Webinsider

Carreira

Portfolio, portifólio e portfólio… qual a grafia correta?

03 de julho de 2005, 0:00

Pouca gente tem firmeza na hora de escrever esta palavra tão usada em agências. É com i ou sem i? Tem acento? Nem o Word sabe. Veja a origem do termo e considere usar porta-fólio.

Por Luiz Gonçalves

Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal, o que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas “pages” tem acento? Tem “i”? Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.

Segundo o dicionário publicitário online, a palavra significa:

1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.

2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.

3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

No italiano moderno a palavra se tornou portafoglio e no inglês portfolio. É curioso o fato de em português utilizarmos portfólio ou portifólio ao invés de porta-fólio, que é o correto e o mais natural na latinização moderna da palavra.

Enfim, a expressão portfólio é claramente ligada ao anglicismo, com o aportuguesamento caracterizado pela inclusão do acento na letra “o” pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo oral.

Use portfolio e porta?fólio. Evite portfólio e portifólio

O vocabulário da propaganda utilizado no Brasil é excessivamente influenciado pelas expressões inglesas, numa referência ao trabalho desenvolvido pelos norte–americanos na construção dos modelos e referências desta área.

Assim, a palavra portifólio é usada – mas não conta nos dicionários Aurélio, Houaiss ou Michaelis, onde a grafia certa é “porta-fólio”. Esta, portanto, é a adequada quando se busca de uma identidade nacional para se utilizar o termo.

“Portifólio” talvez seja usado por uma questão fonética, afinal soa bem estranho a pronúncia da alternativa portfólio com o “t” mudo. Mas não consta dos dicionários que citamos.

Como se trata de uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação, é natural que se encontre uma ausência de conceituação até em dicionários renomados, prevalecendo a definição leiga que utiliza indiscriminadamente as duas formas: portfólio ou portifólio.

Você pode usar “portfolio” e “porta-fólio” e deve evitar portifólio. Só não esqueça da qualidade do conteúdo… [Webinsider]


Sobre o autor

Luiz Gonçalves (luiz@alias.com.br) é bacharel em Design, mestrando em Comunicação e Tecnologia e diretor da agência de propaganda Aliás Comunicação.

Apoio:

  • LayerDev Serviços de Webhosting Profissional

Palavras-chave relacionadas a este texto: [] []

Comentários

78 pessoas comentaram o artigo "Portfolio, portifólio e portfólio… qual a grafia correta?"

Mariana Data: 14/07/2006 às 10:39

Atividade: Jornalista

Cidade: São Paulo

Muito interessante a matéria!
Sempre tenho um pouco de dúvida com palavras vindas de outros idiomas, e portfolio é sempre uma que me intriga….
Parabéns!

Nicolly Andrade Data: 17/07/2006 às 13:53

Atividade: Estagiária de jornalismo

Cidade: São Paulo

A matéria é muito interessante, quero parabenizá-lo. Porém, tenho uma dúvida: o Site da Aliás Comunicação está escrito Portifólio de forma incorreta? por que?…
Nicolly Andrade

Graça Vieira Data: 02/08/2006 às 11:48

Atividade: professora

Cidade: salvador

Luiz, o seu comentário mostra consistência de ser fruto de pesquisa e me instiga a continuar pesquisando a respeito. Parece-me que o uso aportuguesado pela anologia fonètica esteja sendo aceito dentro da norma culta, . Inclusive, talvez isso explique a pergunta da leitora Nicolly Andrade.
Atenciosamente
Gal Vieira

Meury Florentino Data: 05/08/2006 às 8:23

Atividade: Estudante de Administração

Cidade: Salvador

Muito interessante a matéria, posto que muitas pessoas não tem o conhecimento de certas palavras que são usadas aqui no Brasil e que ainda tem forte influência da língua inglesa.
Luiz, você esclareceu para nós leitores como se usa essa palavra.
Meury Florentino

Lucas Antunes Data: 11/08/2006 às 8:08

Atividade: Estagiário de Publibidade e Propaganda

Cidade: Belo Horizonte

Muito interessante sua abordagem. Tenho certeza que esta é uma dúvida de todos os jovens pretensos a publicidade, entre outras profissões.
Esta questão já foi motivo de incerteza minha quando fui fazer o meu porta-folio ou portfolio. Acabei em optar por portifólio por ser o mais abrasileirado. Mas como o autor mesmo disse, não se pode esqucer do conteúdo!

VPego Data: 15/08/2006 às 9:43

Atividade: Gerente de Projetos Jr.

Cidade: Sampa

Ótimo, agora vou utilizar portfolio costumeiramente. Mas digo sinceramente, mesmo que seja correto também, não pretendo usar porta-fólio. Imagina o cliente recebendo isso de você e rindo aos montes (claro que ele está errado, mas fazer o q né).

E até explicar… vixi.. o baiano aqui desiste, hehehehe.

Adriano San Data: 17/08/2006 às 11:41

Atividade: professor e vendedor

Cidade: Campo Grande MS

Mto boa a sua pesquisa. Realmente esclarecedora. Tenho uma pergunta: não haveria uma palavra em português para definir o conjunto de marcas, qualidades, produtos e, principalmente, trabalhos realizados por profissionais da música?
Obrigado.
Adriano San

Luís Data: 18/08/2006 às 19:10

Atividade: estudante

Cidade: santos

mto obrigado pela informaçao me ajudou mto
porque sem usava outro jeito agora vou adotar esse novo tipo
mto obrigado luiz

petrus mikhail Data: 24/08/2006 às 23:06

Atividade: estilista iniciante

Cidade: Belém

Muito interessante a matéria!
Acessei ao goggle para
saber o real significado de portifolio.

(Eu já escrevia assim…rsrs)

Bom…mas ai é que está…
Estou, brevemente, apresentando minha
primeira coleçao,
a qual entitulei de Portifolio Poliester.

A idéia é otima
porém algumas pessoas dizem que o
conceito de portifolio perde-se
pois há uma marca registrada:A Portfolio,
internacionalmente conhecida!

Já meu conceito de moda bani os demais idiomas
para valorizar o português brasileiro
julgo que porta-folio ofusca a Portfolio e esclarece a ideia da minha marca
concorda??!

Grande ajuda
Abçs!

10° Carolina Data: 08/09/2006 às 11:13

Atividade: webdesigner

Cidade: São Paulo

Mesmo sendo uma matéria antiga continuo usando-a como referência, indicando a diversas pessoas pois é com muita frequencia que encontramos esta palavra escrita de forma errada (portifólio). Muito bom!

Aproveito para lançar outra dúvida:
E a palavrinha Online? Ou seria On-line e quem sabe…on line…qual a maneira correta de escrever? O engraçado é que já encontrei em uma mesma página esta palavra escrita nas 3 formas que citei.
Obrigada :)

11° Vicente Tardin Data: 08/09/2006 às 11:31

Atividade: Jornalista

Cidade: Rio de Janeiro

Oi Carolina,

logo no comentário acima… Há este texto que talvez ajude um pouco:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/08/17/internet-com-i-minusculo/

[]s do

Vicente

12° Henrique Garcia Data: 09/09/2006 às 18:28

Atividade: Designer

Cidade: Santos

heheh , já até alterei no meu site ó:
http://www.henriquegarcia.com

Porta-fólio seria legal usar se fosse em algo meio retrô

13° Tania Rosa Data: 22/09/2006 às 18:15

Atividade: Advogada

Cidade: Niterói/RJ

Muito interessante o artigo sobre a grafia correta da palavra.
Me ajudou muito num momento de dúvida.
Parabéns pela iniciativa e pela pesquisa!

14° Alexo Data: 29/09/2006 às 1:35

Atividade:

Cidade:

Pois é. O portfólio da Lumem Design, de Curitiba, é com acento. Nao seria a forma ideial, entao.

15° Thiago Fonseca Data: 10/10/2006 às 9:04

Atividade: Webdesign

Cidade: João Pessoa

Vou correndo depois do trabalho tirar o acento do meu site. Sempre tive essa dúvida, agora esclarecida.
Abração

16° Nandico Data: 17/10/2006 às 20:23

Atividade:

Cidade:

Nóis

17° Caroline Espínola Data: 19/10/2006 às 21:35

Atividade: Graduanda em Serviço Social

Cidade: Salvador

Uma mão na roda!

Estava mesmo aflita, querendo saber a origem e a grafia correta desta palavra que vem a cada dia preenchendo o cotidiano de vários saberes.
Muito interessante tal publicação. Parabéns.

18° Eduardo Horvath Data: 08/12/2006 às 9:54

Atividade: Designer

Cidade: São Paulo

Excelente matéria, simples e objetivo. Seria importante nós brasileiros usarmos porta-fólio já que a nossa língua é o português e não o inglês. Porém, na hora de construírmos o mesmo acabamos usando portfolio devido a influência inglesa nas agências, um certo modismo, um jeitão de querer parecer mais chique. Do que e porque é que não sei. Afinal, texano também fala inglês.
Enfim, não fazemos jobs e sim, fazemos serviços, mas pelo visto esse tipo de influência linguística está longe de terminar, como ficaria nossos free-lancers? A tradução pareceria um tanto estranha.
De fato fico ainda com Portfolio, já que sou OBRIGADO a usar outros termos da língua inglesa no mesmo, porém, dá sim para considerar usar porta-fólio mediante a uma situação, como em referência de uma matéria, explicação etc.

19° Edu Caldas Data: 09/12/2006 às 13:08

Atividade: Design

Cidade:

Muito boa matéria.
Como o que importa é o conteúdo, sempre coloquei o link para o meu porta-flio´, com o titulo de meus trabalho.. rs.. mas valeu!
abraços! E.CAldas

20° Marcos Monteiro Data: 29/12/2006 às 13:56

Atividade: Designer Gráfico

Cidade: Rio de Janeiro

Sempre escrevi portifólio.
Acho que esse estrangeirismo presente em algumas agências não tem o poder de contaminar a todos. Nossas influências vão além dos EUA.
Penso que devemos valorizar nosso idioma, mas, sinceramente, porta-fólio não dá. Se é para mudar, fico com o portfolio.

21° Anderson Nogueira Data: 30/01/2007 às 9:11

Atividade: Designer

Cidade: Rio de Janeiro

A norma da lingua portuguesa não aceita a palavra PORTFÓLIO, sem ?i? e com acento, uma vez que esta é uma palavra inglesa, (americana) devivada de Portable Folio. É inaceitável o acento uma vez que, na lingua inglesa, o acento não existe.
Portable significa portátil e Folio significa dupla face, transparência, como nos plásticos que contém, na pasta, os trabalhos dos artistas.
Se enquadra na mesma norma gramatical de multi e anti e arqui.

22° juca Data: 01/05/2007 às 19:55

Atividade:

Cidade:

Ficamos na mesma?

Marelisa

23° Roberto Maia Farias Data: 17/10/2007 às 15:05

Atividade: Cursos preparatórios

Cidade: Fortaleza – Ceará

A palavra portfólio significa, um album de imagens dos produtos que deverão ser apresentados ao consumidor.
Já lí, porém não me recordo aonde, que a origem da palavra portfolio, é italiana, um vendedor que montou um catalogo com seus produtos para levar até o seus consumidores, seu nome Portfoglio

Vou pesquisar aonde li e volto a informar
Atenciosamente
Roberto

24° ana claudia da silva Data: 11/11/2007 às 11:16

Atividade: estudante de administraçao

Cidade: cuiabá mt

eu gostaria de receber algum modelo de portifólio que esteje enquadrado o tema de dinâmicas em empresas de pequeno porte.

25° Margth Lima Data: 13/11/2007 às 1:03

Atividade: professora

Cidade: NATAL

Juca, gostei da problematização feita em relação ao termo, pois possibilita uma reflexão qto ao poder e domínio da nossa língua/cultura, ainda muito presa ao modelo norte-americano.
Marelisa, crei q aqui é uma informação e tbém contribuição no sentido político da questão. Agora, cabe a cada sujeito optar em mudar ou não.A defesa tá feita e o caminho é nosso. Não?

Abraço, Margth

26° Ana Maria Data: 13/11/2007 às 15:52

Atividade: Func. Pública

Cidade: Natal/Rn

Parabéns pela importantíssima informação.Na verdade eu estava fazendo uma pesquisa, pois tenho que fazer um trabalho da faculdade sobre motivação, clima e cultura nas organizações em apresentar um portfolio, e estou um pouco perdida.Mas achei ótimo a explicação.
Parabéns

27° Gilberto Aparecido Caldeira da Silva Data: 14/01/2008 às 9:29

Atividade: Analista de Sistemas e futuro fotógrafo.

Cidade: Ribeirão Preto

Fico feliz por ter encontrado uma explicação ,tão sólida, sobre a grafia da palavra portfolio. Confesso que sempre usava esta palavra com o acento.

28° silvia Data: 05/05/2008 às 2:27

Atividade:

Cidade: São Paulo

Eu uso portfolio,achei interessante a materia porém ele não especifica tão bem o significado da palavra.
significado é este:
O que é Portfolio
(pal. ing.) Pasta flexível para guardar ou transportar papéis, documentos, fotos etc.
Álbum ou pasta, de folhas soltas ou não, com material em geral fixado (p. ex., leiautes de publicidade, fotos, trabalhos de um artista) para apresentação a outra pessoa (p. ex., clientes, editores, agências de modelos).
Fin. Carteira de títulos e-ou ativos fixos. (Forma port. pref.: portafólio.)
Fonte http://www.workpedia.com.br/portfolio.html

29° silvia Data: 05/05/2008 às 2:37

Atividade:

Cidade:

se bem que a questão aqui não é significado e sim
grafia,mas uma coisa tenho certeza a pronúncia portfolio soa melhor que porta-folio …acho que não usaria…

30° Edu Chaves Data: 06/05/2008 às 23:17

Atividade: Designer Gráfico / Arte-finalista

Cidade: Aracju

Essa matéria é de extrama importância a nós que ao aos poucos estamos sendo americanizados e não percebemos, como disse principalmente no meio publicitário e midia em geral.(assim como essa muitas outras palavras do nosso dia-a-dia)

Admito tinha dúvidas quanto a escrita desta palavra mesmo sabendo o significado só agora aprendi o correto.

31° marli viana Data: 24/05/2008 às 10:08

Atividade: Educação Inclusiva

Cidade: Rio Branco, Acre.

Esta matéria foi de grande relevância para mim, estou a contruir um Portfolio, foi o momento oportuno para tirar minha dúvida sobre a palavra.

32° Astério Júnior Data: 20/06/2008 às 14:17

Atividade: Diretor de arte

Cidade: Brasília-DF

No dicionário Aurélio tem sim a palavra portfólio que significa porta-fólio segue como esta no dicionário:

porta-fólio
[De portar1 + fólio.]
Substantivo masculino.
1.Pasta de cartão usada para guardar papéis, desenhos, estampas, etc.; portfólio
2.P. ext. Material diverso que se utiliza para apresentação profissional ou comercial; portfólio. [Pl.: porta-fólios. Cf. book e composite.]

portfólio
[Do ingl. portfolio, alter. do it. portafoglio.]
Substantivo masculino.
1.V. porta-fólio.
2.Econ. Carteira (8).

33° De Assis Santiago Data: 20/06/2008 às 14:17

Atividade: Estudante de Pós-graduação

Cidade: Quixadá

Eu gostariade a saber como concluir o o meu Portifólio?
O meu curso e na área de Saúde(EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM SAUDE)

34° Pal Data: 21/06/2008 às 10:06

Atividade:

Cidade: São Paulo

Super interessante, mas acredito que de qualquer forma seja correta, alias a lingua nunca para, sempre se desenvolve com passando o tempo.
bjs.

35° Daniel Navarro Sonim Data: 17/07/2008 às 16:15

Atividade: Jornalista e professor de francês

Cidade: Fortaleza

Muito bom o artigo. Sanou minha dúvida. Só faltou citar que em francês a palavra é portefeuille e também quer dizer carteira.

36° Fábio Renam Data: 22/07/2008 às 17:58

Atividade: Advogado

Cidade: Manaus

Pela norma culta do português, você não pode usar portfolio sem aspas (ou itálico), que indicam tratar-se uma palavra estrangeira.

Por isso não vão encontrar nunca no Aurélio. A nossa língua não admite a absorção de palavras estrangeiras em desobediência às suas próprias normas, embora o costume teime em apresentá-las.

Depois de algum tempo, a incorporação só poderia se dar pela grafia aportuguesada (portifólio), jamais pela grafia original (portfolio), se não houvesse correlato no português, que não é o caso, pois existe porta-fólio.

O problema é que o Brasil não perdeu a mania de província, adotando, em cada nova tecnologia estrangeira, a terminologia original, sem se preocupar em traduzi-la. Em Portugal, por exemplo, se chama rato para o mouse do computador.

Só se estranha o que não se está acostumado.

37° Mikhail Ben Abessa Data: 24/07/2008 às 16:03

Atividade: Empresário

Cidade: Búzios

Concordo com o Luiz. Vou usar Portfolio, da mesma forma que utilizo a palavra Site e não a terminologia Sítio.
Também concordo com o Fábio. Sem dúvida é a nossa mentalidade provinciana que nos faz achar engraçado apresentar um Porta-fólio ao cliente ou manusear o Rato.

38° Assis Haubert Data: 22/08/2008 às 13:11

Atividade: Instrutor e Consultor de CAD

Cidade: Porto Alegre

Olá, muito interessante e importante as tuas colocações.

Eu nem em sonho pretendo utilizar um tempo aportuguesado. Sempre utilizei palavras como portfolio, site, e-mail, etc.

Não vejo motivos para usar palavras não comuns.

O fato de estarmos no Brasil, e falarmos português, na minha opinião não são motivos para xenofobia lingüística.

Se fosse assim muita gente teria quer rever a sua forma de escrever. Muitas palavras de outros idiomas foram e são incorporadas, e a maioria não se importa.

Mas quando se trata de palavras de origem inglesa, já desperta nos anti-americanismos de plantão aquela certo comichão.

Já cansei de ouvir, Tu te entregou para o Tio Sam, tu é um colonizado, etc e besteiras como estas. A estes eu pergunto, O idioma é INGLÊS ou AMERICANÊS?;

[]s

39° Maria Berenice Dias Data: 26/08/2008 às 10:44

Atividade: Coordenadora do Projeto Escola Nativa

Cidade: Belém

Gostei muito das colocações feita sobre o Portfólio pois, confesso que tinha algumas dúvidas.Eu trabalho com um grupo de 15 profesores,e todos fazem a avaliação dos alunos utilizando o referido instrumento para acompanhar o processo ensino aprendizagem em sala de aula , verificando as dificuldades utilizam o plano de intervenção

40° UTINGUAÇU BARBOSA Data: 28/08/2008 às 14:09

Atividade: GESTOR COMERCIAL

Cidade: PORTO ALEGRE

PARABENS , GOSTEI BASTANTE DAS EXPLICAÇÕES FICAREI MAIS ATENTO A ESTA INVASÃO DE PALAVRAS DE OUTRAS LINGUAS, ONDE NÓS GOSTAMOS DE UTILIZAR SEM SABER O VERDADEIRO SENTIDO
UM ABRAÇO TCHE

41° creusa Data: 25/09/2008 às 8:39

Atividade:

Cidade:

Existe sim nos dicionários Aurélio, A palavra Portfólio

42° Paulo Sacramento Data: 04/10/2008 às 8:48

Atividade:

Cidade: Juiz de Fora

Muito obrigado pela dica! :D

43° Ana Data: 09/10/2008 às 11:42

Atividade:

Cidade:

Estava com uma dúvida tremenda, até porque me profº escreveu portfólio
Valeu..

44° Paulo Peres Data: 31/10/2008 às 19:02

Atividade: Publicitário

Cidade: Natal

Obrigado pelo esclarecimento Luiz.

Abraços.

45° Márcia Regina Data: 08/11/2008 às 12:27

Atividade: Coordenadora Pedagógica

Cidade: Franca

Achei muito oportuna a matéria. Precisava de esclarecimentos, pois vou realizar uma reunião com meus professores sobre o assunto e matéria me tirou muitas dúvidas.

46° Victor Costa Data: 17/12/2008 às 12:46

Atividade: Designer de Interface

Cidade: Rio de Janeiro

Portfolio, portifólio e portfólio? acho que a palavra mais importante é conteúdo.

Quando o designer tem bons projetos, realmente bem planejados e agregando valor, a grafia se torna apenas um importantíssimo refinamento na hora de publica-lo.

47° Marcio Data: 20/12/2008 às 14:58

Atividade: buffet

Cidade: são paulo

Gostei muito das colocações feita sobre o Portfólio.

Marcio
http://www.buffetsaopaulo.com

48° Alexo Mello Data: 14/01/2009 às 13:25

Atividade:

Cidade:

Voltando a reler o texto, fui pesquisar na Academia Brasileira de Letras, que deveria ser nossa maior referência, muito embora a língua seja passível de algumas incoerências, e encontrei portfólio, sem i e com acento.

http://www.academia.org.br

Eventualmente alguns termos evoluem e se padronizam. Como ficamos aqui?

49° ALEXANDRA ALENCAR Data: 20/01/2009 às 22:26

Atividade: PROFESSORA

Cidade: RIO DE JANEIRO

Este artigo foi um grande orientador e aproveitando a orientação de Alexo fui na ABL, pelo pouco que pesquisei pude constar que tanto PORTFÓLIO(com acento e não apresenta plural) como PORTA-FÓLIO(sendo plural PORTA-FÓLIOS) constam no site da ABL e são considerados como substantivos masculinos(sm). Agradeço tanto o Luiz Gonçalves como o Alexo Mello.
Abraços para os dois.

50° Ana Data: 13/03/2009 às 9:52

Atividade:

Cidade:

caraca!
eu nem sabia que existia esse tipo de dúvida!
para mim era potifólio e ponto!
hahahaha

51° bic azul Data: 19/03/2009 às 11:10

Atividade:

Cidade: São Paulo

Meu Aurélio aqui, diz que o correto é Portfólio. Sem i e com acento.

Eu conhecia a grafia do Porta-fólio, mas sempre achei a sonoridade meio estranha… meio Porta-treco, Porta-luvas. Pura implicância.

Um abraço e parabéns pela Matéria.

52° Luciana Data: 21/03/2009 às 8:43

Atividade: Professora

Cidade: Bandeira do Sul – MG

Acredito que portfolio não seja mais uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação. O que tenho visto nas escolas é que este nome tem sido usado para designar cadernos de registros; anotações sobre alunos e suas produções, seu desenvolvimento…

53° araujo Data: 30/03/2009 às 17:39

Atividade: academico de direito

Cidade: goiania

muito importante este assunto,ele é de geande valia para quem gosta de organização.

54° Guilherme Data: 09/04/2009 às 20:06

Atividade: Webmaster

Cidade: tubarão

é vou correndo lá no meu site mudar essa palavra… hehehehe

mas não duvido que daqui a pocjuo tenhamos essa palavra em nossos dicionários, pois como já foi dito acima a lingua não para.

55° Fabio Oliveira Data: 15/04/2009 às 12:52

Atividade: atleta e designer nas horas vagas

Cidade: Guapimirim

Muito consistente e importante o tema, pois tem muitos…
Parabés!

§:)

56° Tizza Ariel Data: 19/05/2009 às 16:32

Atividade: estudante

Cidade: salvador

Oláa, achei muuuito legal o esclarecimento em relação aos termos utilizados concernente á palavra porta-fólio…
Realmente tinha muita dúvida na escrita em relação a grafia correta.
desde já parabenizo por tamanhop esclareciemnto para todos nós…

abraços

Att
Tizza Ariel

57° alcina hnorato Data: 23/05/2009 às 18:23

Atividade: professora

Cidade: cuiaba/mato grosso

Parabéns pelo esclarecimento.Vou falar sobre o assunto numa palestra e só me ajudou.Obrigada

58° Navegante Data: 10/06/2009 às 10:28

Atividade: webdesigner

Cidade:

Também tive essa dúvida e busquei a informação aqui. Mas, aí me surgiu outra dúvida: Porque ninguém quer usar a palavra porta-fólio?

59° Mariely Data: 04/08/2009 às 21:48

Atividade: Publicitária

Cidade: Votuporanga – SP

Muito bom o esclarecimento! Mas porta-fólio acho que não pega aqui no Brasil não..

60° Vanderlei Mendes Data: 05/08/2009 às 0:25

Atividade: webdesign e design gráfico

Cidade: Sete Lagoas

Achei interessante dizer que no Aurélio não contém a palavra sem I e com acento. Quando fui escrever está palavra recorri ao Aurélio e encontrei da forma com que nosso colega Astério Júnior (comentário 32) cita.

Hoje uso o dicionário Aulete Digital (estou me tornando usuário e defensor de software livre) e nele consta:

portfólio Verb. Novo
(port.fó.li:o)

sm.
1 Conjunto ou listagem de produtos, serviços etc. de uma empresa, para divulgação junto a clientes: Apresentou o portfólio da editora.
2 Álbum de fotos, trabalhos etc. de um artista, fotógrafo, modelo etc.; BUQUE.
3 Pasta sanfonada para guardar documentos, folhetos etc.
4 Conjunto do que se guarda num porta-fólio (fotografias, gravuras etc.).
5 Econ. Conjunto de títulos de um investidor; CARTEIRA DE TÍTULOS.

[F.: Do ing. portfolio, alter. do it. portafoglio. Sin. das acps. 1 a 4: pota-fólio. Ideia de: port(a)- e folh-.]

Acredito que não estarei errado por continuar usando a palavra portfólio.

61° Luciene Data: 13/08/2009 às 10:41

Atividade: Pedagoga

Cidade: Salvador

Excelente!
Nos anos de formação acadêmica esta palavra em referência fazia parte do convívio dos alunos, quase que,visceral rsrsrsrs. Hoje já formada entendo que essa coisa de verbalizar já sei de tudo não cabe em meu dicionário,pois estamos sempre,sempre em construção, e que a aprendizagem é um processo contínuo…
Obrigada por fazer esta observação,pois acredite,só acessei esta página porque precisei usar o termo em destaque e, graças a isso não cometi um erro.

62° joao e fran Data: 07/10/2009 às 17:02

Atividade: Portfólio

Cidade: New York

AE GOSTAMOS MUITO DO CONTEUDO DO SITE, TIRAMOS DEZ NO TRABALHO QUE FIZEMOS EM BASE NESTE CONTEUDO,FALW

63° Adil Lyra Data: 09/10/2009 às 19:49

Atividade: Professor

Cidade: Salvador

ESclarecedor e pertinente. Parabéns pela matéria sobre protfolio ou porta-fólio.

64° Diogo Data: 17/10/2009 às 15:02

Atividade:

Cidade:

Gente, espera aí. O escritor do artigo está se PROPONDO a fixar uma grafia para a palavra em questão. Ele não está apontando qual o CERTO e qual o ERRADO.

O escritor do artigo não é lingüista e visto que a palavra justamente não consta no dicionário, não se pode culpar a escrita que ELE julga como incorreta.

A aceitação de portifólio no Brasil é vasta, a probabilidade é de que quando o vocábulo for adicionado ao dicionário (se é que já não foi) não seja apenas o porta-fólio, mas também uma versão aportuguesada (portfólio ou portifólio).

65° i9 Web Design Data: 08/11/2009 às 13:41

Atividade: Criação de sites

Cidade: Porto Alegre

Muito bom o esclarecimento!

66° Herculano Almeida Barreto Data: 30/11/2009 às 18:27

Atividade: arquiteto

Cidade: Porto Alegre

Portfolio – Interessante ampliar esta definição para expressar um conjunto de trabalhos realizados por profisionais com o objetivo de compor seus acervos técnicos.

67° Fábio Pitombeira Data: 21/12/2009 às 15:35

Atividade:

Cidade: Teresina

Uso portifolio. Sem acento e com o i após o t. Errado? Certo? Não sei. Mas o conteúdo tá lá. Quem quiser apreciar: http://www.fabiopitombeira.com.br
Abraços.

68° Edson Zabot Data: 29/01/2010 às 0:10

Atividade: Publicitário

Cidade: Florianópolis

Consultei o dicionário Houaiss 2009. Tanto “porta-fólio” quanto “portfólio” estão corretos. “Portfolio” é a palavra inglesa e também pode ser usada, afinal falamos “mouse” e não “rato” como os portugueses. Já “PORTIFÓLIO” não existe.

69° Vitor Britto Data: 02/02/2010 às 15:37

Atividade: Web Designer

Cidade: Salvador

Meus parabéns pela matéria. Excelente conteúdo.

Forte abraço.

70° GEANE Data: 26/02/2010 às 15:01

Atividade: Analista Técnico Educacional – Língua Portuguesa

Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMPO

Caríssimos

Quando há dúvidas sobre grafia ou existência de alguma palavra da Língua Portuguesa, a solução é consultar o VOLP – Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras( Ed. Global) ao invés de dicionários de significados, como o Aurélio ou o Houaiss.

71° GEANE Data: 26/02/2010 às 15:18

Atividade:

Cidade:

Esqueci de completar: no VOLP a palavra é PORTFÓLIO, com “T” mudo e acento. Essa é a única versão correta na Língua Portuguesa falada no Brasil.

72° Luísa Data: 22/03/2010 às 17:52

Atividade: Estudante

Cidade: Belém

Grande ajuda!Estava fazendo um ‘porta-folio’ e o título é:”Portifolio de Língua Portuguesa”, desde que comecei perguntei a todos da fámilia,nem todos sabiam responder, os que sabiam falavam besteira(besteira para mim que depois li esta matéria)então recorri a internet, e achei a matéria que me fez tirar nota máxima no trabalho!
Mas para mim tanto faz o português de ninguém é completo!

73° JUCA Data: 06/04/2010 às 16:28

Atividade:

Cidade:

AMEEEEEEEEEI BRIGADA.

74° JUCA Data: 06/04/2010 às 16:29

Atividade:

Cidade:

portfoliio e melhor.

75° Alexandre Data: 09/04/2010 às 18:12

Atividade:

Cidade:

Uma constatação: na coluna à direita, abaixo da foto do autor, ainda está escrito ‘portfolio’!

76° cleiton Data: 29/04/2010 às 9:55

Atividade:

Cidade:

meu nome e anderso leu acho que portifolio escreve assim

77° cleiton Data: 29/04/2010 às 9:58

Atividade: portifolio

Cidade: itapeva

o que e portifolio

78° Wilma Data: 11/08/2010 às 11:25

Atividade: acadêmica

Cidade: mundo novo

Parabens!!!

Sua definição de escrita , de conteudo do portfólio, dá um norte para quem está começando a montar um; vale acrescentar o comentário do arquiteto Herculano, comentário nº 66

Avisos
Os ítens com asterisco ( * ) são campos de preenchimento obrigatório.
Todos os links inseridos nos comentários possuem o atributo rel="nofollow" para impedir com que user agents (como os mecanismos de busca) sigam os links inseridos para desestimular spammers.
Todos devem se identificar através de e-mail válido.
Os e-mails dos usuários não serão divulgados no site.
Comentários:

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Webinsider