.

Renê André Data: 06/07/2007 às 4:06 pm

Atividade: advogado

Cidade: Mogi Mirim

Muito bem posta a diferença entre os termos.Parabéns.Gostaria muito de ter acesso a outros trabalhos ( artigos, exs. etc.) via em.Grato Renê André

10° Renê André Data: 06/07/2007 às 4:11 pm

Atividade: advogado

Cidade: Mogi Mirim

Parabéns.A explicação foi esclarecedora.Por certo, como eu, outras pessoas não incidirão mais em êrro. Renê André

11° Tom Data: 27/08/2007 às 1:44 pm

Atividade:

Cidade:

Lucy Niemeyer, no livro ‘Tipografia: uma apresentação’, diz bem claramente que tipologia NÃO é sinônimo para tipografia.

Segundo ela, “nos dicionários dignos de credibilidade, tipologia é o processo de classificação ou o estudo de um conjunto, qualquer que seja a natureza dos elementos que o compõem, para determinação das categorias em que se distribuem, segundo critérios definidos.”

12° Roberto Marques Data: 04/11/2007 às 3:36 pm

Atividade: Professor

Cidade: BH

Amigos,

Como disseram Fabiana e Emmanuella acima,
uma boa maioria dos professores da área de design gráfico,
desconhece alguns termos utilizados na profissão.

Nunca vi uma revista ou livro com o título de tipologia!
Tipografia e marca (símbolo e logotipo) são os termos
mais corretos e utilizados no mundo todo e, não
adianta inventar.

Especialmente no caso dos professores, que acabam
sendo os formadores de opinião dentro de sala de aula,
estes é que devem se reciclar em termos das terminologias
a serem utilizadas, ou seja, devem estudar e atualizar-se.

Abraços,

Roberto Marques

13° Sara Tanaka Data: 16/01/2008 às 9:43 am

Atividade: DesignGrafico

Cidade: Curitiba

ok… mas esta questão ainda me intriga.
estou escrevendo meu TCC e acabo de encontrar esta definição:

“tipologia
[De tipo-2 + -logia.]
Substantivo feminino.
1.V. biotipologia.

2.Coleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico; tipografia.

3.E. Ling. O estudo dos diversos modos pelos quais as línguas podem diferir umas das outras.”

Então, levanto a pergunta:
será que o Aurélio está errado!?

14° Ana Beatriz Data: 05/02/2008 às 8:12 am

Atividade: analista de mkt

Cidade: rio de janeiro

Muito útil, sempre tive essa dúvida!

15° catia Data: 16/02/2008 às 7:41 pm

Atividade: professora

Cidade: são paulo

oh ñ entendi nada :D

16° Danila Ribeiro Data: 28/02/2008 às 9:47 am

Atividade:

Cidade:

Como o Marcelo comentou uma sugestão de tema… também dou a minha sugestão…

Design x Designer

E assim como o Roberto Marques fez sua colocação, escuto vários termos, dentro do próprio meio acadêmico, certas expressões, definições nos quais os próprios professores deveriam utilizar… como a minha sugestão acima…

Muito bom o artigo!

17° Denisse Salazar Data: 31/07/2008 às 2:39 am

Atividade: estudante de design 5°smestre e fotografa

Cidade: salvador

Mas engraçado que isso tudo é ver que em uma seção do site da minha faculdade mostrando bem a palavra tipologia para especificar a tipografia que será utilizada na elaboração de determinados documentos…

achei engraçado porque concordo plenamente que estamos falando de tipografia e não de tipologia…em sala de aula debatemos isso e nos corredores também…enfim…sempre vamos bater de frente com este tema.

Mas o interessante é que um Designer é que faz o site da faculdade e ai me perguntei como ele deixou passar isso?è tão simples não é tipologia e sim tipografia era so corregir, bom…se deu o caso e ai ficou exposto que nem todos Designers tem a clareza sobre o eterno debate da TIPOLOGIA X TIPOGRAFIA.

Instituição de Ensino que peca com o proprio conteúdo…hummm…

http://www.jorgeamado.edu.br/Default.html

18° Carina Data: 08/10/2008 às 7:33 pm

Atividade:

Cidade: São paulo

Eu tenho que fazer um trabalho,e tem uma pergunta assim:
Qual a tipologia do genero publicidade e eu preciso da resposta!?!
Dá pra alguém ajudar??

Obrigada

19° Beatriz de Fátima Barbosa Data: 29/10/2008 às 5:27 pm

Atividade: Bibliotecária

Cidade: Mogi Mirim

Excelente esta explicação,sanou todas as dúvidas.

Um abraço,
Beatriz

20° Marcel Data: 28/12/2008 às 7:58 pm

Atividade:

Cidade:

Bom, eu acho que se tipologia está errado (e eu concordo) pra designar os estudos das formas escritas (tipografia), a própria palavra tipografia também está, ou não? Porque tipografia é a forma escrita da palavra e não o estudo dessa forma escrita, como, também, é tratado… Se é errado o uso do termo tipologia para o que a gente chama de tipografia, também não é errado tipografia, o certo não seria grafologia? Pelo menos se fundamentando na etimologia da palavra…

Eu uso tipografia, nem por uma definição correta da palavra, mas por entendimento geral… Tem tantas coisas designadas de forma errada e que todo mundo diz. Ou não tem? Mas tomara que essa não se torne uma discussão extremamente idiota como virou a de logomarca e logotipo…

21° Emanuela Data: 12/03/2009 às 7:37 pm

Atividade:

Cidade:

Concordo com o Marcel.
Uma coisa é usar a palavra no cotidiano e todo designer e afins usa tipologia. Para o profissional é comum usar a palavra e ela possui diferenciação clara da tipografia. Ainda mais quando se temo apoio do Aurélio e de vários autores que publicaram livros.
SE o termo está incorreto e usadode maneira correta, porque estudiossos que defendem a o uso da tipografia e não da tipologia não publica, livros com a diferenciação dos termos e anulação da tipologia para que os novos profissionais o utilizaem de forma correta?!

22° Igor Pereira Data: 28/04/2009 às 6:27 pm

Atividade: estudante

Cidade: Goiania

Vlw, era isso que eu queria!!!!!!!!

23° Heloise Guil Data: 29/06/2009 às 2:47 pm

Atividade:

Cidade:

tipologia
ti.po.lo.gi.a
sf (tipo2+logo2+ia1) 1 Caracterização dos tipos humanos, dos seres vivos, ou de realidades quaisquer considerados num estudo. 2 Descrição geral desses tipos em cada caso. 3 Por abreviação, o mesmo que biotipologia. 4 Conjunto de caracteres tipográficos usados em um projeto gráfico.

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider