O modelo Google é contra a comunicação integrada?

17 de junho de 2009, 21:19

Para as grandes agências web o esforço de convencer o cliente a fazer AdWords muitas vezes não vale a pena. O fato é que isso não promove a comunicação integrada.

Por Rodolpho Ramirez

Uma publicitária daquelas bem convencidas uma vez perguntou em uma palestra do Google:? Quando vocês vão passar a dar BV para as agências?

E o executivo do Google respondeu:

? A gente é contra BV.

Não vou defender o BV aqui, mas vamos analisar do ponto de vista da agência de propaganda brasileira a viabilidade de gastar uma boa parte da verba destinada à mídia online no Google:

  • 1. Para fazer AdWords de maneira bem feita é necessário ter um profissional altamente especializado;
  • 2. É necessária manutenção constante de desempenho e correções de estratégia durante o andamento da campanha;
  • 3. Isso dá muito trabalho e precisa ser remunerado.

Vamos supor que uma agência tenha 300 mil reais de verba do cliente para gastar com mídia online. Se quiser gastar 100 mil com AdWords (que é uma montanha de dinheiro para esta mídia) terá de fazer uma campanha muito bem estruturada definindo as melhores palavras-chave ? que nesta verba não serão poucas.

Precisará também de um redator para escrever vários anúncios e precisará de um funcionário acompanhando diariamente a campanha. Se o cliente vender online também será necessário implementar uma ferramenta de tracking para analisar a conversão dos anúncios, o que também é bastante trabalhoso.

Em uma grande agência 360o, que faz desde branding até promoção, incluindo internet ? será que compensa ter tanto trabalho para faturar R$ 100 mil (dentro de uma verba de propaganda muito maior, digamos 3 milhões de reais) ? e destes 100 mil ter de explicar para o cliente que o custo do Google propriamente dito é 70 mil e que o restante irá para a própria agência para remunerar o trabalho de redação, mídia, implementação de tracking e gestão da campanha?

Será que não compensa mais programar banner no UOL porque é mais fácil de gerir e dá mais dinheiro para a agência? Se o mídia tiver de gerenciar uma campanha de AdWords muito grande ele simplesmente não trabalha mais?

Ou seja: não compensa para as grandes agências anunciar no Google, que por sua vez fica longe dos Big Bucks.

(Isso no Brasil. Provavelmente nos EUA a história é diferente ? não conheço muito o funcionamento do mercado no exterior, mas lá existem os bureaus de mídia. Será que isso funciona com o Google AdWords?)

Os anunciantes são obrigados a recorrer a empresas especializadas, em geral startups com jovens talentos que deixaram o mercado formal de trabalho nas agências procurando um lugar ao sol.

Mesmo para as grandes agências web o esforço de convencer o cliente a fazer AdWords muitas vezes não vale a pena. Os diretores e gerentes de marketing das empresas acabam recorrendo então a empresas especializadas em mecanismos de busca que se sujeitam a ganhar menos e ter participação nos resultados da campanha.

O fato é que isso não promove a comunicação integrada.

Na maioria das vezes a agência de publicidade vê a empresa especializada em AdWords como concorrente, alguém que está tirando parte da verba que sempre foi dela.

A recíproca é verdadeira; para a empresa especializada em AdWords a agência de propaganda é quem tenta diminuir a verba da campanha em mecanismos de busca.

A relação entre estas duas empresas é, na maioria dos casos, a mais formal possível. Este cenário realmente não propicia a comunicação integrada ? com uma estratégia definida de maneira unificada por uma única agência; com profissionais qualificados e especializados em comunicação, branding,  marketing, etc?

No final das contas, o gerente de marketing (ou de produtos) da empresa anunciante fica responsável por integrar a estratégia de marketing e comunicação junto aos vários fornecedores. Ele se vê obrigado a dominar vários assuntos, como propaganda, promoção (eventos, ações em ponto-de-venda, etc?); mídia online tradicional (uau, já temos mais de um tipo de mídia online! – leia-se: banners) e mídia online alternativa (neste caso AdWords ou marketing online de guerrilha em comunidades sociais e blogs, por exemplo, como é caso da agência Espalhe).

O Google não está ajudando as grandes agências.

Esta semana assisti a uma palestra do Google ministrada pela Paula Abramovicz. Tentei fazer uma pergunta no final (mas não houve tempo suficiente) questionando se o Google possui algum programa de remuneração para grandes anunciantes e suas agências – ou se a estratégia do Google para atingir os grandes anunciantes não inclui suas agências de propaganda.

Talvez o Google esteja revolucionando o mercado da propaganda fazendo as agências repensarem seus modelos de negócio. Ou talvez o Google esteja perdendo a oportunidade de se aliar a fornecedores que têm alto poder de influência junto aos anunciantes.

De certa maneira o mesmo raciocínio vale para pequenas agências interativas (como a Pixel) que muitas vezes possuem recursos escassos e não podem se dar ao luxo de gerenciar uma campanha de AdWords sendo pouco (ou mal) remuneradas. Isso iria tomar um tempo precioso de seus recursos escassos e em geral não tem seu real valor percebido pelo cliente final, o anunciante.

O Google precisa criar um programa de recompensa e remuneração para os profissionais e agências que se  especializarem em AdWords.

E você o que acha? Você representa algum tipo de empresa envolvida nesta cadeia? Deixe seu comentário. [Webinsider]

.

Avalie o artigo:
RuimRegularBomÓtimoExcelente (Sem avaliação)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

<strong>Rodolpho Ramirez</strong> (rodolpho arroba pixel . com . br) é diretor da <strong><a href="http://www.pixel.com.br/" rel="externo">Pixel</a></strong> Comunicação Digital e mantém o blog <strong><a href="http://www.ramirez.com.br/" rel="externo">Techomunicabilidade</a></strong>.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [banners] [google] [Links patrocinados] [publicidade]



Deixe um Comentário







Comentários

5 comentário(s)


[ 1º ]
Giuliano

Data : 12/08/2009 às 19:06
Cidade:
Atividade:

Assim como alguns que comentaram tenho uma pequena agencia que trabalha com SEM. Acho que o Google está certo em não pagar BV e forçar o mercado a se reinventar. O modelo de agência de SEM que cobram um % em cima do qe é gasto pelo cliente em AdWords já é uma quebra de paradigma. Quanto aos valores de planejamento e criação estes também devem ser cobrados a parte. Talvez esse seja um dos motivos que permite aos pequenos anunciantes brigar de igual para igual com os grandes no Google.

[ 2º ]
Marcelo

Data : 18/06/2009 às 19:34
Cidade:
Atividade:

Gostei do artigo, mas vale lembrar que hoje vc pode fazer uma campanha de banners (incluindo portais) através do Adwords usando a rede de conteúdo. E ainda pode fazer o plano de mídia usando o AdPlanner para selecionar os veículos. Para criar seu banner basta usar o AdBuilder e o WebSite Optimizer para saber se a página do seu site está realmente vendedora. E, claro, vc pode incluir as tags do Analytics para acompanhar passo a passo os visitantes. Tudo isso de graça. Será que precisa pagar BV mesmo?
Agora, se vc tem um site e quer comercializar publicidade, tem o AdSense e também o AdManager, que ajuda vc a gerenciar seu inventário. Também de graça, claro.

[ 3º ]
Felipe Sobreira

Data : 18/06/2009 às 10:59
Cidade:
Atividade:

Na minha opinião, o que é o Google está fazendo é forçando o mercado publicitário a rever seu modelo de negócios.

O que acontece na comunicação online é que a verba de mídia raramente supera a verba de desenvolvimento, então o que interessa para as agências web é o planejamento e desenvolvimento de projetos (incluindo aí gerenciamento de campanhas) e não o BV sobre a verba de mídia.

Como nas agências tradicionais o que ocorre é o contrário, o choque acaba acontecendo entre as duas partes.

O mercado precisa mostrar pro cliente que o que se cobra é o valor de planejamento e não o valor sobre a verba de mídia.

Se isso não acontecer, as agências vão sempre priorizar veículos que gerem mais BV, em detrimento de outros que geram mais retorno.

Data : 17/06/2009 às 22:58
Cidade:
Atividade:

Pois é!

O Google, por não fornecer uma base em BV para as Agências (e, ou profissional liberal), acaba fazendo com que se crie novas estratégias. Uma outra opção é o banner do Uol, um dos maiores (se não o maior) portal da internet. Mas vale levar em conta que, ao utilizar a ferramenta AdWords, você não está direcionado (servindo)uma empresa como deveria, me refiro pelo investimento. Você utilizando o AdWords, você está aparecendo no resultado de busca, com o concorrente, que muitas vezes esse pode estar investindo até 75% menos que você. Eu penso que, em alguns casos, vale a pena criar novas estratégias, pois usando o Adwords, você pode estar sendo o seu próprio concorrente e pagando para alguém clicar no seu anúncio, qual de qualquer forma, pela palavra-chave a pessoa iria chegar da mesma maneira na empresa,ou seja, no site dela.
Outra coisa: Ou o Google faz parceria com as Agências (e profissional liberal) e dá um BV na hora do investimento, (ao invés de ser por click), ou ela vai abrir espaço para uma juventude criar asas e inovar os sistemas de robots para alavancar melhor o sistema de resultados e mkt virtual, seja por mkt de guerrilha ou uma inovação que poderá mexer com o maior sistema de busca da internet.
E ai, quem será o sortudo?
Abs.

[ 5º ]
Daniel

Data : 17/06/2009 às 22:43
Cidade:
Atividade:

Não sou nenhum chiita do Google e sou proprietário de uma pequena agência.

No ponto de vista de investimentos em recursos humanos, eu concordo com seus argumentos, pois gerenciar uma conta no adwords não é tão simples.

Agora , quanto ao modelo, discordo do ponto vista.
O que houve até os dias de hoje sempre foi monopólio das agências e dos anunciantes, que por ele o mercado de massa estaria aí até hoje. Acredito que o Google trouxe um novo modelo que possibilitou uma nova forma de pequenos players apresentar seus produtos.
Acredito que independente do anúncio, o novo marketing visa o quão o produto é bom para ser absorvido e não o quanto você materla na cabeça do consumidor que ele é bom. Se as agências preferem gastar a verba nos banners pq isso dá mais lucro, pode ser mais lucro para agência, mas com certeza não para o cliente. O certo seria a agência abrir uma nova linha de discussão que nos dias de hoje, vale muito mais apenas investir 60% a 80% e produzir algo que seja útil e faça parte da vida do consumidor, do que gastar 20% da verba em produção e 80% falando para o mercado o tanto que você é bom.O papel das agências não é convencer o consumidor, e sim dialogar com ele! Será que as agências estão preparadas para isso?


[Outrolado]

[ Veja mais... ]

Newsletter

Newsletter

No Twitter