24 de fevereiro de 2010, 21:01
Fazer bons títulos hoje significa usar bem as palavras-chave e ser destacado pelos buscadores. Fique atento também para o efeito cauda longa, conheça novas ferramentes e valorize press releases.
SEO (search engine optimization) é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca, principalmente do Google.
Atualmente, é uma das áreas em maior crescimento no mercado do marketing digital – afinal quem não quer aparecer na primeira página do Google?
Porém, muitas pessoas relacionam o SEO à questão técnica e acham que basta um especialista para otimizar o site, para que em seguida ele comece a aparecer na primeira página de resultados de busca do Google.
Mas na verdade o conteúdo é a matéria-prima essencial para o trabalho de SEO.
O conteúdo é o rei, pois quando as pessoas realizam buscas elas não procuram empresas – elas procuram conteúdo relevante para atender algum desejo naquele momento. Os jornalistas são profissionais que têm muito a ganhar (ou a perder), pois o mercado está valorizando a cada dia quem tem conhecimentos em SEO.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, quer dizer otimização de sites. Basicamente são técnicas que tornam um site mais fácil de ser encontrado nos sites de busca, essencialmente o Google.
Estatísticas mostram que ao realizar uma pesquisa no Google, 60% das pessoas clicam nos três primeiros resultados e 80% não vão para segunda página de resultados.
O resultado final do trabalho do jornalista é a matéria publicada no site, correto? Do ponto de vista do SEO, o resultado final do trabalho do jornalista é sua matéria encontrada no Google e outros buscadores.
O ponto de partida para compreender a importância do SEO são as palavras-chave digitadas pelos usuários no momento da busca. Nos grandes eventos, como terremoto Haiti, morte de Michael Jackson ou Arruda, sabemos que conteúdos com estes termos aparecem no Google News na primeira posição.
.
.
Ou seja, aparecer nas buscas é fundamental para o jornalista se destacar na internet. A propósito, a matéria acima está no blog do Noblat.
Sim, mas isso é responsabilidade dos desenvolvedores web que devem saber as boas práticas da programação com foco em SEO. Alguns fatores fundamentais para o Google classificar os sites são:
Uma dica muito simples de identificar como o Google “enxerga” um determinado site: digite “site:seusite.com.br” no Google. Os resultados irão apresentar apenas as páginas indexadas do seusite.com.br.
Note que pesquisando “site:tecnisa.com.br” temos mais de 66 mil páginas indexadas.
.
Escrever com o foco nas palavras que as pessoas buscam pode parecer um sacrilégio para um jornalista tradicional, porém é preciso olhar com uma nova perspectiva se quisermos quebrar paradigmas e usufruir do potencial de usar as buscas a nosso favor.
Pense no seguinte cenário: será lançado um site, cujo público alvo seriam mulheres que desejam emagrecer.
Como definir a linha editorial do site? Não sou jornalista, portanto irei pular esta parte e irei para uma pergunta mais específica:
Qual a palavra mais pesquisada: dieta ou emagrecimento?
Saber a resposta para esta pergunta é fundamental para alinhar a linha editorial com os desejos de busca das pessoas.
A imagem abaixo foi gerada na ferramenta de palavras-chave que permite analisar o volume de buscas das palavras. As palavras dietas e dieta somam 547 mil buscas/mês, enquanto emagrecimento tem “apenas” 22,2 mil buscas/mês.
Isso significa que o site que estiver em primeiro lugar nos resultados orgânicos (gratuitos) terá 547 mil possibilidades de ser clicado! O site da Boa Forma, da Abril, está em primeiro para as palavras dieta e dietas.
.
Percebe-se claramente um comportamento de busca de tipos de dietas: dieta dos pontos, dieta da sopa, dieta atkins, etc.
Ao colocar estas palavras em um gráfico do Excel, temos uma distribuição do tipo “cauda longa” na qual podemos notar que existem nichos de busca para cada tipo de dieta.
.
.
Se você pesquisar no Google, irá notar que para cada tipo de dieta os resultados mudam radicalmente. Pelo conceito da cauda longa, a estratégia será tentar ficar nas primeiras posições para as dezenas de palavras-chave da cauda longa (dieta dos pontos – 90,5 mil, dieta da sopa – 33,1 mil e dieta atkins – 22,2 mil, etc.).
1. Seja simples. Crie artigos com títulos iguais ou muito próximos das palavras-chave. Não enfeite com floreios (como “Para quem gosta de sopa, a dieta ideal”), pois isso prejudica muito o objetivo de conquistar as primeiras posíções. Portanto, o título deve ser Dieta da sopa.
2. Crie artigos com combinações das palavras-chave. “Qual a melhor dieta: dieta dos Pontos ou dieta da Sopa?”, “5 dietas para emagrecer rápido”, etc.
A cauda longa é apenas uma forma de compreender o comportamento de busca das pessoas, pois nos mostra claramente o grau de interesse em torno de um tema. Ignorar estes números é fechar os olhos para novos horizontes para o jornalismo, pois a verdade é que o valor está cada vez mais no conteúdo relevante e não na força dos grandes portais.
O Google utiliza links como votos para classificar os sites, portanto conquistar links em sites relacionados é fundamental para ganhar relevância para o Google.
As redes sociais são uma forma de multiplicar a divulgação do site de forma natural e viral, e a consequência é que as pessoas criam links em seus sites apontando para artigos específicos.
Algumas redes sociais são bem indexadas pelo Google, como WordPress.com, Slideshare.net e Youtube.com. Portanto, é fundamental analisar como gerar conteúdo em diferentes formatos que possam ser publicados nas redes sociais.
O tradicional press-release deveria ser repaginado para as novas tendências da internet. Afinal, se os sites mesclam vídeos, aúdios, fotos e apresentações, por que os press-releases continuam a ser enviados nos formatos tradicionais?
Existem ferramentas disponíveis gratuitamente para facilitar o trabalho de SEO com foco em conteúdo.
https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal
Ela mostra os volumes de busca de palavras no Google.
Podemos entender os picos de busca de determinadas palavras-chave gerados por eventos específicos, como morte (Michael Jackson), sucesso repentino (Susan Boyle) ou fama (Ivete Sangalo).
.
.
Existe um universo de possibilidades para SEO e jornalismo, porém cabe ao profissional de jornalismo procurar realmente criar conteúdo de maneira criativa e inovadora e ter, ao mesmo tempo, como um dos objetivos ser encontrado pelos buscadores. [Webinsider]
…………………………
Klaus Junginger, jornalista especializado em buscas na Internet, ministra a oficina de SEO para jornalistas que é resultado de dois anos de investigação e documentação de como a otimização de conteúdo para mecanismos de busca pode ser introduzida em ambientes de redação de notícias e na criação de conteúdo.
…………………………
Conheça os planos de hospedagem da HostLayer.
Palavras-chave relacionadas a este texto: [edição] [Jornalismo] [Redação, edição] [SEO]
32 comentário(s)
Data : 25/10/2011 às 09:09
Cidade:
Atividade:
Bem definido os focos de SEO, Parabéns.
Data : 18/04/2011 às 15:35
Cidade:
Atividade:
Gostaria de saber a data e PREÇO do próximo curso de SEO.
Obrigada.
Data : 21/03/2011 às 23:04
Cidade:
Atividade:
mto interessante esse post, acho q SEo é interessante pra todas as áreas, pena q o povo ainda não entende essa necessidade.
Data : 19/03/2011 às 10:03
Cidade:
Atividade:
Essa foi uma das matérias mais bacanas e completas que encontrei na internet sobre SEO. Tem me ajudado muito na hora de treinar equipe para cadastro produto em loja virtual.
Já obtive bons resultados investindo em SEO para e-commerce
Obrigado por fortalecer o meu lado e dedicar seu tempo para escrever esse post Marcio Okabe.
Sucesso!
[Dito Passos]
@ditopassos
---
Mais dicas:
UaiSEO 2010 Check List SEO Fatores On Page - Vídeo filmado em 2010 direto do celular.
UaiSeo 2010 slides da apresentação Check List SEO Fatores On Page
P.S.: Conhecimento: essa moeda quanto mais damos dá mais recebemos.
Data : 07/12/2010 às 11:52
Cidade:
Atividade:
Parabéns pela matéria. Porém gostaríamos de deixar nosso site para outras informações adicionais a respeito de otimização e também sobre sites de apoio.
Nossa empresa, precursora na Otimização de Sites no Brasil desde 2003, desenvolveu uma nova metodologia para expor sua empresa no topo do Google denominada Otimização Full Visibility. Acredite, é a melhor divulgação que você pode fazer para a sua empresa com o menor preço do mercado. Fale Conosco! www.otimizacaodesite.srv.br
Obrigado
Data : 14/10/2010 às 18:53
Cidade:
Atividade:
Impressionante a qualidade do artigo. Falo bastante sobre SEO para blogueiros no meu livro Blogs Lucrativos, e muita coisa se aplica também ao jornalismo online.
Quem se interessar, o livro está aqui: http://bit.ly/livroblogs
Data : 27/05/2010 às 16:18
Cidade:
Atividade:
Márcio, você pode indicar autores que possam contribuir para uma pesquisa a respeito das influências do SEO no jornalismo?
Podem ser autores da Comunicação ou mesmo da Tecnologia da Informação, Marketing ou Ciências da Computação.
Obrigada.
Data : 18/05/2010 às 21:09
Cidade:
Atividade:
importante para repensar títulos para o site da unipampa
Data : 18/05/2010 às 21:07
Cidade:
Atividade:
Excelente artigo. Muito claro, rico e instrutivo.
Abrigada!
Abraço.
Data : 16/04/2010 às 17:35
Cidade:
Atividade:
Marcio,
o seu artigo é super didático. Tá ótimo de ler.
Mas acho que faltou uma dica que elimina a necessidade de conhecimento técnico avançado para jornalistas que queiram otimizar as matérias:
Crie títulos de matérias com keywords, apontar para uma URL amigável que contenha um sinônimo, elaborar um título de página com mais um sinônimo e, por último, um texto âncora relevante (ou seja, mais uma keyword - ufa, haja dicionário). Assim de uma vez só e num artigo somente, o redator dá uma força em todos os termos relacionados ao conteúdo do texto.
Eu convido você pra ficar de olho em http://seonewsbr.blogspot.com/, um blog só sobre a relação entre a redação de notícias online e a prática do SEO.
Valeu!!
Klaus
Data : 22/03/2010 às 20:13
Cidade:
Atividade:
Olá. Obrigado pelo artigo.
Para mais informações sobre SEO, sugiro acompanhar o material da MestreSeo www.mestreseo.com.br.
Venho aplicando técnicas de SEO na minha atividade e o resultado é bom. Claro que a qualidade do conteúdo vai ser sempre mais relevante que qualquer técnica de marketing de busca.
Mas sincronizar SEO com material multimídia de qualidade é uma obrigação e já está se tornando uma realidade.
Abraço.
@fabiosan
Data : 22/03/2010 às 04:13
Cidade:
Atividade:
É. Não aprendi SEO na faculdade.rs Agora, que peguei um pouquinho, digamos. Antes, tinha passado batido.
Gostei muito dos links, portanto. Minha análise do Insights não foi lá das melhores, mas já é um 1° contato. Queremos mais, de verdade!
E, quando todas essas redes irão acabar, heim? Cansa um pouco. 5, 10, 15 .... Haja tempo para visitar todas, atualizar perfis, etc. Vejo como um excesso de popularidade até.
Data : 18/03/2010 às 09:46
Cidade:
Atividade:
Olá, gostaria de participar do Curso de SEO para Jornalistas.
Poderiam informar detalhes?
Grata.
Márcia ROdrigues
Data : 09/03/2010 às 10:50
Cidade:
Atividade:
Márcio, excelente a matéria. Costumo passar isso aos meus alunos na faculdade, e em meu escritório de webdesign aos meus clientes. A maneira que abordou o que envolve o SEO em relação aos jornalistas foi bastante feliz.
Data : 08/03/2010 às 12:43
Cidade:
Atividade:
Bom dia, Marcio
Sou publicitário, mas atuo na área de jornalismo, li seu artigo na Webinsider e me interessei pelo curso de SEO para jornalistas. Gostaria de saber se existe desconto no curso.
Atenciosamente,
Ricardo Maruo
Data : 06/03/2010 às 14:26
Cidade:
Atividade:
A Carla Martins podia falar também sobre a clonagem do portal R7.com e o papel dela como principal responsável nesse projeto.
Data : 04/03/2010 às 09:55
Cidade:
Atividade:
Bom dia,
Gostaria de participar do curso de SEO para jornalistas.
Grata,
Data : 04/03/2010 às 09:45
Cidade:
Atividade:
É bom ler um artigo confirmando aquilo que defendemos.
Data : 03/03/2010 às 23:53
Cidade:
Atividade:
Olá Márcio Okabe,
Assino embaixo!!
A didática com que alguns fundamentos de SEO foram explicitados facinou-me!
E naturalmente tendo um domínio amigável com a linguagem dos buscadores e com a linguagem do público alvo ajuda sim!
Procure no Google por:
Peças Plásticas
ou
Palestra de Motivação
Muito Agradecido!
Pedro Mizcci Majeau
Especialista em Prospecção de Clientes na WEB
Data : 03/03/2010 às 16:59
Cidade:
Atividade:
Ok. Tenho interesse no curso de SEO para jornalistas. Vocês farão contato?
Data : 03/03/2010 às 16:24
Cidade:
Atividade:
Caros,
Gostaria de participar de um curso de SEO para Jornalistas.
obrigado,
Claudio.
Data : 03/03/2010 às 16:24
Cidade:
Atividade:
Caros,
Gostatia de participar de um curso de SEO para Jornalistas.
obrigado,
Claudio.
Data : 03/03/2010 às 16:20
Cidade:
Atividade:
Olá, como faço para participar do curso da Konfidede SEO para Jornalistas?
Data : 26/02/2010 às 08:59
Cidade:
Atividade:
[...] conversa terminou, eu continuei meu dia e ontem, quando abro o Webinsider, deparo-me com um artigo do Marcio Okabe exatamente sobre o assunto da nossa conversa. [...]
Data : 25/02/2010 às 22:14
Cidade:
Atividade:
Realmente o artigo foi bem elaborado.
A respeito do nome do URL, ai concordo e discordo com vc e com o @Alex
O @Alex escrever um fato muitas vezes ocorrido no mundo de especialistas de web (técnicos em palavras chaves), ocorrer porque um novo URL - e um novo URL, logicamente está inicialmente mais fraco que um URL mais antigo, porem o grande erro foi é desistir desse novo URL que contém a palavra chave importante, apesar que realmente o google não mais levar isso como tão importante, porem, quem tem um URL com palavra chave e sabe usar o SEO, ai terá uma vantagem a mais dos demais sites que não tem essa palavra chave no URL.
Além disso é importante de resaltar, que um bom SEO levar um bom tempo, não é de um para outro mês, ou em 6 meses, etc... está tudo perfeito, precisa tempo e não pode desisitir nunca, pois a internet é pura matemática, quem entende pode ganhar muito dinheiro e quem não entende gasta muito dinheiro... ;-)
A respeito do TITLE que é usado como titulo nos resultados de busca, ai não tem nenhuma indicação certo, seria fatal de indicar um exemplo mais obvio. O importante é a quantidade com a qualidade dos artigos, ou seja, se escrever a respeito do assunto de dieta, procure escrever inúmeros artigos sobre todo o assunto de dietas, assim poderia criar um site especial sobre o assunto que pode se tornar um site de referencia a respeito.
No final o que consta de tudo isso, é ter uma estrategia bastante mixturado e precisa planejar ao longo prazo, recomendo de qualquer forma um especialista em palavras chaves, pois a cada real investido nessas caras vale muito e muito mesmo.
Data : 25/02/2010 às 14:35
Cidade:
Atividade:
Olá, Márcio, que bom ver que mais pessoas estão divulgando esse conceito por aí.
Também escrevi um post aqui sobre isso, http://webinsider.uol.com.br/2009/05/11/o-arquiteto-e-do-planejamento-ou-da-criacao/
Dê uma olhada lá quando puder, vai ser um prazer ter um comentário seu por lá.
Parabéns!
Data : 25/02/2010 às 14:11
Cidade:
Atividade:
Gostaria de parabenizá-lo pela excelente postagem. A otimização de conteúdo para sistemas de buscas é realmente algo muito importante para quem quer conseguir relevância no mundo Web. complementando o artigo em meu blog tem dois artigos referentes a SEO e marketing digital e SEO .
Mais uma vez, ótimo artigo.
Data : 25/02/2010 às 13:02
Cidade:
Atividade:
Marcio,
Adorei seu artigo. Conversamos sobre isso esses dias e até mecionamos a importância do conteúdo ser elaborado seguindo as boas práticas de SEO. Hoje, mais do que importante, é imprescindível e um diferencial competitivo para profissionanis da área.
Data : 24/02/2010 às 23:52
Cidade:
Atividade:
Parabéns pela matéria!
Instrutiva e de leitura rápida.
Data : 24/02/2010 às 23:07
Cidade:
Atividade:
Muito bom seu artigo.
Será útil para nossa equipe.
Abraços.
Data : 24/02/2010 às 22:03
Cidade:
Atividade:
Muito bom o seu artigo: Marcio mas tenho uma consideração
neste ponto:
"Domínio. É muito comum você pesquisar uma determinada palavra-chave no Google e o primeiro site ter o domínio exatamente igual à palavra pesquisada. O domínio também é um fator de importância muito alta para o SEO."
Atualmente o Google não esta levando tanto em consideração este ponto uma vez que as pessoas estão criando muitos sites com nomes especificos achando que vão ficar bem posicionados, mas ocorre o contrário, o que vejo sempre Matt Cuts falando é bem simples e já tive resultados com isso:
Fazer sites para o usuário e não para o google.
Quando eu crio um site pensando que somente o dominio vai influir nas pesquisas posso ter dado um tiro no pé, outro exemplo que posso citar é de um amigo meu que estava fazendo a otimização de um site, e o dono do site na ansia de ficar nas primeiras posições, uma vez que ele ja estava na primeira página, mas queria ficar no topo, então o meu amigo foi adquirir um dominio amigável aonde o nome seria a palavra chave de pesquisa, final das contas, o site foi pra segunda página depois que fez isso, ele teve que voltar tudo o que tinha feito para poder recuperar as posições, e ainda tinha o cliente cobrando o resultado!. Então eu volto a dizer, para todos os jornalistas, não escrevam pensando em si mesmos, mas pensando nos usuários, se fizerem isso como o Marcio bem colocou, vão ter êxito.
E tenho dito!
Alex
LimpezaEmpresas
Data : 01/05/2012 às 12:44
Cidade: São Paulo
Atividade: Serviços
Excelente artigo, em linha com o mercado que ainda tem grande potencial de crescimento.