Usabilidade é importante, mas utilidade é ainda mais

07 de novembro de 2006, 11:59

Óbvio mas nem tanto: antes de pensar em usabilidade, navegabilidade, padrões web e otimização para buscas, procure avaliar se o site que você projeta é realmente útil de alguma forma para o público que deseja atingir.

Por Rochester Oliveira

O Orkut (com suas novas ferramentas, inclusive) é um produto (ou um site) com problemas de usabilidade. Também está razoavelmente fora dos padrões web (ainda que acima da média para um site tão grande), tem acessibilidade relativamente baixa e bastante conteúdo inútil/fútil (você já tentou ter alguma discussão fundamentada lá?). Ele também não aparece nos sistemas de busca e é extremamente lento.

São pontos que fogem ao que aprendemos (ou não) sobre o que é ?certo?, ou ?bem feito?. Mas mesmo assim o Orkut é muito acessado, como todos sabemos. Então cabe a pergunta:

Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes “defeitos”?

É pela utilidade. As pessoas visitam o Orkut com um objetivo definido (mesmo que esse ?definido? seja extremamente abrangente e variável). Vão compartilhar experiências com outras pessoas, ler recados (e apagar spams), visitar comunidades, criar comunidades, futricar nos perfis alheios, ver quem futricou os seus, mudar fotos no álbum, mudar o perfil de cinco em cinco minutos, passar correntes inúteis para todos os seus amigos, ler mais recados? E sempre apanhando da interface mal projetada (com direito a bugs no Firefox e probelmas de usabilidade) e esperando muito para o carregamento.

E mesmo assim muita gente visita o Orkut pelo menos uma vez por dia.

Nosso exemplo é um caso bem conhecido, mas há outros semelhantes, como o Hattrick, que bate recordes de falhas só no menu. Mas também bate recorde de visitas no mundo todo, com usuários extremamente ativos.

Claro que a proposta aqui não é esquecer o ?mundo da web bem feita? e fazer sites ruins. Mas é o caso de pensar na utilidade dos sites que ajudamos a construir — no que pode torná-los ?grandes?, ?bons? e terem o ?algo a mais? que irá atrair o usuário.

É um erro pensar em desenvolver o melhor site, com todos os opcionais 2.0, antes de avaliar se ele pode ser relevante para o usuário.

Claro que o seu site não vai mudar a vida do usuário, mas deverá apresentar algo interessante para ele, algo que o prenda, que o faça voltar mais vezes e indicá-lo para amigos, pois a propaganda feita por um amigo é muito mais eficiente do que um link que você viu perdido em algum site e resolveu clicar.

Imagine que você projete o menu perfeito, que permita a navegação 100% intuitiva, ultra-acessível (daqueles que você consegue utilizar sem mouse ? e até mesmo sem teclado) com um visual clean, direito até a Ajax… mas perceba que o usuário simplesmente não clica porque não encontra nada de relevante para ele ali.

Depois de pensar na utilidade do site para o seu público, aí sim pensamos em fazê-lo do melhor jeito possível (e impossível). Claro que temos que pensar na usabilidade, na navegabilidade, nos padrões web, em otimização para buscas? Mas antes de tudo, temos que entender a utilidade do site e o que pode agregar de importante ao usuário que buscamos — seja compartilhar conhecimento, jogar futebol de forma virtual ou mesmo compartilhar futilidades. [Webinsider]

.

Avalie o artigo:
RuimRegularBomÓtimoExcelente (Sem avaliação)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

Rochester Oliveira é webdesigner e mantém o blog Web Bem Feita, sobre design de interação e web standards.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [Planejamento] [Relacionamento] [usuário final] [web standards]



Deixe um Comentário







Comentários

13 comentário(s)


Data : 07/12/2006 às 00:58
Cidade:
Atividade:

Acessibilidade e usabilidade na web: um caso sério

Caro leitor, se você não faz parte da grande família de desenvolvedores web; designers, programadores e projetistas, você se colocará como sendo um usuário de internet que tem pleno direito de acessar qualquer site que desejar, sem nenhuma restri...

[ 2º ]
Rafael Xavier

Data : 23/11/2006 às 17:31
Cidade:
Atividade:

Texto e colocações excelentes de todos!

Vivi isso em um cliente onde se tinha muitas diretrizes, docs de usabilidade e regras mas que o foco principal e o perfil do usuário estavam totalmente errados!

Acho que hoje em dia existe uma banalização e modismo com a palavra USABILIDADE e isso destoa do intuito real da palavra e do quesito primordial de um projeto: atender o cliente, fazer-se útil e render grana.

De que adianta ter uma Ferrari de última geração que avisa quando o combustível usado é adulterado se você mora na beira do Rio Amazonas e todos usam embarcações?

Isso remete até a um outro artigo aqui do WebInsider: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/09/06/ate-onde-a-usabilidade-mata-a-criatividade/

Abraços,
Rafael Xavier

[ 3º ]
Rochester

Data : 09/11/2006 às 23:15
Cidade:
Atividade:

hahaha

boa campanha essa XD

realmente, o celular conquistou todo mundo... mas te pergunto, porque isso?

pela sua utilidade, as pessoas viram como era útil ter a mobilidade, e várias funções em um uníco equipamento, isso poupa tempo, dinheiro, e além de proporcionr outras coisas, como status :D [tem muita competição entre grupinhos do tipo quem tem o melhor celular]

mas como todo mundo sabe, largar um vício é dificil, ainda mais se as desvantagens dele não envolvem morte ou perda de funções vitais (e mesmo assim tem gente que insiste em fumar =/)

hehe..

[]s

[ 4º ]
nex

Data : 09/11/2006 às 05:41
Cidade:
Atividade:

Meu recado:

Estou fazendo a campanha! NÃO TENHA VICIOS!
Não beba , não fume e não tenha ORKUT!

O mundo vai bater palmas com essa atitude!
Lembre-se que a campanha mais enrolativa e persuasiva do mundo já foi feita! A linha do celular! Viviamos muito bem sem ele, e hoje não temos mais como deixar desligado! :)

Até mais!

[ 5º ]
Rochester

Data : 08/11/2006 às 21:12
Cidade:
Atividade:

Jericoh
Putz cara, muita coincidencia ^^ faz tempo que eu nao vejo material do meoria, e nuca assisti a uma palestra dele =/

Igor Escobar
Eu tive muitas dificuldades (e ainda tenho) com as constantes mudanças que o orkut faz, coisas pequenas, mas que enchem o saco (como por exemplo, o padrão de se apagar a mensagem com link, qndo se digita o texto que ele mostra e aperta enter :P)
Novamente digo, a pessoa nao precisa saber a teoria, ela navega no site e ve se é ruim ou não, o usuário sabe julgar MUITO BEM isso. A questão da acessibilidade por exemplo, qntas pessoas acessam sites via firefox e simplesmente saem do site pq nao conseguem navegar? elas nao sabe q isso é falta de acessibilidade, mas sabem julgar que é ruim...
Por que o orkut? o texto inteiro meu tenta responder a essa pergunta :D

Micox
Valeu cara ^^
=D

Luiz Fernando
Ótimas colocações...
Mas acho que não há confronto entre usabilidade e utilidade.
Pelo contrário, saber unir os ois no mesmo projeto seria o ideal.
Site com boa usabilidade (e é claro, MUITA utilidade) e que é páreo para o orkut?
Google.

=D

Valeu pelos comentários ae galera, o pessoal ta mandando MUITO bem nas observações..

[]s

Data : 08/11/2006 às 12:12
Cidade:
Atividade:

Olá Rochester, ótimo texto.

Acho que poderíamos re-pensar essa visão do usuário doméstico, afinal de contas estamos falando de milhões de pessoas... que de uma forma bem peculiar, fazem com que algumas iniciativas sigam em frente e outras sejam completamente ignoradas por mais bem feitas que sejam, não importando se são 2.0, com Ajax, sem Ajax...

Conheço alguns usuários domésticos que ficam de 6 a 7 horas por dia na internet, e realizam religiosamente pelo menos 1 compra na internet por mês, de valor significativo, que possuem cartão de crédito internacional e consomem produtos aqui e lá fora também.

No MercadoLivre existem usuários domésticos, que tem dificuldade até para ler seus e-mails, e no entanto não conseguem atender o volume de vendas que o site proporciona...

Concordo plenamente com tudo que foi escrito e comentado aqui, mas não sabemos dizer, e dúvido que alguém se habilite a explicar quando a usabilidade atrapalha a utilidade e vice-versa.

Isso é impossível de ser identificado porque o conceito de usabilidade é diferente para cada usuário.

Temos inúmeros exemplos de sites ruins, mas onde iremos buscar um site que seja um exemplo de usabilidade e possa ser páreo para um Orkut?

[]

[ 7º ]
Micox

Data : 08/11/2006 às 10:18
Cidade:
Atividade:

Texto perfeito.
Isso aí. Nos mostrando que Utilidade é mais importante que tudo na web. (não que as outras coisas sejam sem importancia)

[ 8º ]
Igor Escobar

Data : 08/11/2006 às 08:21
Cidade:
Atividade:

Acho que o Thalis Valle, disse tudo. A dificuldade em navegar no orkut só esta no primeiro ou segundo acesso, depois tudo se torna muito comum e as pessoas já sabem aonde já esta tudo.

Grande maioria das pessoas que acessam o orkut, e não conhecem muitos sites na web e não sabem bem o que é um site bem acessível etc, pelo fato de serem usuários domésticos e não verem muito mais além do que o orkut na rede.

A Pergunta que não quer calar é: Por que, o orkut! um projeto tão ruim como todos dizem por N motivos, por que mais de 6 milhões de pessoas somente no brasil acessam e utilizam frequentemente ?

[ 9º ]
Jericoh

Data : 08/11/2006 às 07:49
Cidade:
Atividade:

Cara, vi uma palestra com o Felipe Memória sobre este mesmo assunto que utilizava os mesmos exemplos: Orkut e Hattrick! Coincidência!

[ 10º ]
Rochester

Data : 07/11/2006 às 23:05
Cidade:
Atividade:

Ramon, Glifson
ótimas colocações, é essa mesmo a idéia... ^^

Thais
eles não precisam entender da teoria pra saber que a usabilidade do sistema é ruim, ele experimentam isso... por exemplo a troca repentina do botao de reponder topico para o canto extremo oposto da tela atrapalhoumuita gente :P

E muita gente reclama do orkut, mas não precisa ter base em teoria sobre o que for para falar isso :D

é, o conceito de comunidade pegou força, mas porque se formaram comunidades lá? pq tem algo de útil para o usuário. Muitos podem visitar apenas para estar na rede, mas com certeza eles só mantém visitando pelas funcionalidades do sistema..

e valelembrar que funcionalidade demais pode atrapalhar o projeto
http://www.userside.com.br/melhore_seu_site_e_perca_usuarios

=D

[]s

Data : 07/11/2006 às 16:41
Cidade:
Atividade:

Olá Rochester,

Muito bom o seu artigo, e uma de suas grandes utilidades é a de lembrar a quem está projetando um website, que a usabilidade, navegabilidade e todas as outras variáveis, são importantes, mas também tem que lembrar que o usuário tem um objetivo ao entrar no site, e antes de se pensar no site como versão web 2.0 deve-se penssar no site versão o que meu usuário vai adorar ver assim quwe entrar.

Valeu, muito bom mesmo, T+++

[ 12º ]
Thalis Valle

Data : 07/11/2006 às 16:41
Cidade:
Atividade:

Rochester,

Por que as pessoas entram lá, mesmo conscientes destes ?defeitos??

E quantas delas estão conscientes disso? A grande maioria são usuários domésticos, leigos sobre tecnologia e usabilidade na internet.

Para elas, o que interessa é estar presente na rede. É participar da comunidade.

Uma prova? Quem não tem um profile por lá, Mesmo não acessano diariamente? :)

[ 13º ]
Ramon Bispo

Data : 07/11/2006 às 13:45
Cidade:
Atividade:

Pensar em usabilidade antecipadamente é pecar na AI do projeto. Já a chamada utilidade está diretamente ligada à essa fase. Se o projeto tiver um briefing condizente e, conseqüentemente, uma estrutura de AI bem estruturada, o projeto com certeza será útil para o seu usuário fim. Já a usabilidade, seria um trabalho complementar à esta fase inicial (que se iniciaria no fim desta). Ele entraria na definição do Design de Interação, Design Gráfico, Desenvolvimento e tudo mais.

O que acontece nos exemplos citados é o que digo acima, porém sem a ênfase necessária no desenvolvimento de uma interface usual. Tem-se um ótimo escopo de projeto, mas não se tem qualidade na apresentação.

Só não me perguntem o porquê disso! Hehehe.

[]s


[Outrolado]

[ Veja mais... ]

Newsletter

Newsletter

No Twitter